Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Baixar som dos tweeters

Ir para baixo 
+2
Milton
Hallscool
6 participantes
AutorMensagem
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

Baixar som dos tweeters Empty
MensagemAssunto: Baixar som dos tweeters   Baixar som dos tweeters EmptySáb 19 maio 2018 - 15:25

Maltinha,

Queria baixar o som (volume) dos tweeters. Aos meus ouvidos tocam mais alto que o woofer e para uma audição com o volume baixo, os graves perdem presença.

Pretendo equilibrar mais o som entre os três altifalantes de cada coluna. Os únicos componentes eletrônicos que as colunas têm são os condensadores para limitar controlar as frequências.

Presumo que a sensibilidade do tweeter seja maior que a dos outros 2 altifalantes.

Como fazer isso?

É com uma resistência?

Agradeço desde já a vossa disponibilidade,

Bom fim de semana para todos.

Wink
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
Milton
Membro AAP
Milton

Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

MensagemAssunto: Re: Baixar som dos tweeters   Baixar som dos tweeters EmptySáb 19 maio 2018 - 16:09

Boas
Que colunas são ? São as mesmas que têm o grave muito extenso?
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas

MensagemAssunto: Re: Baixar som dos tweeters   Baixar som dos tweeters EmptySáb 19 maio 2018 - 16:45

O modo mais limpo é abrir o crossover e instalar um L-pad no circuito dos tweeters. O dial seria saberes quantos dB queres atenuar dos tweeters e comprar as resistências (duas por tweeter) de acordo. Podes fazer as contas aqui. Não medindo metes um L-pad com um potênciometro deste tipo.

Boa sorte!
https://cinnamonaudio.com/
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Baixar som dos tweeters   Baixar som dos tweeters EmptySáb 19 maio 2018 - 19:04

Milton, não.
São as que têm os graves como gosto.
São as famosas Onkyo SX120.
Smile
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Baixar som dos tweeters   Baixar som dos tweeters EmptySáb 19 maio 2018 - 19:11

L-Pad são os potenciometros que as colunas mais antigas têm?
Estás colunas são dos anos 70. Não têm crossovers, ou melhor, os crossovers são apenas dois condensadores, um para os médios e outro para os agudos.
O woofer liga directo.
Milton
Membro AAP
Milton

Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

MensagemAssunto: Re: Baixar som dos tweeters   Baixar som dos tweeters EmptySáb 19 maio 2018 - 19:24

Esses condensadores já foram substituidos ?
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Baixar som dos tweeters   Baixar som dos tweeters EmptySáb 19 maio 2018 - 20:14

Sim, já foram substituídos e estão a tocar mesmo muito bem.

Porém parece-me que os tweeters tocam mais alto que os restantes altifalantes.

Fiz um "teste" com um medidor de decibéis que instalei no telemóvel, que já se sabe que não é propriamente o mais adequado, no entanto achei curioso que os 3 altifalantes tocam todos mais ou menos à mesma altura. Na verdade o woofer até é o que parece tocar mais alto, segundo a leitura do telemóvel. Aos meus ouvidos a gama média e alta é que está realmente mais evidente.

As Technics têm o domo de seda e o das Onkyo é metálico. Não sei se por esse motivo me parece tocar mais alto.

Mas dou o exemplo.
Há uma música que se ouve o dedo a deslizar na corda da guitarra, em que é muito mais perceptível nas Onkyo que nas Technics, porém não me parece que seja por causa do "volume".
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas

MensagemAssunto: Re: Baixar som dos tweeters   Baixar som dos tweeters EmptyDom 20 maio 2018 - 10:47

Sim, era muito usado em décadas anteriores.

Parece-me que o circuito é simples então e prontinho para meter um L-pad entre o condensador do tweeter e o mesmo. Havendo espaço dentro da caixa é uma cirurgia simples e reversível Smile
https://cinnamonaudio.com/
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Baixar som dos tweeters   Baixar som dos tweeters EmptyDom 20 maio 2018 - 12:22

Ricardo,
Este serve para o efeito?
Só queria baixar mesmo um bocadinho. Presumo que entre 6 a 10 dB.

Não sei se num amplificador com controlos do bass e treble não conseguiria o som que pretendo.

