| Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 | |
|
+6agorgal Ghost4u Goansipife TD124 fredy FulanoTal7 10 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
FulanoTal7 Membro AAP
| Assunto: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Qui Set 27 2018, 09:59 | |
| Boas pessoal,
Desde ontem que estou com um problema no meu Rega Planar 2, com Goldring cartridge: a agulha salta várias vezes, em discos completamente novos. Tento controlar com o peso mas nada feito, ou dá ruido com peso a mais ou salta com peso a menos.
Alguma ajuda?
Obrigado | |
|
| |
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Qui Set 27 2018, 10:44 | |
| Olá
O anti skating está correcto? Fredie | |
|
| |
FulanoTal7 Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Qui Set 27 2018, 11:12 | |
| - fredy escreveu:
- Olá
O anti skating está correcto? Fredie Olá Fredie, Quando me referia ao "peso", estava a referir-me ao anti-skating. Ao slider. É a mesma coisa, certo? | |
|
| |
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Qui Set 27 2018, 12:20 | |
| Olá É o Rega Planar 2 antigo??? Fredie | |
|
| |
FulanoTal7 Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Qui Set 27 2018, 12:25 | |
| | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Qui Set 27 2018, 14:45 | |
| Olá Resides na zona de Lisboa? Fredie | |
|
| |
FulanoTal7 Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Qui Set 27 2018, 14:47 | |
| | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Qui Set 27 2018, 16:56 | |
| Olá
Se morasses em Lisboa ias ao Jorge Alves representante da Rega e ele resolvia o problema... Será que a agulha está boa...
Fredie | |
|
| |
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Qui Set 27 2018, 21:57 | |
| Trata-se de este Rega Planar 2, com este braço ??? | |
|
| |
FulanoTal7 Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Sex Set 28 2018, 09:47 | |
| TD124, não. É mais este: | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Sex Set 28 2018, 10:41 | |
| Olá O braço desse Rega se não estou em erro é o RB 300 ou 250... O anti skating é esse botão verde pequeno... Foi nesse que mexeste ou foi no peso... Fredie | |
|
| |
FulanoTal7 Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Sex Set 28 2018, 11:35 | |
| - fredy escreveu:
- Olá
O braço desse Rega se não estou em erro é o RB 300 ou 250...
O anti skating é esse botão verde pequeno... Foi nesse que mexeste ou foi no peso...
Fredie Foi nesse. Como disse na mensagem anterior, confundi peso com anti-skating. | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Sex Set 28 2018, 11:56 | |
| Olá Qual é peso que tens na agulha? Fredie | |
|
| |
FulanoTal7 Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Sex Set 28 2018, 12:03 | |
| - fredy escreveu:
- Olá
Qual é peso que tens na agulha? Fredie Não te sei dizer, agora só no domingo. Podes dar as medidas certas a usar para depois verificar se tenho tudo bem? É que não mexi em nada e começou a dar assim... | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Sex Set 28 2018, 12:23 | |
| Olá Qual é o modelo da Goldring? Tens balança para ver o peso? Senão mexeste no peso o peso à partida estará certo, se tocava bem. Fredie | |
|
| |
FulanoTal7 Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Sex Set 28 2018, 12:30 | |
| Então, estando o peso bem, o que será? | |
|
| |
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Sex Set 28 2018, 13:11 | |
| - FulanoTal7 escreveu:
- TD124, não. É mais este:
Nesse caso é diferente. Se o peso està bom e o anti-skating também, talvez seja a agulha que està desgastada, partida ou a suspensão que endureceu muito (o que é rarissimo mas pode acontecer...) Pode também ser o imane do antiskating que se descolou ... é dificil assim de dizer o que se passa! Mas se na véspera funcionava e no dia seguinte não ... é misterioso!!! | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Sex Set 28 2018, 14:32 | |
| Olá Andou alguém a limpar o pó e partiu ou danificou a agulha... Fredie | |
|
| |
Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Sex Set 28 2018, 14:33 | |
| Bem... - Se não houve mexidas críticas e o anti-skating está correcto; - Se o braço mostra homogeneidade no peso, ou seja não mostra tendência de querer levantar, quando ao de leve, o sustemos / suspendemos na nossa mão; - Se a Goldring já, pelo menos, é tão antiga como este modelo de P2; Então, estou em crer que a célula poderá ter a agulha "romba", e possa provocar isso, mal passa por alguma poeira, mesmo que seja "micro-poeira". Digo eu.... Ou então: - algum ligeiro empane do eixo ??????? - algum problema de sincronismo no movimento do motor ?????? | |
|
| |
FulanoTal7 Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Seg Out 01 2018, 14:41 | |
| Ontem voltei aos testes e a mexer em pesos e anti-skating e acho mesmo que é a agulha que foi à vida.
