| A importancia da higiene "intima" do vinil | |
|
+26takeooff taunus Ferpina Alexandre Vieira Ghost4u luis lopes TD124 António Teixeira Denon DL-103R Joao Carlos Lages slpinto Petrus WamaKota Riscofino Luis Filipe Goios mango Sp3c Stereo zaratustra MJC RuiSousa Milton BVG *©uℓto do Ʋıƞıℓ ® vlopes António José da Silva 30 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: A importancia da higiene "intima" do vinil Dom Jul 04 2010, 14:22 | |
| Este é um assunto que tem ocupado uma parte importante desta minha paixão que é o analógico em geral, e o vinil em particular. Tanto para quem compra vinil novo, como (ainda mais) para quem compra LP's em segunda mão, é algo que considero de máxima importância. Vou começar pelas maquinas mais acessíveis do mercado ás mais dispendiosas. Também falarei da minha máquina DIY que entretanto já tem alguns clones bem sucedidos. como o são o caso do Rui Sousa e do Virgílio, não esquecendo os líquidos de limpeza. Abri este tópico, e espero a participação de todos os que se interessam pelo assunto e daqueles que se poderão vir a interessar. | |
|
| |
vlopes Membro AAP
Mensagens : 3034 Data de inscrição : 03/07/2010 Localização : Para onde nos pode levar uma música? Para qualquer lugar onde seja capaz de voar o pensamento.
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Dom Jul 04 2010, 17:06 | |
| uma tecnica que muitos desconhecem ou nem fazem uso dela como é o meu caso, é a limpeza da agulha com os cuidados e cautelas que a operação implica. deixo aqui alguns links: do it!!! Esta solução ZERODUST - STYLUS CLEANER http://www.musicdirect.com/product/74632 http://www.needledoctor.com/clearaudio-Diamond-Elixir-Stylus-Cleaner?sc=2&category=214 ou ainda a tradicional e eficaz ( mas a exigir grande precisão) lixa fina... | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Dom Jul 04 2010, 18:33 | |
| | |
|
| |
*©uℓto do Ʋıƞıℓ ® Membro AAP
Mensagens : 1377 Data de inscrição : 04/07/2010 Idade : 51 Localização : Terra da Capa Rica
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Dom Jul 04 2010, 19:03 | |
| Por muito tempo usei a knosti, resalvo dela o liquido que considero ser bom, falta de facto a aspiração que é um factor importante não só para remoção de sujudade mais profunda como no tempo dispendido. Neste momento mora por cá a Okki Nokki adquirida por 4 amigos e que cumpre muito bem o seu proposto. Quanto a liquidos usados mais tarde falarei e darei o meu parecer.
Última edição por *Ȼuƚto do Ʋıƞıȴ ® em Dom Jul 04 2010, 20:09, editado 1 vez(es) | |
|
| |
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Dom Jul 04 2010, 19:21 | |
| É verdade, a Knosti não é a melhor máquina de limpeza do mundo, mas pelo preço pedido e para quem não pode ou não quer gastar mais dinheiro na aquisição (ou fazer uma) de uma máquina com aspiração, cumpre o seu propósito de maneira honrada. Foi com ela que muito boa gente começou, e tem tido uma grande importância na tomada de consciência de muitas pessoas em relação à higiene vinil.
Ainda bem que falastes nesta maquineta que já tem muitos anos de existência. Qualquer tema que aborde a limpeza do vinil, não passa ao lado desta pequena maquineta. | |
|
| |
BVG Membro AAP
Mensagens : 1940 Data de inscrição : 04/07/2010 Idade : 43 Localização : Fátima
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Dom Jul 04 2010, 20:02 | |
| Neste momento estou a lavar os mesmos com a poção mágica do AJS (obrigado mais uma vez!), e depois passo com água destilada e coloco o disco a secar na vertical. O que acontece é que por vezes (a maior parte das vezes) ficam marcas de gotas nos discos, depois de seco. Acho que o melhor seria mesmo fabricar uma engenhoca para limpar os meus queridos vinis que tanto gosto. Tenho que perder algum tempo a ver o que necessito, e colocar mãos à obra. | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Dom Jul 04 2010, 20:13 | |
| tambem eu tenho que meter mãos á obra e ver se arranjo alguem que me faça uma maquineta dessas só me falta o motor do limpa pára-brisas............................... é que o sistema que uso,é bem melhor,mas é mais radical e é menos user friendly. uso um compressor+filtro e uma pistola de pintura,essas pistolas como devem saber, projectam o liquido á pressão,e o gatilho tem um posição em só sai ar,que serve para secar os discos. não uso escovas nem nada que entre em contacto com o vinil. capiche? | |
|
| |
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Dom Jul 04 2010, 20:23 | |
| - BVG escreveu:
- Neste momento estou a lavar os mesmos com a poção mágica do AJS (obrigado mais uma vez!), e depois passo com água destilada e coloco o disco a secar na vertical.
