Assunto: Re: O problema da Democracia... Qua Nov 09 2016, 21:04
Amanha canta aqui em Oxford... http://www.ox.ac.uk/event/anais-mitchell
Anaïs Mitchell "Why We Build The Wall"
HADES
Why we build the wall, my children, my children?
Why do we build the wall?
CROWD
Why do we build the wall?
We build the wall to keep us free
That's why we build the wall
HADES
How does the wall keep us free, my children, my children?
How does the wall keep us free?
CROWD
How does the wall keep us free?
The wall keeps out the enemy
And we build the wall to keep us free
HADES
Who do we call the enemy, my children, my children?
Who do we call the enemy?
CROWD
Who do we call the enemy?
The enemy is poverty
And the wall keeps out the enemy
HADES
Because we have and they have not, my children, my children
Because they want what we have got
CROWD
Because we have and they have not
Because they want what we have got
The enemy is poverty
And the wall keeps out the enemy
HADES
What do we have that they should want, my children, my children?
What do we have that they should want?
CROWD
What do we have that they should want?
We have a wall to work upon
We have work and they have none
And our work is never done
My children, my children
And the war is never won
The enemy is poverty
HADES & CROWD
The wall keeps out the enemy
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: O problema da Democracia... Qua Nov 09 2016, 21:10
Mário Franco escreveu:
Interessante discussão porém muito circunscrita.
Como sempre o mais importante numa análise é a posição do observador em relação ao tema.
Um exemplo prático: se o tema for a obervação geral da orografia do Monte Branco é de todo conveniente que o observador entregue o corpinho (e a alma) à imponderabilidade periclitante de um transporte aéreo e faça a observação a algumas milhas de altitude.
Voltando à política, se o objecto da avaliação for um determinado tipo de regime (neste caso o democrático) é imprescindível que o obervador se coloque na posição adequada.
Para avaliar a valia da democracia é preciso tomar uma posição que equacione as duas vertentes clássicas de regime ou seja: Democracia versus Autocracia.
Mesmo não considerando as diversas variáveis, possíveis nestes dois tipos de regime (cada um com uma panóplia de qualidades e defeitos) determinar uma solução ideal é uma tarefa impossível. Por isso é que a discussão pode continuar "ad eternum" sem nunca se chegar a lado nenhum.
Pessoalmente prefiro posicionar-me à distância, sem me perder em micro análise passo directo à macro análise e além disso agarro-me à muleta do determinismo natural.
Porquê o determinismo natural?
Porque tenho de admitir que mesmo sem prescindir dos princípios ético-morais desejáveis nas sociedades humanas, a organização social bebe essencialmente em determinismos naturais ditados em grande parte pelas motivações atávicas dos seus indivíduos.
Assim sendo já é um milagre quando o Homem consegue ter uma coexistência pacífica.
Assim sendo, aspirar a uma sociedade perfeita é um sonho legítimo - desejável como um ideal pedagógico - mas nunca nos deve impedir de reconhecer a fortuna de viver numa democracia (mesmo imperfeita) onde felizmente o Homem não seja o lobo do Homem.
Ao longo da minha vida também me tenho sentido várias vezes chocado com o desperdício de recursos e a imperfeição inerentes aos sistemas democráticos mas também é verdade que toda a História e progresso da Humanidade assentam num processo de tentativa e erro.
Assim sendo, a Democracia com todas as suas vicissitudes é o regime mais propício ao desenvolvimento da Humanidade pelo processo de tentativa e erro.
Amigo onga-ku infelizmente, na vida, não há medições que nos orientem, resta navegar por entre ventos e marés que são muitos maiores do que nós.
Se calhar é aí que está o valor da viagem
Caro Mario,
Eu concordo com aquilo que escreve mas infelizmente, tal como a memória auditiva, a memória colectiva e' muito curta e a Humanidade teima em não aprender com os erros do passado.
A cantilena que levou Trump ao poder ressoa fortemente, tal como um cone de alumínio, aos argumentos que nos 1930s levaram o Nationalsozialismus ao poder...
R
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: O problema da Democracia... Qua Nov 09 2016, 21:21
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: O problema da Democracia... Qua Nov 09 2016, 21:26
Outra musica due ironiza sobre os medos que levaram o Trump ao poder e o RU ao Brexit...
Radiohead "Burn The Witch"
Stay in the shadows Cheer at the gallows This is a round up
This is a low flying panic attack Sing a song on the jukebox that goes
Burn the witch Burn the witch We know where you live
Red crosses on wooden doors And if you float you burn Loose talk around tables
Abandon all reason Avoid all eye contact Do not react Shoot the messengers
This is a low flying panic attack Sing the song of sixpence that goes
Burn the witch Burn the witch We know where you live We know where you live
Assunto: Re: O problema da Democracia... Qua Nov 09 2016, 23:24
Alas for the Trump voters, the disasters he will bring on this country will fall more heavily on them than anyone else. The uneducated white males who elected him are the vulnerable ones, and they will not like what happens next.
