_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
jorge.henriques Membro AAP
Mensagens : 1255 Data de inscrição : 07/11/2014 Idade : 54 Localização : Águeda
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Qui Out 13 2016, 12:34
tfonseca Membro AAP
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Qui Out 13 2016, 12:37
What??? Uau!
WamaKota Membro AAP
Mensagens : 319 Data de inscrição : 23/05/2016 Idade : 39 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Qui Out 13 2016, 15:01
Primeiro Nobel do qual eu tenho...... um álbum!
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Qui Out 13 2016, 15:03
WamaKota escreveu:
Primeiro Nobel do qual eu tenho...... um álbum!
Um????? Sacrilégio.
Rui Mendes Membro AAP
Mensagens : 3159 Data de inscrição : 17/04/2012 Idade : 53 Localização : Alfragide
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Qui Out 13 2016, 15:25
Sou suspeito porque tenho uns 20 lp's dele e tento perceber todas as suas letras
Mário Franco Membro AAP
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Qui Out 13 2016, 15:26
Mais um passo no meu processo de estupidificação
Até à atribuição deste prémio o Nobel da Literatura foi geralmente concedido à "Obra Literária" de um autor.
"Obra Literária" entendida como um conjunto de textos que nalguns casos poderá contemplar diversos géneros literários ou noutros poderá ser fundamentalmente constituído por romance ou poesia.
Em qualquer dos casos existe a expectativa (por parte de um pobre ignorante anónimo, como eu) de que o laureado revele no objecto da sua produção literária, o mínimo de conteúdo vivencial, de filosófia, de emotividade, de exemplaridade. Em suma, alguma "corpulência literária".
Ilustrando o que eu quero dizer dou dois exemplos: Mário Sá Carneiro tem "produção literária" mas Fernando Pessoa tem uma "Obra Literária"
Pois parece-me ridículo dizer que Bob Dylan tem uma "Obra Literária"
Parece-me inquietante que o prémio tenha sido atribuído a quem foi.
Creio que esta atribuição manifesta uma tentativa de aproximação ao público. Creio que há aqui uma intenção de inverter a ordem tradicional da relação entre público e literatura.
Se maomé não vai à montanha vai a montanha a maomé
Neste caso se o público não vai até à Literatura então a Literatura encolhe-se e acomoda-se àquilo que o público conhece e gosta.
É sem dúvida a consagração oficial da iliteracia.
Mas não à crise porque como dizia o fernandito no seu poema "Liberdade"
Liberdade
Ai que prazer Não cumprir um dever, Ter um livro para ler E não fazer! Ler é maçada, Estudar é nada. Sol doira Sem literatura O rio corre, bem ou mal, Sem edição original. E a brisa, essa, De tão naturalmente matinal, Como o tempo não tem pressa...
Livros são papéis pintados com tinta. Estudar é uma coisa em que está indistinta A distinção entre nada e coisa nenhuma.
Quanto é melhor, quanto há bruma, Esperar por D.Sebastião, Quer venha ou não!
Grande é a poesia, a bondade e as danças... Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca Só quando, em vez de criar, seca.
Mais que isto É Jesus Cristo, Que não sabia nada de finanças Nem consta que tivesse biblioteca...
Sol doira Sem literatura O rio corre, bem ou mal, Sem edição original
Última edição por Mário Franco em Qui Out 13 2016, 15:47, editado 2 vez(es)
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Qui Out 13 2016, 15:33
Entendo perfeitamente o que dizes, mas pelos vistos, a academia pensa de modo diferente e os amantes da musica estão felizes.
Mário Franco Membro AAP
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Qui Out 13 2016, 15:44
António José da Silva escreveu:
Entendo perfeitamente o que dizes, mas pelos vistos, a academia pensa de modo diferente e os amantes da musica estão felizes.
A academia sempre teve critérios muito "peculiares" para atribuição do prémio nobel da literatura, geralmente eram critérios políticos.
Agora "descomplicaram"
No entanto eu também estou feliz, porque sou feliz por natureza e não desgosto completamente de ser quem sou
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Qui Out 13 2016, 17:18
Também quero aplaudir.... Penso que já era tempo de um autor do "meio" ganhar... e, entregue ao Bob Dylan, está muito bem entregue! Sei que sou um fã, logo sou suspeito, mas não faz mal... Hoje tem "tocado" por aqui, em modo contínuo... agora, em modo " Winner of the Nobel Prize"!
