Os disco sempre foram para mim veículos de prazer, satisfação, alegria e devoção; mas hoje descobri num antiquário um que odiei, confesso que é o primeiro, embora seja um objecto de colecção extraordinário.
É um disco de propaganda do regime que foi elaborado para ser oferecido aos Militares do Ultramar, no Natal de 1971. Um disco em que aparecem nomes como:
- Amália
- Eusébio
- Joaquim Agostinho
- Florbela Queiroz
- Inspector Varatojo
- Parodiantes de Lisboa
- Jack Nicholson
- Maria de Lurdes Modesto
- Armando Cortez
E claro o Ministro da Defesa no final
Um documento histórico como poucos, mas que suja a imagem, indelevelmente, que tinha dos discos até ao presente momento, apenas porque não tinha ideia do que a propaganda do regime era capaz de inventar para lavar o "Cérebro do Pessoal"!
Infelizmente hoje estamos desiludidos com os políticos, mesmo com alguns daqueles que ajudaram a Revolução de Abril; mas ouvir este registo, em que todas as palavras, todos os momentos são aproveitados para enaltecer o esforço de guerra e a importância da mesma para a Nação, de um modo tão directo, básico e prepotente deixou-me perplexo; talvez porque nunca tenha presenciado o que era o poder de persuasão do Estado Novo.
Sei que existem por aí uns saudosistas, alguns até que têm saudades do que não viveram, porque nasceram depois de 25 de abril de 1974, que têm saudade de coisas como a segurança, da palavra do bem estar, mas certamente mesmo esses, porque já lá vai algum tempo, esqueceram-se que na altura não tinham qualquer poder na palavra. As suas palavras eram condicionadas por uma qualquer "superinteligência" que decidia o que era certo e até do que era errado.
Valeu a pena toda busca para a aquisição deste documento, que me perturbou na audição mas que me fez reforçar aquilo porque sempre lutei e lutarei, que é a autodeterminação do indivíduo, mesmo daqueles com os quais não concordo.
Irei ter oportunidade de exibir este documento a alguns, mas peço a todos atenção para a sua aquisição (se o acharem...não foi tarefa nada fácil) e audição; e retirarem por si próprios as suas conclusões.
As minhas são estas!