- Hallscool escreveu:
- Maltinha,
O tamanho do palco sonoro tem a ver directamente com o tamanho das colunas e/ou tamanho dos altifalantes?
Não!. Poderá dar um contributo, mas não é condição para definir a dimensão do palco sonoro. Existem inúmeras colunas pequenas, muitas vezes, erradamente, designadas por monitoras, que têm palcos sonoros enormes.
As colunas grandes poderão ter maior influência na escala sonora, que é outra coisa diferente de dimensão. Mesmo assim, existem também inumeras excepções.
- Hallscool escreveu:
Estou a usar de momento umas monitoras Tannoy. Gosto muito do som, porém se afastar muito as colunas uma da outra a imagem stereo, perde-se.
Se as usar a 150cm uma da outra e estiver a essa mesma distância delas, o palco fica nítido e as colunas parece que desaparecem, contudo se me afastar 50cm, daquele ponto, o palco começa a desaparecer.
Já fiz algumas alterações no posicionamento das colunas, mas não obtive o resultado pretendido.
Em todas os
sets, salas, tipologias de colunas, etc., o posicionamento é um elemento crítico de resolução.
Qualquer movimentação de centímetros poderá ditar uma audição / escuta, melhor ou menos conseguida. Testar e paciência para testar, é a única solução.
Não sei quais Tannoy estamos a falar, mas se são realmente monitoras o seu posicionamento em sala não é, em geral, dos mais fáceis e o nosso ponto óptimo de escuta [
sweet spot] é, tendencialmente, mais próximo do eixo central, a uma distância mais ou menos igual à distância entre elas (entre unidades de agudos).
Não é regra absoluta como em tudo no áudio, mas é, como digo, tendencial.
- Hallscool escreveu:
Neste ambiente usava umas colunas de chão e e o palco era muito maior.
Grato desde já pela vossa atenção,
Aqui há muito que se lhe diga, amigo Hallscool. Se quiséssemos fazer uma lista das razões, esta era quase interminável:
- A diferença de qualidades percebidas de um par e de outro;
- A diferença de tecnologias e tipologias de construção
- A facilidade de adaptação à sala, mais de uma do que de outra;
- A ajustabilidade da pressão sonora (db), de uma em relação à outra no espaço;
- O casamento com tudo o que está a montante, principalmente amplificação
.....
.....