agorgal Membro AAP
Mensagens : 1445 Data de inscrição : 19/12/2012 Localização : Porto
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Qui Out 13 2016, 17:25
Come gather 'round people Wherever you roam And admit that the waters Around you have grown And accept it that soon You'll be drenched to the bone If your time to you Is worth savin' Then you better start swimmin' Or you'll sink like a stone For the times they are a-changin'
Come writers and critics Who prophesize with your pen And keep your eyes wide The chance won't come again And don't speak too soon For the wheel's still in spin And there's no tellin' who That it's namin' For the loser now Will be later to win For the times they are a-changin'
Come senators, congressmen Please heed the call Don't stand in the doorway Don't block up the hall For he that gets hurt Will be he who has stalled There's a battle outside ragin' It'll soon shake your windows And rattle your walls For the times they are a-changin'
Come mothers and fathers Throughout the land And don't criticize What you can't understand Your sons and your daughters Are beyond your command Your old road is rapidly agin' Please get out of the new one If you can't lend your hand For the times they are a-changin'
The line it is drawn The curse it is cast The slow one now Will later be fast As the present now Will later be past The order is rapidly fadin’ And the first one now will later be last For the times they are a-changin’
A cultura popular também pode ser erudita e a Academia Sueca rendeu-se a isto: "The Times They Are A-changin'"
Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Qui Out 13 2016, 19:29
Um grande para o Senhor que nasceu e foi registado como Robert Allen Zimmerman
Tem graça, este nome para a música era capaz de não ser apelativo, nos conceitos de marketing, mas na literatura era capaz de encher mais a boca do que Bob Dylan
Seja como for, eu tenho todas as obras que criaram as "novas formas de expressão poética no quadro da grande tradição da música americana"
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Qui Out 13 2016, 19:48
Mário Franco escreveu:
No entanto eu também estou feliz, porque sou feliz por natureza e não desgosto completamente de ser quem sou
E... nós estamos felizes porque gostamos completamente de que vosselência seja como é!!!
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Qui Out 13 2016, 19:52
reirato escreveu:
Mário Franco escreveu:
E... nós estamos felizes porque gostamos completamente de que vosselência seja como é!!!
Por favor, nuca mudes Mário.
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Qui Out 13 2016, 20:43
Uma breve partilha:
Hoje andei perdido pelas ruas da Cidade do Porto e visitei algumas capelinhas que muito aprecio. Em duas tive as seguintes experiências/conversas:
1. Subi ao terceiro andar e entrei na loja de discos. Lá estava o senhor proprietário sozinho perdido no meio dos discos, estava a trabalhar, a registar alguns álbuns recém chegados. No meio da conversa diz-me ele: Hoje recebi algumas mensagens a perguntar pelo primeiro álbum do Bob Dylan, curioso não acha!? Eu respondi: Não é assim tanto, tendo em conta as notícias. Diz ele: o que se passou? Respondi: hoje o Bob Dylan foi premiado... ganhou o Nobel da Literatura... Ele: Sério!?! Até me arrepiei...
2. Entrei na pequena casa, é um alfarrabista que visito com frequência à procura de algo para ler. Lá o senhor não estava sozinho, andava uma menina (aos 40 ainda é uma menina, os 40 são os novos 20!) à procura de algo que fiquei sem saber, sou curioso mas não tanto. O senhor proprietário lá me perguntou se tinha procurado algo que fora motivo de conversa na semana passada e eu respondi... falamos um pouco até que ele conta: Diz ele: sabe, o "X" senhor já ligou para aqui e pediu-me para guardar tudo o que tenha do Dylan, diz ele que ao final da tarde vai comprar o que encontrar. Disse ainda que queria ao preço pré-prémio, nada de preços aumentados. Eu ri e perguntei se com o prémio o Dylan valia mais... Eu disse: O coleccionismo é um bichinho tramado... Diz ele: Não entendo este prémio, ainda ontem se falava do Lobo Antunes, que ocupava o sétimo lugar em algumas casas de aposta... mas o Dylam!?!
A conversa ainda durou mais e à volta deste tema, mas não interessa para aqui. O que interessa é referir que o prémio lá foi entregue e os argumentos são os de quem entregou. As pessoas não olham todas da mesma forma para isto, mas para mim o Dylan hoje também não vale mais, já o considerava um Poeta sem que a sua obra encerre um pensamento linear/sistemático - mas nem o meu pensamento é... (ele escreveu sempre de acordo com o contexto dele... como outros...)
Não percebo nada de Literatura, mas a tarde com este tema como mote em dois momentos diferentes foi muito divertida.
