| Restauro Thorens 166 Mk II | |
|
+8Carlos Dias BladeRunner Luis Filipe Goios luis lopes António José da Silva greytear Milton miguelarau 12 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
miguelarau Membro AAP
Mensagens : 74 Data de inscrição : 29/01/2012 Idade : 53 Localização : Belas, Sintra
| Assunto: Restauro Thorens 166 Mk II Seg Jan 28 2013, 22:31 | |
| Olá a todos, bem sei que há muito que não !passo" por aqui, mas devido as questões laborais, pelo facto de ter uma familia com crinaças pequenas e daí aproveitar todos os minutos livres para a minha grande paixão, o AUDIO! Bem sei que não é desculpa mas entre voluntariado, dedicaçao extrema ao meu blog sobre musica e aos muitos projectos de restauro e de melhoramentos em equipamento audio, além de colecionar discos de vinil e bobines, eis que hoje trago aqui um assunto que talvez desperte o interesse de alguém. Há uns dias, num sábado de manhã, estava eu no banho quando o meu telefone toca, ouvi-o mas claro, estando no meio do banho, ignorei. Mai tarde reparei que tinha recebido uma sms, era de um antigo colega de trabalho que apenas escreveu o seguinte, "material de audio antigo, caso queiras é só hoje de manhã senão...lixo", é claro que vesti o que me apareceu e, morando eu em Belas, desloquei-me até ao Estoril em 10 minutos. Chegando lá, e depois de todos os salamaleques, constatei que esse meu ex colega estava a limpar a arrecadação da sogra e que ia deitar para o lixo nada mais nada menos do que 60 LP de vinil em bom estado, um deck de cassetes Sony, um sintonizador Technics, um leitor de cd da Philips (dos primórdios) e.....para meu espanto e babar, um Thorens 166 Mk II, porco imundo, sem transformador e com a agulha partida, constatei que todos aqueles objectos, preciosos para mim, estavam "parados" há 8/9 anos..... Dediquei-me de corpo e alma ao Thorens e, após 2 semanas acabei o restauro. Mandei fazer um plinth em madeira maciça de freixo da qual forrei a cortiça de 4mm, incluindo o chassis, mandei vir e-bay a correia original, uma agulha para a célula Ortofon VMS, 2 fichas RCA de qualidade, um transformador original e 2 molas de chassis que as antigas estavam bastante ferrujentas. Mudei o cabo de saida, os cabos de saida (Audioquest) uma limpeza profunda e uma lubrificação, juntei mais algum material que tinha em casa, do tipo parafusos, spikes, borrachas e ainda lhe fiz um slip mat em cortiça, voilá, acabei, espero que gostem pois, para mim, foi um dos projectos que mais me deu gozo dar vida. Deixo aqui algumas fotos de como ficou!, um grande bem haja! https://2img.net/r/ihimizer/img560/7898/0012gm.jpg https://2img.net/r/ihimizer/img202/9459/0052he.jpg https://2img.net/r/ihimizer/img836/9544/0162y.jpg | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Restauro Thorens 166 Mk II Seg Jan 28 2013, 22:43 | |
| Fantastico Miguel !! O meu 1º Thorens era igual a esse ! | |
|
| |
miguelarau Membro AAP
Mensagens : 74 Data de inscrição : 29/01/2012 Idade : 53 Localização : Belas, Sintra
| Assunto: Thorens 166 Mk II Seg Jan 28 2013, 22:50 | |
| | |
|
| |
greytear Membro AAP
Mensagens : 314 Data de inscrição : 19/05/2012 Idade : 45 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: Restauro Thorens 166 Mk II Seg Jan 28 2013, 22:58 | |
| Excelente trabalho! Parabéns! | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Restauro Thorens 166 Mk II Ter Jan 29 2013, 01:12 | |
