Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Restauro de um Akai AA-6600

Ir para baixo 
+2
Alexandre Vieira
Cylon
6 participantes
AutorMensagem
Cylon
Membro AAP
Cylon


Mensagens : 380
Data de inscrição : 26/12/2017

Restauro de um Akai AA-6600 Empty
MensagemAssunto: Restauro de um Akai AA-6600   Restauro de um Akai AA-6600 EmptySáb Fev 10 2018, 23:51

Ora bem. Eu disse que tinha novidades, e então ei-las!

Isto... é um Akai AA-6600:
Restauro de um Akai AA-6600 B383bc5b09e7306e0bbffafefc11f4aa

E isto... é o meu Akai AA-6600!!!
Restauro de um Akai AA-6600 Img_2033
Restauro de um Akai AA-6600 Img_2032
Restauro de um Akai AA-6600 Img_2031
Restauro de um Akai AA-6600 Img_2030

A minha paixão por receivers dos anos '70/'80, a par com um curtíssimo orçamento disponível, deu nisto! Este desgraçado que eu resgatei do OLX por 30 euros é mais um dos meus projectos que eu quero ver se ponho em marcha. Caixa de madeira - não tem! Funcionamento - liga mas não dá som, ou melhor, se se ligar uns auscultadores à entrada traseira TAPE ouço rádio, muito baixinho, o que me leva a crer que alguma coisa na amplificação deu o berro.

Para já arranjei umas madeiras e um colega que me vai fazer uma caixa para o bicho. Estou hesitante entre meter a madeira castanha original ou preta para condizer com os botões. Depois tenho de dar um tratamento facial total àquele faceplate! Com o tempo o lettering original desapareceu, bem como a faixa preta inferior, pelo que depois alguém andou para ali a inventar à força toda, até mesmo inventando uma designação de modelo que não existe em lado nenhum. Vou ter de tirar os alumínios todos e ver se os meto a brilhar. Quanto ao lettering, acho que o vou deixar "limpo", sem nada, em vez de tentar fazer uma espécie de lettering como aquele que alguém lhe meteu.

Por último - no que a mim me toca - dar uma valente sopradela com ar comprimido e pincelada à parte eléctrica para ver se, o mais possível, limpo o pó de décadas ao animal. Quanto mais não seja que é para quando o técnico lhe fôr pôr as unhas trabalhe mais à vontade.

Para já é o que eu tenho a adiantar. Tenho um outro novo projecto também que vai ser mais simples de executar, e espero que a par com o video Beta Sanyo que também está parado não o tenha comprado para ali ficar encostado a um canto sem lhe mexer.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Restauro de um Akai AA-6600 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de um Akai AA-6600   Restauro de um Akai AA-6600 EmptyDom Fev 11 2018, 13:12

Restauro de um Akai AA-6600 1213685197

Lindo, Lindo!

Esse ao meu gosto, as laterais eram em cor de madeira!


Excelente projecto esse!

Restauro de um Akai AA-6600 491368
Ir para o topo Ir para baixo
Cylon
Membro AAP
Cylon


Mensagens : 380
Data de inscrição : 26/12/2017

Restauro de um Akai AA-6600 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de um Akai AA-6600   Restauro de um Akai AA-6600 EmptySeg Fev 19 2018, 22:53

No mundo do áudio existem dois tipos de compressão:
- a compressão digital que todo o bom audiófilo que se preze odeia;
- a compressão a ar do meu aspirador com que eu esta manhã tentei tirar cerca de 40 anos de esterco do interior do meu Akai!
Restauro de um Akai AA-6600 Img_2051

Embora o panorama não seja o ideal, dada a corrosão de que vão padecendo as peças em metal, agora apresenta-se muito mais limpo. Por outro lado, também verifiquei duas coisas que me andavam a intrigar há já algum tempo:
- de facto, o quadrante do meu aparelho parecia muito menos iluminado do que o que aparecia na fotografia de exemplo, e agora percebo porquê: faltam-lhe duas lâmpadas em cada ponta do quadrante.
- também descobri que a lâmpada do indicador STEREO é um led. Ora não acredito que a opção original de 1973 fosse essa, ainda mais examinado as ligações. Mais uma coisa para reverter para o mais próximo possível do original.
Restauro de um Akai AA-6600 Img_2050

Tenho encontrado também preciosa informação sobre o assunto, excepto no facto de muito bom restaurador por aí insistir em meter leds que não são de origem!!!

