Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Manutenção em Linn Axis | |
| | Autor | Mensagem |
---|
RMI
Mensagens : 7 Data de inscrição : 26/02/2015 Localização : Charneca de Caparica
| Assunto: Manutenção em Linn Axis Qua 22 Abr - 12:09 | |
| Olá a todos. Tenho um Linn Axis + Akito + K9 que tem tido muito pouco uso nos últimos anos e que está a pedir uma “ida à revisão”. O plano é:
Como ainda tem a correia original, acho que ao fim de 30 anos seja recomendável substitui-la, mesmo não notando problemas na velocidade de rotação. Encomendei um disco estroboscópico para averiguar se há flutuações ou arrasto. Também já vi que é fácil arranjar uma correia com recomendações no eBay. Se for Linn o preço dispara e muitos dizem não se justificar.
O Manual do Axis recomenda a troca/adição de óleo periódica. Tanto quanto sei óleo do tipo usado em máquinas de costura será adequado. Há quem diga que qualquer óleo do tipo 10W30 servirá. A Linn tem uns pequenos frascos com o óleo que têm a vantagem de ter a quantidade certa, se usar outro não sei que quantidade usar.
Finalmente, a agulha já deverá estar em final de vida (é a 2ª que uso), mas a cabeça é a original. É aqui que as coisas se complicam. Já não se encontram agulhas novas deste modelo e segundo li, ao fim de uns anos é conveniente trocar também a cabeça pois perde qualidades. Sei que a K9 é baseada na Audio Technica AT95E, e que há quem compre a agulha deste modelo como substituta, mesmo que o corpo em plástico não fique bem. Será melhor trocar o conjunto por um novo? Se sim, ir para a AT95e ou outro modelo, podendo até subir de escalão, o que muitos dizem ser justificável para este Linn? Modelos mencionados como possíveis substitutos: - Ortofon 2M Red ou 2M Blue – Dizem que dado o tamanho são difíceis de montar no Akito. Também há quem diga que podem soar um pouco brilhantes… - Nagaoka MP110 – Mais suave mas menos detalhada que as Ortofon. - Rega Elys 2 – Pode soar agressiva segundo alguns. - Goldring 1042 – É a Linn Adikt original. Gama mais alta. - AT440ML - ?
Alguém tem experiencia com este modelos? O que recomendam? Desde já agradeço os vossos comentários.
| |
| | | Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| Assunto: Re: Manutenção em Linn Axis Qua 22 Abr - 12:59 | |
| - RMI escreveu:
- Olá a todos.
Tenho um Linn Axis + Akito + K9 que tem tido muito pouco uso nos últimos anos e que está a pedir uma “ida à revisão”. O plano é:
Como ainda tem a correia original, acho que ao fim de 30 anos seja recomendável substitui-la, mesmo não notando problemas na velocidade de rotação. Encomendei um disco estroboscópico para averiguar se há flutuações ou arrasto. Também já vi que é fácil arranjar uma correia com recomendações no eBay. Se for Linn o preço dispara e muitos dizem não se justificar.
O Manual do Axis recomenda a troca/adição de óleo periódica. Tanto quanto sei óleo do tipo usado em máquinas de costura será adequado. Há quem diga que qualquer óleo do tipo 10W30 servirá. A Linn tem uns pequenos frascos com o óleo que têm a vantagem de ter a quantidade certa, se usar outro não sei que quantidade usar.
Finalmente, a agulha já deverá estar em final de vida (é a 2ª que uso), mas a cabeça é a original. É aqui que as coisas se complicam. Já não se encontram agulhas novas deste modelo e segundo li, ao fim de uns anos é conveniente trocar também a cabeça pois perde qualidades. Sei que a K9 é baseada na Audio Technica AT95E, e que há quem compre a agulha deste modelo como substituta, mesmo que o corpo em plástico não fique bem. Será melhor trocar o conjunto por um novo? Se sim, ir para a AT95e ou outro modelo, podendo até subir de escalão, o que muitos dizem ser justificável para este Linn? Modelos mencionados como possíveis substitutos: - Ortofon 2M Red ou 2M Blue – Dizem que dado o tamanho são difíceis de montar no Akito. Também há quem diga que podem soar um pouco brilhantes… - Nagaoka MP110 – Mais suave mas menos detalhada que as Ortofon. - Rega Elys 2 – Pode soar agressiva segundo alguns. - Goldring 1042 – É a Linn Adikt original. Gama mais alta. - AT440ML - ?
Alguém tem experiencia com este modelos? O que recomendam? Desde já agradeço os vossos comentários.
Bom dia, desde já agradeço em nome de todos a sua entrada neste grupo de bem intencionados que gostam do audio e em particular, têm uma "panca" pelo audio analógico. Neste espaço existe uma regra de ouro que é apresentação no Fórum, antes de qualquer tópico anterior, no tópico que se chama precisamente, apresentação. Apresente-se que nós gostamos de cuscar a vida dos outros! | |
| | | José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
| Assunto: Re: Manutenção em Linn Axis Qua 22 Abr - 13:27 | |
| | |
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| Assunto: Re: Manutenção em Linn Axis Qua 22 Abr - 13:32 | |
| | |
| | | José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
| Assunto: Re: Manutenção em Linn Axis Qua 22 Abr - 13:36 | |
| É mesmo a altura ideal para lubrificar e salvar um Linn! | |
| Assunto: Re: Manutenção em Linn Axis Qua 22 Abr - 13:37 | |
| | |
| | | RMI
| Assunto: Apresentação Qua 22 Abr - 15:58 | |
| | |
| Assunto: Re: Manutenção em Linn Axis Qua 22 Abr - 16:07 | |
| | |
| Assunto: Re: Manutenção em Linn Axis Qua 22 Abr - 16:21 | |
| - RMI escreveu:
- Olá a todos.
Tenho um Linn Axis + Akito + K9 que tem tido muito pouco uso nos últimos anos e que está a pedir uma “ida à revisão”. O plano é:
Estimado RMI A mudança de correia é sempre boa, porque uma correia mais elástica absorve melhor as vibrações do motor, o que normalmente torna tudo mais silencioso. O óleo não faço ideia de qual o melhor, mas se a Linn tem e não é um preço demasiado elevado é usá-lo. Quanto às células, já ouvi todas, só me posso prenunciar pela Nagaoka MP-11O porque convive comigo, acho-a bastante equilibrada com um bom balanço entre a informação e musicalidade, mas honestamente gostei mais do desempenho da MP-100 e da antiga MP-11 no meu sistema. Pode ser por via dos pré-phonos que tenho, ou o resto do sistema. Mas como vê se tenho 3 nagaokas é porque gosto imenso do som delas. Claro que como vem sendo recorrente aqui no fórum se quiser uma coisa barata e que habitualmente tem agradado à muitos dos utilizadores por aqui, teste também uma shure M-75, que embora não seja o Santo Graal do audio é seguramente uma célula que agrada à maioria e muito compatível com a maior parte dos braços e sistemas. Ficam aqui os meus 5 tostões... | |
| | | RMI
| Assunto: Re: Manutenção em Linn Axis Qua 22 Abr - 16:44 | |
| Obrigado Alexandre Vieira! | |
| | | Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14347 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
| Assunto: Re: Manutenção em Linn Axis Qua 22 Abr - 18:41 | |
| - RMI escreveu:
- Tenho um Linn Axis + Akito + K9 (...)
O Manual do Axis recomenda a troca/adição de óleo periódica. Tanto quanto sei óleo do tipo usado em máquinas de costura será adequado.
(...) Finalmente, a agulha já deverá estar em final de vida (é a 2ª que uso), mas a cabeça é a original. (...) Modelos mencionados como possíveis substitutos: - Ortofon 2M Red ou 2M Blue – Dizem que dado o tamanho são difíceis de montar no Akito. Também há quem diga que podem soar um pouco brilhantes… - Nagaoka MP110 – Mais suave mas menos detalhada que as Ortofon. - Rega Elys 2 – Pode soar agressiva segundo alguns. - Goldring 1042 – É a Linn Adikt original. Gama mais alta. - AT440ML - ?
Alguém tem experiencia com este modelos? O que recomendam? Prezado RMI, Ainda bem que possui o Axis ao invés do LP12! Contudo, não ligue muito a este encómio, porquanto, tem origem num ser alérgico ao modelo 12 da Linn. Quanto à substância oleosa a utilizar no gira-bolachas, o óleo aplicado em máquinas de costuras é apropriado. Nos modelos referidos para substituição da K9, em vez das Ortofon e da 1042GX, prefiro as Goldring E1 e E3 e Sumiko Pearl. Com melhores cumprimentos, | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Manutenção em Linn Axis | |
| |
| | | | Manutenção em Linn Axis | |
|