O que acontece é que por vezes (a maior parte das vezes) ficam marcas de gotas nos discos, depois de seco. Acho que o melhor seria mesmo fabricar uma engenhoca para limpar os meus queridos vinis que tanto gosto. Tenho que perder algum tempo a ver o que necessito, e colocar mãos à obra. O que se deve de estar a passar, é que diluístes pouco o produto. Se a lavagem não for acabada com a aspiração, o produto tem que ser mais diluído. | |
|
| |
BVG Membro AAP
| |
| |
BVG Membro AAP
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Dom Jul 04 2010, 20:31 | |
| - António José da Silva escreveu:
- BVG escreveu:
- Neste momento estou a lavar os mesmos com a poção mágica do AJS (obrigado mais uma vez!), e depois passo com água destilada e coloco o disco a secar na vertical.
O que acontece é que por vezes (a maior parte das vezes) ficam marcas de gotas nos discos, depois de seco. Acho que o melhor seria mesmo fabricar uma engenhoca para limpar os meus queridos vinis que tanto gosto. Tenho que perder algum tempo a ver o que necessito, e colocar mãos à obra. O que se deve de estar a passar, é que diluístes pouco o produto. Se a lavagem não for acabada com a aspiração, o produto tem que ser mais diluído. humm.. faz sentido. | |
|
| |
| |
| |
BVG Membro AAP
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Dom Jul 04 2010, 20:33 | |
| | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Seg Jul 05 2010, 00:56 | |
| | |
|
| |
RuiSousa Membro AAP
Mensagens : 36 Data de inscrição : 04/07/2010 Idade : 58 Localização : Angel Farm
| |
| |
MJC Membro AAP
Mensagens : 3625 Data de inscrição : 03/07/2010 Idade : 73 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Seg Jul 05 2010, 01:40 | |
| Vocês estão a brincar com coisas sérias.
Eu já dei banho aos meus Yorkies na Nitty Gritty.
Inclusive, a minha máquina está equipada com um tubo especial para aplicar qualquer tipo de produto anti-pulgas.
| |
|
| |
Mensagens : 1377 Data de inscrição : 04/07/2010 Idade : 51 Localização : Terra da Capa Rica
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Ter Jul 06 2010, 21:47 | |
- BVG escreveu:
O que acontece é que por vezes (a maior parte das vezes) ficam marcas de gotas nos discos, depois de seco. Acho que o melhor seria mesmo fabricar uma engenhoca para limpar os meus queridos vinis que tanto gosto. Tenho que perder algum tempo a ver o que necessito, e colocar mãos à obra. O que se deve de estar a passar, é que diluístes pouco o produto. Se a lavagem não for acabada com a aspiração, o produto tem que ser mais diluído. Ora bem amigo Antonio tenho andado a experimentar misturas e liquidos e devo dizer o seguinte, o que nos arranjaste está a me deixar um pouco desiludido fiz o que mandaste e não retira ruidos como outros que tenho usado. Tens de cá vir usar e ver para crer. | |
|
| |
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Qua Jul 07 2010, 18:37 | |
| Boa tarde Júlio.
