Olá a todos
Gostaria de partilhar uma Noite Bem Passada, ontem quando cheguei a casa, por volta das 18h30.
Tinha acabado de receber como prenda de um ex-colega, que hoje trabalha para o Grupo Media Capital, dois CDs da M-80, com colectâneas de Rock e temas de Amor, nos géneros rock e pop-rock.
Não sinto muito apelo por este tipo de discografia, mas... lá fui ouvi-los. Decidi fazê-lo, ouvindo-os no meu mono-sistema Sony, no, então considerado multi-leitor Sony DVP-NS900V, acompanhado pelo conjunto de amplificação TA-80ES / TA-N80ES MKIII e pelas colunas APM-22ES
Raramente falo deste leitor, aqui, mas a audição de ontem, merece toda esta partilha, bem como a referência desta grande máquina.
Batida, transparência absoluta das vozes, emotividade, coerência tímbrica e realismo de apresentação, sem nos por os interpretes ao colo, foram qualidades constantes, até à 1 da manhã, quando a minha cara metade me foi alertar para o adiantado da hora.
No tocante a estes discos, que confesso jamais os adquirir, comprando-os, posso dizer que são uma mui agradável surpresa, pela sua excelente edição. Não digo remasterização, pois penso que esta na realidade e de forma efectiva, não existiu.
Por outro lado, estes "multi-leitores", nunca foram muito bem vistos nos testes das revistas ditas audiófilas, excepção feita (que fui rever, depois) do teste da "Áudio e Cinema em Casa", realizado pelo seu editor - Jorge Gonçalves - realçando as suas qualidades, quer como leitor de video, quer como leitor de áudio, nas vertentes CD e SACD.
É claro que eu já considerava isso há muito tempo. Desde que o tenho. Mas depois de, a certa altura, ter mudado todo o espectro auditivo para a Tosca de Puccini, - Callas, Di Stefano, Tito Gobbi, direcção de Victor de Sabata da Orquestra e coro do Teatro alla Scala (Milão), EMI 1953 - pude relembrar o que é um palco sonoro bem definido, ao nível da orquestra e ao nível do espaço cénico.
Quem nunca ouviu este leitor, não perca a oportunidade, quando surgir.