Alexandre Vieira escreveu:
Esse ao meu gosto, as laterais eram em cor de madeira!

Pois é! Estou muito indeciso. Se, por um lado, os botões e o quadrante preto fazem-me pensar em lhe meter umas madeiras pretas que para ali tenho com um aspecto muito parecido ao acabamento das minhas Wharfedale, por outro lado o meu lado mais purista insiste em pensar numa caixa o mais possível próxima da original.
Ir para o topo Ir para baixo
TS1lva
Membro AAP



Mensagens : 163
Data de inscrição : 19/09/2017

Restauro de um Akai AA-6600 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de um Akai AA-6600   Restauro de um Akai AA-6600 EmptySex Mar 09 2018, 12:54

Qual é a voltagem que vai para as lâmpadas?

Esse led não é original, e de certeza que queimou por excesso de corrente...
Ir para o topo Ir para baixo
khayman
Membro AAP
khayman


Mensagens : 166
Data de inscrição : 04/05/2015

Restauro de um Akai AA-6600 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de um Akai AA-6600   Restauro de um Akai AA-6600 EmptySex Mar 09 2018, 15:26

TS1lva escreveu:
Qual é a voltagem que vai para as lâmpadas?

Esse led não é original, e de certeza que queimou por excesso de corrente...

É possível que aquele pedaço de fita isoladora no "cabo" esconda uma resistência em série - senão, de facto o LED não deve ter tido uma vida longa Smile

Ir para o topo Ir para baixo
Cylon
Membro AAP
Cylon


Mensagens : 380
Data de inscrição : 26/12/2017

Restauro de um Akai AA-6600 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de um Akai AA-6600   Restauro de um Akai AA-6600 EmptySex Mar 09 2018, 21:34

Boas! O LED ainda está vivo. Liguei-a às pilhas de um comando e responde aos três volts. Como a luz é fraca, assumo que aguentará voltagens superiores. No entanto, assim que eu conseguir arranjar o meu multímetro (bornes da bateria) vou efectuar algumas medições de modo a ver o que é que consigo adaptar. Tenho ali uma lâmpada pequeníssima, que canibalizei não sei já de onde, que é mais apropriada a este aparelho.

Agora estou de volta da caixa. A semana passada estive em casa de um colega meu a ver se conseguíamos fazê-la, mas dado que um corte em bisel é extremamente difícil, e é esse tipo de corte que eu pretendo para unir as quatro faces, vou ver se corro Alverca à procura de uma carpintaria que mo safe.
Ir para o topo Ir para baixo
Cylon
Membro AAP
Cylon


Mensagens : 380
Data de inscrição : 26/12/2017

Restauro de um Akai AA-6600 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de um Akai AA-6600   Restauro de um Akai AA-6600 EmptySáb Mar 10 2018, 18:12

Ora bem, meus caros, estive a fazer aqui umas medições. A voltagem que sai para a lâmpada do stereo - onde estava o led - é de cinco volts em corrente contínua segundo o multímetro.

A voltagem das lâmpadas do quadrante - onde tenho duas fundidas - é de sete volts em corrente alternada segundo o multímetro. As lâmpadas são semelhantes àquelas usadas na iluminação interior do tejadilho numa viatura.

Também já comprei uma coisa para me dedicar à parte estética.
Restauro de um Akai AA-6600 Limpa_metais_n1_01_400px__73313_zoom
Ir para o topo Ir para baixo
TS1lva
Membro AAP



Mensagens : 163
Data de inscrição : 19/09/2017

Restauro de um Akai AA-6600 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de um Akai AA-6600   Restauro de um Akai AA-6600 EmptySeg Mar 12 2018, 17:14

Olha aqui:

Akai AA-6600

No hifiengine, tens lá o manual de instruções, e o esquema completo.

Dei uma vista d'olhos assim por alto, e vi que o "indicador stereo", realmente é mesmo uma lâmpada, vê lá se o descobres... Restauro de um Akai AA-6600 22692

Se queres mesmo ir p'rá frente com o restauro, começa por fazer um levantamento de todos os condensadores electroliticos, e trata de os substituir todos.
Devido à idade, de certeza que já estão fora das "specs", principalmente os mais pequenos.


