No passado dia 12 de Novembro comprei a um senhor de Massamá um Sanyo VTC 9300. Sempre achei piada aos antigos vídeos tipo "piano key" e com a cassete a ser carregada por cima, tal e qual um gravador de áudio, e não resisti ao preço de 6 euros. Obviamente que o anúncio indicava que o vídeo estava avariado, daí o preço estar tão baixo, pelo que me desafiei a mim mesmo ir buscá-lo para ver o que se conseguia fazer. Para além disso, era também a oportunidade para trabalhar com o sistema Beta, coisa com a qual nunca tinha mexido.
Já fiz reparações em coisas aparentemente condenadas que voltaram à vida com uma simples troca de fusíveis, por exemplo. Já com o artigo comigo, e com uma valente dor de costas (o animal pesa quase vinte quilos!!!) notei que, ao carregar no play fazia um barulho repetitivo, de que algo estava preso em algum lado, e via uma peça mesmo da parte da frente do compartimento da cassete a mexer-se repetidamente. Parei logo para não forçar mais.
Através da visualização de alguns vídeos no YouTube e da abertura das tampas superior e inferior, verifiquei que as correias aparentemente ainda estavam boas, mas que o motor não rodava, quer estivesse ligado ou desligado. Quer-se dizer: nos vídeos que eu vi no YouTube mal a cassete é inserida o mecanismo começa logo a rodar e a fita a ser enrolada à volta da cabeça. Aqui tal não acontecia. Mexi na polia que ligava directamente ao veio do motor. Nos vídeos rodava livremente mesmo com a máquina desligada. No meu estava presa! Penso ter diagnosticado o problema: o motor está preso!
Já saquei o motor para fora e já o tentei abrir, mas há aqui uma pequena nuance: tenho de ter o vídeo ao alto na lateral para poder trabalhar no motor, sem correr o risco de dessoldar os fios (até porque aquilo utiliza um engenhoso sistema não de solda, mas de uma espiral enrolada nos terminais que eu já tentei mas não consigo sacar) nem de esfolar a caixa. Consegui tirar dois dos parafusos que fecham o motor, mas como os outro dois moeram ao extremo e a porca da rosca em baixo também moeu, estou agora estou a ver se consigo com um berbequim moer as cabeças ao máximo para depois, com uma ponta de um escopro e um martelo ver se consigo separar o veio central dos parafusos da respectiva cabeça. Novos parafusos tento arranjar no Aki. Mas isso fica lá mais para a frente.
O motor tem a referência 4-528V-1080I Model GBL-1943 feito no Japão pela Fuji Electric Co. Ltd. Acham que vale a pena o esforço e que eu tenho hipóteses de conseguir recondicionar este motor através da sua desmontagem e, talvez, mudança de escovas? Gostava mesmo de meter este menino a trabalhar, visto que tem um design e um mostrador LCD bem ao estilo de final dos anos '70 naquele azul brilhante que os amantes de equipamentos vintage tanto gostam.