Não sei o que dizer. Eu tenho tido óptimos resultados. Inclusivamente, deixei de compara o famoso LADS, para usar somente este. E comigo, tem sido 5 estrelas.
| |
|
| |
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Qua Jul 07 2010, 18:45 | |
| E cá vai a mina magnifica máquina (DIY) de lavar o meu ouro negro. Aqui, uma vista frontal da maquina. Do lado esquerdo o braço que borrifa o liquido e esfrega com uma escova, do lado direito o braço que retira o liquido por sucção. Desvendando um pouco do interior. O motor que é do tipo de limpa para brisas dos carros. | |
|
| |
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Sáb Jul 10 2010, 13:32 | |
| Sobre a Knosti Numa loja por cá | |
|
| |
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Sáb Jul 10 2010, 13:35 | |
| Máquina simples, em conta e minimamente eficácia, apesar de não ser perfeita. Mas para quem não pode ou não quer comprar uma com aspiração ou ultra-sons, é bem melhor do que não lavar de todo. | |
|
| |
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Qua Jul 14 2010, 21:32 | |
| Continuando a saga da limpeza e higiene intima do nosso ouro negro, venho-vos apresentar uma maquineta relativamente nova, mas que foi testada por um amigo meu que a elogiou bastante. Trata-se da Audiodesksystem Glass. Uma maquina totalmente automática e que lava pelo principio do ultra-som. Me-te se o vinil para dentro da maquineta, e ela engole-o, lava, enxuga e volta a cuspi-lo cá para fora já pronto. Fica aqui o link. http://www.audiodesksysteme.de/index.php?kat=10_17_15 | |
|
| |
zaratustra Membro AAP
Mensagens : 4762 Data de inscrição : 09/07/2010 Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Qua Jul 14 2010, 23:21 | |
- Continuando a saga da limpeza e higiene intima do nosso ouro negro, venho-vos apresentar uma maquineta relativamente nova, mas que foi testada por um amigo meu que a elogiou bastante. Trata-se da Audiodesksystem Glass. Uma maquina totalmente automática e que lava pelo principio do ultra-som. Me-te se o vinil para dentro da maquineta, e ela engole-o, lava, enxuga e volta a cuspi-lo cá para fora já pronto.
Fica aqui o link.
http://www.audiodesksysteme.de/index.php?kat=10_17_15 ...e, sai com ou sem label??? Já agora, temos preço para essa geringonça alemã? | |
|
| |
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Qua Jul 14 2010, 23:23 | |
| Sai tudo intacto. O preço, se não estou em erro, ronda os 1600 euros. | |
|
| |
| Assunto: Hannl Vinyl Care Qui Jul 15 2010, 14:47 | |
| Continuando a dar a conhecer as diversas maquinetas à venda no mercado, gostaria de vos apresentar uma máquina que é tida entre os conhecedores da matéria como uma das melhores. Trata-se da Hannl. São máquinas feitas na Alemanha e de reconhecida qualidade. Um acessório a realçar é a escova rotativa. Uma invenção que lhes tem trazido uma muito boa reputação. O problema (como quase sempre) é que só a escova ronda os 500 euros. (se bem me lembro) Reparem na qualidade e bom aspecto das maquinetas. http://www.hannl-vinylcleaner.com/en/?page=products | |
|
| |
zaratustra Membro AAP
Mensagens : 4762 Data de inscrição : 09/07/2010 Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Qui Jul 15 2010, 17:16 | |
| Na verdade, essas Hannl impressionam pela qualidade de acabamentos e sensação de robustez! Quanto ao preço... melhor nem falar...
| |
|
| |
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Qui Jul 15 2010, 17:28 | |
| - zaratustra escreveu:
- Na verdade, essas Hannl impressionam pela qualidade de acabamentos e sensação de robustez!
Quanto ao preço... melhor nem falar...
Nos países em que os ordenados são mais a condizer com uma Europa aparentemente igualitária, a maquineta é vendida a bom ritmo. Não que seja barata, mas torna-se mais em conta. | |
|
| |
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Qui Jul 15 2010, 19:21 | |
- zaratustra escreveu:
- Na verdade, essas Hannl impressionam pela qualidade de acabamentos e sensação de robustez!
Quanto ao preço... melhor nem falar...