Última edição por TS1lva em Seg Mar 12 2018, 21:38, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5347
Data de inscrição : 11/11/2010

Restauro de um Akai AA-6600 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de um Akai AA-6600   Restauro de um Akai AA-6600 EmptySeg Mar 12 2018, 21:02

Cuidado com os limpa metais, podem estragar a serigrafia.
Ir para o topo Ir para baixo
TS1lva
Membro AAP



Mensagens : 163
Data de inscrição : 19/09/2017

Restauro de um Akai AA-6600 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de um Akai AA-6600   Restauro de um Akai AA-6600 EmptySeg Mar 12 2018, 21:50

ducar escreveu:
Cuidado com os limpa metais, podem estragar a serigrafia.

Pois... vai limpar o que ainda resta.

Usa antes WD40 em todas as superfícies de metal do gabinete, depois de limpo fica película de gordura que ajuda a proteger o metal da corrosão

Claro que não convém que chegue aos potenciómetros...
Ir para o topo Ir para baixo
Cylon
Membro AAP
Cylon


Mensagens : 380
Data de inscrição : 26/12/2017

Restauro de um Akai AA-6600 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de um Akai AA-6600   Restauro de um Akai AA-6600 EmptyTer Mar 13 2018, 22:21

Muito obrigado a todos pelas vossas sugestões!

A serigrafia original há muito que desaparecera e tinha sido substituída por uma coisa manhosa! Está tudo bem limpo por agora. O que eu queria mesmo era lixar até aquele alumínio central para lhe retirar certas fortes marcas de uso que por lá andam.
Restauro de um Akai AA-6600 Img_2080
Restauro de um Akai AA-6600 Img_2077

De resto, anteriormente removi todos os painéis de alumínio e deixei-o somente com o osso. Limpei-lhe o acrílico do quadrante e dei-lhe umas pinceladas para remover o esterco de décadas, tanto à frente, como atrás!
Restauro de um Akai AA-6600 Img_2079
Restauro de um Akai AA-6600 Img_2074
Restauro de um Akai AA-6600 Img_2073
Restauro de um Akai AA-6600 Img_2075

A lâmpada fundida é para substituir por outras duas e também vou pensar no que vou meter no lugar do led, dado que a lâmpada canibalizada que para aqui tenho não dá - é de 220 volts.
Restauro de um Akai AA-6600 Img_2076
Restauro de um Akai AA-6600 Img_2081

Infelizmente este amplificador andou mesmo a ser mexido à força toda!!! Para além destes fios que não aparecem em mais nenhumas fotos de outros amplificadores análogos na net, há também a notar uma entrada fêmea para um conector TRS junto às ligações TAPE que também não será original e que penso que será uma entrada de áudio.
Restauro de um Akai AA-6600 Img_2078
Restauro de um Akai AA-6600 Img_2082

Vejo este menino tão mexido que, por vezes, me interrogo se isto vai dar a bom porto...
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5347
Data de inscrição : 11/11/2010

Restauro de um Akai AA-6600 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de um Akai AA-6600   Restauro de um Akai AA-6600 EmptyTer Mar 13 2018, 23:53

Com um pouco de sorte, e uma boa dose de paciência tudo se resolve.

Ir para o topo Ir para baixo
TS1lva
Membro AAP



Mensagens : 163
Data de inscrição : 19/09/2017

Restauro de um Akai AA-6600 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de um Akai AA-6600   Restauro de um Akai AA-6600 EmptyQua Mar 14 2018, 11:35

Boas

Olha aqui um "receiver" igual.
Na parte da amplificação reparo que as placas estão diferentes do original, houve aí grandes mexidas...certo?
PCB's em fibra, em vez das originais no tradicional baquelite acastanhado e com referências na placa "6006-1".

Restauro de um Akai AA-6600 AkaiAA6600.21

Retirei a foto deste fórum Francês:

https://www.audiovintage.fr/leforum/viewtopic.php?t=14898
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 69
Localização : Assado - Perú

Restauro de um Akai AA-6600 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de um Akai AA-6600   Restauro de um Akai AA-6600 EmptyQua Mar 14 2018, 15:50

Cylon escreveu:
... O que eu queria mesmo era lixar até aquele alumínio central para lhe retirar certas fortes marcas de uso que por lá andam...

