Mensagens : 141 Data de inscrição : 13/12/2010 Idade : 54 Localização : Oeste
Assunto: Ligação à terra Qui maio 03 2018, 20:50
Boas,
Não sei se este é o lugar indicado para a minha questão. Recentemente adquiri uma 2ª habitação, para a qual estou a levar algumas das minhas traquitanas, para que possa ouvir musica. Acontece que a habitação é antiga e não tem tomadas com ligação á terra, excepto na cozinha e num anexo. Para não ter de chamar um electricista para já, qual é a melhor solução? Queria colocar um sistema na sala. A minha pergunta é: posso fazer uma ligação à terra nessa tomada? Vi muita coisa na net mas não é muito conclusiva...
Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
Assunto: Re: Ligação à terra Sex maio 04 2018, 09:35
Por vezes a ligação à terra só traz é desvantagens, em PARTICULAR no caso do áudio. Não faz nenhuma falta e por vezes traz ruidos parasitas dos sistemas wi-fi. Um diferencial de protecção no quadro e chega.
Mário Franco Membro AAP
Assunto: Re: Ligação à terra Sex maio 04 2018, 10:30
Nunão escreveu:
Boas,
Não sei se este é o lugar indicado para a minha questão. Recentemente adquiri uma 2ª habitação, para a qual estou a levar algumas das minhas traquitanas, para que possa ouvir musica. Acontece que a habitação é antiga e não tem tomadas com ligação á terra, excepto na cozinha e num anexo. Para não ter de chamar um electricista para já, qual é a melhor solução? Queria colocar um sistema na sala. A minha pergunta é: posso fazer uma ligação à terra nessa tomada? Vi muita coisa na net mas não é muito conclusiva...
Pierre escreveu:
Por vezes a ligação à terra só traz é desvantagens, em PARTICULAR no caso do áudio. Não faz nenhuma falta e por vezes traz ruidos parasitas dos sistemas wi-fi. Um diferencial de protecção no quadro e chega.
A melhor solução é ir buscá-la à cozinha ou ao anexo com uma extensão fixa (mas verificar primeiro se é verdadeira porque há casas onde a ligação à terra é fingida)
A outra solução é enterrar um tubo de metal na terra e ligar-lhe um cabo este artigo creio que explica o essencial
Relativamente à necessidade de ligação à terra o varia consoante os aparelhos.
Os meus audiolab 8000 pré e power não devem ser ligados à terra (vem nas instruções)
O meu DAC Theta pro-Generation V tem indicações expressas no manual de instruções para ser ligado à terra sob risco de poder avariar-se sem essa ligação.
Portanto o que determina é sempre o tipo de aparelho.
(Fugindo um pouco ao assunto, cheguei a queimar motherboards do PC por falta de ligação à terra)
khayman Membro AAP
Assunto: Re: Ligação à terra Sex maio 04 2018, 12:39
Pierre escreveu:
Esta noção da terra "não fazer nenhuma falta" só se aplica a equipamentos cuja construção foi efectuada com duplo isolamento e que por definição não necessitam de terra (a própria ficha apenas tem ligação para a fase/neutro). Em todos os outros casos a eliminação da ligação à terra coloca em risco o utilizador, nomeadamente quando se tratam de equipamentos com chassis metálico como é típico em tantos equipamentos de áudio...
O disjuntor diferencial mede a diferença de correntes entre a fase e o neutro, e dispara em caso de haver uma diferença que ultrapasse o valor regulado (num circuito ideal, é esperado que não exista diferença). A diferença é sinónimo de fuga para a terra, causada por vários motivos, sendo uma delas quando alguém toca na fase; o mínimo de regulação típica para o limite de detecção de um diferencial é 30mA - mas os diferenciais instalados à entrada da instalação estão regularmente configurados para 300mA para evitar disparos acidentais - 30 mA são suficientes para matar um humano, quanto mais 300mA...
