Assunto: minha aparelhagem Pioneer Qua Abr 08 2020, 11:12
Venho aqui apresentar a minha aparelhagem Pioneer que já pertenceu ao meu pai e foi este mesmo que me ofereceu já à uns aninhos pois achou que eu lhe daria mais uso Bom, o meu pai comprou-a nova em 1989 e desde então nunca deu problema algum e sempre funcionou muito bem. Pessoalmente sempre a achei lindíssima e gosto muito da dita cuja. Não sei se nos dias de hoje ainda é considerada "boazinha" e gostava que sobre esta opinassem... Tenho intenções de quando tiver junto uns $$$$$ de comprar um amplificador a válvulas e um prato da technics, mas nunca me passará pela cabeça separar-me desta aparelhagem
Todos os módulos são da Pioneer: O amplificador é um Dc-z81 O gira-discos é um Pl-z81 leitor de CD é um PD-z72T sintonizador é um F-z91L
De momento estou a pensar em restaurar as colunas que o meu pai comprou aquando do amplificador e restantes módulos. Estas colunas foram alvo de ataques meus quando eu era garoto ... Mas isso será para um tópico que irei abrir novo ... Poderei, contudo de adquirir umas colunas novas para esta aparelhagem, mas, por razões pessoais, estou determinado a reconar (julgo ser assim que se diz) os altifalantes
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: minha aparelhagem Pioneer Qua Abr 08 2020, 12:02
Paulo, essa aparelhagem, por tudo o que diz, só merece os maiores elogios!
Não pense nela em comparação com que se fez antes ou depois, pense nela como a descreve e já está!
Quanto às colunas, se colocar aqui o modelo talvez receba ajuda. Não digo para não avançar com os trabalhos nas que tem, mas pode tentar encontrar iguais no olx e facilitar o processo.
Os seu planos de válvulas e Technics fazem crer que quer evoluir e isso é positivo. Encontre o tipo de som que lhe agrada e avance com muita calma, quem sabe se não acaba a construir o seu próprio amplificador - projecto paralelo à engenharia que estuda.
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: minha aparelhagem Pioneer Qua Abr 08 2020, 12:19
audioatento escreveu:
. Estas colunas foram alvo de ataques meus quando eu era garoto ...
isto é pelo comportamento anterior
isto é pelo comportamento actual.
Estimado o José Miguel penso que lhe fez uma análise sensata. Poderá encontrar umas colunas em bom estado bem baratas para esse aparelho, que é de estima e assim completar o set.
Em termos futuros poderá de facto conseguir dar o salto devagar, mas se conseguir colocar esses aparelhos a tocar bem, será uma espécie de estágio prático para outras aventuras, veja como é que estão as correias, lubrificação, dê uma limpeza interior, limpe os conectores e vai ver que a coisa começará a ter outra forma.
Parabéns por sentir essa histórica responsabilidade de colocar essa memória da família a tocar.
Ruben Pinto Membro AAP
Mensagens : 1155 Data de inscrição : 21/11/2014 Idade : 53 Localização : Paço de Arcos
Assunto: Re: minha aparelhagem Pioneer Qua Abr 08 2020, 12:55
Essa aparelhagem e muitas semelhantes fizeram parte da nossa juventude. Muitos sonharam com elas e nunca alcançaram esses sonhos. Custavam verdadeiras Fortunas. Eu Limitei-me a vê-las nas Lojas. O máximo que consegui Foi uma Tensai Compo 120 Disfrute dela neste momento.
audioatento
Assunto: Re: minha aparelhagem Pioneer Qua Abr 08 2020, 13:18
Agradeço a todos os comentários!
Pretendo efectivamente ir com calma, começar por reparar as colunas (e/ou adquirir umas "novas" via olx ou custojusto que confesso que já andei a ver umas coisas ), depois radio e só depois mais alguma coisa. Tudo a seu tempo e também consoante achar que valha a pena evoluir para algo novo ($$$$$).
Eu e o meu pai já nos entretemos, por assim dizer, a limpar o individuo O gira discos levou recentemente uma correia nova e uma agulha, pois notava-se que estavam já gastas, tudo isto fez-se sentir no ouvido
Relativamente às colunas não existe já nas traseiras destes aquele autocolante em que as identificava como modelo . Servirá de algo tirar fotos às marcas existentes na arruela inferior dos altifalantes? A questão para estes era mesmo os componentes pois trataria eu de fazer o recone...