Há algum contacto aqui no Porto para poder ter a certeza? | |
|
| |
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14323 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Seg Out 01 2018, 17:12 | |
| Na Cidade Invicta, tem a Imacústica (tl.: 225 194 180). | |
|
| |
FulanoTal7 Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Seg Out 01 2018, 18:01 | |
| - Ghost4u escreveu:
- Na Cidade Invicta, tem a Imacústica (tl.: 225 194 180).
Obrigado! | |
|
| |
FulanoTal7 Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Seg Out 22 2018, 16:25 | |
| Boas pessoal, deixei na IMACUSTICA e as notícias não são as melhores. A célula pifou. Aconselham uma Sumiko Pearl para substituir, mas o preço é exagerado (140€).
Algum conselho para esta situação? | |
|
| |
FulanoTal7 Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Seg Out 22 2018, 16:45 | |
| Vi alguns comentários e vídeos de pessoal a usar a AT95E nos Rega Planar 2. Aconselham? Está à volta dos 40€, bem melhor. | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Seg Out 22 2018, 17:02 | |
| Olá
Embora seja um adepto da Audio Technica acho que a célula que tinhas (Goldring Elektra???) é superior. Manda vir uma agulha do ED Saunders para essa célula... gastas o mesmo e ficas mais bem servido... (digo eu???) http://www.edsaunders.com/reded.htm
Fredie | |
|
| |
FulanoTal7 Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Seg Out 22 2018, 17:36 | |
| - fredy escreveu:
- Olá
Embora seja um adepto da Audio Technica acho que a célula que tinhas (Goldring Elektra???) é superior. Manda vir uma agulha do ED Saunders para essa célula... gastas o mesmo e ficas mais bem servido... (digo eu???) http://www.edsaunders.com/reded.htm
Fredie Olá Fredie, Sim, mas neste momento só quero ficar servido e não quero gastar assim tanto. Achas que a AT é coisa para servir? Era a Goldring 1042. Obrigado pela dica, mas pelos vistos estão esgotadas as do Ed Saunders. | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Seg Out 22 2018, 18:08 | |
| Olá
Eu estava a dar-te o link da Goldring Elektra, pensava que era essa a célula que tinhas, a questão resume-se a quanto queres gastar, a AT 95 E tem boa fama mas eu tive uma e não gostei muito, acho AT 120 muito superior.
O Audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...
Fredie | |
|
| |
agorgal Membro AAP
Mensagens : 1440 Data de inscrição : 19/12/2012 Localização : Porto
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Seg Out 22 2018, 18:20 | |
| - FulanoTal7 escreveu:
- Boas pessoal, deixei na IMACUSTICA e as notícias não são as melhores. A célula pifou.
Aconselham uma Sumiko Pearl para substituir, mas o preço é exagerado (140€).
Algum conselho para esta situação? O problema não deve ter a ver com a célula mas sim com a agulha. Mas como a agulha nova para a Goldring 1042 anda pelos 250€... Penso que se optar por uma célula de baixo preço, mesmo que seja a AT95, vai notar diferença na qualidade de reprodução. | |
|
| |
nbaptista Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Seg Out 22 2018, 19:00 | |
| Eu tenho uma Rega Carbon no meu Planar 2 que é uma AT91 ligeiramente modificada pela Rega e estou muito satisfeito. Mas claro, para quem está habituado a células duma gama superior...Mas dar mais que 200€ para uma célula para o Planar 2 acho um exagero.Tem a Nagaoka MP 110, Ortofon Red, e se não quiser gastar muitos €€, a Rega Carbon, a AT95 ou AT120 na Ultimate Áudio em saldo. | |
|
| |
Ghost4u Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Ter Out 23 2018, 09:24 | |
| - FulanoTal7 escreveu:
- (...) Aconselham uma Sumiko Pearl para substituir, mas o preço é exagerado (140€).