Os parágrafos acima para explicar que :
- se o equipamento com chassis metálico tiver ligação correcta à terra e por avaria do mesmo a fase entrar em contacto com o chassis, o contacto directo da fase com a terra imediatamente dispara o diferencial.
- se o equipamento com chassis metálico não tiver ligação à terra e por avaria do mesmo a fase tocar no chassis, o chassis está electrificado e vai causar uma electrocussão do audiófilo que lhe tocar, o que com alguma sorte poderá fazer disparar o diferencial antes do mesmo ir ouvir discos para o além...
Os problemas de ruídos devem ser resolvidos com a resolução dos problemas associados com a instalação eléctrica e não por remoção das seguranças.
Cumprimentos.
Mário Franco Membro AAP
Assunto: Re: Ligação à terra Sex maio 04 2018, 12:59
khayman escreveu:
Os problemas de ruídos devem ser resolvidos com a resolução dos problemas associados com a instalação eléctrica e não por remoção das seguranças.
Faz sentido.
anibalpmm Membro AAP
Assunto: Re: Ligação à terra Sex maio 04 2018, 14:05
Quando construí a minha casa pedi uma terra extra para a minha aparelhagem com uma vareta colocada nas melhores condições Não sei se nota diferença ou não pois sempre esteve assim
Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
Assunto: Re: Ligação à terra Sex maio 04 2018, 14:41
Mário Franco escreveu:
Nunão escreveu:
Boas,
Pierre escreveu:
A melhor solução é ir buscá-la à cozinha ou ao anexo com uma extensão fixa (mas verificar primeiro se é verdadeira porque há casas onde a ligação à terra é fingida)
A outra solução é enterrar um tubo de metal na terra e ligar-lhe um cabo este artigo creio que explica o essencial
Relativamente à necessidade de ligação à terra o varia consoante os aparelhos.
Os meus audiolab 8000 pré e power não devem ser ligados à terra (vem nas instruções)
O meu DAC Theta pro-Generation V tem indicações expressas no manual de instruções para ser ligado à terra sob risco de poder avariar-se sem essa ligação.
Portanto o que determina é sempre o tipo de aparelho.
(Fugindo um pouco ao assunto, cheguei a queimar motherboards do PC por falta de ligação à terra)
Os áudiolab dizem nas instruções para não usar terra, no entanto trazem ficha IEC com terra.
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
Assunto: Re: Ligação à terra Sex maio 04 2018, 15:39
Nunão escreveu:
Boas,
Também tenho uma 2ª habitação antiga aí para a zona Oeste. Também tenho para lá algumas traquitanas de áudio e TV. Umas ligadas a tomadas sem terra e outras com terra, conforme estão dispostas pela casa. Nunca senti necessidade de ligá-las especificamente a tomadas com terra, outro sim, frigorífico e máquinas de lavar. Sendo uma zona húmida e uma casa habitada esporádicamente e portanto não arejada convenientemente, tenho de vez em quando problemas nas próprias tomadas que entram em curto-circuito, mas isso já é outra coisa.
Como já aqui foi dito, uma maneira fácil, mas não totalmente eficaz de ter terra numa ou mais tomadas é ligá-las à tubagem da água da rede pública desde que sejam metálicas.
Outra, eficaz, é esta explicada aqui (é o princípio também dos para-raios, que descarregam a energia do raio até um estilete metálico enterrado no solo)
Assunto: Re: Ligação à terra Sex maio 04 2018, 15:41
Pierre escreveu:
Os áudiolab dizem nas instruções para não usar terra, no entanto trazem ficha IEC com terra.
Mais uma prova da maldade inglesa eles querem que os clientes apanhem umas descargas elétricas
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
Assunto: Re: Ligação à terra Sex maio 04 2018, 15:45
Pierre escreveu:
A residência onde moro há 23 anos tem toda ela tomadas com terra, até nos tectos para os candeeiros (!). O meu Audiolab nunca se queixou, nunca foi ao "doutor" e continua ligado.
