| Limpeza de discos de vinil novos | |
|
+5Luis Filipe Goios zaratustra António José da Silva *©uℓto do Ʋıƞıℓ ® MJC 9 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
MJC Membro AAP
Mensagens : 3625 Data de inscrição : 03/07/2010 Idade : 73 Localização : Lisboa
| Assunto: Limpeza de discos de vinil novos Ter Nov 02 2010, 12:08 | |
| O som limpo que ambicionamos obter através dos nossos sistemas analógicos começa com um disco limpo. Apesar de um disco novo, em embalagem selada parecer estar em condições perfeitas de utilização e imaculadamente limpo, tal não se verifica. Por condições perfeitas, entenda-se condições normais de utilização, considerações como ― os discos de vinil deverão ser tocados umas cinco vezes para atingirem o seu estado ideal, rodados no sentido literal, ficarão fora do âmbito deste tópico. O processo de fabrico dos discos de vinil e a sua prensagem, fazem com que resíduos, contaminantes e compostos químicos fiquem depositados na superfície do disco. Muitos destes resíduos são pegajosos e ficam firmemente agregados às paredes das espiras atraindo pó e lixo. Além deste facto, mal um disco é removido da sua protecção, por acção electrostática, atrai poeira que se encontra no ar. Por seu lado a agulha força estas partículas ― cuja dureza poderá atingir o grau 8, sendo o grau de dureza do diamante 10 ― contra a suave superfície do vinil ― dureza inferior a 1. As irregularidades resultantes desta aglomeração causam ruído, distorção, e os quase omnipresentes »cliques» e »pops«. O (mau) manuseamento dos discos também pode acrescentar mais pó, gorduras da pele, sais e resíduos. Quando uma agulha sulca as espiras exerce uma pressão extremamente grande ― cerca de 2 a 6 toneladas/cm2 ― dando origem a uma subida de temperatura de quase 160º ― o ponto de fusão do vinil ― fazendo com que essas partículas se aglomerem com o vinil.
Primeira limpeza da superfície do disco
Os líquidos de limpeza tradicionais à base de água e álcool não conseguem dissolver e desagregar estes contaminantes e resíduos, daí que seja necessário o emprego de um líquido específico para esta tarefa. Existem no mercado vários líquidos de limpeza apropriados para este tipo de »higiene básica«.
A título indicativo sempre que recebo um disco novo (recebo, a maior parte das vezes pagando) faço uma limpeza com este tipo de líquido seguido de um banho com água destilada. E aspiro. E suspiro porque o disco ainda não está pronto para a festa. Falta o tratamento com o preservativo (não, não é esse, suas mentes perversas). A conservação do vinil fica para amanhã.
Notas 1- Este pequeno texto foi escrito com base em informação retirada de vários locais da net e algumas frases não passam de simples traduções. 2- Não tendo este tópico um carácter comercial, abster-me-ei de referências a fabricantes. Se algum forista quiser trocar impressões sobre marcas terei todo o prazer em fazê-lo por MP. 3- Perguntarão os digitolos ― porque raio estes gajos insistem no vinil, que dá tanto trabalho, que tem tantos problemas, etc, etc, etc? Pois a resposta é simples ― é o amor senhores, é apenas o amor.
Despeço-me num clima amoroso e ternurento. Vou dar banhinho a uns recém-nascidos que recebi (pagando).
Beijinhos,
Mário | |
|
| |
*©uℓto do Ʋıƞıℓ ® Membro AAP
Mensagens : 1377 Data de inscrição : 04/07/2010 Idade : 51 Localização : Terra da Capa Rica
| Assunto: Re: Limpeza de discos de vinil novos Ter Nov 02 2010, 14:10 | |
| Excelente entrada a do colega MF com esta abordagem ao tópico de limpeza, no entanto gostaria que abordasse esta questão que menciona, visto nunca ter me apercebido e questionado sobre o mesmo, quando refere
"...os discos de vinil deverão ser tocados umas cinco vezes para atingirem o seu estado ideal, rodados no sentido literal"
Caso possa me ajudar aqui, noutro tópico ou mesmo num futuro encontro agradeço. | |
|
| |
MJC Membro AAP
| Assunto: Re: Limpeza de discos de vinil novos Ter Nov 02 2010, 14:20 | |
| Caro Culto, o tal que tem o nome do meu Avô,
Isso é tema para muita bordoada. Diria mesmo pancada de criar bicho. É polémico, controverso, pouco documentado, tem bases físicas que o poderão justificar por um lado, desacreditar pelo outro.
Sugiro que deixemos acabar o debate a decorrer na AR, para depois entrarmos nesta causa fracturante...
Abraço,
Mário | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Limpeza de discos de vinil novos Ter Nov 02 2010, 14:44 | |
| - *©uℓto do Ʋıƞıℓ ® escreveu:
- Excelente entrada a do colega MF com esta abordagem ao tópico de limpeza, no entanto gostaria que abordasse esta questão que menciona, visto nunca ter me apercebido e questionado sobre o mesmo, quando refere
"...os discos de vinil deverão ser tocados umas cinco vezes para atingirem o seu estado ideal, rodados no sentido literal"
Caso possa me ajudar aqui, noutro tópico ou mesmo num futuro encontro agradeço. De facto, o Mário tem razão. Mesmo depois de bem lavados, só depois de rodar umas vezes, é que o disquinho fica totalmente perfeito. Não sei se são necessárias cinco vezes, mas pelo menos duas é. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
zaratustra Membro AAP
Mensagens : 4762 Data de inscrição : 09/07/2010 Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha
| Assunto: Re: Limpeza de discos de vinil novos Ter Nov 02 2010, 14:56 | |
| Bom post para aquecer as turbinas! Fico, ansiosamente, a aguardar o post dedicado à limpeza ordinária do disco de vinil, ou seja, discos que não se encontrem no estado de virgindade absoluta! Até lá (pelo menos), ando eu por aqui a tratar dos coitadinhos... com uma Knosti...... | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Limpeza de discos de vinil novos Ter Nov 02 2010, 15:06 | |
| - zaratustra escreveu:
... com uma Knosti...... E é bem melhor que não lavar... _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
| Assunto: Limpeza de vinyl novos Ter Nov 02 2010, 16:39 | |
| Caro Mário: Depois de ler este texto, fico já a aguardar pelo próximo ( amanhã ? só? ) Os meus foram sempre a banhos com a Knosti, mas estou em mãos com projecto DIY, de construção de máquina com aspiração, o que deve ser bastante melhor. Já agora, alguém me pode informar ( AJS / RSousa) se o tubo de aspiração ( devidamente protegido, ex. veludo ) encosta ão vinyl, na fase de aspiração/ secagem ? Quanto ãos liquidos limpeza, já o disse num outro tópico, a mistura aconselhada pelo Adm. (AJS) e testada por muitos, comigo tem funcionado muito bem ( estática / limpeza ). | |
|
| |
MJC Membro AAP
| Assunto: Re: Limpeza de discos de vinil novos Ter Nov 02 2010, 16:52 | |
| - zaratustra escreveu:
- Bom post para aquecer as turbinas!
Fico, ansiosamente, a aguardar o post dedicado à limpeza ordinária do disco de vinil, ou seja, discos que não se encontrem no estado de virgindade absoluta! Até lá (pelo menos), ando eu por aqui a tratar dos coitadinhos... com uma Knosti...... Caro Zaratustra, Lamento imenso, mas a minha condição de aristocrata não me permite qualquer contacto com limpezas ordinárias. É uma questão de berço e na qual sou intransigente. Aliás, o meu amigo com nome do profeta, também deve aspirar a algo mais elevado do que limpezas ordinárias.Elevadamente e limpo, Mário | |
|
| |
zaratustra Membro AAP
Mensagens : 4762 Data de inscrição : 09/07/2010 Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha
| Assunto: Re: Limpeza de discos de vinil novos Ter Nov 02 2010, 21:35 | |
| - M Fernandes escreveu:
- zaratustra escreveu:
- Bom post para aquecer as turbinas!
Fico, ansiosamente, a aguardar o post dedicado à limpeza ordinária do disco de vinil, ou seja, discos que não se encontrem no estado de virgindade absoluta! Até lá (pelo menos), ando eu por aqui a tratar dos coitadinhos... com uma Knosti...... Caro Zaratustra,
Lamento imenso, mas a minha condição de aristocrata não me permite qualquer contacto com limpezas ordinárias. É uma questão de berço e na qual sou intransigente. Aliás, o meu amigo com nome do profeta, também deve aspirar a algo mais elevado do que limpezas ordinárias.
Elevadamente e limpo,
Mário Muito bem, ficamos então pelas lavagens primas, na companhia de Vossa Merecê... (e, devo dizer que já não ficamos nada mal...) | |
|
| |
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Limpeza de discos de vinil novos Qua Nov 03 2010, 01:22 | |
| No outro forum tive a oportunidade de falar disto mesmo. E eu sempre que compro um disco novo, antes de por a tocar dou-lhe banho. Mas já agora gostaria de saber que produto é esse. Boas lavagens! | |
|
| |
MJC Membro AAP
| Assunto: Re: Limpeza de discos de vinil novos Qua Nov 03 2010, 13:54 | |
| A principal causa de degradação e danos nos discos está relacionada com o fenómeno das »fracturas por ondas de choque«. Uma onda de pressão é produzida pela agulha ao sulcar as espiras. As ondas de pressão criadas, deslocam-se num movimento radial a partir das duas áreas de contacto da agulha com as paredes das espiras. Estas ondas deslocam-se à frente da agulha da mesma forma que as ondas se movimentam à frente do barco que as origina. Quando as ondas de pressão encontram uma micro fenda, defeitos do vinil, ou outros imperfeições da superfície, a energia cresce, dando origem a uma onda de choque que pode atingir as forças de coesão que regulam a agregação dos componentes da superfície do vinil. Quando este facto se verifica, dá origem a fendas maiores e fragmentos de vinil podem ser expelidos das paredes dos sulcos, este fenómeno pode ocorrer na primeira passagem do disco e aumentará de uma forma exponencial em função do número de leituras e da carga da agulha.
Limpeza de Manutenção Uma rotina de limpeza de manutenção impede danos provocados por abrasão quando o pó e o lixo acumulados na superfície do disco são arrastados contra as paredes dos sulcos pela agulha. Depois de termos um disco bem limpo podemos tentar preservar a sua integridade através da aplicação de soluções próprias para este efeito. Estes líquidos ― assim o reclamam alguns fabricantes ― actuam a nível molecular conferindo maior estabilidade reforçando a coesão da superfície do disco de forma a que melhor possam resistir às ondas de choque provocadas pela agulha. Paralelamente ao efeito preservativo do vinil, e relativamente a um produto específico, alguns entendidos afirmam que a utilização desse mesmo produto aporta benefícios a nível sonoro muito significativos. Explicam este facto com a melhoria da interacção entre a agulha e o sulco que o líquido proporciona. Literalmente, um preservativo que também actua como lubrificante (lá estão vocês com essas cacholinhas malandras…). Há quem tenha feito medições (utilizando um disco de teste) e indique uma redução de 10dB na DIM* das frequências altas. Esse mesmo fabricante indica que um disco tratado com o seu líquido de preservação/conservação, se mantido limpo e não sendo maltratado fisicamente (outra vez? Vocês não pensam noutra coisa…) pode ser tocado, no mínimo, 200 vezes sem degradação perceptível. 200 passagens, mais tratamento, mais 200 passagens, enfim, o argumento que o vinil não é eterno pode ser verdadeiro. Mas que bem tratado dura como o caneco, lá isso dura.
Notas 1- Este pequeno texto foi escrito com base em informação retirada de vários locais da net e algumas frases não passam de simples traduções. 2- Mais uma vez gostaria de salientar que não tendo este tópico um carácter comercial, abster-me-ei de referências a fabricantes. Se algum forista quiser trocar impressões sobre marcas terei todo o prazer em fazê-lo por MP.
*Distorção de Intermodulação • Modulação de Amplitude indesejável de sinais contendo duas ou mais frequências. A intermodulação entre cada componente da frequência dará origem a sinais adicionais com frequências que não são harmónicos dessas frequências. Fonte Wikipedia.
Mário | |
|
| |
| Assunto: Re: Limpeza de discos de vinil novos Qua Nov 03 2010, 14:52 | |
| ...mais uma vez, bem vindo de regresso a esta casa. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Limpeza de discos de vinil novos Qua Nov 03 2010, 15:26 | |
| Sir Mário no seu melhor... | |
|
| |
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
| Assunto: Limpeza de vinyl novos Qua Nov 03 2010, 18:16 | |
| Obrigado, Mário mesmo sem o conhecer pessoalmente, não posso deixar de estar um bocadinho vaidoso, por ter contribuido para que o Mário reconsiderasse e continuar a presentear todo o AAP com os seus textos, ou direi mesmo, mandamentos. Obrigado mais uma vez Cumprimentos, Filipe. | |
|
| |
| Assunto: Re: Limpeza de discos de vinil novos Qui Nov 11 2010, 13:33 | |
| - Stereo escreveu:
- No outro forum tive a oportunidade de falar disto mesmo. E eu sempre que compro um disco novo, antes de por a tocar dou-lhe banho. Mas já agora gostaria de saber que produto é esse.
Boas lavagens! Caro Stereo, só hoje vi, que tal como a pergunta que eu fiz aqui no tópico, possivelmente, não é o tópico certo, ainda não tinha sido respondida, aqui vai: Dr. O.K. Wack CW (é um produto alemão usado na indústria automovel), eu para a knosti tenho-o diluído a 1/200, e os resultados são óptimos, penso ser este líquido que pretende. Filipe | |
|
| |
MJC Membro AAP
| Assunto: Re: Limpeza de discos de vinil novos Qui Nov 11 2010, 14:26 | |
| Boa tarde Filipe,
É esse o produto que usa para tratar os discos de vinil novos, acabados de sair da fábrica?
Cumprimentos,
Mário | |
|
| |
| Assunto: Re: Limpeza de discos de vinil novos Qui Nov 11 2010, 16:14 | |
- Boa tarde Filipe,
É esse o produto que usa para tratar os discos de vinil novos, acabados de sair da fábrica?
Cumprimentos,
Mário Boa Tarde Mário, Sinceramente para os meus novos ainda não o utilizei ( uso maq. knosti), estou a tentar " fabricar " a minha máquina de lavar c/ aspiração, para experimentar e ver os resultados, no entanto, tenho um amigo que o tem feito tambem( máq. knosti) com os novos e diz-me que ficam óptimos. Cumprimentos. | |
|
| |
| Assunto: Re: Limpeza de discos de vinil novos Qui Nov 11 2010, 16:31 | |
| Eu vai tudo com o Dr. Wack CW e fica um espectáculo. Provavelmente ainda ficará melhor com o produto aconselhado pelo amigo Mário, mas eu nunca experimentei. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| |
| |
| Assunto: Re: Limpeza de discos de vinil novos Qui Nov 11 2010, 18:58 | |
| | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Limpeza de discos de vinil novos Qui Nov 11 2010, 19:20 | |
| Just kidding ! Aqui os segredos partilham-se. | |
|
| |
| Assunto: Re: Limpeza de discos de vinil novos Qui Nov 11 2010, 20:06 | |
| | |
|
| |
MJC Membro AAP
| Assunto: Re: Limpeza de discos de vinil novos Qui Nov 11 2010, 20:47 | |
| Boa noite rapaziada,
Mas qual segredo qual carapuça. Estão a falar do produto que eu (eu e mais uma data de malta) uso para tratar os discos novos? O tal que é próprio para essa finalidade?
Mas eu ainda não disse qual era?
Que vergonha. As minhas desculpas.
Se se estiverem a referir a esse produto, digam que eu de imediato reparo a minha falta.
Cumprimentos,
Mário | |
|
| |
| Assunto: Re: Limpeza de discos de vinil novos Qui Nov 11 2010, 21:13 | |
| Boa noite, Mário no que me diz respeito, tenho a informar, que o seu aviso à navegação, relativo ao liquido por si usado e aprovado para a limpeza dos lp´s acabadinhos de sair da fábrica, consta do meu" rol "de sugerências a utilizar na 1ª oportunidade. O " Last Power " saiu, se " calhar "no tópico errado ( Pechinchas vinyl , pág.6 ). por isso, e por mim estou avisado. Abraço Filipe | |
|
| |
| Assunto: Re: Limpeza de discos de vinil novos Qui Nov 11 2010, 21:15 | |
- Boa noite rapaziada,
Mas qual segredo qual carapuça. Estão a falar do produto que eu (eu e mais uma data de malta) uso para tratar os discos novos? O tal que é próprio para essa finalidade?
Mas eu ainda não disse qual era?
Que vergonha. As minhas desculpas.
Se se estiverem a referir a esse produto, digam que eu de imediato reparo a minha falta.
Cumprimentos,
Mário Ontem já era tarde. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Limpeza de discos de vinil novos Sex Nov 12 2010, 00:45 | |
| Mas afinal estão a falar de quê? Líquido, vinilo?!... | |
|
| |
ReginaldoSchiavini Membro AAP
Mensagens : 408 Data de inscrição : 07/02/2012 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Discos novos Qui Dez 06 2012, 22:00 | |
| Pois é amigos, eu também pensava que os discos novos viriam imaculados de fábrica, mas tenho observado, além da estática, uma tendencia em acumular pó. Hoje mesmo ouvindo um vinil novo a minha agulha ficou tão suja que percebi no som a diferença. Assim que chegar a minha PHK de sucção irei passar em revista todos os vinis sem perdão!!!! | |
|
| |
| Assunto: Re: Limpeza de discos de vinil novos Qui Dez 06 2012, 22:46 | |
| - ReginaldoSchiavini escreveu:
- Pois é amigos, eu também pensava que os discos novos viriam imaculados de fábrica, mas tenho observado, além da estática, uma tendencia em acumular pó. Hoje mesmo ouvindo um vinil novo a minha agulha ficou tão suja que percebi no som a diferença. Assim que chegar a minha PHK de sucção irei passar em revista todos os vinis sem perdão!!!!
Os discos novos têm tanto que ser lavados como os usados. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
fandarq
Mensagens : 7 Data de inscrição : 24/04/2013 Localização : Lisboa
| Assunto: Limpeza de Vinil Qua Abr 24 2013, 14:47 | |
| Olá a todos! Alguém me pode informar que detergente neutro devo utilizar para Limpeza dos meus Vinis? Nos blogs que andei a ver falam num tal detergente Ypê, mas esse detergente é comercializado no Brasil!!! Agradeço a ajuda. | |
|
| |
| Assunto: Re: Limpeza de discos de vinil novos Qua Abr 24 2013, 15:00 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Limpeza de discos de vinil novos | |
| |
|
| |
| Limpeza de discos de vinil novos | |
|