anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Ficheiros guardados podem ter problemas? Seg Mar 12 2018, 11:00 | |
| Coloco aqui um artigo interessante sobre o problema dos ficheiros guardados e a sua não utilização | |
|
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Ficheiros guardados podem ter problemas? Seg Mar 12 2018, 12:12 | |
| Esse assunto está mais do que estudado pelas empresas de armazenamento de dados, daí a importância de manter cópias de segurança e de transferir com alguma regularidade (alguns anos) a informação para discos novos.
| |
|
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
| Assunto: Re: Ficheiros guardados podem ter problemas? Seg Mar 12 2018, 12:31 | |
| Hà anos tinha posto essa pergunta a um amigo e não por acaso a ele. Ele é engenheiro de "rede informàtica" mas sobretudo possui uma grande empresa que converte os documentos papel em digital e que os arquiva para os seus clientes (advogados, bancos, imobiliàrias etc). A sua resposta foi: Eu garanto 50 anos os dados digitalisados ... pois tal é o limite conhecido do limite de stockagem num HDD, mas com temperatura e higrometria controlada pode ir até 100 anos!Eu pessoalmente nunca tive problema de leitura em nenhum dos ficheiros que possuo hà mais de dez anos, e não ouço todos regularmente, pois mais de 3000 discos não dà para escutar todos regularmente. Tenho mesmo ficheiros que não ouço à "muitissimos" anos como certos albums dos Floyd (Animals) ou o Brad Mehldau (The art of the trio) que não devo ter nunca ouvido o ficheiro, pois sò escutei esse album uma vez e em CD, desde que comprei o disco em 97/98 ... Venho de dar uma escutadela ràpida aos dois ficheiros ... e mesmo o Brad TAOTT Vol1 (copiado em 2003 ) soa como quando foi copiado certamente (vou fazer a comparação com o CD que ainda tenho...), então a coisa dura ao menos 15 anos (sém ser escutado) pela experiência que venho de fazer ... | |
|
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Ficheiros guardados podem ter problemas? Seg Mar 12 2018, 12:54 | |
| | |
|
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Ficheiros guardados podem ter problemas? | |
| |
|