| Bananas de aperto | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
nbaptista Membro AAP
| Assunto: Bananas de aperto Sex Nov 11 2016, 21:36 | |
| Boas, Tenho aqui uns cabos da Supra antigos que estou a usar novamente. Eles não estão terminados ainda, portanto estou a pensar colocar umas bananas de aperto e pronto.Agora a minha dúvida: Tenho que torcer as pontas do cabo e depois estanhar o cabo nas pontas e então enfiá-lo na banana e apertar os parafusos? É mesmo necessário estanhar os cabos nas pontas? Já agora, há umas bananas também de aperto com um parafuso em cima e outro em baixo, será que são melhores que aquelas só com um parafuso?Eu sei que dão um aperto mais firme, o problema é que tenho umas bananas aqui em casa de apertop com um só parafuso. | |
|
| |
jorge.henriques Membro AAP
Mensagens : 1255 Data de inscrição : 07/11/2014 Idade : 54 Localização : Águeda
| Assunto: Re: Bananas de aperto Sex Nov 11 2016, 22:53 | |
| Esquece as bananas. Liga os cabos directamente nas colunas. | |
|
| |
nbaptista Membro AAP
| Assunto: Re: Bananas de aperto Sex Nov 11 2016, 23:00 | |
| Não, porque depois as pontas oxidam e tenho que estar a cortar as mesmas de 6 em 6 meses. | |
|
| |
| Assunto: Re: Bananas de aperto Sex Nov 11 2016, 23:02 | |
| - nbaptista escreveu:
- Não, porque depois as pontas oxidam e tenho que estar a cortar as mesmas de 6 em 6 meses.
Não oxidam se, de vez em quando, deres um aperto nas pontas que ligam às colunas e nas que ligam ao amplificador. Em minha casa é praticamente tudo assim e há bué de anos | |
|
| |
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| Assunto: Re: Bananas de aperto Sáb Nov 12 2016, 00:14 | |
| - jorge.henriques escreveu:
- nbaptista escreveu:
- Não, porque depois as pontas oxidam e tenho que estar a cortar as mesmas de 6 em 6 meses.
Não oxidam se, de vez em quando, deres um aperto nas pontas que ligam às colunas e nas que ligam ao amplificador. Em minha casa é praticamente tudo assim e há bué de anos Aqui, também é assim!... Estavam assim: Agora estão assim: E estão de pedra e cal! | |
|
| |
| Assunto: Re: Bananas de aperto Sáb Nov 12 2016, 08:35 | |
| Exacto! Há que eliminar todos obstáculos no percurso Nos sistemas cá de casa, só uso bananas num Cyrus porque não há outra forma de ligar os cabos. | |
|
| |
nbaptista Membro AAP
| Assunto: Re: Bananas de aperto Sáb Nov 12 2016, 15:28 | |
| Bem, com um alicate de corte já lhe cortei as pontas que estavam oxidadas e entretanto coloquei as bananas de aperto sem estanhar o cabo.Este cabo apesar de ser barato funciona muito bem no meu sistema, um a Densen B 110/ Epos M15.Também podia ter colocado o cabo nu no amplificador, mas como tinha aí as bananas de aperto, aproveitei-as. | |
|
| |
nbaptista Membro AAP
| Assunto: Re: Bananas de aperto Sáb Nov 12 2016, 22:55 | |
Nos sistemas cá de casa,
Jorge, Li num post anterior que tinhas os Supra Classic 4.0 e que passas-te para os Ply 3.4.Que melhorias ouvis-te?São superiores em que aspectos? Tenho os Supra 4.0 no meu sistema, e estou muito satisfeito com eles. | |
|
| |
| Assunto: Re: Bananas de aperto Sáb Nov 12 2016, 23:54 | |
| - nbaptista escreveu:
- jorge.henriques escreveu:
Nos sistemas cá de casa,
Jorge, Li num post anterior que tinhas os Supra Classic 4.0 e que passas-te para os Ply 3.4.Que melhorias ouvis-te?São superiores em que aspectos? Tenho os Supra 4.0 no meu sistema, e estou muito satisfeito com eles. Senti uma melhoria em toda a linha. Um grave melhor. Um som mais definido. Também o palco sonoro ficou mais claro. Mas lembro-me que fiz uma experiência semelhante em casa de um amigo e, aí, não notei grandes (nem pequenas) diferenças Ou seja, depende do sistema que tenhas (e do espaço). Se estás muito satisfeito com os teus 4.0... | |
|
| |
nbaptista Membro AAP
| Assunto: Re: Bananas de aperto Dom Nov 13 2016, 14:15 | |
