Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Introdução à Acústica de Salas Seg maio 11 2020, 17:30
Excelentes vídeos sobre acústica pelo Geoff Martin da Bang & Olufsen:
Última edição por ricardo onga-ku em Seg maio 11 2020, 17:32, editado 1 vez(es)
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Introdução à Acústica de Salas Seg maio 11 2020, 17:30
Assunto: Re: Introdução à Acústica de Salas Seg maio 11 2020, 17:31
Assunto: Re: Introdução à Acústica de Salas Seg maio 11 2020, 17:31
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Introdução à Acústica de Salas Seg maio 11 2020, 18:49
Amanhã já tenho o que ver na minha hora de almoço (retido no local de trabalho).
Os princípios de acústica são perceptíveis, mas este é um tema complexo para "salas de estar". Vamos ver se aprendo algo que não resulte em painéis na parede.
Assunto: Re: Introdução à Acústica de Salas Seg maio 11 2020, 18:54
José Miguel escreveu:
Amanhã já tenho o que ver na minha hora de almoço (retido no local de trabalho).
Os princípios de acústica são perceptíveis, mas este é um tema complexo para "salas de estar". Vamos ver se aprendo algo que não resulte em painéis na parede.
Por enquanto ainda trata de abordar questões de acústica básica.
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Introdução à Acústica de Salas Seg maio 11 2020, 19:14
Nós notamos bastante esta última troca de casa/sala. Esta está orientada na horizontal e tivemos que andar a experimentar o posicionamento das colunas.
Amanhã vou ver os vídeos com calma.
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
Assunto: Re: Introdução à Acústica de Salas Seg maio 11 2020, 19:23
Olá
Até hoje nunca me preocupei com a acústica das salas nas diversas casas onde morei, tive sempre que sujeitar-me ao espaço que tinha, e tenho, pelo que a única coisa que utilizo sempre é um tapete, até a posição das colunas é a única possível, acredito que seria possível melhorar o desempenho mas não dá, se tivesse mais uma assoalhada só para a música...
Fredie
Assunto: Re: Introdução à Acústica de Salas Seg maio 11 2020, 21:54
fredy escreveu:
Olá
Até hoje nunca me preocupei com a acústica das salas nas diversas casas onde morei, tive sempre que sujeitar-me ao espaço que tinha, e tenho, pelo que a única coisa que utilizo sempre é um tapete, até a posição das colunas é a única possível, acredito que seria possível melhorar o desempenho mas não dá, se tivesse mais uma assoalhada só para a música...
Fredie
Infelizmente a minha sala actual é muito pequena (aqui em casa somos quatro) e tive que colocar as colunas nos cantos. O que me safa é equalização digital; não faz nada pelos nulos mas consegui eliminar o boom dos picos. Agora percebo o sucesso das mini-monitoras no Reino Unido.
José Miguel Membro AAP
Assunto: Re: Introdução à Acústica de Salas Ter maio 12 2020, 12:09
Para desanuviar um pouco a mente, fui espreitando os vídeos e aconselho vivamente que os vejam!
Se não tiverem paciência para tudo, saltem para o quarto vídeo, liguem o vosso computador/tablet/telefone ao sistema e aproveitem para fazer o teste - ajuda a perceber a importância do posicionamento das colunas e se com um par de colunas externas de computador é audível, imagino em casa (vou fazer logo).
Há colunas que revelam a tal imagem "fantasma" de palco melhor do que outras, mas todas poderão criar uma imagem e melhorar com o posicionamento correcto. Até numa sala de estar é possível encontrar um bom compromisso, desde que se respeitem distâncias por exemplo.
Os três primeiros vídeos são interessantes e revelam como funcionam os espaços, mas as soluções passarão sempre pelo tratamento das superfícies ou ouvir Música ao ar livre.
Muito Agradecido Ricardo, que venham os próximos - ao que parece serão lançados mais.
Assunto: Re: Introdução à Acústica de Salas Dom maio 24 2020, 10:28