Boa noite pessoal.
Ora bem desde há uns meses para cá decidi entrar no mundo do vinil e posso dizer que até agora não estou nada arrependido, muito pelo contrário. A gama dinâmica que se faz sentir/ouvir nas masterizações de vinil vale a pena o investimento em relação às masterizações comprimidas e altas do CD, apesar de comprar CDs também para ouvir no carro e no trabalho e também quando estou no meu PC.
O gira discos que tenho é um rega planar 1 e estou muito contente com a qualidade dele. Mas há uma coisa que me tem tirado do sério que é a limpeza dos discos. Comprei uma escova anti estática e passo sempre a escova antes de tocar o vinil mas o pó mais entranhado não consegue remover e isso traduz-se nos famosos "clicks" do vinil.
Na loja onde comprei o gira discos que é uma loja dedicada a som audiófilo, recomendou lavar os discos com água corrente e passar sabão das mãos e depois passar água destilada. Ou eu faço mal as coisas ou então não resolve de muito. Li na net que uma coisa que ajudava a levantar o pó era rodar o disco a 45rpm e passar a escova anti estática no fim mas acontece é que aquilo fica agarrado ao pano que tem no gira discos e ao tirá-lo do vinil deixa mais pó ainda. Guardo os discos dentro de bolsas anti estáticas também e estas ficam dentro das capas originais do álbum.
Tirando as máquinas kiost pois de momento são caras e não tenho tantos álbum em vinil quais as soluções que recomendam usar? Estava pensar em levar os discos vinil à loja que comprei o gira discos mas pagar 3€ por cada disco, fica o mesmo valor que comprar um novo álbum.
Obrigado pela vossa atenção.
Cumprimentos!