Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Restauro de Pioneer PL 512X | |
|
+6Ruben Pinto TD124 José Miguel Ghost4u fredy rsimao1 10 participantes | Autor | Mensagem |
---|
rsimao1
| Assunto: Restauro de Pioneer PL 512X Ter Nov 12 2019, 22:52 | |
| Boa Noite. Sou novo neste forum e um recente retornado ao mundo do vinil, este deve-se a oferta que tive de um gira-discos da Fenton, que deu para retornar a alguns vinis antigos que tinha em casa, mas o som não é o melhor, para não dizer outra coisa!! Sendo assim decidi procurar um para substituir, queria comprar um antigo que estivesse em bom estado e que precisasse de um pequeno restauro, encontrei um Pioneer PL 512X, que embora mecanicamente estivesse bom, tinha um plinto em mau estado, o braço também não estava alinhado, enfim precisava de algum trabalho, o vendedor queria vender por 30 eur e achei que era uma oportunidade que não podia perder. Aqui deixo as imagens do mesmo como estava. Como podem ver nas fotos, o antigo dono decidiu pintar as laterais do gira-discos de branco( A pincel ), para disfarcar as marcas de uso, a tampa também está completamente destruída, mas a nivél mecanico está muito bom, o prato gira muito leve, sem ruidos e o mecanismo da mudança de velocidade, estava a actuar muito bem, isto iria requer um restauro mais a nivel do plinto e fazer uma revisão da mecânica, lubrificar e afinar!! Nas fotos pode-se verificar que o plinto é forrado com um tipo de tela que começou com o tempo a empolar, isto teria de ser tudo lixado e também decidi melhorar as ligações para usar cabos plug-in, para isso fiz uma chapa com fichas rca e entrada de cabo com malha para isolar o máximo de ruidos da rede, também levou um fusível para proteger possíveis curtos, e no plinto instalei um switch de power on em Led porque o corte de corrente para o motor era só feito pelo micro-switch do braço, e coloquei um pequeno switch que irá servir ligar a retro-iluminação por Led que tenciono deixar debaixo do prato. Também substitui os pés por uns em alumínio, e como já estava pintado de branco, decidi pintá-lo novamente de branco, afinal levou um grande restauro, mas acho que ficou com um aspecto mais moderno mas com tecnologia antiga Aqui fica as fotos do trabalho executado, ainda não tenho as fotos do resultado final, mas já ficam com uma ideia da alteração. Espero que gostem. | |
| | | fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Restauro de Pioneer PL 512X Qua Nov 13 2019, 08:19 | |
| Olá Parabéns... Agora só faltam as audições. Fredie | |
| | | Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14323 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
| Assunto: Re: Restauro de Pioneer PL 512X Qua Nov 13 2019, 22:41 | |
| Considerável obra de beneficiação! | |
| | | rsimao1
| | | | rsimao1
| Assunto: Re: Restauro de Pioneer PL 512X Qui Nov 14 2019, 23:37 | |
| Boa Noite, Em continuação do projecto, já terminei a parte estética e mecânica da máquina, está a rodar silenciosa, a nivel eléctrico refiz todas as ligações usei manga metálica para isolar os cabos, estão todos ligadas a terra de modo a não haver ruídos, todas as partes metálicas também foram ligadas a terra, debaixo do prato instalei leds, primeiro testei com leds brancos, mas acabei por instalar vermelhos a combinar com o botão de power. Os pés também ficaram a matar, todos em alumínio trabalhado, dá aquele aspecto mais moderno. Também comprei uma shell vermelha metálico para combinar com a iluminação, acho que o resultado final ficou muito bom, eu fiquei mesmo satisfeito com o gira-discos. Agora, vou falar do problema que tive, após pesquisar de células no Ebay, deparei-me com uma da Ortofon Modelo OD1 que estava cerca de 35 Eur , o vendedor mencionava que era uma célula MM e pelas fotos a agulha parecia estar em bom estado, pesquisei sobre ela na net e no próprio site da Ortofon e não encontrei grande coisa, quando instalei a mesma verifiquei que o som estava muito baixo , acho que a célula poderá ser uma MC não tenho a certeza, e o Preamp que eu tenho só dá para MM, entretanto lá tive que desembolsar mais 20Eur e comprei uma Audio Technica AT3600L, para testar, mas ainda não chegou assim não posso dizer como o mesmo soa, se funcionar a ideia será comprar mais tarde um preamp que de tanto MM ou MC para alternar entre as duas células e testar a Ortofon, espero que consiga colocar as duas a funcionar. Entretanto deixo aqui fotos do resto da restauração e o resultado final, assim como fotos da Ortofon. Já agora, se alguém tiver alguma igual o souber se é MC ou MM e possa ajudar, eu agradeço. Entretanto só está a faltar a cover em acrílico, pesquisei nas redondezas de onde moro e encontrei em Alverca a Acrilfer pedi o orçamento e pelas medidas que dei fazem uma por 50 euros, acham que está a um bom preço ou consegue-se mais barato?? Aqui deixo as fotos e Fiquem Bem | |
| | | Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14323 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
| Assunto: Re: Restauro de Pioneer PL 512X Sex Nov 15 2019, 00:54 | |
| - rsimao1 escreveu:
- (...) só está a faltar a cover em acrílico, pesquisei nas redondezas de onde moro e encontrei em Alverca a Acrilfer pedi o orçamento e pelas medidas que dei fazem uma por 50 euros, acham que está a um bom preço ou consegue-se mais barato?