jorge.henriques Membro AAP
Mensagens : 1255 Data de inscrição : 07/11/2014 Idade : 54 Localização : Águeda
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Qui Out 13 2016, 20:47
BOB DYLAN - ANOTHER SIDE OF BOB DYLAN -LP- BOB DYLAN - BLONDE ON BLONDE BOB DYLAN - BLOOD ON THE TRACKS BOB DYLAN - BRINGING IT ALL BACK HOME -LP- BOB DYLAN - CONCERT AT PHILARMONIC HALL: BOOTLEG VOL.6 BOB DYLAN - DESIRE -LP- BOB DYLAN - EMPIRE BURLESQUE BOB DYLAN - FREEWHEELIN -LP- BOB DYLAN - HIGHWAY 61 REVISITED -LP- BOB DYLAN - JOHN WESLEY HARDING -LP- BOB DYLAN - LIVE 1966 BOB DYLAN - LOVE AND THEFT BOB DYLAN - MODERN TIMES BOB DYLAN - NASHVILLE SKYLINE -LP- BOB DYLAN - NEW MORNING -LP- BOB DYLAN - ORIGINAL ALBUM CLASSICS - BOXSET 5CD - BOB DYLAN - STREET-LEGAL BOB DYLAN - TELL TALE SIGNS: BOOTLEG VOL. 8 BOB DYLAN - TEMPEST BOB DYLAN - THE FREEWEELIN' BOB DYLAN BOB DYLAN - THE TIMES ARE A-CHANGIN -LP- BOB DYLAN - THE WITMARK DEMOS: 1962-1964 BOB DYLAN - TIME OUT OF MINF BOB DYLAN - TOGETHER THROUGH LIFE BOB DYLAN - WORLD GONE WRONG BOB DYLAN & THE BAND - THE BASEMENT TAPES BOB DYLAN & THE BAND - BEFORE THE FLOOD
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Sex Out 14 2016, 11:42
Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Sex Out 14 2016, 12:06
Não creio ver o Bob Dylan como Presidente dos Estados Unidos, mas aplaudo a coragem do Comité do Prémio Nobel . Já quanto ao tipo da fotografia, vi-o, infelizmente, como presidente dos EUA e ela, provavelmente também a verei
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Sex Out 14 2016, 12:54
Obviamente que não poderia faltar aqui o grande dueto entre Amália e Bob.
Mário Franco Membro AAP
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Sex Out 14 2016, 14:27
Fássassee justiça
Para a próxima um músico português
Nem que seja para o prémio (ig)nobel
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14347 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Sex Out 14 2016, 14:33
Bob Dylan não será, tão-somente, letrista. Além das canções, existem vários livros escritos por ele, onde é notória forma atraente como desenha as frases. Apesar de ouvir comentários nada abonatórios em relação ao prestigiado prémio obtido, limito-me a referir que ano após anos, onsultando os nomes de potenciais galardoados, verifica-se que em determinados momentos o galardoado não foi consensual. Concluo a minha intervenção, com um desenho humorístico, baseado no comentário de uma escritora portuguesa.
O calcanhar de Alice
Mário Franco Membro AAP
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Sex Out 14 2016, 14:55
Afinal o prémio (ig)nobel da Literatura já anda na chuchadeira há muito tempo
The Nobel Prize in Literature 1953
[img][/img]
The Nobel Prize in Literature 1953 was awarded to Winston Churchill "for his mastery of historical and biographical description as well as for brilliant oratory in defending exalted human values".
Afinal o prémio (ig)nobel é uma mulher da vida vai com qualquer um
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Sex Out 14 2016, 15:00
Tentei trocar os discos do Dylan pelos livros da Alice Vieira... Ontem uma loja que visitei não aceitou trocar, mas com as palavras da senhora na cabeça, as que ouvi via TSF - Telefonia Sem Fios -, não desisto.
Porque gosto, em vez de Alice Vieira leiam "O Cágado", de Almada Negreiros... a mim faz-me bem!
http://www.releituras.com/almada_cagado.asp
Bluegirl Membro AAP
Mensagens : 300 Data de inscrição : 24/04/2013 Idade : 40 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Sex Out 14 2016, 17:05
Parece que a Alice Viera manifestou-se bastante desagrada com a atribuição deste prémio e tem recebido bastantes criticas por isso "dor de cotovelo"dizem eles, eu ainda não sei o que foi o que ela disse, nem estou interessada e gosto bastante dela como escritora.
Quando ouvi a noticia da atribuição deste prémio ao Bob Dylan, pensei logo que os livreiros por este mundo fora iriam logo fazer barulho, parecendo que não, o prémio nobel da literatura nos dias que correm, a era da tecnologia, sempre dá um fôlego aos livreiros, é vê-los a esfregar as mãozinhas e editar e reeditar tudo o que é possível da pessoa laureada. Mas este ano a academia trocou-lhes as voltas e agora é tudo críticas.
E a este propósito, não seria de espantar que artigos como este agora surjam
The day we knew that people don’t care about books anymore
Será mesmo isto? Já ninguém quer saber de literatura...
Terminando, só tenho de dar os parabéns ao grande Bob Dylan e não estou convicta que ele irá aceitar o prémio hehe
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Sex Out 14 2016, 18:08
Mário Franco escreveu:
(...) Até à atribuição deste prémio o Nobel da Literatura foi geralmente concedido à "Obra Literária" de um autor. ...
