Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Estabilizador de corrente

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1155
Data de inscrição : 14/04/2017

Estabilizador de corrente Empty
MensagemAssunto: Estabilizador de corrente   Estabilizador de corrente EmptySeg maio 25 2020, 22:45

Na minha zona, aqui no bairro, os cabos de corrente elétrica andam todos enrodilhados aos montes por postes de madeira, ainda dos antigos. Não sou um audiófilo Japonês, mas não me agrada muito a vista, e penso que a qualidade não deva ser muita, posso estar errado, mas a régua que alimenta o sistema de áudio tem um visor onde diz que a tensão varia ao longo do dia entre 203V e 230V. Assim quando apareceu um estabilizador à venda por 20 paus no OLX, decidi experimentar. O sistema consome no máximo 0,4 amperes (diz a régua) por isso achei que não haveria problema, sendo um modelo dos mais fraquinhos. Fabricado na Chinamarca, tem um transformador redondo lá dentro, com bom aspeto.
Estabilizador de corrente Estabi10
Quando liguei, notei qualquer coisa, embora não saiba quantificar, se melhor som ou indiferente, digamos que ficou quase na mesma. No entanto, a grande diferença foi no aquecimento do amplificador. Antes ficava quente ao fim de alguns minutos e mesmo sem estar a tocar música, não era nada de excessivo mas mesmo assim, bem quentinho. Agora com o estabilizador, apenas fica morno ao princípio e depois de algum tempo a tocar, fica quase frio, ou tépido, mas sempre com o desempenho que sempre teve. Não percebo porque é que isto acontece. Sendo assim eu pergunto se alguém usa um bicho destes e se vale a pena investir num melhor? E porque é que o amp fica mais relaxado com os aquecimentos?
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 52
Localização : Albufeira

Estabilizador de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizador de corrente   Estabilizador de corrente EmptySáb maio 30 2020, 12:13

Caro galvaorod
Não sou entendido na prática de eletrodos versus som, mas sei que na vida quanto mais estabilidade melhor, também ando a pensar em estabilizar os eletroes cá de casa mas tenho dúvidas se vou notar diferença.
Já que estabilize o aquecimento do transformador já é uma melhoria penso eu de que...mas há entendidos aqui no fórum que vão ajudar certamente,esperemos a ouvir uma musicasita.
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1155
Data de inscrição : 14/04/2017

Estabilizador de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizador de corrente   Estabilizador de corrente EmptyQua Jul 15 2020, 13:08

BAILOTE escreveu:
Caro galvaorod
Não sou entendido na prática de eletrodos versus som, mas sei que na vida quanto mais estabilidade melhor, também ando a pensar em estabilizar os eletroes  cá de casa mas tenho dúvidas se vou notar diferença.
Já que estabilize o aquecimento do transformador já é uma melhoria penso eu de que...mas há entendidos aqui no fórum que vão ajudar certamente,esperemos a ouvir uma musicasita.

Caro Bailote

Nós podemos invocar os gurus do fórum, mas às vezes eles não ouvem, e a dúvida persiste, os deuses abandonam-nos.
Vou ponderar sacrificar uma galinha e fazer umas rezas num altar com velas acesas, pode ser que nos oiçam e que nos atendam, desta vez... Smile
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 80
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Estabilizador de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizador de corrente   Estabilizador de corrente EmptyQua Jul 15 2020, 17:53