O produto ideal para dar o aspecto de alumínio escovado será, e passe a publicidade, porque há de várias marcas, aquelas "esponjas verdes" da Vileda. Passar a seco e a coisa fica como nova. Atenção que estou a "falar" de alumínio silver ou preto não brilhante. Quaisquer riscos não profundos desaparecem num instante. Já o fiz em vários aparelhos.
Restauro de um Akai AA-6600 Portrait

_________________
Restauro de um Akai AA-6600 Signat10
Restauro de um Akai AA-6600 Vu-1_z10 Restauro de um Akai AA-6600 Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5347
Data de inscrição : 11/11/2010

Restauro de um Akai AA-6600 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de um Akai AA-6600   Restauro de um Akai AA-6600 EmptyQua Mar 14 2018, 16:03

Desde que o alumínio não seja pintado.
Por vezes os equipamentos levam uma pequena camada de tinta
Como este aqui.


Restauro de um Akai AA-6600 Img_2070
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 69
Localização : Assado - Perú

Restauro de um Akai AA-6600 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de um Akai AA-6600   Restauro de um Akai AA-6600 EmptyQua Mar 14 2018, 16:11

ducar escreveu:
Desde que o alumínio não seja pintado.
Por vezes os equipamentos levam uma pequena camada de tinta
Como este aqui.


Restauro de um Akai AA-6600 Img_2070

Exactamente. Restauro de um Akai AA-6600 491368 Por isso frisei "Atenção que estou a "falar" de alumínio silver ou preto não brilhante."

_________________
Restauro de um Akai AA-6600 Signat10
Restauro de um Akai AA-6600 Vu-1_z10 Restauro de um Akai AA-6600 Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Cylon
Membro AAP
Cylon


Mensagens : 380
Data de inscrição : 26/12/2017

Restauro de um Akai AA-6600 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de um Akai AA-6600   Restauro de um Akai AA-6600 EmptyQui Mar 15 2018, 22:41

Pois é, foi precisamente nesse fórum francês que eu vi o quanto este meu amplificador levou no fussinhu como gente grande! Até a placa cá atrás que é uma só no meu são duas!!!

Isto é tudo muito estranho! Aqueles fios junto da fonte da alimentação, aquela entrada TRS manhosa... Será que isto não é, afinal, um Akai AA-6600? Será que aquela designação manhosa dos autocolantes "L-830" existe mesmo? Será que era habitual, antigamente, estes aparelhos, ao chegarem ao nosso país serem modificados antes de serem vendidos e, por esse mesmo motivo, serem comercializados com outra designação pelo representante?

Mais uma vez, muito obrigado pelas vossas dicas. A ver se este fim-de-semana avanço mais um bocadinho neste projecto.

#prayforakai6600 Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
TS1lva
Membro AAP



Mensagens : 163
Data de inscrição : 19/09/2017

Restauro de um Akai AA-6600 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de um Akai AA-6600   Restauro de um Akai AA-6600 EmptySex Mar 16 2018, 09:04

Cylon escreveu:
Pois é, foi precisamente nesse fórum francês que eu vi o quanto este meu amplificador levou no fussinhu como gente grande! Até a placa cá atrás que é uma só no meu são duas!!!

Isto é tudo muito estranho! Aqueles fios junto da fonte da alimentação, aquela entrada TRS manhosa... Será que isto não é, afinal, um Akai AA-6600? Será que aquela designação manhosa dos autocolantes "L-830" existe mesmo? Será que era habitual, antigamente, estes aparelhos, ao chegarem ao nosso país serem modificados antes de serem vendidos e, por esse mesmo motivo, serem comercializados com outra designação pelo representante?

Mais uma vez, muito obrigado pelas vossas dicas. A ver se este fim-de-semana avanço mais um bocadinho neste projecto.

#prayforakai6600 Twisted Evil

Diria que a parte do amplificador (PCB/Placa) não é um Akai AA-6600... Restauro de um Akai AA-6600 447836
Consigo ver pelas tuas fotos, que os transístores que estão lá são o 2n3055 da RCA.
Enquanto que de origem são uns Hitachi 2SC1030...

Quem sabe até a pessoa que mexeu nele quisesse colocar aí um amplificador melhorzinho, o que não é difícil, pq o original é mesmo fraquinho...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Restauro de um Akai AA-6600 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de um Akai AA-6600   Restauro de um Akai AA-6600 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Restauro de um Akai AA-6600
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» restauro
» Restauro do Akai GX635 - PArte 1
» restauro
» restauro kef 104/2
» Como reparar canto caixa de coluna de som - peço PF ajuda

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: