Assunto: Kef 107,2 Upgrade tweeters Qua maio 06 2020, 18:18
Olá colegas, Alguém sabe de algum upgrade que tenha sido feito com sucesso a estas colunas, a nível de tweeter? Ou a nível de crossover? Cumprimentos, JPAguas
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Kef 107,2 Upgrade tweeters Qua maio 06 2020, 19:16
jpaguas escreveu:
Olá colegas, Alguém sabe de algum upgrade que tenha sido feito com sucesso a estas colunas, a nível de tweeter? Ou a nível de crossover? Cumprimentos, JPAguas
Qual é o objectivo?
jpaguas
Assunto: Re: Kef 107,2 Upgrade tweeters Qui maio 07 2020, 09:20
Melhorar a qualidade dos agudos...Eu uso o kube e acho que os agudos e a imagem poderiam ser melhorados...
galvaorod Membro AAP
Assunto: Re: Kef 107,2 Upgrade tweeters Qui maio 07 2020, 09:38
jpaguas escreveu:
Melhorar a qualidade dos agudos...Eu uso o kube e acho que os agudos e a imagem poderiam ser melhorados...
Ou a coluna tem problemas, e neste caso os tweeters arrefecidos com ferro fluido podem dar problemas com o tempo. Mas esse problema tem que ser resolvido por alguém que perceba da faina...
Qualquer outra coisa implica gastar muito dinheiro e estragar as colunas. Deixam de ser originais e apenas vão ficar a tocar diferente, não necessariamente melhor.
...e dizer levianamente que umas 107 podem ser melhoradas é a mesma coisa que dizer que um clássico da Mercedes pode ser melhorado...
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Kef 107,2 Upgrade tweeters Qui maio 07 2020, 11:02
jpaguas escreveu:
A qualidade da imagem (nitidez) depende mais da caixa do que do tweeter. E também depende do posicionamento (proximidade/reflexos das paredes laterais e o ângulo de toe-in).
Esse tweeter (SP1265) tem ferrofluido? Em caso afirmativo, estará a precisar de substituição?
A qualidade dos agudos pode de facto melhorar com um altifalante novo.
Talvez os meus "vizinhos" da Falcon Acoustics o possam ajudar:
Mensagens : 1155 Data de inscrição : 21/11/2014 Idade : 53 Localização : Paço de Arcos
Assunto: Re: Kef 107,2 Upgrade tweeters Qui maio 07 2020, 11:59
Há muito que se escreve sobre a utilização do Kube nas kef. Já experimentou sem o Kube?
jpaguas
Assunto: Kef 107,2 + kube Qui maio 07 2020, 14:33
Olá, Obrigado pelas respostas. De facto já experimenttei, mas com o meu amplificador (rotel RB 1090) as colunas não funcionam bem, o grave desaparece ... A opinião de um ex agente kef local(Eduardo Rodrigues), que vendia muitas colunas destas é que estas necessitam de mais muito mais power para cantarem como deve de ser...E até experimentei com ele com dois powers sony N-80 ES, um para cada coluna só para graves+ o rotel só para agudos e trabalhavam bem...
Ruben Pinto Membro AAP
Mensagens : 1155 Data de inscrição : 21/11/2014 Idade : 53 Localização : Paço de Arcos
Assunto: Re: Kef 107,2 Upgrade tweeters Qui maio 07 2020, 14:40
jpaguas escreveu:
Olá, Obrigado pelas respostas. De facto já experimenttei, mas com o meu amplificador (rotel RB 1090) as colunas não funcionam bem, o grave desaparece ... A opinião de um ex agente kef local(Eduardo Rodrigues), que vendia muitas colunas destas é que estas necessitam de mais muito mais power para cantarem como deve de ser...E até experimentei com ele com dois powers sony N-80 ES, um para cada coluna só para graves+ o rotel só para agudos e trabalhavam bem...
Não sei o que lhe diga. A solução que ouviu e gostou é muito dispendiosa e não e fácil de encontrar 2 n80.
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
Assunto: Re: Kef 107,2 Upgrade tweeters Qui maio 07 2020, 17:14
jpaguas escreveu:
Em tempos utilizei umas KEF 103/4 (ano 1995) que hoje estão a trabalhar sem problemas em casa do meu filho! Não são más nem são boas!?… São KEF de gama alta e punto! Então, não há Kube que lhes valha, nem a estas nem às outras maiores, do que precisam, do que querem mesmo, é de músculo e se um power não lhes chega, pois ponham-se-lhes dois ou mais!?…
Acabaram em minha casa assim como estão na foto:
Um par de Musical Fidelity, ELEKTRA Series E300 para atacar em modo mono, cada uma delas, a banda MF/HF; um par de monoblocos Vincent SP996 com a mesma disposição para a banda LF...
Resumindo e concluindo, atacadas por 2x MF E300 + 2x Vincent SP996!?...
E ficaram a satisfazer-me plenamente, até hoje!...
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14272 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Kef 107,2 Upgrade tweeters Qui maio 07 2020, 20:51
Citação :
Prezado reirato,
Não me importava de ter uma mesa idêntica à sua Sound Organisation. Mas, encontrá-la em território lusitano no mercado de usados...
Com melhores cumprimentos,
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
Assunto: Re: Kef 107,2 Upgrade tweeters Sex maio 08 2020, 00:53
Ghost4u escreveu:
… … Não me importava de ter uma mesa idêntica à sua Sound Organisation. Mas, encontrá-la em território lusitano no mercado de usados... … … ...
Tenho outra, cinzenta…
Mas já consta do rol do legado ao A. Vieira ( se ele se portar bem…. )
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Kef 107,2 Upgrade tweeters Sex maio 08 2020, 00:57
reirato escreveu:
Ghost4u escreveu:
… … Não me importava de ter uma mesa idêntica à sua Sound Organisation. Mas, encontrá-la em território lusitano no mercado de usados... … … ...
Tenho outra, cinzenta…
Mas já consta do rol do legado ao A. Vieira ( se ele se portar bem…. )
É o que lhe digo Comandante Reirato, estes Fantasmas e outros Gosmas que por aqui coabitam, estão sempre a tentar debicar o "nosso" património.
reirato Membro AAP
Assunto: Re: Kef 107,2 Upgrade tweeters Sex maio 08 2020, 01:02
reirato escreveu:
Tenho outra, cinzenta…
E... se reparar bem, tem uns spikes especiais, uns add-on nórdicos, já não me lembro da marca, que sendo de apoio cónico apuntado, têm uma armadura metálica de protecção do soalho integrada1...
Assunto: Re: Kef 107,2 Upgrade tweeters Sex maio 08 2020, 09:06
jpaguas escreveu:
Muito mais power?
Sony (Stereo): 200W/canal a 8 Ohm e 270W/canal a 4 Ohm. Rotel (Stereo): 380W/canal a 8 Ohm e 700W/canal a 4 Ohm.
Esse Rotel é uma verdadeira Central Eléctrica.
Se calhar o ex-agente queria era vender mais equipamento...
A função do Kube (KEF Universal Bass Equalizer) é, como o nome indica, equalizar a resposta:
No link o crítico refere que o Kube é dado a avarias.
Ghost4u Membro AAP
Assunto: Re: Kef 107,2 Upgrade tweeters Sex maio 08 2020, 14:33
Prezado reirato,
Se o Alexandre Vieira não se portar em conformidade ou desistir, candidato-me a ficar com uma Sound Organisation.
Com melhores cumprimentos,
jpaguas
Assunto: Re: Kef 107,2 Upgrade tweeters Seg maio 25 2020, 19:31
Olá, Já vi que a solução que o membro Reirato, aplicou ao problema, é a mesma solução que me tinha sido recomendada pelo referido agente da Kef...pontapé no kube e muito power nelas (com vários monoblocos e em bi-amplificação, pelo menos) Na loja dele que era no centro comercial da palmeiras, em Oeiras, eu vi lá umas kef 107,2 que tinham pelo menos a alimentação de um Mc 2000 Mcintosh, para os graves, e depois mais uns 2 ou 3 amplificadores... Ele contou-me que um dia destes o vendedor internacional da fábrica da Kef, que costumava ir a todos os audioshows e exposições internacionais da Kef foi lá à loja, e ficou doido com o som que le consegui tirar dessas colunas, lá naquela lojinha de centro comercial, com paredes de vidro, colunas essas que ele próprio vendia...Mas que pelos visto nunca tinha ouvido a tocar tão bem... Se calhar vou comprar uns módulos de amplificadores hypex ncore, mas já vi que têm que ser uns 4...
Fernando Salvado Membro AAP
Mensagens : 466 Data de inscrição : 02/03/2018 Localização : Parede
Assunto: Kef 107.2 Ter maio 26 2020, 14:54
Boas tardes JP Águas, Na realidade alimentar as 107.2 não é coisa fácil e alimentá-las mal...ainda é pior ! SE...o seu objectivo é ter um baixo amplo e profundo, capaz de reproduzir um órgão de catedral...então vale a pena o investimento, sem esquecer que, sem crossover, é fácil danificar os altifalantes e a reparação/ substituição não é nada que se recomende aos amigos... Com tantos SES...aquí vai mais um SE... ...SE o objectivo não é ter um orgão em casa, porque não, considerar a substituição das colunas ? Um abraço e boas decisões...
jpaguas
Assunto: Re: Kef 107,2 Upgrade tweeters Ter maio 26 2020, 18:29
Olá Amigo Salvado, É, as peças em causa requerem muito alimento e não gostam de qualquer companhia...E não sei se a sala não interfere igualmente... Também já me passou pela ideia que se calhar requerem não só uma sala maior, como outra amplificação... Mas por acaso vi um Inglês num forum local a falar que tinha ouvido umas com um tweeter raal que tocavam uma maravilha.... A ideia era saber se alguém já ouviu falar de alguma coisa similar... Um grande abraço...
jpaguas
Assunto: Re: Kef 107,2 Upgrade tweeters Ter maio 26 2020, 18:34
Assunto: Re: Kef 107,2 Upgrade tweeters Ter maio 26 2020, 20:33
Prezado jpaguas,
Ante o duplo e válido "se" colocado por Fernando Salvado e, contando que gosta de meninas falantes da série Reference, sugiro a aquisição das monitoras dessa gama, as quais fazem excelente parceria com o "pionés" A-400. Eis um anúncio de venda: https://www.olx.pt/anuncio/colunas-vintage-kef-model-102-2-IDC9Je3.html#81e6fb95cb.
Entretanto, ao ler as palavras do companheiro supracitado, lembrei-me do tema «Se cá nevasse...», da Salada de Frutas.