| Sanyo plus Q50 - Estática no canal direito | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
phire Membro AAP
Mensagens : 38 Data de inscrição : 24/10/2016 Idade : 44 Localização : Margem sul
| Assunto: Sanyo plus Q50 - Estática no canal direito Sex Dez 02 2016, 14:07 | |
| Olá,
Comprei este gira discos a um preço bastante razoável, porque como seria de esperar, precisa de alguma atenção. Felizmente, toda a parte mecânica parece funcionar bem, no entanto no canal direito ouço sempre bastante estática, quase como interferência. Se usar os botões de "mono" do amplificador, ao usar o botão L, a estática diminui bastante, se usar o R, só ouço praticamente estática.
Tenho o fio de "grounding" ligado à parte de trás do amplificador e também duvido que o problema esteja no amplificador, já que este veio recentemente de uma revisão. Também vi as ligações da célula ao braço e parece-me estar tudo correctamente ligado, mas também vejo alguma corrosão nos terminais da célula (uma technics EPC-U25). Os meus conhecimentos não me permitem avançar mais do que isto, mas suspeito que esteja relacionado com esta corrosão nos terminais da célula ou até alguma interior, até porque a estática se ouve mesmo sem a agulha tocar no gira discos, basta este estar a rodar.
Alternativas:
Tento limpar a célula ? Se sim, com o quê? Spray limpa contactos?
Compro outra célula ? Se sim, qual?
Entrego o gira a quem saiba ?
Obrigado.
| |
|
| |
SergioSousa Membro AAP
Mensagens : 131 Data de inscrição : 28/06/2013 Idade : 48 Localização : Porto
| Assunto: Re: Sanyo plus Q50 - Estática no canal direito Sex Dez 02 2016, 16:01 | |
| - phire escreveu:
- Olá,
Comprei este gira discos a um preço bastante razoável, porque como seria de esperar, precisa de alguma atenção. Felizmente, toda a parte mecânica parece funcionar bem, no entanto no canal direito ouço sempre bastante estática, quase como interferência. Se usar os botões de "mono" do amplificador, ao usar o botão L, a estática diminui bastante, se usar o R, só ouço praticamente estática.
Tenho o fio de "grounding" ligado à parte de trás do amplificador e também duvido que o problema esteja no amplificador, já que este veio recentemente de uma revisão. Também vi as ligações da célula ao braço e parece-me estar tudo correctamente ligado, mas também vejo alguma corrosão nos terminais da célula (uma technics EPC-U25). Os meus conhecimentos não me permitem avançar mais do que isto, mas suspeito que esteja relacionado com esta corrosão nos terminais da célula ou até alguma interior, até porque a estática se ouve mesmo sem a agulha tocar no gira discos, basta este estar a rodar.
Alternativas:
Tento limpar a célula ? Se sim, com o quê? Spray limpa contactos?
Compro outra célula ? Se sim, qual?
Entrego o gira a quem saiba ?
Obrigado.
Começar por desligar, limpar e voltar a ligar os conectores célula/cabeça e cabeça/braço. A corrosão, mesmo superficial, não ajuda a haver bom contacto... Limpar as fichas RCA também pode ajudar | |
|
| |
phire Membro AAP
Mensagens : 38 Data de inscrição : 24/10/2016 Idade : 44 Localização : Margem sul
| Assunto: Re: Sanyo plus Q50 - Estática no canal direito Sex Dez 02 2016, 16:05 | |
| As fichas RCA também pode ser com limpa contactos?
Com isto por exemplo: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Ferramentas/Protecao-e-manutencao/16153893.aspx | |
|
| |
SergioSousa Membro AAP
| Assunto: Re: Sanyo plus Q50 - Estática no canal direito Sex Dez 02 2016, 16:13 | |
| Pode ser.. em casos extremos tem de se usar algo abrasivo.. | |
|
| |
phire Membro AAP
| Assunto: Re: Sanyo plus Q50 - Estática no canal direito Sex Dez 02 2016, 16:17 | |
| Devo ter um pouco de lixa 800 ou 1000 algures, serviria? | |
|
| |
SergioSousa Membro AAP
| Assunto: Re: Sanyo plus Q50 - Estática no canal direito Sex Dez 02 2016, 16:25 | |
| Lixa é demasiado Um esfregão de cozinha verde embebido em liquido limpa contactos para casos extremos.. | |
|
| |
phire Membro AAP
| Assunto: Re: Sanyo plus Q50 - Estática no canal direito Sex Dez 02 2016, 16:26 | |
| OK, vou tentar. Obrigado. | |
|
| |
SergioSousa Membro AAP
| Assunto: Re: Sanyo plus Q50 - Estática no canal direito Sex Dez 02 2016, 16:28 | |
| Os fios e os pinos da célula e cabeça são frágeis... convém ter o máximo cuidado. E não os puxar pelo fio, senão vai ser preciso um ferro de soldar | |
|
| |
phire Membro AAP
| Assunto: Re: Sanyo plus Q50 - Estática no canal direito Sex Dez 02 2016, 16:29 | |
| Sim, já tinha lido que o ideal seria desligá-los e ligá-los com uma pequena pinça ou alicate. | |
|
| |
phire Membro AAP
| Assunto: Re: Sanyo plus Q50 - Estática no canal direito Dom Dez 04 2016, 17:48 | |
| Alguma corrosão nos terminais da célula que consegui limpar, mas mesmo assim não fez diferença. Nos terminais cabeça/um dos fios parece ter-se partido e está com um género de "nó" no meio. Aproveitei para pesquisar um pouco e após algum trabalho, acabei por abrir o gira discos e inspeccionar as soldas destes fios à board do gira discos, que me parece bastante aldrabadas. Para mim, já alguém tentou refazer esta cablagem mas não ficou em condições, pelo que o melhor será mesmo entregar a quem saiba.
É uma operação muito complicada (leia-se:cara) refazer esta cablagem? | |
|
| |
SergioSousa Membro AAP
| Assunto: Re: Sanyo plus Q50 - Estática no canal direito Dom Dez 04 2016, 18:21 | |
| Fazia-te isso na boa, mas estou muito longe... | |
|
| |
phire Membro AAP
| Assunto: Re: Sanyo plus Q50 - Estática no canal direito Dom Dez 04 2016, 19:03 | |
| Obrigado pela sugestão. Eu tenho aqui na minha zona um técnico capaz de fazer isso, mas é uma coisa para dias de trabalho? Ou é algo que se faz bem em 2h? | |
|
| |
phire Membro AAP
| Assunto: Re: Sanyo plus Q50 - Estática no canal direito Ter Dez 06 2016, 19:43 | |
| Ficou na loja, para arranjo deste problema e uma revisão geral. | |
|
| |
mango Membro AAP
| Assunto: Re: Sanyo plus Q50 - Estática no canal direito Ter Dez 06 2016, 22:02 | |
| Podias aproveitar e refazer a cablagem toda
Um exemplo noutro braço http://www.theanalogdept.com/sme_service.htm para teres uma ideia | |
|
| |
phire Membro AAP
| Assunto: Re: Sanyo plus Q50 - Estática no canal direito Ter Dez 06 2016, 22:21 | |
| A do braço vai ser refeita, até porque o braço vai ser trocado. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Sanyo plus Q50 - Estática no canal direito | |
| |
|
| |
| Sanyo plus Q50 - Estática no canal direito | |
|