Neste caso se o público não vai até à Literatura então a Literatura encolhe-se e acomoda-se àquilo que o público conhece e gosta. ...
Até que gosto do velho Bob e tenho alguns albums ... mas estou a 100% com o Màrio. E que tal um Grammy Awards postumo ao Fernando Pessoa pela sua "obra musical" ???...
That long black cloud is comin' down
I feel like I'm knockin' on heaven's door
José Miguel Membro AAP
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Sex Out 14 2016, 19:01
Bob Dylan escreve desde o início da década de 60 do século passado, que eu conheça... Existem dois volumes (livros, imagine-se, livros!) com os seus poemas, esses conjuntos de palavras que ele canta. (fica o exemplo, parece que são estes poemas que não são poemas...)
Escolham uma pessoa que não conheça muito bem Bob Dylan, mas que leia poesia ou prosa poética, e apresentem a obra na forma de livro. Perguntem a essa pessoa o que pensa dela.
Tudo isto é mesmo estranho... mas é um exercício possível.
Em 2015 este prémio foi entregue a uma senhora que não é bem uma romancista... mas a senhora pensa o Mundo e provoca a reflexão...
Posto isto...
Bob Dylan não pensou o Mundo? Não provoca a reflexão?
Faço estas perguntas não por considerar o prémio entregue importante, porque não me diz muito, mas por estranhar estas críticas. Gostava, por exemplo, de ver aqui expostos nomes e argumentos a favor desses nomes.
O prémio está a receber mais publicidade do que nunca... daqui a pouco ainda o consideram importante. Se os "Pulitzer" percebem o alcance disto... ou os "Pritzker"... Já estou a imaginar: Pritzker 2017 (o deste ano está entregue) vai para KANT!!! Pela forma como revolucionou a forma como olhamos para o Conhecimento... as coisas... o Mundo!
Fica a ideia!
Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Sex Out 14 2016, 23:35
O orçamento de estado para 2017 foi entregue hoje dentro do prazo, mas infelizmente já não foi a tempo de ganhar o Prémio Nobel da Literatura.
Já o tinham dado ao Bob Dylan, mas vamos lá ver uma coisa, ele já o merecia à mais de 50 anos. Churchill também ganhou o mesmo prémio e também foi merecido. E Portugal também não jogou à Bola e ganhou o Euro 2016. Os Génios são assim...
"Every man's conscience is vile and depraved, You cannot depend on it to be your guide when it's you who must keep it satisfied" Bob Dylan
Abraços, Jorge Ferreira
Última edição por Jorge Ferreira em Sáb Out 15 2016, 00:11, editado 1 vez(es)
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Sex Out 14 2016, 23:41
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Sáb Out 15 2016, 15:54
Bluegirl escreveu:
(...) Terminando, só tenho de dar os parabéns ao grande Bob Dylan e não estou convicta que ele irá aceitar o prémio hehe
Seria algo em sintonia com o que foi o velho Bob nos anos 60/70 ... e complétamente diferente da sua atitude nos ultimos trinta anos aonde o rapaz é uma pàlida sombra da sua aura passada. E que eu saiba ele jà ganhou e merecidamente o Polarpriset (informalmente em português como Prêmio Nobel da Música) ... então pareçe-me jà ter recebido a recompensa justa pela sua obra...
José Miguel escreveu:
(...) Bob Dylan não pensou o Mundo? Não provoca a reflexão?
Faço estas perguntas não por considerar o prémio entregue importante, porque não me diz muito, mas por estranhar estas críticas. Gostava, por exemplo, de ver aqui expostos nomes e argumentos a favor desses nomes. ...
Para meter os outros a falar basta perguntar !... mas é um exercicio do qual gosto e mesmo argumentar então aqui vai: Porque as canções (ou deveria dizer poemas ???) do Bob provocam reflexão o Nobel de Literatura é merecido ???... ora que musicos que criaram a reflexão sobre o mundo socio-politico como os Clash, Rage against the machine, Skunk Anansie, Springsteen, GYBE, Cash... e varias dezenas de outros que me escapam e tão importantes socialmente, nunca me passou pela cabeça que possam ser nomeados...
Albuns como o Final Cut dos Floyd, An american prayer do Morrison, What's going on do Marvin, Music for another society e Words for the dying do Cale foram grandes companheiros de substâncias durante a minha adolescência e forjaram a minha consciência politica, social e humana ... sém que nunca tenha pensado a que sejam nomeados para um prémio nobel qualquer ... fora o jà citado Polarpriset !...
Na lista clàssica das artes tal definida pelo Hegel no "estética e filosofia da arte", a musica e a poésia apareçem como artes separadas entre as cinco citadas. Ora, para mim até hoje o Bob era um musico com um excelente sentido da escrita e não exactamente um poéta ... mas o juri do Nobel de Literatura não vê a coisa como eu e é o seu direito ...