Nos países em que os ordenados são mais a condizer com uma Europa aparentemente igualitária, a maquineta é vendida a bom ritmo. Não que seja barata, mas torna-se mais em conta. Pois é, só falta os chineses meterem cá umas coisinhas dessas, pois o nosso bolso está cada vez mais próximo ao deles!... Felizmente ainda dá para comer uns petisquinhos... António, hoje comi umas sardinhas que estavam uma maravilha! Pena não teres aparecido! | |
|
| |
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Qui Jul 15 2010, 19:24 | |
| Local do costume, ou outro? | |
|
| |
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Qui Jul 15 2010, 22:56 | |
- Local do costume, ou outro?
O do costume! | |
|
| |
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Sex Jul 16 2010, 08:54 | |
| Sugestão ! Reuna 4 ou mais amiguinhos, compre a maquineta (dividindo fica mais em conta), coloque num local a condizer. Agora abra umas garrafitas do belo sumo de Baco e voilá, ao som de um bom vinil se vai limpando os discos. | |
|
| |
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Seg Jul 19 2010, 01:24 | |
| Nem só de maquinetas caras vive a limpeza do vinil. Apresento-vos a novíssima Okki Nokki. http://www.okkinokki.co.uk/ O preço é dos mais comedidos do mercado.
Última edição por António José da Silva em Sex Set 10 2010, 17:19, editado 1 vez(es) | |
|
| |
zaratustra Membro AAP
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Seg Jul 19 2010, 02:25 | |
| Na verdade, o preço começa a compor-se. | |
|
| |
Sp3c
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Qui Jul 29 2010, 19:38 | |
| Também ando a pensar numa dessas okki nokki, já dá para desenrrascar e para quem não está disposto a gastar 1000€ numa máquina penso ser uma boa opcção.
Se alguém estiver interessado em comprar uma, avise que sempre dá para negociar mais facilmente. Até agora o mais em conta que vi foi 390€ mais portes, em UK não vale a pena os portes são muito caros e pedem 390£ por ela.
Comprando umas 2 ou 3 talvez se consiga a cerca de 370€ já com portes.
| |
|
| |
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Qui Out 21 2010, 21:45 | |
| O AAP deu a conhecer em primeira mão a nova Okki Nokki e vai dar a conhecer, (também em primeira mão) esta nova maquineta feita na Alemanha. São máquinas em extremos opostos do espectro do preço. Se no primeiro caso, a Okki Nokki é das mais baratas do mercado, no segundo é das mais caras. Mas para ser totalmente sincero, prefiro a "barata" Okki Nokki a esta máquina que custa a módica quantia de 3980 euros, apesar de ser esteticamente um deleito. (mas isso não lava discos) E digo isto porque usa o sistema que é conhecido por "cheap trick " e que consiste no uso de uns panos de micro-fibras e sem aspiração. Mas que poderia passar por um qualquer gira discos num qualquer Hifi-show, lá isso podia. Se algum colega do fórum a comprar, é favor de deixar aqui uma reportagem completa da jeitosa. http://www.lautlos-rein.de/index.html _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
zaratustra Membro AAP
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Qui Out 21 2010, 23:04 | |
| Depois deste último post, acabei de tomar uma decisão...... Vou comprar uma...... Knosti!!! | |
|
| |
| |
| |
zaratustra Membro AAP
| |
| |
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Qui Out 21 2010, 23:19 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
mango Membro AAP
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Sex Out 22 2010, 09:27 | |
| higiene intima? que é feito do dystron liquido e dystron toalhete? tenho que começar a pensar numa okki... | |
|
| |
| |
| |
mango Membro AAP
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Sex Out 22 2010, 10:27 | |
| as coisas que tu sabes voltando ao tópico,antónio sabes a diferença entre este novo modelo da okki e o antigo? | |
|
| |
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Sex Out 22 2010, 11:10 | |
| - mango escreveu:
- as coisas que tu sabes