| Ficou uma maravilha, mesmo muito bom. Foi pena não teres dito nada, tinha-se mandado vir o Kit Joel e o seu espelho da chumaceira (esse ainda vai a tempo). _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
miguelarau Membro AAP
| Assunto: tjorens 166 Mk II Ter Jan 29 2013, 13:46 | |
| Kit do joel, o que é essa cena? | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Restauro Thorens 166 Mk II Ter Jan 29 2013, 13:50 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Restauro Thorens 166 Mk II Ter Jan 29 2013, 17:12 | |
| isso é que é de amigo..... ficou bonito! | |
|
| |
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
| Assunto: Re: Restauro Thorens 166 Mk II Ter Jan 29 2013, 17:27 | |
| | |
|
| |
miguelarau Membro AAP
| Assunto: Thorens 166 Mk II Ter Jan 29 2013, 17:30 | |
| O plinth não sei se foi caro ou não, mandei faze-lo num carpinteiro, que me levou 65€, explicou-me que embora a dita caixa leve pouca madeira, tem muita mão de obra envolvida. A titulo de curiosidade, este plinth não tem fundo, tem si duas traves com 100mm de largura por 15mm de espessura, ou seja tem uma à frente e outra atás deixando um espaço vazio com cerca de 150mm, isto na largura do equipamento. | |
|
| |
BladeRunner Membro AAP
Mensagens : 256 Data de inscrição : 22/01/2013 Localização : V. N. de Gaia - Porto
| Assunto: Re: Restauro Thorens 166 Mk II Qua Jan 30 2013, 18:01 | |
| Hei-de, mais tarde ou mais cedo, seguir nesta senda... obras como esta, são a melhor inspiração para novatos como eu. | |
|
| |
miguelarau Membro AAP
| Assunto: Thorens 166 Mk II Sáb Fev 09 2013, 23:04 | |
| Obrigado a todos, já "falei" com o Joel e já está tudo tratado. Entretanto gostaria que me comentassem e opiniassem sobre a célula e agulha que o Thorens trazia, a célula é uma Ortofon VMS e a agulha uma N-15 MK II (cónica). Digam de sua justiça por favor... https://2img.net/r/ihimizer/img27/2373/012001ls.jpg | |
|
| |
| Assunto: Re: Restauro Thorens 166 Mk II Sáb Fev 09 2013, 23:08 | |
| - miguelarau escreveu:
- Obrigado a todos, já "falei" com o Joel e já está tudo tratado. Entretanto gostaria que me comentassem e opiniassem sobre a célula e agulha que o Thorens trazia, a célula é uma Ortofon VMS e a agulha uma N-15 MK II (cónica).
Digam de sua justiça por favor...
https://2img.net/r/ihimizer/img27/2373/012001ls.jpg A imagem está bela demais para estar "escondida". Quanto à célula, a ver se aparecem entendidos ou se vamos ter que ir vasculhar. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Carlos Dias Membro AAP
Mensagens : 330 Data de inscrição : 29/07/2012 Idade : 49 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: Restauro Thorens 166 Mk II Dom Fev 10 2013, 19:48 | |
| Maravilha!!! Quando eu for grande quero fazer uma coisa destas! | |
|
| |
miguelarau Membro AAP
| Assunto: Afinação de braço Dom Fev 10 2013, 21:01 | |
| Olá mais uma vez, obrigado por todos conselhos e elogios ao restauro do meu Thorens. Tenho mais uma questão que gostaria que me ilucidassem, o braço do meu thorens não é paralelo ao prato, já baixei ao máximo o "pilar" do braço e o mecanismo de elevar/baixar o braço mas continua com uma inclinação, será uma situação normal de funcionamento ou há algo que me está a escapar?
Mais uma vez, obrigado a todos. | |
|
| |
| Assunto: Re: Restauro Thorens 166 Mk II Dom Fev 10 2013, 21:10 | |
| - miguelarau escreveu:
- Olá mais uma vez, obrigado por todos conselhos e elogios ao restauro do meu Thorens.