Então como quer nomes e argumentações a favor da minha supresa quanto a esse prémio dado ao Bob, escuto actualmente um gajo que não é nada poéta ... mas um simples cantor canadiano que nunca ganharà um Nobel de Literatura pois não mereçe... e do qual um critico americano escreveu:
Cohen can afford to be modest. His reputation was enormous amongst influential circles in the 1960s. Allen Ginsberg noted that Cohen was one of the few people not blown away by Bob Dylan's lyrics because he already had such a solid foundation in literature and poetry. Dylan himself said that Cohen's songs sounded like prayers, and Kris Kristofferson asked that the opening lines of "Bird on a Wire" be inscribed on his tombstone.
Queria nomes, mandei-lhe alguns ... mas por favor guarde apenas o ultimo, como uma reflexão sobre o tema aqui discutido e um album ...
José Miguel Membro AAP
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Sáb Out 15 2016, 16:44
Boa tarde Paulo!
O senhor Hegel disse muita coisa sobre a Arte e uma das coisas que disse não abona nada em favor da Arte Contemporânea... Já fui mais radical face à produção artística, hoje sinto apenas que me escapa e deixo os julgamentos cair mais vezes por terra.
Claro que o nome de Leonard Cohen é aceite por mim e por quase toda a gente que olha para uma Canção como a soma de um "instrumental" com um Poema. Não veria nada de errado na atribuição do prémio a Cohen.
Refere muitos nomes antes, a esses não consigo atribuir tais créditos literários, uns por não conhecer e outros porque não vejo uma produção suficiente.
Digo isto porque concordo com muito do que disse, não concordo com o fechamento à obra poética como válida... o "corpus literário" (para usar termos queridos aos estudantes de Literatura) de Dylan não chega?
Para mim e pelo que conheço - ler apenas os livros! - chega.
Perguntei por nomes porque vejo a crítica levantar-se por Dylan além de ser Poeta ser Músico... Então deverão existir escritores e/ou escritoras que não são músicos melhores/superiores, com melhor e maior produção literária.
E quero deixar bem claro: não sigo os Prémios Nobel para ler ou escolher o que leio, mas por acaso desta vez a atribuição agradou-me e basta ler algumas das coisas que vou escrevendo para se perceber que olho para os Poemas além das composições musicais - sempre me agradaram as Canções, gosto de palavras.
Não sei se este episódio fará escola, mas a Academia Sueca é tantas vezes acusada de elitismo e desta vez será que escolheu mesmo um "Pop"?
Não creio, esses poemas são mais complexos do que parecem e muito bem escritos! Por si só a Poesia de Dylan é bem menos "pop" do que a sua Música e Canções.
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Sáb Out 15 2016, 17:42
José Miguel escreveu:
... E quero deixar bem claro: não sigo os Prémios Nobel para ler ou escolher o que leio, mas por acaso desta vez a atribuição agradou-me e basta ler algumas das coisas que vou escrevendo para se perceber que olho para os Poemas além das composições musicais - sempre me agradaram as Canções, gosto de palavras. ...
O Serge Gainsbourg e o Michell Polnareff (ambos pianistas de formação clàssica) diziam nos anos 60/70 que a canção (e por extensão o rock e o pop) era uma arte menor ... mesmo se eram ambos prodigios nessa pequena arte...
O Bob recebeu na sua vida em 2000 o Polarpriset, um Grammy Awards, um Oscar por uma canção e de certeza muito mais coisas ainda ... e para coroar o tudo um Nobel de Literatura. Pareçe-me suficientemente bem pago para uma carreira numa arte menor ... a menos que queiramos ver a sua musica como equivalente à do Mozart ou do Monk ...
Ao mesmo tempo o Peter Gizzi que é um dos maiores poétas contemporaneos américanos ... e cuja escrita tanto estéticamente que intelectualmente faz passar a do Bob por ensaios primitivos do delta do mississipi, talvez nunca seja Nobel de Literatura e com razão ... ora que o Bob jà o é !!!...
Vou ser claro também ... que ele tenha o Nobel de Literatura, de fisica, de medicina ou da paz não vai mudar a minha vida ném o gosto do vinho que vou beber ao jantar! Mas, se eu fosse escritor ou poéta talvez mudasse verdadeiramente a minha visão do mundo, e de certas instituições reputadas sérias e elitistas como o comité nobel de Copenhaga/Oslo ... e então estou surpreendido e a isto chama-se a empatia...
Ora estou a olhar para o meu Blonde on Blonde (original first press ) e digo-me, se devo tirà-lo do movel e pô-lo na estante dos livros ao lado da Jangada de Pedra ... ou meter os livros do Saramago ao lado dos discos do Bob ... ou vender o meu vinilo que deve valer muita gita agora que é uma obra nobelisada. Tantas questões para uma coisa tão simples, e finalmente tão estupida !!!...