Em Almada, no ABC do Acrílico, certamente será menos dispendioso. Contacto: 212 764 563. | |
| | | José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
| Assunto: Re: Restauro de Pioneer PL 512X Sex Nov 15 2019, 03:49 | |
| Bom dia! Parabéns pelo esforço colocado nessa empreitada, o gira-discos ficou muito bem. Quanto à questão da célula, pelo que encontrei essa Ortofon é MM (Frequency 20 - 22.000 Hz, Channel Separation at 1 kHz : more than 25 dB, Tracking Force : 1.25 - 1.5 grams - 1.44 right know, Stylus Type : 0.3 x 0.7 with elliptical diamond bonded tip; connected to the Pre at 47kOhm. Dynamic Compliance : 25). Pode acontecer que essa célula não esteja bem, porque se o pré que tem está a trabalhar sem problemas com a Audio Technica, então sobra a Ortofon como geradora do erro. Continue a partilhar! | |
| | | rsimao1
| Assunto: Re: Restauro de Pioneer PL 512X Sex Nov 15 2019, 19:21 | |
| Obrigado pelos comentários e pela ajuda, vou tentar saber quanto fica fazer tampa, a ver se a diferença é muita de modo a compensar a deslocação, quanto a célula estive a medir a mesma e tem o canal esquerdo aberto, não dá continuidade, e o direito acusa no aparelho de medida 1,200 ohm, parece que está mesmo avariada, tenho que esperar que chegue a casa a AudioTechnica, espero que não seja novamente enganado, entretanto já fiz a reclamação no eBay sobre a Ortofon, vamos ver no que dá. Quando tiver tudo ok, vou tentar fazer um vídeo, para verificar o som. | |
| | | TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
| Assunto: Re: Restauro de Pioneer PL 512X Sáb Nov 16 2019, 11:25 | |
| | |
| | | Ruben Pinto Membro AAP
Mensagens : 1155 Data de inscrição : 21/11/2014 Idade : 53 Localização : Paço de Arcos
| Assunto: Re: Restauro de Pioneer PL 512X Sex Nov 22 2019, 10:57 | |
| | |
| | | rsimao1
| Assunto: Re: Restauro de Pioneer PL 512X Dom Nov 24 2019, 01:54 | |
| Boa Noite Pessoal Obrigado pelo vosso feedback, Entretanto já chegou a célula nova da Audio Technica, e já fiz as afinações todas e o menino já canta achei a célula com um som muito bom, para o preço da mesma acho que a relação preço/qualidade é excelente e fiquei muito satisfeito com o som em geral, o setup que estou a utilizar é seguinte, Pioneer PL512 - Phono Preamp NFJ&NXAUDIO Box01 - SmartTV Phillips entrada CVBS - Sistema de Som Sony Home Theatre S Master DAR-RD100 ( Ligação Optica com Smart Tv). Com este setup acho que consigo um bom som pelo menos para os meus padrões, com o sistema da sony consigo bastante control dos graves e agudos, e por estar ligado a smart Tv, como a mesma têm a função de ambilight, tenho a opção de acompanhar o som com as luzes de Led da TV, e faz um efeito engraçado e um pouco psicadélico( óptimo para ouvir Hendrix ou Led Zep) Em Resumo estou super satisfeito com o resultado final, ficou melhor do que imaginei no início, e só fica a faltar a Tampa para finalizar o projecto, também estou a ponderar se coloco um logo da Pioneer na frente do gira discos, ainda estou indeciso. Entretanto deixo aqui uns videos que fiz, desculpem a qualidade do video, mas dá para perceber mais ou menos o som, queria ver se consigo fazer uma gravação melhor, vou tentar mais tarde para verificarem a qualidade do som. Espero que gostem e fiquem Bem. https://drive.google.com/drive/folders/15JGj1J-boUIabTsdHUEEZgW28XQqeo2E?usp=sharing | |
| | | Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| Assunto: Re: Restauro de Pioneer PL 512X Dom Nov 24 2019, 13:49 | |
| Parabéns!!! | |
| | | Evan Oliveira Membro AAP
Mensagens : 184 Data de inscrição : 15/11/2017 Idade : 64 Localização : Capital... da Bairrada!
| Assunto: Re: Restauro de Pioneer PL 512X Ter Dez 03 2019, 10:59 | |
| Ora aí está uma peça praticamente abandonada, que com um pouco de amor e carinho ainda tem muita (e boa) musica para dar...!! Excelente trabalho. Parabéns. | |
| | | PAINTER Membro AAP
| Assunto: Re: Restauro de Pioneer PL 512X Qua Dez 04 2019, 15:42 | |
| Bonito restauro, muitos PARABÉNS !!! | |
| | | Nafty Membro AAP
Mensagens : 607 Data de inscrição : 06/12/2011 Localização : Madrid
| Assunto: Re: Restauro de Pioneer PL 512X Qua Dez 04 2019, 17:03 | |
| | |
| | | rsimao1
| Assunto: Re: Restauro de Pioneer PL 512X Qui Dez 05 2019, 14:39 | |
| | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Restauro de Pioneer PL 512X | |