Tenho um leitor cd Cambridge que tinha o DAC "queimado" (um CS4391, saída digital a funcionar mas a analógica não tinha som - descobri que a Crystal produziu um lote de ICs defeituosos na altura, queimavam sozinhos) e decidi fazer um upgrade para CS4398 em vez de simplesmente substituir o chip. Até porque esse é SMT e seria difícil de trocar (ainda por cima as PCBs são de pouco qualidade). Encontrei um módulo do C4398 montado em adaptador para DIP28 à venda no EBay, vindo da China, foi uma óptima compra.
Segue a minha primeira versão da implementação caseira do CS4398 (esta pequena placa fica perto da placa original e é ligada a todas as entradas digitais e saídas analógicas bem como linhas de alimentação).
A placa foi feita em casa, daí que o layout seja algo simplificado, mas tentei o meu melhor com os ground planes e alguns outros detalhes de design recomendados para este dac.
Baseei-me no datasheet e em diversos designs que se encontram pela net.
A secção de alimentação do leitor foi também melhorada e fiz um recap parcial.
A secção de filtragem de saída emprega o opamp de elevada qualidade LM4562.
A reparação foi um sucesso, o módulo DAC ficou impecável e o leitor está novamente a funcionar lindamente. Seguem algumas fotos. A qualidade de som é óptima. Para mim, o trabalho compensou. Mas é porque o leitor fica para mim. Claramente isto não é uma "reparação comum", não iria compensar, fica aqui apenas como exemplo do que se pode fazer para dar nova vida a um aparelho que vale a pena (neste caso ficou melhor que o original). Só é pena que o leitor use o mecanismo algo "barato" KSS-213, fica mt aquém dos épicos CDM da Philips, por exemplo, mas em termos de som consegue competir com o meu Marantz CD40 que está bastante modificado, só para dar uma ideia. O som é super cristalino, natural, equilibrado e "vivo". Pessoalmente prefiro ouvir música acústica neste leitor, só Rock e Metal continua a soar-me melhor quando lido com o meu Marantz.