Tenho mais uma questão que gostaria que me ilucidassem, o braço do meu thorens não é paralelo ao prato, já baixei ao máximo o "pilar" do braço e o mecanismo de elevar/baixar o braço mas continua com uma inclinação, será uma situação normal de funcionamento ou há algo que me está a escapar?
Mais uma vez, obrigado a todos. Em principio não deveria de acontecer. O mat é o de origem? Em ultimo caso, podes comprar um mat bem mais alto para teres algum "jogo" e conseguires o paralelismo que procuras. Esta mat para além de ser de boa qualidade, deixa-te escolher a espessura que desejares. http://herbiesaudiolab.net/ttmat.htm _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
miguelarau Membro AAP
| Assunto: Braço Thorens Dom Fev 10 2013, 21:57 | |
| Estou a trocar uns e-mails com o nosso amigo Joel...a disponibilidade e simpatia deste homem transcende tudo. | |
|
| |
| Assunto: Re: Restauro Thorens 166 Mk II Dom Fev 10 2013, 22:00 | |
| - miguelarau escreveu:
- Estou a trocar uns e-mails com o nosso amigo Joel...a disponibilidade e simpatia deste homem transcende tudo.
Ele é fabuloso, sempre disponível. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
miguelarau Membro AAP
| Assunto: Afinação de braço Dom Fev 10 2013, 22:06 | |
| Sempre. A esta hora (22.00H) trocamos e-mails e pediu-me para tirar fotografias e enviar, já o fiz e aguardo resposta | |
|
| |
| Assunto: Re: Restauro Thorens 166 Mk II Dom Fev 10 2013, 22:07 | |
| - miguelarau escreveu:
- Sempre. A esta hora (22.00H) trocamos e-mails e pediu-me para tirar fotografias e enviar, já o fiz e aguardo resposta
Mesmo sem o conhecer pessoalmente, já é como um amigo com quem comunico há anos. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Marcos AR Moraes Membro AAP
Mensagens : 136 Data de inscrição : 11/05/2013 Idade : 65 Localização : London - UK | Rio de Janeiro - BR
| Assunto: Re: Restauro Thorens 166 Mk II Sáb maio 11 2013, 23:53 | |
| Belíssimo o up com este plinth. Muito bem executado, ótima solução para os conectores.
Parabéns ! | |
|
| |
Fernando Mota Membro AAP
Mensagens : 2085 Data de inscrição : 31/12/2012 Idade : 49 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Restauro Thorens 166 Mk II Dom maio 19 2013, 12:35 | |
| Um trabalho muito bem feito Como é bom ter amigos com arrecadações de sogras para limpar | |
|
| |
ReginaldoSchiavini Membro AAP
Mensagens : 408 Data de inscrição : 07/02/2012 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Restauro de TD 160 Sáb Mar 01 2014, 12:53 | |
| Gostaria de parabenizar o amigo pelo restauro. Irei iniciar o restauro do meu TD160 e também irei faer um plinto novo. Bem, por hora três duvidas: 1- Ouvi dizer que no caso de TD160 e 166 não ´indicado o uso de spikes de ponta, e sim mais robustos de borracha, com maior superficie..isto procede?
2- quanto a correia, tenho visto basicamente 3 opções: original, de fabricantes de renome da alemanha e genericos a venda por todo o lado. o que recomendam? e também,..há quem venda boas correias aqui em Portugal ou terei de recorrer ao ebay?
3- o clamp pode ser usado nestes TDs? pergunto pois o peso excessivo não poder interferir na rotação do prato? afinal ele nao foi projetado para isto. Há algum limite de peso a ser usado no clamp?? grato
Reginaldo | |
|
| |
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Restauro Thorens 166 Mk II Sáb Mar 01 2014, 22:45 | |
| Bonito! Parabéns! Quando metemos mãos na massa o gosto é outro! E podemos ainda melhorar alguma coisa... | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Restauro Thorens 166 Mk II | |
| |
|
| |
| Restauro Thorens 166 Mk II | |
|