Como já falei na minha apresentação adiquiri recentemente por dez euros três elementos Sanyo:
Amplificador JA-366
Sintonizador JT-266
Deck RD-W266
Confesso que fiquei bastante cativado com este sistema. Acho-lhe imensa piada a nível estético, apesar de ser um sistema de gama baixa/média dos anos '80. Quando o fui buscar ele estava cheio de pó, irreversíveis marcas de uso no plástico superior das molduras e ferrugem à volta das conexões traseiras e na zona dos deslizómetros. Desmontei as chapas dos deslizómetros, lixei-as e pintei-as. Também na parte de trás do aparelho lixei e meti desoxidante o menos possível por causa de não arruinar o
lettering.
Depois de a meter bonitinha, também com uns apoios inferiores novos - os originais em borracha estavam-se a desfazer - foi a vez de ver se ela trabalhava bem. Liguei-a a umas colunas Akai de 80W cada e tanto o amplificador como o sintonizador, apenas com umas doses de
spray limpa contactos ficaram como que saídos da linha de montagem.
O
deck duplo é que é o pior, pois nota-se que a nível de leitura de cassetes tem já um som muito fraco, especialmente a nível do de gravação. Também notei que não gravava nada de todo, nem os
led's do "vuímetro" saíam para lá do mínimo na gravação, ao contrario do que acontecia na leitura de uma cassete. Abri-o e resolvi o problema com o aperto de um parafuso. A chapa por detrás do mecanismo estava desapertada e não engrenava quando se carregava na tecla "rec". É essa chapa que depois está ligada ao controlo de gravação na placa principal.
Já com esse problema resolvido, fui ver como ficava a gravação. Seleccionei uma estação de rádio e, desta vez, os "vuímetros" correspondiam ao deslizar do comando de nível de gravação, mas esta ficou quase imperceptível. Espreitei quer para o
Deck A, quer para o
Deck B e fiquei horrorizado! Nunca, na minha vida, tinha visto umas cabeças naquele estado!!!
O meu passo seguinte vai ser encontrar um equipamento dador para ver se consigo meter umas cabeças compatíveis neste
deck. Tenho ali um velho (e baratucho)
boombox dos tempos de adolescente da minha mulher que poderá ser utilizado para esse efeito.
Isto se eu depois de o abrir não ficar com pena e não achar que ele também merece restauro!!!