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: minha aparelhagem Pioneer Qua Abr 08 2020, 13:22
Coloque aqui imagens das colunas, pode ser que alguém as conheça. Talvez pela referência do amplificador e tal se encontrem as colunas que habitualmente se vendiam em conjunto...
edit: serão estas Pioneer S Z94?
audioatento
Assunto: Re: minha aparelhagem Pioneer Qua Abr 08 2020, 14:50
Julgo não serem umas Pioneer S Z94, pelo menos depois de pesquisar esse modelo de colunas.
As que possuo estão mal tratadas, espero não ferir susceptibilidades
Mas estou com a ideia que a Pioneer actualmente só vende suspensões, se sim terei que procurar material de outras marcas e compatível com medidas, não é? Ainda estou aos apalpões
José Miguel Membro AAP
Assunto: Re: minha aparelhagem Pioneer Qua Abr 08 2020, 14:58
Pioneer S-Z92???
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: minha aparelhagem Pioneer Qua Abr 08 2020, 15:00
Pela pesquisa que fiz as Pioneer S Z94 serão estas:
Honestamente colocar novos altifalantes diferentes dos originais e usar a mesma placa do crossover original. Não deve ser boa ideia...
A pior coisa que existe é um projecto que à partida pode dar asneira.
Mas ainda assim boa sorte!
Nada como tentar!
audioatento
Assunto: Re: minha aparelhagem Pioneer Qua Abr 08 2020, 15:03
Alexandre Vieira escreveu:
Honestamente colocar novos altifalantes diferentes dos originais e usar a mesma placa do crossover original. Não deve ser boa ideia...
Nada como tentar!
Entretanto descobri que se trata de umas Pioneer S Z91
Pois, também já pensei nisso...
audioatento
Assunto: Re: minha aparelhagem Pioneer Qua Abr 08 2020, 15:09
Nada como tentar!
Ah, mas a ideia não é substituir os altifalantes, mas sim fazer recone!
audioatento
Assunto: Re: minha aparelhagem Pioneer Qua Abr 08 2020, 15:13
José Miguel escreveu:
Pioneer S-Z92???
Pois efectivamente tbm poderão ser essas, mas acho mais provável ser umas Pioneer-s-91 pois a via mais pquena nas pioneer s-z92 parece-me estar mais escurecida, por assim dizer- isto segundo pesquisas e teoria baseada no "cheira-me que"
José Miguel Membro AAP
Assunto: Re: minha aparelhagem Pioneer Qua Abr 08 2020, 15:17
Sim, umas e outras são muito semelhantes...
Dependendo do que realmente quer, a via mais certa poderá ser guardar essas e comprar umas colunas que lhe possam servir melhor, mais recentes e com um som que lhe agrade.
Também pode tentar ver se elas são recuperáveis, se ligar pelo rádio a válvulas, pergunte pelas colunas.
audioatento
Assunto: Re: minha aparelhagem Pioneer Qua Abr 08 2020, 15:23
José Miguel escreveu:
Sim, umas e outras são muito semelhantes...
Dependendo do que realmente quer, a via mais certa poderá ser guardar essas e comprar umas colunas que lhe possam servir melhor, mais recentes e com um som que lhe agrade.
Também pode tentar ver se elas são recuperáveis, se ligar pelo rádio a válvulas, pergunte pelas colunas.
Pois, concordo, agradeço honestidade! Também já reflecti sobre isso e o mais provável é que pelo preço da reparação (isto se viável) compro umas usadas do mesmo estilo ou melhores... Eu é que embirrei em concertar estas
Assunto: Re: minha aparelhagem Pioneer Qua Abr 08 2020, 15:27
Sem querer estar a ser demasiado pragmático envio-lhe o meu ponto de vista, em versão musical
Ruben Pinto Membro AAP
Mensagens : 1155 Data de inscrição : 21/11/2014 Idade : 53 Localização : Paço de Arcos
Assunto: Re: minha aparelhagem Pioneer Qua Abr 08 2020, 15:40
Certamente o preço para o recone é elevado face ao que se pode encontrar nos classificados nacionais. Contudo vou deixar uma sugestão pode ser que funcione temporariamente. Vê este tópico do que fiz nas minhas Wharfdale . A dimensão dos estragos são muito diferentes mas pode ser que funcione. https://www.audioanalogicodeportugal.net/t12355-wharfedale-diamond-6r
audioatento
Assunto: Re: minha aparelhagem Pioneer Qua Abr 08 2020, 15:55
Sem querer estar a ser demasiado pragmático envio-lhe o meu ponto de vista, em versão musical