Também uso!...
No meu caso, estes da ROTEL, já descontinuados (julgo que ainda são da era inglesa(?),
Estabilizador de corrente IcB5DHO3z-h1A9TRkV2egdKJ-ClCF6U4_3ae11DqRyv6sVgA6dJgOFtQ5zrDIJSVG7ainV3nUymAAok0zY_Fa5iKlfFio0_P0ujMEQ9dB-5f0b7vgZqX0Q8doi5qey8lClS3IKn0Vch_QiUTTcAQPLPXTJCnYqtZbBZPLGbySmCb4jzpsGXJF4jOmdJ9rrE_1nFDjtc9EWPvkddvw47YF84RvZrlgv3n5gl2Yj2X-Sx0h3vPITbGcCDhyz13SBIIz2oJNrT5DXVScI0ddA7vzyeRvBMzIcmdC439ZBDqPARL_DqpInIyyLMbanuSPaR673T7Xkxa78TIMOHoP7z5_lzVdgOD9gTJg-sLNjz83uNlPFhNK6kOEDA65fmboRvzC8kwEaTpU9JGwzpYWhLhJM3501pw6I27JWorVuwuILGjKdDEQh-DcEJ9HMfrvmWyFdTa7AvzMXY4cIiErIuZ_JHDW_B1FNyMn4RduXX4HTY5QeL58xL-9AiUJGPzbcHsXETPY3gOq4srf_9J9NyWWHCZx5ajsMiORDzW-1_9dspDMDVjdbowoBlNKFAiqTCBhjyJQkmVWVtEDEoDK0nIqYpyujx32kLVWOCobml8O8bOXrLc_f9rr2XG2yuWIov7dtVD3ihqEErK-WaTgaZafdvXbSSUDHJA3w7AV5RFysksXf97Y-ECtngT9Eje=w1204-h903-no?authuser=0
e aqui:
Estabilizador de corrente FN-ks7GBxNSUEU8SbGkEI_LWsKVQbl8iP0webCKhyHez-Ziz2iaPMMsDCqtNh2AeGV3_pT8BK4Iz4zrA_ylpH5Lka-Z1aTi0lZ31XRudtu9KmEsR6Tq_cIw7QalZnyImNJX_IOLv3eqp6N0j7IDBPubHbG-yOcRS7AMSMOEuyhlVd4YOh1UtNYJQ3BcUT2H7TpvYO-bGLsmbV7fZEXMtTccxysVDpCVKIKMm9qxDwGwzTDRfrIW7Ld5Ff6j2h3rQANjUxs7vWDeKBL-01Mbh18V8hEuQUjbhMd1eSsrhvepp7b4rzyf9GJDJBA3awjHKSDRF89L5LVeBiM-hvR6wWCAFuQ-rIaUsB_XEWZKv_Ur0AKCrzZUY5Er56r6-z1wswHuywX8yqWek7VH0nLz4VfqxcV8CyZJ6cHDYQw8sKhJgJJPMm8MBZaDeZWiMFOlyk6XOdmH7B16iSW1Bc7IBXvSrlLXmEidQfLPa9TIyKM1GqZa1Vdz5B98aqcWDLRJEaEABDSUtFC_XoLR-R3wHSBGcKNEN1mOGTtC63FwoojWnagZ17CMY56EU8RS1rx-7l0fdDWmyGFJiRw5DSkBFY-Z1zblQfxg-dx9MvFIr4BgEHBydibjc-FmjC2sgzC58W7E2YSjOTrFEKhTzRY9_S6AYLqiMRUS0AQx7q3hiRhf7p84hz2Zu_jRXt-6k=w1204-h903-no?authuser=0

Mas não sei o porquê dessa normal(?) anormalidade...

Sei sim que sempre li que se deverá ligar tudo através dum condicionador de corrente, no mínimo por segurança dos equipamento!...
Exceptp, excepto os amplificadores de potência e/ou integrados para, julgo, não lhes estrangularmos a alimentação, e assim faço, tanto numa sala como na outra os power´s vão directos à parede!

Estabilizador de corrente Picture-191450
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
astra
Membro AAP



Mensagens : 133
Data de inscrição : 24/11/2011

Estabilizador de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizador de corrente   Estabilizador de corrente EmptyDom Jul 26 2020, 13:19

Não existem estabilizadores de corrente, mas estabilizadores de tensão - A intensidade da corrente vai variar sempre de acordo com a carga.
Os estabilizadores de tensão devido aos problemas que introduzem no circuito estragam mais do que melhoram.
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1155
Data de inscrição : 14/04/2017

Estabilizador de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizador de corrente   Estabilizador de corrente EmptyDom Jul 26 2020, 21:05

astra escreveu:
Não existem estabilizadores de corrente, mas estabilizadores de tensão - A intensidade da corrente vai variar sempre de acordo com a carga.
Os estabilizadores de tensão devido aos problemas que introduzem no circuito estragam mais do que melhoram.  

