| Sistema de som antigo | |
|
+4ducar luis lopes JMLM serrasqueiro89 8 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
serrasqueiro89
| Assunto: Sistema de som antigo Dom Mar 19 2017, 16:03 | |
| Boa tarde,
Herdei recentemente um amplificador Marantz PM 750 DC com gira discos Technics SL-D303 e cabeça Ortofon VMS 20E MkII.
Comprei uma nova agulha, e cabos para as colunas. No entanto quando experimentei o sistema, o som era estupidamente baixo (colocando no máximo continuava a quase não ouvir, e tinha sempre um "buzz") e só saía por uma coluna.
Além disto, mexer em botões ou potenciómetros gerava sempre ruído.
Este sistema esteve parado quase 30 anos.
Experimentei o rádio, ligado ao amplificador, e o volume já era mais normal do que aquele que vinha do gira-discos.
O amplificador tem entradas Phono MM e Phono MM/MC. Liguei as colunas ao System 1, e tenho o amplificador nos 220V (não tem 230V, apenas 220V e 240V). Liguei o gira discos à entrada Phono MM.
Os cabos de ligação do gira discos parecem desgastados, e acho que teria de abrir o aparelho para poder substituí-los.
Alguém me pode ajudar? Sou um completo novato nisto, e é muito importante para mim recuperar este sistema de som. | |
|
| |
JMLM Membro AAP
Mensagens : 94 Data de inscrição : 22/10/2012 Idade : 65 Localização : Viana do Castelo
| Assunto: Re: Sistema de som antigo Dom Mar 19 2017, 19:23 | |
| Boas Dentro do pouco que sei vou tentar ajudar por etapas. A primeira coisa que faria era verificar se todas as ligações estão correctas, ou seja, com os aparelhos desligados verificava se as ligações das colunas respeitando as polaridades, positivos com positivos e respectivamente negativos com negativos. A ligação do phono para estar correcta tem de respeitar o Left com L e Right com R e visto ser uma célula MM parece estar bem ligado. Para a calibração do braço vê neste link com as carateristicas da célula
https://www.vinylengine.com/library/ortofon/vms-20.shtml
Esses ruídos é próprio do tempo em que esteve em repouso... Ao o ligar e com o tempo tendem a desaparecer... Usaria só como fonte o rádio neste período inicial de uma nova rodagem e mais para a frente então trataria do gira discos. A função do equalizador se tem como desactiva-la era o que faria senão colocava para este inicio tudo no zero.
Boas audições | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Sistema de som antigo Dom Mar 19 2017, 21:39 | |
| antes de mais... não era de todo mau passar nas apresenta¢ões, para assim poder receber as boas vindas. | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Sistema de som antigo Dom Mar 19 2017, 23:06 | |
| Verifica as ligações da shell, vê se os fios estão bem ligados à célula e se os cabos rca estão em condições. | |
|
| |
serrasqueiro89
| Assunto: Re: Sistema de som antigo Seg Mar 20 2017, 22:51 | |
| Boa noite. Desde já obrigado a todos pelas respostas. O amplificador tem entradas para system 1 e system 2. E o gira discos estava corretamente ligado a phono MM, com L e R corretamente ligados. Experimentei as colunas trocadas e em ambos os sistemas. Pelo que percebi o problema estará precisamente no tempo que o amplificador esteve parado. O som é mesmo muito baixo, e os ruídos são muitos, e bastante altos (mesmo com a terra do gira discos ligado à terra do amplificador). Sugerir-me-iam uma limpeza ao amplificador, algum produto em especial? Alguma outra dica ou verificação que possa fazer? (peço desculpa, não sei ao certo o que é a shell ) | |
|
| |
JMLM Membro AAP
Mensagens : 94 Data de inscrição : 22/10/2012 Idade : 65 Localização : Viana do Castelo
| Assunto: Re: Sistema de som antigo Seg Mar 20 2017, 23:09 | |
| Boas
A shell é a terminação do braço do gira discos onde se fixa a célula mais conhecida com cabeça do gira discos.
Há um produto em spray que os electrónicos usam, não sei a designação correcta mas de certeza que há aqui no forum quem saiba melhor disso do que eu e te poderá ajudar.
Saudações | |
|
| |
joevalve Membro AAP
Mensagens : 226 Data de inscrição : 02/08/2010 Localização : marquês - porto
| Assunto: Re: Sistema de som antigo Ter Mar 21 2017, 12:07 | |
| Meu caro Serrasqueiro89
Talvez fosse boa ideia dizeres a localidade onde moras, quem sabe haveria por aqui algum forista teu vizinho que se prontificasse a tentar perceber "in loco" o teu problema.