Eu também gosto de palavras ... então aqui vão algumas: Arte, Elevação, Continuidade, Revolução, Modernidade, Homém, Injustiça ...
Mas continuo a gostar do velho Bob, como cantor e criador de algumas obras-primas do rock ...
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Sáb Out 15 2016, 17:54
Eu também acharia melhor se o prémio tivesse sido atribuído a alguém que tenha dedicado a sua vida à arte da literatura. Infelizmente para todos os amantes dos livros, não foi assim. Não sei os critérios que levaram a academia a escolher desta forma e não de outra, mas foi assim que escolheram.
E pronto, mesmo discordando, renovo os parabéns ao tio Bob.
José Miguel Membro AAP
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Sáb Out 15 2016, 20:33
TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
... E quero deixar bem claro: não sigo os Prémios Nobel para ler ou escolher o que leio, mas por acaso desta vez a atribuição agradou-me e basta ler algumas das coisas que vou escrevendo para se perceber que olho para os Poemas além das composições musicais - sempre me agradaram as Canções, gosto de palavras. ...
O Serge Gainsbourg e o Michell Polnareff (ambos pianistas de formação clàssica) diziam nos anos 60/70 que a canção (e por extensão o rock e o pop) era uma arte menor ... mesmo se eram ambos prodigios nessa pequena arte...
O Bob recebeu na sua vida em 2000 o Polarpriset, um Grammy Awards, um Oscar por uma canção e de certeza muito mais coisas ainda ... e para coroar o tudo um Nobel de Literatura. Pareçe-me suficientemente bem pago para uma carreira numa arte menor ... a menos que queiramos ver a sua musica como equivalente à do Mozart ou do Monk ...
Ao mesmo tempo o Peter Gizzi que é um dos maiores poétas contemporaneos américanos ... e cuja escrita tanto estéticamente que intelectualmente faz passar a do Bob por ensaios primitivos do delta do mississipi, talvez nunca seja Nobel de Literatura e com razão ... ora que o Bob jà o é !!!...
Vou ser claro também ... que ele tenha o Nobel de Literatura, de fisica, de medicina ou da paz não vai mudar a minha vida ném o gosto do vinho que vou beber ao jantar! Mas, se eu fosse escritor ou poéta talvez mudasse verdadeiramente a minha visão do mundo, e de certas instituições reputadas sérias e elitistas como o comité nobel de Copenhaga/Oslo ... e então estou surpreendido e a isto chama-se a empatia...
Ora estou a olhar para o meu Blonde on Blonde (original first press ) e digo-me, se devo tirà-lo do movel e pô-lo na estante dos livros ao lado da Jangada de Pedra ... ou meter os livros do Saramago ao lado dos discos do Bob ... ou vender o meu vinilo que deve valer muita gita agora que é uma obra nobelisada. Tantas questões para uma coisa tão simples, e finalmente tão estupida !!!...
Eu também gosto de palavras ... então aqui vão algumas: Arte, Elevação, Continuidade, Revolução, Modernidade, Homém, Injustiça ...
Mas continuo a gostar do velho Bob, como cantor e criador de algumas obras-primas do rock ...
Sublinhei as frases que encerram argumentos com os quais não posso concordar, mas um de cada vez.
O Primeiro sublinhado não me convence porque já dizia o outro: se um poeta tem que dizer que é poeta, então não o é de todo... tendo a concordar mais com esta visão redondinha do Mundo.
E - A Revista do Expresso (24/Setembro/2016)
É curioso que umas semanas antes tenha saído este texto sobre Dylan, na altura ele foi falado aqui em casa, como tantas palavras que vamos lendo, estas também foram alvo de uma alegre conversa.
A ironia e o cinismo são artifícios que podem ser belos, quando são dominados. todos nós escrevemos, mas... mas não é a mesma coisa.
O Segundo sublinhado só pode ser considerado válido se algum dia formos capazes de não hierarquizar as pessoas, valores, desejos, ... Como não é possível e até há prémios que nos lembram isso (os prémios foram criados pelo Homem, não é o Homem criado por prémios...), para cada vencedor haverão muitos perdedores. Cada um de nós pode lançar nomes alternativos e para cada um desses nomes haverão opiniões a favor e contra - era aqui que queria chegar ao pedir nomes...
Eu conheci Peter Gizzi por meio de um amigo que mora nos Estados Unidos e dá aulas em Berkeley, é comum debatermos sobre novos autores que ele me envia... nem sempre gosto, mas não posso falar da Obra. Do que li não vejo o que o Paulo vê, mas tenho cá para mim que poderia gerar uma bela conversa!
O Terceiro sublinhado encerra o que eu não entendo de todo e tenho tentado perceber aqui: mas o Dylan escreveu ou não?