Assunto: Re: Ligação à terra Sex maio 04 2018, 15:47
Ferpina escreveu:
Como já aqui foi dito, uma maneira fácil, mas não totalmente eficaz de ter terra numa ou mais tomadas é ligá-las à tubagem da água da rede pública desde que sejam metálicas.
Lá se vai o nosso administrador
Ferpina Membro AAP
Assunto: Re: Ligação à terra Sex maio 04 2018, 15:50
Mário Franco escreveu:
O fio de terra, não o condutor de energia
Assunto: Re: Ligação à terra Sex maio 04 2018, 15:56
Mário Franco escreveu:
Ferpina escreveu:
Nesse caso é tomar banho de luvas e galochas.
Mário Franco Membro AAP
Assunto: Re: Ligação à terra Sex maio 04 2018, 16:00
Ferpina escreveu:
Pierre escreveu:
A residência onde moro há 23 anos tem toda ela tomadas com terra, até nos tectos para os candeeiros (!). O meu Audiolab nunca se queixou, nunca foi ao "doutor" e continua ligado.
Ainda não abri o 8000 C nem o 8000 P mas logo que possa hei-de tirar as dúvidas.
Tenho lá um Advance Acoustic que tem uma ficha fêmea de alimentação com três pinos mas lá dentro só tem fase e neutro ligados.
Suponho que o Audiolab seja um caso parecido.
Mário Franco Membro AAP
Assunto: Re: Ligação à terra Sex maio 04 2018, 16:04
Pierre escreveu:
Mário Franco escreveu:
Ferpina escreveu:
Nesse caso é tomar banho de luvas e galochas.
Graças a deus está em paz tem uma expressão resignada também pudera, depois do Tondela um homem já suporta o que quer que venha, eu próprio já admito a possibilidade de comprar uma dessas banheiras
Hallscool Membro AAP
Mensagens : 746 Data de inscrição : 10/02/2015 Idade : 43 Localização : Porto
Assunto: Re: Ligação à terra Dom maio 06 2018, 02:14
Tenho uma Receiver AV da Yamaha que tem uma ficha simples, sem ligação terra.
O. Pioneer A400, na parte de trás, tem um autocolante que informa que o aparelho deve ser ligado a uma tomada com terra.
Nunão Membro AAP
Mensagens : 141 Data de inscrição : 13/12/2010 Idade : 54 Localização : Oeste
Assunto: Re: Ligação à terra Dom maio 06 2018, 12:40
Boas,
Obrigado pelo feedbcack. Com base no que li aqui vou deixar como está. Dos aparelhos que vou levar só 3 é que têm cabo para terra. Outro problema é que no contrato da EDP vem a classificação de fornecimento de energia categoria "C", ou seja os picos de corrente são substancialmente maiores e mais frequentes. Nada que uma boa extensão com a respectiva protecção não resolva. Penso eu....
ducar Membro AAP
Assunto: Re: Ligação à terra Dom maio 06 2018, 13:50
Os meus Audiolab 8000c e 8000p vêm equipados com fio terra, ao qual acabei por os ligar a uma ficha normal porque provoca um ruído de fundo. Os restantes mono blocos 8000m, o tuner 8000t, Dac 8000dac e o transporte 8000cdm já não vêm equipados com fio terra.
Tenho mais equipamentos um deles da Pioneer com o mesmo tipo de ligação, que obriga mesmo ao uso de fichas com fio terra, se o ligar a uma ficha normal provoca ruídos de fundo.
anibalpmm Membro AAP
Assunto: Re: Ligação à terra Dom maio 06 2018, 21:07
Os meus estão todos ligados à terra através do amp
ducar Membro AAP
Assunto: Re: Ligação à terra Dom maio 06 2018, 21:47
Também tenho alguns sistemas ligados entre si, quando se liga o amplificador os restantes elementos ligam simultaneamente.