Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Restauro de um Sharp ST-1122 | |
|
+3luis lopes Denon DL-103R Cylon 7 participantes | Autor | Mensagem |
---|
Cylon Membro AAP
| Assunto: Restauro de um Sharp ST-1122 Dom Fev 11 2018, 00:10 | |
| Outro meu novo projecto vai ser este sintonizador Sharp ST-1122 que me custou 20 euros no OLX e que necessita apenas de uns pequenos ajustes para ficar quase como novo. Adiquiri-o por fazer lembrar os receivers da altura. Este menino apresenta-se com escoriações a nível do faceplate, o visor rachado e uma ligação àudio que está alterada. Quanto ao visor basta arranjar uma placa de acrílico cortada à medida e está resolvido! A ligação anterior era uma improvisada ligação por jack estéreo TRS - que já tirei, de resto - que até nem saía do sítio original, e que vou substituir por um cabo com bananas RCA como o original. E para terminar vou ter de tirar a ferrugem e fazer uma limpeza à caixa. Pior vão ser os riscos. Em princípio irão ficar, pois o faceplate é "faceplastic" e não dá muita manobrabilidade a restaurar, até para não danificar o lettering que ainda está em condições. Talvez se disfarce com um bocado de tinta, utilizando uma espécie de caneta. Conto executar, por ser mais simples, este projecto o mais depressa possível, talvez até - desviando-me do original - adicionando iluminação ao quadrante que é coisa que, para surpresa minha, não tem de origem. | |
| | | Cylon Membro AAP
| Assunto: Re: Restauro de um Sharp ST-1122 Ter Fev 13 2018, 00:34 | |
| Passei o último serão a restaurar a cobertura de plástico ou borracha que cobre o exterior da tampa do sintonizador, bem como o painel frontal. Primeiro utilizei uma mistura de água e de detergente para a louça. Com a ajuda de uma escova de dentes, retirou grande parte da sujidade, mas como eu queria uma coisa mais profunda e não queria usar mais do que os usuais produtos domésticos optei por limpa-sanitários para concluir a operação. No que toca ao exterior, fico-me por aqui. Depois, com um cotonete improvisado de um palito com papel higiénico, retirei impurezas de todas as reentrâncias do painel, de onde já lhe retirei o acrílico do quadrante rachado. Seguiu-se uma mais ligeira escovadela com uma escova de dentes. Agora, para terminar, basta arranjar um outro acrílico à medida. Falta só dar uma lixadela na parte interior da tampa, que já revesti de decapante anti-ferrugem, e que vou lixar amanhã ou nos próximos dias. | |
| | | Denon DL-103R Membro AAP
Mensagens : 298 Data de inscrição : 27/11/2015 Idade : 43 Localização : Madrid
| Assunto: Re: Restauro de um Sharp ST-1122 Ter Fev 13 2018, 10:26 | |
| Quero ver esse Sharp a brilhar É bom ver pessoal a recuperar jóias antigas Boa continuação de restauro... | |
| | | luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Restauro de um Sharp ST-1122 Ter Fev 13 2018, 15:46 | |
| bonita peça | |
| | | Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| Assunto: Re: Restauro de um Sharp ST-1122 Ter Fev 13 2018, 16:26 | |
| Excelente trabalho, para além de bonito; Esse nunca mais vai sofrer de cáries dentárias! | |
| | | niko_pt Membro AAP
| Assunto: Re: Restauro de um Sharp ST-1122 Ter Fev 13 2018, 19:11 | |
| Gosto de ver este tipo de trabalhos! | |
| | | Cylon Membro AAP
| Assunto: Re: Restauro de um Sharp ST-1122 Dom Fev 25 2018, 20:32 | |
| Obrigado pelos vosso incentivos! Neste momento dou por terminado o trabalho de recuperação da tampa! Já passei desoxidante e lixa no interior. Ainda pensei dar-lhe um spray de tinta escura no interior mas, para já, no que a ela toca, fico por aqui. Ainda não vos tinha mostrado as tripas do animal. No que a este diz respeito, está quase como quando saiu de fábrica! É a vantagem de os sintonizadores não aquecerem (supostamente!) nem necessitarem de ventilação por onde entra o esterco todo!!! O tambor do potenciómetro encontra-se oxidado. É algo no qual não irei tocar, pelo menos para já! O anterior dono fez-lhe uma ligação áudio via jack estéreo TRS, assinalando até na placa os canais de ligação. Facilita-me o trabalho, dado que vou ter de arranjar cabo coaxial estéreo com terminação RCA para soldar ali. Ou então estou a pensar, até, em lhe incorporar entradas RCA na traseira, mas sem modificar a caixa original, de um modo que já tenho em mente e que, depois, partilho aqui convosco! Para já, removi os fios da anterior solução dos pernos áudio. Tive que ter muito cuidado para não tocar com o ferro da solda em nada onde não devesse, nem aquecer demais e dessoldar da placa os pernos onde o cabo áudio soldou! Os mesmos estão agora mais limpos e a aguardar novas conexões. Também irei apagar aquelas anotações a lápis na placa, embora me estejam a dar, para já, imenso jeito! | |
| | | TS1lva Membro AAP
| Assunto: Re: Restauro de um Sharp ST-1122 Qui Mar 22 2018, 13:37 | |
| - Cylon escreveu:
Esfregaste toda essa chapa com uma simples escova de dentes...? Gabo-te a paciência. | |
| | | Cylon Membro AAP
| Assunto: Re: Restauro de um Sharp ST-1122 Qui Mar 22 2018, 23:48 | |
| Obrigado. Parece coisa de praxe do secundário, mas o facto é que até me despachei depressa.
Mas o facto é que a paciência não tem sido muita! Tenho o bicho para ali esventrado à espera de soldar as saídas de áudio e, pelos vistos, a coisa vai demorar. Amanhã parto de férias para a Beira Alta e só volto dentro de uns quinze dias...
Aliás, pode ser que seja lá em cima que eu encontre o pedaço acrílico que substitua o original rachado do quadrante. | |
| | | Cylon Membro AAP
| Assunto: Re: Restauro de um Sharp ST-1122 Sáb Abr 21 2018, 19:38 | |
| Está quase a terminar, da minha parte, este restauro! Consegui adaptar as saídas de som da placa a uns fios com uns terminais metálicos e, assim, não foi necessário soldar nada na placa. Apenas tive de soldar as fichas RCA do lado de fora da caixa. A seguir o primeiro teste! Bom som! Com mais dinâmica do que o Pioneer F-225L! Apenas uma nota negativa para o facto de o indicador de intensidade de sinal embaixo não estar a funcional. Apenas o de precisão de sintonia ao lado. Depois ainda tive de perder um serão e quase uma manhã a tentar acertar o mais que pude o ponteiro do quadrante com as frequências. Retirei o eixo de uma das polias onde o fio do quadrante enrolava do circuito agregado à placa e, primeiro que conseguisse acertar com a posição certa vi-me grego, dado que tinha também de colocar umas minúsculas rodas dentadas no sítio. Mas, no final, a coisa ficou o mais precisa possível! Consegui numa loja, baratinho e à medida, um pedaço de acrílico que substituiu o anterior rachado e que a muito custo consegui tirar (algumas minúsculas partes do faceplate também saltaram, mas nada de especial. Fixado com uma pistola de cola, e já está! Montada já a tampa no mesmo, e eis que o sintonizador regressa quase à sua glória inicial! Falta apenas arranjar uma maneira de fixar as fichas RCA fêmeas de saída no painel traseiro, de um modo o mais estético possível, mas já tenho umas ideias em mente. A saída original - vi por aí num site de vendas estrangeiro - era um fio com uma banana DIN macho na ponta. Também uma coisa que vai ficar serão umas marcas de encosto que estão no faceplate junto dos botões. Como é plástico, pouco haverá a fazer. Por outro lado, e aqui requerirá já, possivelmente, a intervenção de um técnico, tenho de ver se consigo meter o indicador de intensidade de sinal a funcionar. Alguém tem sugestões de como o fazer? Já agora, alguém também me consegue esclarecer para que serve o botão "AIR CHECK"? A sua função parece limitar-se a gerar um sinal sonoro ali pelos 400, 500Hz. | |
| | | khayman Membro AAP
| Assunto: Re: Restauro de um Sharp ST-1122 Seg Abr 23 2018, 21:23 | |
| - Cylon escreveu:
Já agora, alguém também me consegue esclarecer para que serve o botão "AIR CHECK"? A sua função parece limitar-se a gerar um sinal sonoro ali pelos 400, 500Hz. Excelente trabalho O botão Air Check deve gerar um sinal de 400 Hz com uma intensidade equivalente a um sinal recebido em FM com modulação a 50%. A função é a de poder ajustar previamente o nível de gravação para fita (por ex.) - gera o sinal, afina-se o nível de gravação a -6dB e teoricamente, se tudo estiver bem calibrado, um sinal de intensidade 100% irá bater nos 0dB de gravação (o "máximo"). Cumprimentos. | |
| | | Cylon Membro AAP
| Assunto: Re: Restauro de um Sharp ST-1122 Seg Abr 23 2018, 21:48 | |
| Fixe! Obrigado pela explicação! | |
| | | khayman Membro AAP
| Assunto: Re: Restauro de um Sharp ST-1122 Seg Abr 23 2018, 23:31 | |
| - Cylon escreveu:
- Fixe! Obrigado pela explicação!
Ora essa, obrigado eu pela partilha de todo o trabalho de restauro. Cumprimentos. | |
| | | Cylon Membro AAP
| Assunto: Re: Restauro de um Sharp ST-1122 Seg Dez 24 2018, 14:42 | |
| Boa tarde e boas festas! Consegui terminar este projecto ainda antes de 2018 findar, eh eh eh! É o que dá procrastinar (gosto muito deste termo)! Andei durante que tempos a pensar em como tentar adaptar umas bananas RCA fêmeas à parte traseira do aparelho. Até que um dia, já não sei onde, tropecei nuns fios que tinham aquele encaixe traseiro que aperta o fio ao chassis! Trouxe-o comigo, limpei-o, e verifiquei que se adaptava na perfeição ao orifício. Faltava o fio com as bananas RCA macho na outra ponta para soldar ao circuito. Ora não me apetecia nada estar a sacrificar um cabo interconnect dos vários RCA's que por aqui tenho para esse efeito. Assim dei corda aos sapatos e fui à loja onde meti uns aparelhos a arranjar ultimamente perguntar se o dono ainda tinha para lá nos desperdícios dele um cabo estéreo RCA com uma das pontas cortadas. Tinha e até teve a amabilidade de mo oferecer. Assim, esta noite só tive de estar de volta do ferro da solda e dou por aqui e por agora o meu projecto como terminado. Apenas mais uma limpeza extra ao painel traseiro, que estava com muitas impurezas! Anteriormente tinha falado em colocar iluminação no quadrante do aparelho. Não é que me falte material para isso, mas, para já, vou manter o aparelho no seu estado original. Por outro lado, ainda há a questão do indicador de intensidade do sinal não funcionar. Já estive a ver as ligações e a dar uns toques no indicador mas, até ver, não consigo resolver esse problema por mim mesmo. Tenho agora, finalmente, o sintonizador Sansu... Sharp ST-1122 praticamente em bom estado! (Eh eh eh por acaso dá ares os da Sansui, de relance...) | |
| | | Cylon Membro AAP
| Assunto: Re: Restauro de um Sharp ST-1122 Sáb Jan 19 2019, 20:44 | |
| Hoje deixei ir o meu Sharp... Deixei-o ir por trinta euros, muito devido ao facto de o indicador de intensidade de sinal não estar a funcionar. Espero que o novo dono lhe dê o devido uso e o trate bem. Estou em crer que sim! | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Restauro de um Sharp ST-1122 | |
| |
| | | | Restauro de um Sharp ST-1122 | |
|