Prezado FulanoTal7, A Sumiko Pearl é um bom espécimen de tipologia MM. Menos dispendiosa, tem a Goldring E1; a meu ver, nada perde em relação à 1012. Com melhores cumprimentos, | |
|
| |
FulanoTal7 Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Ter Out 23 2018, 16:19 | |
| Hey, Obrigado a todos pelas respostas rápidas e conselhos. Eu sei que a célula e agulha que tinha eram muito boas, mas devido a ter sido uma compra em segunda mão e, pelos vistos, não ter estado muito atento a pesos, acabou por se desgastar. Também sei que poderei notar diferença mas neste momento a "urgência" é em usar e ouvir uns discos. Mais para a frente, com tempo, aposto num upgrade. Quem sabe no gira discos também. Por isso acho que vou apostar na AT95E para pôr o bicho a funcionar. E depois logo se vê | |
|
| |
nbaptista Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Ter Out 23 2018, 17:23 | |
| E faz muito bem em apostar nessa célula! | |
|
| |
nbaptista Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Ter Out 23 2018, 19:22 | |
| - Ghost4u escreveu:
- Menos dispendiosa, tem a Goldring E1; a meu ver, nada perde em relação à 1012.
Algum motivo em especial para ser a E1? A E3 não será superior? | |
|
| |
galvaorod Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Qui Out 25 2018, 10:07 | |
| Este tópico ilustra bem a razão porque o vinil é uma perda de tempo.
-Problemas técnicos complexos que aparecem não se sabe de onde. -O preço muito alto dos vários componentes de um gira discos. -Ninguém sabe nada. -Depois de se gastar uma fortuna, fica-se com um aparelho de tímida ou média qualidade, que estraga o suporte de sinal a cada audição, facilmente ultrapassado por um leitor de cds comprado em segunda mão por 20€
Já ouvi gira discos fabulosos, mas a preços absurdos, que ficam pálidos quando comparados com leitores ou dacs do mesmo preço.
É uma frustração que muita da música que gosto só exista em vinil. | |
|
| |
nbaptista Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Qui Out 25 2018, 11:03 | |
| Não me parece que os gira discos dêem assim tantos problemas.Neste caso foi só a célula...Têm é que estar afinados por quem saiba. | |
|
| |
nbaptista Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Sex Out 26 2018, 20:48 | |
| Para mim o ideal é têr o leitor de cd´s e o gira-discos. O cd player pq os cd´s estão baratos, não tem a "batata frita" e o gira-discos pelo formato do vinyl e pelo som. | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Sex Out 26 2018, 22:28 | |
| Olá - Citação :
- Galvaorod escreveu...
Este tópico ilustra bem a razão porque o vinil é uma perda de tempo.
-Problemas técnicos complexos que aparecem não se sabe de onde. -O preço muito alto dos vários componentes de um gira discos. -Ninguém sabe nada. -Depois de se gastar uma fortuna, fica-se com um aparelho de tímida ou média qualidade, que estraga o suporte de sinal a cada audição, facilmente ultrapassado por um leitor de cds comprado em segunda mão por 20€
Já ouvi gira discos fabulosos, mas a preços absurdos, que ficam pálidos quando comparados com leitores ou dacs do mesmo preço.
É uma frustração que muita da música que gosto só exista em vinil.
Problemas tecnicos complexos aparecem também nos leitores de cd... quem é que já não teve discos que não conseguem ser lidos nalgumas faixas? lentes que dão o berro... gavetas que não abrem ou não fecham, ou ainda estão a abrir e fechar sem parar... estou apenas a lembrar-me do que me já aconteceu... Preço alto dos componentes... depende... há células de 50€ e de 500€, isto para exemplo, mas também há dac's para tentar melhorar a qualidade do cd que custam 200€ e outros 2000€... Estar a dar palpites sem ver e verificar in loco por vezes é difícil. Diga-me por favor imediatamente se faz favor que eu agradeço quando aparecer um leitor de 20€ que seja bom para eu comprar. Existe muito gira até um limite de 500€ que tocam bastante bem... um exemplo... o Audiotechnica AT LP5 custa cerca de 400€ Com estes comentários não estou nem a defender o vinil nem o cd, o problema é que como tudo na vida existem boas e más coisas num e noutro suporte, acho que não precisamos de ser radicais, nem 8 nem 80, quanto á questão de algumas coisas que gosta só haver em vinil, acho que pode contornar a questão, pois hoje na net existe tudo e mais alguma coisa, é questão de ligar o computador ao amplificador e usufruir dos ficheiros exsitentes na net. O Audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...Fredie | |
|
| |
FulanoTal7 Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Ter Out 30 2018, 15:37 | |
| Não discutam por minha causa!
Decidi-me por mandar vir da Amazon a AT95E, a 35€. Toda a gente me fala bem da mesma.
Problema que se impõe agora: onde montar e calibrar?
Na Imacustica tem esse serviço, mas a um preço ridiculo que nem vou mencionar aqui.
Sei que vai abrir uma loja Ultimate Audio no Porto a 10 de Novembro. Acham que devo esperar e falar com eles ou conhecem alguém que faça este serviço por um preço justo?
Abraço! | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Ter Out 30 2018, 17:41 | |
| No Porto mesmo eu não conheço onde possam fazer isso de forma económica, mas em Paços de Ferreira conheço... ou, quem sabe, tentar na Vilasound em Vila do Conde. Também há a Confraria do Vinil em Espinho, fica perto. Eu já montei uma AT95 em dois gira-discos, não é complicado. Para o Rega Planar 2 não faltam ficheiros que podem ser impressos e usados como referência para o alinhamento. O peso a aplicar vem com a célula e depois é ajustar a gosto e mediante o braço. | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Ter Out 30 2018, 17:41 | |
| Olá - Citação :
- FulanoTal7 escreveu...
Não discutam por minha causa! Deve haver um equivoco... ninguém está a discutir, se a minha intervenção lhe pareceu isso então está enganado. Se não tiver quem lhe afine em condições a célula... está tramado, pois basta um pequeno desvio para estar tudo estragado. Mau som, mais ruído nos discos, enfim tudo aquilo que não queremos... Se comprou o gira novo ele trazia uma régua em cartão para afinar a célula, senão outra hipótese é colocar uma folha em branco por cima do mat e marcar o sitio onde a agulha toca na folha como se o disco estivesse mais ou menos a meio quando está a tocar e sem mexer na folha nem deixar andar o prato colocar a nova cabeça e só apertá-la quando estiver a agulha no ponto onde estava a outra. Isto é um método bastante artesanal mas resulta +- Fredie | |
|
| |
nbaptista Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Ter Out 30 2018, 18:47 | |
| - FulanoTal7 escreveu:
Decidi-me por mandar vir da Amazon a AT95E, a 35€. Toda a gente me fala bem da mesma.
Algum motivo para não têr adquirido antes a Rega Carbon? | |
|
| |
FulanoTal7 Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Qua Out 31 2018, 11:05 | |
| - nbaptista escreveu:
- FulanoTal7 escreveu:
Algum motivo para não têr adquirido antes a Rega Carbon? Preço, facilidade de compra e serviço pós-venda com a Amazon | |
|
| |
FulanoTal7 Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Qua Out 31 2018, 11:05 | |
| - José Miguel escreveu:
- No Porto mesmo eu não conheço onde possam fazer isso de forma económica, mas em Paços de Ferreira conheço... ou, quem sabe, tentar na Vilasound em Vila do Conde.
Também há a Confraria do Vinil em Espinho, fica perto.
Eu já montei uma AT95 em dois gira-discos, não é complicado. Para o Rega Planar 2 não faltam ficheiros que podem ser impressos e usados como referência para o alinhamento.
O peso a aplicar vem com a célula e depois é ajustar a gosto e mediante o braço. Vou tentar contactar as lojas que mencionou! Obrigado! Já agora, qual é a loja em Paços de Ferreira? | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Qua Out 31 2018, 11:16 | |
| Em Paços de Ferreira não é uma loja, mas um Técnico. Pode consultar o trabalho dele aqui: https://pt-pt.facebook.com/pages/category/Appliance-Repair-Service/Carlos-M%C3%AAda-R%C3%A1dios-Antigos-750017175024590/ É sempre um gosto visitar o senhor Carlos e outros já o fizeram com agrado e bons resultados. Ligue-lhe e fale com ele, esse tipo de trabalho é simples. | |
|
| |
FulanoTal7 Membro AAP
| |
| |
nbaptista Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Qua Out 31 2018, 11:40 | |
| Depois de estar montada a célula deixe aqui sff o seu feedback sobre a AT95E. | |
|
| |
Vinyl+Valve
Mensagens : 2 Data de inscrição : 15/03/2015 Localização : S Mamede Infesta
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Qua Out 31 2018, 14:53 | |
| Boa Tarde a todos,
Para a montagem de Células Alinhamentos, Reparações e Restauros de GD existe no Porto a "Oficina do Analógico", com o contacto 963.213.299.
J Sequeira | |
|
| |
Ghost4u Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Qua Nov 07 2018, 02:50 | |
| | |
|
| |
FulanoTal7 Membro AAP
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 Qua Dez 12 2018, 16:17 | |
| - nbaptista escreveu:
- Depois de estar montada a célula deixe aqui sff o seu feedback sobre a AT95E.
Ficou tudo excelente e muito bem tratado pelo pessoal da Ultimate Audio no Porto. So far, so good, em relação à celula, não compromete | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 | |
| |
|
| |
| Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2 | |
|