- Orahcam escreveu:
- Boas pessoal,
Primeiro post por estas bandas e procuro umas dicas se me puderem ajudar.
Possuo um sistema de som recentemente adquirido ligado ao meu gira-discos, tenho umas colunas bookshelf Sony SS-MB250H estou satisfeito com o som (mas falta qualquer coisinha não sei dizer ao certo o quê) e um amplificador Technics V300 Mark II, entretanto comprei um sistema 5.1 imcompleto da sony sem amplificador um pouco antigo mas muito baratinho com subwoofer passivo e 3 bookshelf pequenas numa venda de garagem que ainda não testei mas que parecem ter bastante qualidade pelo que encontrei pelas "internetes".
A introdução está feita ora qui vão as perguntinhas:
1a pergunta:visto que o amplificador é passivo qual a melhor forma de ligar ao amplificador visto que o meu amplificador não tem saída para subwoofer?
O subwoofer é passivo. Para o ligar ao amplificador será necessário usar os bornes das colunas. Imagino que tenha sido concebido para funcionar com as bookshelf pequenas por isso a gama de frequências deverá sobrepôr-se com a das SS-MB250H. Além disso é quase certo que a sensibilidade será diferente pelo que irá tocar mais alto ou mais baixo do que estas últimas.
A combinação não é uma boa ideia.
- Orahcam escreveu:
- 2a pergunta: se ligar as colunas pequenas junto com as que já tenho será que ganho em agudos? Ou é "too much"?
Um bom projecto de coluna não necessita de "ganhar em agudos", a resposta deve estar equilaibrada em toda a gama de frequências.
Se colocar um novo par de SS-MB250H sobre as suas em posição invertida isso já faz ligeiramente mais sentido porque tem em conta não só a resposta mas também a sensibilidade e as características de dispersão - embora eu não recomende porque cria outros problemas (interferência).
A combinação não é uma boa ideia.
- Orahcam escreveu:
- 3a pergunta:Traz vantagens ligar mais do que duas colunas? e subwoofer? sim ou não?
As SS-MB250H são muito pequenas e beneficiam da adição de um ou preferêncialmente dois subwoofers. Mas terão de ser adequados à sua função (preferencialmente activos).
Ligar mais colunas pode servir para escutar gravações em 5.1. Mas isso requer um amplificador multicanal.
Foi pena não ter feito a pergunta antes da aquisição do novo equipamento.