Já agora, e um equalizador?
galvaorod
Membro AAP
galvaorod

MensagemAssunto: Re: Baixar som dos tweeters   Baixar som dos tweeters EmptyDom 20 maio 2018 - 14:23

Para mim o problema não é o tweeter, mas sim os médios altos, que muitas vezes se confundem com os agudos, se a unidade de médios não estiver isolada por dentro, recebe a radiação traseira e vibra provocando anasalamento do som, muitas colunas antigas tem os médios isolados com um "copo" ou um tubo de cartão para não vibrarem por simpatia ás ondas refletidas dentro da caixa.
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Baixar som dos tweeters   Baixar som dos tweeters EmptyDom 20 maio 2018 - 14:41

Obrigado pela dica. Realmente tenho umas colunas que têm uma espécie de funil de plástico nos médios. Presumo que seja a isso que te refiras. Mas neste caso em particular, parece-me mesmo que são os tweeters.

Em todo o caso irei experimentar desligar os médios para ouvir o resultado.

agorgal
Membro AAP
agorgal

MensagemAssunto: Re: Baixar som dos tweeters   Baixar som dos tweeters EmptyDom 20 maio 2018 - 18:31

Hallscool escreveu:

Em todo o caso irei experimentar desligar os médios para ouvir o resultado.

Eu não faria isso. O resultado será, por certo, desastroso...
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Baixar som dos tweeters   Baixar som dos tweeters EmptyDom 20 maio 2018 - 21:54

Objetivo de desligar os médios era para perceber se estava a tocar mais alto que o altifalante dos graves.

Experimentei. E a diferença de ter os médios ligados ou desligados não é imensa.
Depois desliguei o tweeter e aí, sim, é uma diferença colossal.
De seguida deixei só o woofer a tocar e achei curioso que o som do dedo a deslizar pela corda da guitarra, que referi, é reproduzido pelo woofer e eu estava convencido que era o médio e tweeter.

Com esta experiência percebi que nenhum dos altifalantes está a tocar mais alto, como suspeitava.

Quando tirei o médio da caixa, mas com o mesmo ligado, o woofer ganhou um "Boost". Acho que fez o efeito do bass reflex, porém também se ouve o som das caixas. Estas colunas são seladas.

Por fim, acho que o som destas colunas é realmente muito bom, no entanto não são o ideal para todos os estilos musicais. Há álbuns que fico estupefacto com a qualidade e com outros nem tanto.

De momento estou a pensar em colocar um difusor nos tweeters, Penso que será um bom upgrade para estas colunas.

Baixar som dos tweeters D_q_np10

Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Baixar som dos tweeters   Baixar som dos tweeters EmptyDom 20 maio 2018 - 22:04

Galvaorod, o médio é fechado na parte de trás e na parte da frente, pouco mexe. Até parece que não vibra.
bikett

MensagemAssunto: Re: Baixar som dos tweeters   Baixar som dos tweeters EmptyQui 7 Jun 2018 - 1:48

Boa noite a todos!

Deve faltar um filtro low-pass no woofer, (está ligado directo) deve estar a tocar as mesmas frequências do medio subindo os dbs

Hallscool escreveu:
Objetivo de desligar os médios era para perceber se estava a tocar mais alto que o altifalante dos graves.

Experimentei. E a diferença de ter os médios ligados ou desligados não é imensa.
De seguida deixei só o woofer a tocar e achei curioso que o som do dedo a deslizar pela corda da guitarra, que referi, é reproduzido pelo woofer e eu estava convencido que era o médio e tweeter.

Com esta experiência percebi que nenhum dos altifalantes está a tocar mais alto, como suspeitava.

Quando tirei o médio da caixa, mas com o mesmo ligado, o woofer ganhou um "Boost". Acho que fez o efeito do bass reflex, porém também se ouve o som das caixas. Estas colunas são seladas.

Por fim, acho que o som destas colunas é realmente muito bom, no entanto não são o ideal para todos os estilos musicais. Há álbuns que fico estupefacto com a qualidade e com outros nem tanto.

De momento estou a pensar em colocar um difusor nos tweeters, Penso que será um bom upgrade para estas colunas.

Hallscool
Membro AAP
Hallscool

MensagemAssunto: Re: Baixar som dos tweeters   Baixar som dos tweeters EmptyQui 7 Jun 2018 - 9:33

bikett escreveu:
Boa noite a todos!

Deve faltar um filtro low-pass no woofer, (está ligado directo) deve estar a tocar as mesmas frequências do medio subindo os dbs

Hallscool escreveu:

É possível, mas as colunas são assim de fábrica. Os crossovers têm apenas 2 condensadores.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Baixar som dos tweeters   Baixar som dos tweeters Empty

Baixar som dos tweeters
Ir para o topo 
Página 1 de 1