Um amplificador parado há 30 anos deverá em principio precisar de uma revisão. | |
|
| |
JMLM Membro AAP
| Assunto: Re: Sistema de som antigo Ter Mar 21 2017, 15:12 | |
| Boas
Já agora, quais são as colunas...
Saudações | |
|
| |
serrasqueiro89
| Assunto: Re: Sistema de som antigo Ter Mar 21 2017, 19:21 | |
| - joevalve escreveu:
- Meu caro Serrasqueiro89
Talvez fosse boa ideia dizeres a localidade onde moras, quem sabe haveria por aqui algum forista teu vizinho que se prontificasse a tentar perceber "in loco" o teu problema.
Um amplificador parado há 30 anos deverá em principio precisar de uma revisão. Sou de Castelo Branco. Estaria até disposto a ir a alguma casa especializada, mas como referi sou um completo novato, e não sei mesmo a que espaço me dirigir para alguém poder dar uma vista de olhos ao amplificador (aqui ou em Lisboa). - JMLM escreveu:
- Boas
Já agora, quais são as colunas...
Saudações São umas KEF Carina II Em relação às ligações na shell está tudo ok. | |
|
| |
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
| Assunto: Re: Sistema de som antigo Ter Mar 21 2017, 19:47 | |
| - serrasqueiro89 escreveu:
- ... Sou de Castelo Branco. Estaria até disposto a ir a alguma casa especializada, mas como referi sou um completo novato, e não sei mesmo a que espaço me dirigir para alguém poder dar uma vista de olhos ao amplificador (aqui ou em Lisboa).
No eBay existe este user daí de Castelo Branco. Pela quantidade de coisas à venda pode bem ser aquilo que procuras. http://stores.ebay.com/recycling-electronics?_trksid=p2047675.l2563 | |
|
| |
Ruben Pinto Membro AAP
Mensagens : 1155 Data de inscrição : 21/11/2014 Idade : 53 Localização : Paço de Arcos
| Assunto: Re: Sistema de som antigo Ter Mar 21 2017, 20:01 | |
| Não será as saidas para as colunas estragadas? | |
|
| |
JMLM Membro AAP
| Assunto: Re: Sistema de som antigo Qua Mar 22 2017, 15:47 | |
| Boas
Li algures por aqui no forum, o que tenho tentado encontrar novamente mas sem êxito, que existia uma espécie de protocolo com uma casa em Lisboa de aparelhos vintage com algumas benesses na aquisição e reparação para associados do AAP.
Alguém poderá dar uma ajuda?
Saudações | |
|
| |
serrasqueiro89
| Assunto: Re: Sistema de som antigo Qua Mar 22 2017, 19:22 | |
| - Ruben Pinto escreveu:
- Não será as saidas para as colunas estragadas?
Parece-me que será mesmo do tempo sem uso. A outra coluna passou a dar som (da mesma forma, com volume baixo) depois de ligar e desligar alguns botões por diversas vezes. | |
|
| |
ruibranco47 Membro AAP
| Assunto: Re: Sistema de som antigo Qua Mar 22 2017, 19:39 | |
| - serrasqueiro89 escreveu:
- Ruben Pinto escreveu:
- Não será as saidas para as colunas estragadas?
Parece-me que será mesmo do tempo sem uso. A outra coluna passou a dar som (da mesma forma, com volume baixo) depois de ligar e desligar alguns botões por diversas vezes. uma revisão na oficina não lhe fazia nada mal... | |
|
| |
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
| Assunto: Re: Sistema de som antigo Qua Mar 22 2017, 19:45 | |
| - JMLM escreveu:
- Boas
Li algures por aqui no forum, o que tenho tentado encontrar novamente mas sem êxito, que existia uma espécie de protocolo com uma casa em Lisboa de aparelhos vintage com algumas benesses na aquisição e reparação para associados do AAP.
Alguém poderá dar uma ajuda?
Saudações https://www.audioanalogicodeportugal.net/t7310-desconto-vintage-corner-para-o-aapDesconheço se ainda se mantém, já que o user foi banido do fórum e eu pessoalmente não falo com o mesmo há mais de um ano. As instalações que eram aqui em Algés, também se encontram fechadas. Penso que se terá mudado para a zona Oeste. Mas tens o contacto dele no link, é tentares... | |
|
| |
JMLM Membro AAP
| Assunto: Re: Sistema de som antigo Qua Mar 22 2017, 23:11 | |
| Boas
Desde já agradeço a informação que também pode vir a ser útil a este forista.
Irei averiguar....
Saudações | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Sistema de som antigo | |
| |
|
| |
| Sistema de som antigo | |
|