voltando ao tópico,antónio sabes a diferença entre este novo modelo da okki e o antigo? Melhoraram o recipiente que recebe o liquido sujo, que no modelo anterior partia e para o qual não havia substituição. Está mais silenciosa, (apesar de ainda fazer algum barulho) na sucção, mas segundo dizem, precisa agora de mais uma ou duas rotações para que fique bem seco. Melhoraram os acabamentos em relação à anterior. Depois à que aprender a trabalhar com ela e saber usa-la. É que estas máquinas parecem simples, mas requerem uma certa aprendizagem. Há alguns truques que são necessários para se tirar o máximo partido das mesmas. Depois posso explicar melhor. É que, lavar com uma máquina de sucção, não é igual a lavar com uma máquina de sucção. É um pequeno mundo de pequenos truques. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Sex Out 22 2010, 23:02 | |
| | |
|
| |
zaratustra Membro AAP
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Ter Out 26 2010, 05:06 | |
| Já está! Uma Knosti começou a rodar...... à mão! | |
|
| |
zaratustra Membro AAP
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Sáb Nov 06 2010, 22:26 | |
| E, neste momento (depois de lavados os Led Zeppelin), já estou em condições de dizer que, depois de uma passagem pela Knosti, desaparecem fungos, poeiras e estática em grande parte. Não sendo perfeita (ainda se ouvem algumas partículas de poeira a chocar no diamante), há uma diferença enorme na audição de um disco nunca lavado e pós Knosti. Falta saber se uma segunda passagem (após uma recente primeira), pode melhorar mais qualquer coisa... | |
|
| |
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Sáb Nov 06 2010, 22:41 | |
| - zaratustra escreveu:
- E, neste momento (depois de lavados os Led Zeppelin), já estou em condições de dizer que, depois de uma passagem pela Knosti, desaparecem fungos, poeiras e estática em grande parte.
Não sendo perfeita (ainda se ouvem algumas partículas de poeira a chocar no diamante), há uma diferença enorme na audição de um disco nunca lavado e pós Knosti. Falta saber se uma segunda passagem (após uma recente primeira), pode melhorar mais qualquer coisa... Caro Zaratustra melhora sim , mas é preciso ter cuidado, pois, a mim pelo menos ocorria, logo após 1ª/2ª passagem, deixava na agulha alguns resíduos, muito " chatos " para retirar. Agora, a diferença no som é muita. | |
|
| |
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Dom Nov 07 2010, 07:42 | |
| - zaratustra escreveu:
Falta saber se uma segunda passagem (após uma recente primeira), pode melhorar mais qualquer coisa... Em discos com muita sujidade, uma segunda passagem pode ser benéfico. Ou mesmo, se após a primeira audição algo não está do nosso agrada, tal como demasiado ruído de fundo etc., valerá a pena tentar uma segunda lavagem. E não esquecer a cueca lavada.... _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Riscofino Membro AAP
Mensagens : 64 Data de inscrição : 27/06/2014 Idade : 53 Localização : Cacem
| Assunto: Knosti Seg Set 19 2016, 23:30 | |
| Olá estou a pensar comprar uma Knosti,acham que 35€ é um bom preço em 2ª mão. podiam-me dar a vossa opiniao. Obrigado desde já. | |
|
| |
WamaKota Membro AAP
Mensagens : 319 Data de inscrição : 23/05/2016 Idade : 39 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Ter Set 20 2016, 09:34 | |
| - Riscofino escreveu:
- Olá estou a pensar comprar uma Knosti,acham que 35€ é um bom preço em 2ª mão.
podiam-me dar a vossa opiniao. Obrigado desde já. Acho que o problema da segunda mão são o uso das escovas da knosti. Tirando isso, não me parece caro. | |
|
| |
Petrus Membro AAP
Mensagens : 836 Data de inscrição : 26/12/2015 Idade : 41 Localização : Vendas Novas
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Ter Set 20 2016, 09:53 | |
| - Riscofino escreveu:
- Olá estou a pensar comprar uma Knosti,acham que 35€ é um bom preço em 2ª mão.
podiam-me dar a vossa opiniao. Obrigado desde já. Bom dia, vai depender do estado dela em si, nomeadamente o estado das escovas. Se o antigo dono depois de cada lavagem se deu ao trabalho de limpar muito bem a máquina e secar bem as escovas para não apodrecerem, acredito que esteja apta para continuar o serviço. Mas nada como fazer um teste se tiveres oportunidade. Posso-te dizer que a minha já tem 7 anos como muito serviço e continua a deixar os discos muito bem limpos. Espero ter ajudado... | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil | |
| |
|
| |
| A importancia da higiene "intima" do vinil | |
|