OK. Obrigado pela explicação
Estabilizador de corrente What_m10
Ir para o topo Ir para baixo
astra
Membro AAP



Mensagens : 133
Data de inscrição : 24/11/2011

Estabilizador de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizador de corrente   Estabilizador de corrente EmptyDom Jul 26 2020, 23:01

As fontes de alimentação com a certificação CE devem ser imunes a variações de tensão definidas no Regulamento da Qualidade de Serviço (RQS) (+- 10% da tensão nominal (230V) ou seja: entre 207V e 253V) desde que essas variações sejam lentas. Variações rápidas dos parâmetros da tensão como sejam: subtensões transitórias, sobretensões transitórias e flutuações de tensão, essas sim, poderão ser um problema para as fontes de alimentação. Quando estas anomalias se verificam elas são, quase sempre, de origem interna (instalação elétrica da habitação) e indiciam, normalmente, Quadro elétrico e circuitos fase/neutro subdimensionados e, ou, circuito de terra altamente resistente.
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1155
Data de inscrição : 14/04/2017

Estabilizador de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizador de corrente   Estabilizador de corrente EmptySeg Jul 27 2020, 00:15

astra escreveu:
As fontes de alimentação com a certificação CE devem ser imunes a variações de tensão definidas no Regulamento da Qualidade de Serviço (RQS) (+- 10% da tensão nominal (230V) ou seja: entre 207V e 253V) desde que essas variações sejam lentas. Variações rápidas dos parâmetros da tensão como sejam: subtensões  transitórias, sobretensões  transitórias e flutuações de tensão, essas sim, poderão ser um problema para as fontes de alimentação. Quando estas anomalias se verificam elas são, quase sempre, de origem interna (instalação elétrica da habitação) e indiciam, normalmente, Quadro elétrico e circuitos fase/neutro subdimensionados e, ou, circuito de terra altamente resistente.  


Eu estou numa casa nova e realmente desconfio que a instalação não será das melhores. Eu já combinei com um eletricista para vir medir e visionar o quadro e o restante circuito. Enfim espero não ter que pagar uma nota preta.

Mas porque é que o amplificador aquece menos quando usado com um estabilizador?
Ir para o topo Ir para baixo
astra
Membro AAP



Mensagens : 133
Data de inscrição : 24/11/2011

Estabilizador de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizador de corrente   Estabilizador de corrente EmptySeg Jul 27 2020, 18:25

galvaorod escreveu:
astra escreveu:
As fontes de alimentação com a certificação CE devem ser imunes a variações de tensão definidas no Regulamento da Qualidade de Serviço (RQS) (+- 10% da tensão nominal (230V) ou seja: entre 207V e 253V) desde que essas variações sejam lentas. Variações rápidas dos parâmetros da tensão como sejam: subtensões  transitórias, sobretensões  transitórias e flutuações de tensão, essas sim, poderão ser um problema para as fontes de alimentação. Quando estas anomalias se verificam elas são, quase sempre, de origem interna (instalação elétrica da habitação) e indiciam, normalmente, Quadro elétrico e circuitos fase/neutro subdimensionados e, ou, circuito de terra altamente resistente.  


Eu estou numa casa nova e realmente desconfio que a instalação não será das melhores. Eu já combinei com um eletricista para vir medir e visionar o quadro e o restante circuito. Enfim espero não ter que pagar uma nota preta.

Mas porque é que o amplificador aquece menos quando usado com um estabilizador?

Mas afinal qual é o padrão das tensões que tem em casa?

-Predominantemente baixas? (Abaixo da tensão de referência)
-Normais? (Em torno da tensão de referência)
-Predominantemente altas? (Acima da tensão de referência)
-Instáveis? (Variando de forma aleatória em toda a faixa dos +- 10%)

No meu caso, se é que serve de exemplo, tenho as tensões a variar entre os 236V e os 240V no Quadro do sistema de som (menos de 2%). No entanto, a minha experiência diz-me que, o parâmetro que mais stress introduz nas fontes de alimentação é a distorção harmónica e não as tensões.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Estabilizador de corrente Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizador de corrente   Estabilizador de corrente Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Estabilizador de corrente
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» R O T E L RLC-1050 (Estabilizador/distribuidor de corrente)
» R O T E L, RLC-1050 - Estabilizador/Condicionador de corrente
» clamp estabilizador
» Cabo de corrente
» Cabo de Corrente DIY

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Áudio Geral-
Ir para: