- Tiago rodrigues escreveu:
- Parece que acabei por já arranjar colunas Sansui sp50 para já serve mas irei ficar a ver o que se arranja mais.
Para começar achei umas peças lindas todas em madeira ,com alguns riscos, e com um som que me surpreendeu pela positiva,estando a espera de um som pior.
A minha dúvida e se já alguém envernizou algumas colunas deste genero, pois não quero que fique "vidrado" tentando manter o mais original possível.
A nível interno há alguma coisa que se possa fazer para melhorar o som ?
Obrigado mais uma vez
Ora, como prometido, voltamos ao tema.
Depois de ter identificado a coluna não me parece que que devam ser envernizadas porque não se enquadra no estilo original, por outro lado como o desenho da grelha é muito trabalhado o verniz (mesmo baço) provocaria um realçe excessivo.
O restauro adequado passa pelo tratamento da madeira com lixa e se necessário algum remendo com folha de madeira colada e depois uma lixadela com lixa muito fina. No final cera de madeira e polimento com aquelas máquinas rotativas que se usam para polir a pintura dos automóveis.
A cera deve ser aplicada em camadas finas pelo menos 3 vezes (já experimentei com cera de abelha como se usava nos rádios antigos mas o resultado não é superior a uma cera normal).
Quanto aos "melhoramentos" do som, quanto muito podes substituir o condensador que se encontra acoplado ao tweeter mas muito possivelmente não vai haver nenhuma diferença.
Vale a pena ter umas colunas dessas mas elas são o que são e fazem sentido num receiver ou amplificador da época, com um gira discos da época. Nestas condições terás garantidas muitas horas de audição com um sabor muito especial mas se começares a fazer comparações com outros sistemas pode deitar tudo a perder.
As colunas são de 1969 e recorrendo ao catálogo Sansui desse ano parece-me que emparelhavam com com o receiver Sansui 250 ou o Sansui 220, quanto aos GD temos o SR22BC ou o SR3030BC.
Atenção porque as colunas usam altifalantes de Alnico e o receiver 220 tem amplificação a válvulas, estamos a falar de um nicho específico e especializado (há quem adore e há quem deteste).
Sansui Receiver 220
Turntable SR2020BC
Boas audições