Porquê colocar o Dylan tão longe de Pessoa ou Saramago?
Eu coloco muito bem os livros de Pessoa junto dos de Dylan... os livros e não os discos. Saramago está em outra parte, gosto do senhor Saramago e até o acho pertinente na sua prosa.
Não entendo esse argumento dos discos, porque ou as letras das canções não são escrita e poesia, ou algo me está a escapar. Um dramaturgo que seja actor também não será merecedor (ou será..., o falecido Dario Fo), porque diz as suas palavras...
Uma coisa a Academia Sueca já fez bem: permite-nos trocar estas palavras sobre "palavras" no meio de um Fórum que trata do "analógico e não só"! Não estamos a tentar convencer o Outro do melhor ou pior, ainda sairemos todos a ganhar lendo mais.
Goansipife Membro AAP
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Sáb Out 15 2016, 23:18
Por favor não digam mal dos poetas da minha Terra!!!
Não digam mal de: José Afonso, Luís Cíla, Manuel Freire, Adriano Correia de Oliveira, José Carlos Ary dos Santos, José Mário Branco, António Gedeão (Rómulo de Carvalho), Pedro Barroso, Sérgio Godinho, Jorge Palma, entre outros que escreveram poemas para canção, ou a quem a canção se usou (e bem) dos seus poemas.
A nenhum me escandalizaria que ganhasse um Nobel. A todos, como Dylan, escreveram sobre a exploração social, as malfeitorias da guerra, a exploração do Homem pelo Homem, a exploração infantil, exploração sexual, prostituição, etc., etc., quer o fizessem debaixo da mais ignóbil, ou (ig)nobel das ditaduras, quer no momento da caça às bruxas, no país que sempre gritou e grita aos sete ventos, ser a maior democracia do mundo.
Todos mereceriam este prémio, pese embora, nunca estivessem entre os nomeados há mais de 9 anos. Ao décimo a Academia, ou Comité, que por acaso se chama, verdadeiramente e de forma redundante, de Academia das Artes e Culturas, Literárias e Performativas, tivesse a coragem de fazer jus ao seu verdadeiro nome. Fica assim, para História, ter, pelo menos uma vez na vida, deixado a "pureza" da ortodoxia e se ter deixado pelos "The Times They Are A-Changin"
https://youtu.be/e7qQ6_RV4VQ
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Dom Out 16 2016, 10:46
Mais uma apontamento humorístico.
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Dom Out 16 2016, 15:11
Mais uma apontamento humorístico.
...
Goansipife Membro AAP
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Dom Out 16 2016, 18:42
Mas olhem que teve um concorrente directo, muito forte
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Dom Out 16 2016, 18:48
Goansipife escreveu:
Comparar esse com o outro é como comparar um cientista químico com aqueles putos que compram uma caixa kit de química para fazer as suas primeiras experiências.
Goansipife Membro AAP
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Dom Out 16 2016, 18:53
Goansipife escreveu:
Comparar esse com o outro é como comparar um cientista químico com aqueles putos que compram uma caixa kit de química para fazer as suas primeiras experiências.
Será que o Keith já tem 2 transplantes de fígado
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Dom Out 16 2016, 18:57
Goansipife escreveu:
Goansipife escreveu:
Será que o Keith já tem 2 transplantes de fígado
O Keith pode transplantar 10 que tu não chegas a saber. O gajo tem pastel para ser dono de um hospital. E aquilo não se chama fígado, chama-se isca.
Goansipife Membro AAP
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Dom Out 16 2016, 19:59
E aquilo não se chama fígado, chama-se isca.
anibalpmm Membro AAP
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Seg Out 17 2016, 16:13
A Academia Sueca desistiu de entrar em contato com Bob Dylan, premiado com o Nobel de Literatura, após várias tentativas frustradas, informou esta segunda-feira a secretária da instituição, Sara Danius. "Atualmente, não estamos a fazer nada. Telefonei e enviei e-mails para o seu colaborador mais próximo, e obtive respostas muito amáveis. Até o momento, é isso", declarou Danius à rádio pública SR.
O cantor e compositor americano reagiu com silêncio ao prémio que lhe foi concedido na última quinta-feira. Na mesma noite deu um concerto em Las Vegas e não fez qualquer comentário sobre o Nobel.
"Não estou preocupada, tenho a impressão de que se manifestará", prosseguiu Danius.
Todos os anos, a 10 de dezembro os escolhidos recebem o prémio das mãos do rei da Suécia durante uma cerimónia e fazem um discurso. Até o momento, a Academia Sueca não sabe se Bob Dylan tem a intenção de comparecer no evento.
"Se não quiser vir, não virá. Apesar disso será uma grande festa. O prémio pertence-lhe", explicou a secretária.
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Seg Out 17 2016, 16:41
Fiquei algo surpreendido, mas hoje em dia tudo é possível...