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: O problema da Democracia... Qui Nov 10 2016, 06:40
ricardo onga-ku escreveu:
Alas for the Trump voters, the disasters he will bring on this country will fall more heavily on them than anyone else. The uneducated white males who elected him are the vulnerable ones, and they will not like what happens next.
Os mesmos que previam a vitória da Clinton, são os que agora repentinamente tem todas as explicações dos quês e porquês e ainda por cima, quase todas bastante limitadoras. Os media que falharam em praticamente tudo voltaram a ser "espertos".
Os mesmos que tentaram á forca influenciar á candidatura de Hillary e que falharam redondamente, são os mesmos que agora querem insinuar de que afinal havia mais "parvos coitados" do que eles julgaram ser possível. Como disse e volto a dizer, que conclusão limitadora e (quanto a mim) absurda. Mas claro que conseguem desviar a atenção dos reais problemas e vão entretendo a malta com este tipo de desvios "engraçados".
Do muito que tenho lido, este pelo menos não teve pejo em fazer uma introspecção critica.
Não sei se é o que acredito ... mas é sincéramente o que espero !!!
Também eu.
Quanto a muros, acho piada a muita coisa.
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: O problema da Democracia... Qui Nov 10 2016, 09:46
... A cantilena que levou Trump ao poder ressoa fortemente, tal como um cone de alumínio, aos argumentos que nos 1930s levaram o Nationalsozialismus ao poder ...
Amigo Ricardo, eu tenho uma fè firme e inequívoca no homém, mas desde que ele se agrupa afim de criar clãs, tribus, sociedades e estados a porca torçe o rabo !... e um bom exemplo do que digo é que na avenida dos justos no memorial Yad Vashem de jerusalem hà mais nomes isolados do que grupos !!!...
Quanto à cantilena que levou o Trump ao poder, estamos a falar exactamente do quê? De um homém que vai ser o presidente do unico pais desenvolvido que pratica ainda a pena de morte e a segregação indirecta ... que desde a segunda guerra mundial esteve implicado em guerras na Coreia, Vietnam, Kuwait, Afeganistão, Siria, Iraque, Balcãs ... e que produziu a maior quantidade de refugiados de guerra em acolhendo o minimo ... que largou duas bombas atomicas ... e ainda possui um campo de concentração activo numa ilha de Cuba ... e que fomentou mais guerras civis e guerrilhas que toda a historia da humanidade e isto em menos de setenta anos ... e esqueço muitas outras glorias americanas !!!
Então, como temer Trump quando ninguém temeu Reagan e a familia Bush !!!... como pensar que o Trump serà pior para o mundo do que seria a Clinton?...
O Trump disse ao seu povo o que este queria ouvir ... e por isso recebeu votos favoràveis. A visão dominante e nacionalista do mundo é propria às grandes potências e os EUA não são exceção ...
A visão xenofoba que o Trump mostra, ecoa na Russia, na Finlândia, na Suiça, na Austria, na Hungria, na Sérbia, na Turquia e brevemente na França !!!... então hà que compreender os fenomenos que levam os povos ao isolacionismo em vez de os criticar abertamente como se fossem criminais e estupidos ...
E esta ultima frase talvez seja o começo da tolerância e consequentemente da Democracia ...
Assunto: Re: O problema da Democracia... Qui Nov 10 2016, 10:02
TD124 escreveu:
... A cantilena que levou Trump ao poder ressoa fortemente, tal como um cone de alumínio, aos argumentos que nos 1930s levaram o Nationalsozialismus ao poder ...
Amigo Ricardo, eu tenho uma fè firme e inequívoca no homém, mas desde que ele se agrupa afim de criar clãs, tribus, sociedades e estados a porca torçe o rabo !... e um bom exemplo do que digo é que na avenida dos justos no memorial Yad Vashem de jerusalem hà mais nomes isolados do que grupos !!!...
Quanto à cantilena que levou o Trump ao poder, estamos a falar exactamente do quê? De um homém que vai ser o presidente do unico pais desenvolvido que pratica ainda a pena de morte e a segregação indirecta ... que desde a segunda guerra mundial esteve implicado em guerras na Coreia, Vietnam, Kuwait, Afeganistão, Siria, Iraque, Balcãs ... e que produziu a maior quantidade de refugiados de guerra em acolhendo o minimo ... que largou duas bombas atomicas ... e ainda possui um campo de concentração activo numa ilha de Cuba ... e que fomentou mais guerras civis e guerrilhas que toda a historia da humanidade e isto em menos de setenta anos ... e esqueço muitas outras glorias americanas !!!
Então, como temer Trump quando ninguém temeu Reagan e a familia Bush !!!... como pensar que o Trump serà pior para o mundo do que seria a Clinton?...
O Trump disse ao seu povo o que este queria ouvir ... e por isso recebeu votos favoràveis. A visão dominante e nacionalista do mundo é propria às grandes potências e os EUA não são exceção ...
A visão xenofoba que o Trump mostra, ecoa na Russia, na Finlândia, na Suiça, na Austria, na Hungria, na Sérbia, na Turquia e brevemente na França !!!... então hà que compreender os fenomenos que levam os povos ao isolacionismo em vez de os criticar abertamente como se fossem criminais e estupidos ...
E esta ultima frase talvez seja o começo da tolerância e consequentemente da Democracia ...
Ora nem mais.
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: O problema da Democracia... Qui Nov 10 2016, 10:21
António José da Silva escreveu:
TD124 escreveu:
... A visão xenofoba que o Trump mostra, ecoa na Russia, na Finlândia, na Suiça, na Austria, na Hungria, na Sérbia, na Turquia e brevemente na França !!!...
Ora nem mais.
Esqueci-me de citar um ... e possivelmente muitos outros !!! ...
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: O problema da Democracia... Qui Nov 10 2016, 15:01
Os jornais brindam-nos com todo o tipo de exercício de "futurologia":
No seguimento do que disse antes, tenho que concordar que a "classe média" está pior e o desemprego está com números bem elevados face ao desejável (4/5% considerados como residuais).
Eu, como nem pertenço à "classe média" (todos os indicadores socio-económicos colocam-me noutra) nem, felizmente, à lista de desempregados (ainda que por vezes...), não vou em cantigas.
É triste ser pobre, nem pelas correntes nacionalistas sou "querido"!
O meu telefone não dá para melhor, mas o que vejo é:
Gosto da inagem dos grandes barcos na linha do horizonte, já o disse, para poder entrar na corrida dos exercícios de "futurologia" vou arriscar adivinhar o destino desse: Canal do Panamá.
Espero que depois de dar a volta ao Mundo o grande barco traga boas notícias para a "classe média", afinal eu gosto de viver num lugar sossegado onde a "salgalhada" cultural existe.
Assunto: Re: O problema da Democracia... Qui Nov 10 2016, 15:04
Todos nos podemos por a adivinhar o futuro, mas para já, e como primeiro excelente resultado que seria impossível com a menina Hillary, é a noticia de hoje que dá conta da disponibilidade total da Russia em reatar assim que possível as relações bi-laterais com a America de Trump.
Para já e em minha opinião, uma excelente noticia para todos.
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: O problema da Democracia... Qui Nov 10 2016, 15:25
... Quanto a muros, acho piada a muita coisa.
Desenvolve a tua ideia !!!
Assunto: Re: O problema da Democracia... Qui Nov 10 2016, 15:37
TD124 escreveu:
... Quanto a muros, acho piada a muita coisa.
Desenvolve a tua ideia !!!
Bom, não é fácil de explicar, mas resumindo, o melhor seria não existirem mas nem sempre é possível. No fundo ninguém se importa com as passagens nas fronteiras. Um muro/vedação é só e apenas a garantia de que as pessoas passem por essas fronteiras de modo "legal". A maioria que tem por hábito passar por fora dessas fronteiras, tem normalmente algo a esconder.
Isto dá pano para mangas e como quase sempre, falamos ao longe (no caso da America e não só) e sobre coisas que não nos tocam directamente. Quando nos toca directamente, temos muros à volta da nossa casa, portas blindardes com boas fechaduras, alarmes, grades etc.,.....mas isso é quando nos toca a nós.
Assunto: Re: O problema da Democracia... Sex Nov 11 2016, 10:35
Deve de ser triste ter uma casa razoavelmente boa e ser-se obrigado a mudar para aquela espelunca da casa branca. Nunca na vida eu iria largar a minha casinha junto ao mar para ir aturar gente de todo o mundo.
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: O problema da Democracia... Sex Nov 11 2016, 10:45
E já há novo Mapa Mundo:
A Velha Europa não lhe interessa, UFA...!!!
Assunto: Re: O problema da Democracia... Sex Nov 11 2016, 10:47
José Miguel escreveu:
A Velha Europa não lhe interessa, UFA...!!!
Estamos safos.
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
Assunto: Re: O problema da Democracia... Sex Nov 11 2016, 11:07
TD124 escreveu:
... Anaïs Mitchell "Why We Build The Wall" ...
Haverà sempre um homém para querer e construir um muro ... e haverà sempre um para fazer o que o Banksy fez no muro de separação Israel-Palestina !!!
Conta a historia que no dia em que se preparava a desenhar o ultimo desenho, um velhote veio ao pé dele e disse-lhe:
Voçê està a embelezar o muro !!!
Tocado e orgulhoso pelo que pensava ser um elogio, disse Obrigado !!!
Mas eu não quero que o muro seja belo, eu quero que ele desapareça ! disse o velhote...
O Banksy pede ao velhote de se sentar e de esperar e diz-lhe : Se este desenho não lhe agradar eu parto e volto ao meu pais !!!
Ele fez então o unico auto-retrato da sua carreira que ainda està em belém e que represento em baixo
O velhote no fim diz-lhe : Que Allah te proteja meu jovem amigo !!!