Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Restauro de um sistema de som Sanyo

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Cylon
Membro AAP
Cylon

Restauro de um sistema de som Sanyo Empty
MensagemAssunto: Restauro de um sistema de som Sanyo   Restauro de um sistema de som Sanyo EmptyDom Dez 31 2017, 23:07

Como já falei na minha apresentação adiquiri recentemente por dez euros três elementos Sanyo:

Amplificador JA-366
Sintonizador JT-266
Deck RD-W266
Restauro de um sistema de som Sanyo Img_2012

Confesso que fiquei bastante cativado com este sistema. Acho-lhe imensa piada a nível estético, apesar de ser um sistema de gama baixa/média dos anos '80. Quando o fui buscar ele estava cheio de pó, irreversíveis marcas de uso no plástico superior das molduras e ferrugem à volta das conexões traseiras e na zona dos deslizómetros. Desmontei as chapas dos deslizómetros, lixei-as e pintei-as. Também na parte de trás do aparelho lixei e meti desoxidante o menos possível por causa de não arruinar o lettering.
Restauro de um sistema de som Sanyo Img_2019
Restauro de um sistema de som Sanyo Img_2016
Restauro de um sistema de som Sanyo Img_2017
Restauro de um sistema de som Sanyo Img_2018

Depois de a meter bonitinha, também com uns apoios inferiores novos - os originais em borracha estavam-se a desfazer - foi a vez de ver se ela trabalhava bem. Liguei-a a umas colunas Akai de 80W cada e tanto o amplificador como o sintonizador, apenas com umas doses de spray limpa contactos ficaram como que saídos da linha de montagem.

O deck duplo é que é o pior, pois nota-se que a nível de leitura de cassetes tem já um som muito fraco, especialmente a nível do de gravação. Também notei que não gravava nada de todo, nem os led's do "vuímetro" saíam para lá do mínimo na gravação, ao contrario do que acontecia na leitura de uma cassete. Abri-o e resolvi o problema com o aperto de um parafuso. A chapa por detrás do mecanismo estava desapertada e não engrenava quando se carregava na tecla "rec". É essa chapa que depois está ligada ao controlo de gravação na placa principal.
Restauro de um sistema de som Sanyo Img_2013

Já com esse problema resolvido, fui ver como ficava a gravação. Seleccionei uma estação de rádio e, desta vez, os "vuímetros" correspondiam ao deslizar do comando de nível de gravação, mas esta ficou quase imperceptível. Espreitei quer para o Deck A, quer para o Deck B e fiquei horrorizado! Nunca, na minha vida, tinha visto umas cabeças naquele estado!!!
Restauro de um sistema de som Sanyo Img_2014
Restauro de um sistema de som Sanyo Img_2015

O meu passo seguinte vai ser encontrar um equipamento dador para ver se consigo meter umas cabeças compatíveis neste deck. Tenho ali um velho (e baratucho) boombox dos tempos de adolescente da minha mulher que poderá ser utilizado para esse efeito.

Isto se eu depois de o abrir não ficar com pena e não achar que ele também merece restauro!!!
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes

MensagemAssunto: Re: Restauro de um sistema de som Sanyo   Restauro de um sistema de som Sanyo EmptySeg Jan 01 2018, 21:01

Restauro de um sistema de som Sanyo 22692
somente pelo prazer do restauro
ducar
Membro AAP
ducar

MensagemAssunto: Re: Restauro de um sistema de som Sanyo   Restauro de um sistema de som Sanyo EmptyQui Jan 04 2018, 11:22

Já tentaste limpar as cabeças do Sanyo?
Limpa com álcool isopropílico que é o mais indicado.
Posso estar enganado, mas acredito que uma boa limpeza ficam como novas.

Cylon
Membro AAP
Cylon

MensagemAssunto: Re: Restauro de um sistema de som Sanyo   Restauro de um sistema de som Sanyo EmptyQui Jan 04 2018, 23:02

Boas, ducar!

Efectivamente li esta tua última mensagem e fui (com um bocadinho mais de força) limpar as cabeças. Fui buscar álcool isopropílico e um disco desmaquilhante e toca a esfregar as cabeças de ambos os decks!

Deck A
Restauro de um sistema de som Sanyo Img_2026

Deck B
Restauro de um sistema de som Sanyo Img_2025

Existiam efectivamente restos de uma "pelicula" castanha (resíduos de fita) que com a esfregadela saíram! Ficou apenas visível o desgaste no metal. Pergunto-me se com um bocado de líquido limpa-metais se poderá polir um bocado a cabeça sem a danificar?

Coloquei uma cassete a tocar e o som - tendo em vista o sistema onde estava a ser reproduzida - era soberbo. Apenas não testei a gravação.
ducar
Membro AAP
ducar

MensagemAssunto: Re: Restauro de um sistema de som Sanyo   Restauro de um sistema de som Sanyo EmptySex Jan 05 2018, 12:14

Era em grande parte sugidade, quanto ao polimento das cabeças eu acho que não é boa ideia, é natural existirem marcas de desgaste, provavelmente teve muito uso.
ducar
Membro AAP
ducar

MensagemAssunto: Re: Restauro de um sistema de som Sanyo   Restauro de um sistema de som Sanyo EmptySex Jan 05 2018, 12:33

Se usares cassettes de crómio muitas dessas marcas podem muito bem suavizar.
Essas marcas não são apenas provocadas pelo uso, isso deve se também a oxidação.
ducar
Membro AAP
ducar

MensagemAssunto: Re: Restauro de um sistema de som Sanyo   Restauro de um sistema de som Sanyo EmptySex Jan 05 2018, 23:22

Está aqui um sistema igual no OLX.
Por acaso não é o teu?
Se for quero uma comissão da venda, no fim de contas contribui no arranjo do Sanyo.
WinkSmile

https://www.olx.pt/anuncio/aparelhagem-sanyo-IDAUXPa.html

Cylon
Membro AAP
Cylon

MensagemAssunto: Re: Restauro de um sistema de som Sanyo   Restauro de um sistema de som Sanyo EmptySáb Jan 06 2018, 14:04

Eh eh eh é mesmo esse!

Epah! Comissão?!!! Epah! Isto está mau, isto está mau!!! (Resposta à patrão) Laughing

Meti-o no OLX "naquela" mas... se não o chegar a vender não me importo. Gosto da maquineta.
Cylon
Membro AAP
Cylon

MensagemAssunto: Re: Restauro de um sistema de som Sanyo   Restauro de um sistema de som Sanyo EmptyDom Fev 25 2018, 11:59

Afinal vendi-o mesmo ontem!

Ainda pensei umas duas vezes antes de concretizar o negócio, mas acabou por ir para as mãos de uma senhora que tinha as colunas, o deck, o sintonizador mas a versão com onda longa, e o prato. E, assim como assim, ainda vendi por 50 euros uma coisa que me ficou por dez! Laughing

Ontem estive a montar o sistema em casa da senhora. Embora necessitasse somente do amplificador, acabou por ficar com o resto até porque o deck dela também já estava a precisar de borrachas novas e, assim como assim, ficou também com outro!

Fica a lembrança deste sistema, e a certeza de que o outro ficou em boas mãos! Wink
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Restauro de um sistema de som Sanyo   Restauro de um sistema de som Sanyo Empty

Restauro de um sistema de som Sanyo
Ir para o topo 
Página 1 de 1