Mas lembro-me que fiz uma experiência semelhante em casa de um amigo e, aí, não notei grandes (nem pequenas) diferenças Ou seja, depende do sistema que tenhas (e do espaço). Se estás muito satisfeito com os teus 4.0... Pois, estou satisfeito. Noto que com os cabos da Supra em relação aos Audioquest o sistema "respira" melhor. Agora só faria sentido mudar para os ply se tivesse a possibilidade de os testar primeiro! | |
|
| |
| Assunto: Re: Bananas de aperto Dom Nov 13 2016, 19:17 | |
| - nbaptista escreveu:
- jorge.henriques escreveu:
Mas lembro-me que fiz uma experiência semelhante em casa de um amigo e, aí, não notei grandes (nem pequenas) diferenças Ou seja, depende do sistema que tenhas (e do espaço). Se estás muito satisfeito com os teus 4.0... Pois, estou satisfeito. Noto que com os cabos da Supra em relação aos Audioquest o sistema "respira" melhor. Agora só faria sentido mudar para os ply se tivesse a possibilidade de os testar primeiro! Sim, essa é a grande máxima: "Ouvir antes de adquirir". O pior é que nem sempre é possível. Mas quando o for.... os nossos ouvidos são os nossos melhores conselheiros | |
|
| |
nbaptista Membro AAP
| Assunto: Re: Bananas de aperto Seg Nov 14 2016, 13:37 | |
| Pois, mas para o meu amplificador da Densen no fórum PinkFish aconselharam-me a ficar mesmo com o 4.0, isto do feedback dos membros. | |
|
| |
Manel Membro AAP
| Assunto: Re: Bananas de aperto Seg Nov 14 2016, 20:21 | |
| Só para contrariar... Eu sou a favor do uso de cabos terminados (bananas, forquilhas). Porquê? Se medirmos a resistência de um cabo terminado e do mesmo cabo com terminações chegamos à conclusão que a resistência pouco ou nada se altera. Uma banana ou uma forquilha comum têm uma resistência muito baixa, praticamente zero em termos práticos. Por outro lado a resistência (R) do cabo é o fator menos importante em relação à sua impedância. O cabo nu, além de se deteriorar com o tempo e com o aperto, sendo de cobre (normalmente) não oferece um contato tão bom quanto uma ficha banhada a ouro. Atenção, quem diz que as fichas são banhadas a ouro porque ficam bonitas e apenas servem para enganar os tolos...não é bem assim. O ouro, embora não seja tão bom condutor quanto o cobre, além de não oxidar, é um material bastante macio, conseguindo assim um contato bastante melhor do que o cobre. É por esse motivo que ele é utilizado até em contatos que estão escondidos e não se vêm. Não é por ser bonito e brilhante, não...
Vão dizer..."mas é algo mais no caminho do sinal". Pois é, mas se virem um cabo de cobre apertado num terminal com uma lupa, ou melhor ainda, ao microscópio, vão ver que o cobre não assenta totalmente no terminal. Devido a ser "algo duro", não consegue adaptar-se às imperfeições (que existem sempre) do terminal, ficando portanto algumas zonas do cabo onde a ligação não se faz ou se faz através do ar. O ouro por seu lado, devido a ser bastante macio faz um contato mais uniforme, conseguindo assim um caminho melhor para os amigos eletrões. Em conclusão, eu diria que a terminação do cabo sendo bem feita (pressão, solda) é uma mais valia e dá muito jeito a quem passa o tempo a ligar e desligar o equipamento e a trocar componentes. À pois...esses "gajos" existem e estão entre nós. | |
|
| |
| Assunto: Re: Bananas de aperto Seg Nov 14 2016, 21:17 | |
| Bom argumento! Se passasse o tempo a ligar e desligar cabos, de certeza que colocaria também umas bananas nos terminais. Disso, não tenho dúvidas | |
|
| |
nbaptista Membro AAP
| Assunto: Re: Bananas de aperto Dom Nov 20 2016, 19:56 | |
| E não é que o sistema ganhou outra dinâmica com estes cabos mais baratos da Supra em relação aos mias caros da Audioquest, os Midnight?Terá alguma coisa a vêr com a capacitância dos cabos? | |
|
| |
Joao Carlos Lages Membro AAP
| Assunto: Re: Bananas de aperto Ter Nov 22 2016, 19:29 | |
| Mandei vir umas bananas Nakamichi High End banhadas a ouro e um cabo de cobre OFC 99,999% made in Germany 2,5mm 10 metros e espero ver no som bons resultados. Um seller conhecido disse-me que, se trocar os pólos numa coluna e a colocar a um palmo da outra, vou abri-las mais rápido. Is it true? | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Bananas de aperto | |
| |
|
| |
| Bananas de aperto | |
|