Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? | |
| | Autor | Mensagem |
---|
SubZero12 Membro AAP
| Assunto: Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? Dom Jan 15 2017, 21:17 | |
| Boas pessoal
Teoricamente um CD tem uma gama dinâmica ou Dynamica range de 96 db, aproximadamente e responde a frequências de 20 hz a 20khz.
Desde algum tempo para cá comecei a medir a gama dinâmica dos meus CDs, através do foobar, a alguns chegam a 15 db, mas a maioria fica pelos 10 - 12 db, e se forem reedições actuais e novos lançamentos ficam pelos 5 -6 db. Estes últimos são muito barulhentos, e la se vão as nuançes e pequenos detalhes, parece que cada nota foi puxada ao limite e está perto da distorção.
A minha dúvida é a seguinte, estas bandas dinâmicas são as mesmas? Porque se são, os CDs, estão a ser utilizados, muito abaixo seu seu potencial, e porquê? Alguém me poderia esclarecer?
Última edição por SubZero12 em Seg Jan 16 2017, 19:51, editado 1 vez(es) | |
| | | tfonseca Membro AAP
| Assunto: Re: Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? Dom Jan 15 2017, 22:15 | |
| Uma procura "loudness war" vai gerar a resposta com muitos exemplos interessantes. Outra coisa a ter em conta é que nem todas as peças musicais têm uma gama dinâmica elevada, o que pode ser feitio e não defeito. | |
| | | SubZero12 Membro AAP
| Assunto: Re: Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? Dom Jan 15 2017, 23:11 | |
| - tfonseca escreveu:
- Uma procura "loudness war" vai gerar a resposta com muitos exemplos interessantes. Outra coisa a ter em conta é que nem todas as peças musicais têm uma gama dinâmica elevada, o que pode ser feitio e não defeito.
De facto tem-se vindo a diminuir a gama dinâmica, para aumentar o volume das gravações, essa tal "loudness war", também estou a par disso. Mas a minha questão no fundo é saber se estou a medir a gama dinâmica que teoricamente o CD tem, e aquela que eu meço no foobar são as mesmas? Ou eu estou a medir coisas diferentes que utilizam a mesma escala (db) ? | |
| | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? Dom Jan 15 2017, 23:13 | |
| - SubZero12 escreveu:
- Boas pessoal
Teoricamente um CD tem uma gama dinâmica ou Dynamica range de 96 db, aproximadamente e responde a frequências de 20 hz a 20khz.
Desde algum tempo para cá comecei a medir a gama dinâmica dos meus CDs, através do foobar, a alguns chegam a 14 db, mas a maioria fica pelos 10 - 12 db, e se forem reedições actuais e novos lançamentos ficam pelos 5 -6 db. Estes últimos são muito barulhentos, e la se vão as nuançes e pequenos detalhes, parece que cada nota foi puxada ao limite e está perto da distorção.
A minha dúvida é a seguinte, estas bandas dinâmicas são as mesmas? Porque se são, os CDs, estão a ser utilizados, muito abaixo seu seu potencial, e porquê? Alguém me poderia esclarecer?
Como disse o tfonseca, a gama dinâmica de um suporte nada tem a ver com o seu conteúdo. A gama dinâmica de um programa musical tem a ver com as características da música em questão, com a produção e com a masterização. R | |
| | | madmig
| Assunto: Re: Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? Seg Jan 16 2017, 19:34 | |
| Boas,
Subzero12, esse DR que falas, vai até 20 e não está relacionado com a gama dinâmica teorica de um CD. Esse valor dá-te uma ideia do dinamic range de uma gravação relacionado o valor de pico do sinal com o valor médio. | |
| | | SubZero12 Membro AAP
| Assunto: Re: Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? Seg Jan 16 2017, 19:46 | |
| - madmig escreveu:
- Boas,
Subzero12, esse DR que falas, vai até 20 e não está relacionado com a gama dinâmica teorica de um CD. Esse valor dá-te uma ideia do dinamic range de uma gravação relacionado o valor de pico do sinal com o valor médio. Obrigado pelo esclarecimento, de facto tinha dúvidas se se tratavam das mesmas gamas dinâmicas. De qualquer modo, se o limite é 20, o máximo que medi num CD foram 15 db, que era o Dire Straits 1º album (SHM-CD Japão) e o Brother in Arms, editado pela MOFI. | |
| | | madmig
| Assunto: Re: Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? Seg Jan 16 2017, 20:43 | |
| Já procuraste por dr database no google? | |
| | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? Seg Jan 16 2017, 20:53 | |
| - SubZero12 escreveu:
- madmig escreveu:
- Boas,
Subzero12, esse DR que falas, vai até 20 e não está relacionado com a gama dinâmica teorica de um CD. Esse valor dá-te uma ideia do dinamic range de uma gravação relacionado o valor de pico do sinal com o valor médio. Obrigado pelo esclarecimento, de facto tinha dúvidas se se tratavam das mesmas gamas dinâmicas. De qualquer modo, se o limite é 20, o máximo que medi num CD foram 15 db, que era o Dire Straits 1º album (SHM-CD Japão) e o Brother in Arms, editado pela MOFI. Um exemplo: Berlioz: Lélio [Inbal, RSO Frankfurt] - Denon CD O DR corresponde ao valor da linha amarela no final da faixa, e seria menor se o programa musical não tivesse tantos momentos piani, independentemente da capacidade dinâmica do contentor (o CD) | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? | |
| |
| | | | Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? | |
|