A world that gives Bob Dylan a Nobel Prize is a world that nominates Trump for president
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Seg Out 17 2016, 16:43
Mário Franco escreveu:
Mais um passo no meu processo de estupidificação
Até à atribuição deste prémio o Nobel da Literatura foi geralmente concedido à "Obra Literária" de um autor.
"Obra Literária" entendida como um conjunto de textos que nalguns casos poderá contemplar diversos géneros literários ou noutros poderá ser fundamentalmente constituído por romance ou poesia.
Em qualquer dos casos existe a expectativa (por parte de um pobre ignorante anónimo, como eu) de que o laureado revele no objecto da sua produção literária, o mínimo de conteúdo vivencial, de filosófia, de emotividade, de exemplaridade. Em suma, alguma "corpulência literária".
Ilustrando o que eu quero dizer dou dois exemplos: Mário Sá Carneiro tem "produção literária" mas Fernando Pessoa tem uma "Obra Literária"
Pois parece-me ridículo dizer que Bob Dylan tem uma "Obra Literária"
Parece-me inquietante que o prémio tenha sido atribuído a quem foi.
Creio que esta atribuição manifesta uma tentativa de aproximação ao público. Creio que há aqui uma intenção de inverter a ordem tradicional da relação entre público e literatura.
Se maomé não vai à montanha vai a montanha a maomé
Neste caso se o público não vai até à Literatura então a Literatura encolhe-se e acomoda-se àquilo que o público conhece e gosta.
É sem dúvida a consagração oficial da iliteracia.
Liberdade
Ai que prazer Não cumprir um dever, Ter um livro para ler E não fazer! Ler é maçada, Estudar é nada. Sol doira Sem literatura O rio corre, bem ou mal, Sem edição original. E a brisa, essa, De tão naturalmente matinal, Como o tempo não tem pressa...
Livros são papéis pintados com tinta. Estudar é uma coisa em que está indistinta A distinção entre nada e coisa nenhuma.
Quanto é melhor, quanto há bruma, Esperar por D.Sebastião, Quer venha ou não!
Grande é a poesia, a bondade e as danças... Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca Só quando, em vez de criar, seca.
Mais que isto É Jesus Cristo, Que não sabia nada de finanças Nem consta que tivesse biblioteca...
Sol doira Sem literatura O rio corre, bem ou mal, Sem edição original
ducar Membro AAP
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Seg Out 17 2016, 20:14
anibalpmm escreveu:
A Academia Sueca desistiu de entrar em contato com Bob Dylan, premiado com o Nobel de Literatura, após várias tentativas frustradas, informou esta segunda-feira a secretária da instituição, Sara Danius. "Atualmente, não estamos a fazer nada. Telefonei e enviei e-mails para o seu colaborador mais próximo, e obtive respostas muito amáveis. Até o momento, é isso", declarou Danius à rádio pública SR.
O cantor e compositor americano reagiu com silêncio ao prémio que lhe foi concedido na última quinta-feira. Na mesma noite deu um concerto em Las Vegas e não fez qualquer comentário sobre o Nobel.
"Não estou preocupada, tenho a impressão de que se manifestará", prosseguiu Danius.
Todos os anos, a 10 de dezembro os escolhidos recebem o prémio das mãos do rei da Suécia durante uma cerimónia e fazem um discurso. Até o momento, a Academia Sueca não sabe se Bob Dylan tem a intenção de comparecer no evento.
"Se não quiser vir, não virá. Apesar disso será uma grande festa. O prémio pertence-lhe", explicou a secretária.
Isto só prova que o Bob Dylan está cheché.
Mário Franco Membro AAP
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Ter Out 18 2016, 11:07
Jorge Ferreira escreveu:
( . . . ) Já o tinham dado ao Bob Dylan, mas vamos lá ver uma coisa, ele já o merecia à mais de 50 anos. ( . . . )
Abraços, Jorge Ferreira
Amigo Jorge parece que o Bob Dylan não se considera merecedor ou então desmerece o prémio seja lá como for o pratinho está cada vez mais saboroso ainda vão chegar à conclusão que a Alice Vieira é santa e o Papa vai canonizá-la
Mário Franco Membro AAP
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Ter Out 18 2016, 11:11
Mário Franco escreveu:
Corrijo o erro de palmatória: onde escrevi "à" deveria ter escrito há
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Ter Out 18 2016, 11:24
Mário Franco escreveu:
Mário Franco escreveu:
Estas perdoado, mas só desta vez.
Mário Franco Membro AAP
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Ter Out 18 2016, 11:53
Mário Franco escreveu:
Mário Franco escreveu:
Estas perdoado, mas só desta vez.
Mário Franco Membro AAP
Assunto: Re: Nobel da Literatura para Bob Dylan Ter Out 18 2016, 15:05