Mensagens : 217 Data de inscrição : 19/03/2018 Idade : 46 Localização : Évora
Assunto: Medir sinal da tomada de TV/Rádio Qui Out 22 2020, 19:12
Boas! Tenho na minha sala uma tomada de TV e Rádio da antena coletiva do prédio e gostaria de saber se existe forma de medir a intensidade do sinal nomeadamente da parte do Rádio. Será que dá com um multímetro? E quais os valores ideais?
Agradeço a atenção.
jpinto Membro AAP
Mensagens : 263 Data de inscrição : 03/08/2011 Idade : 61 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Medir sinal da tomada de TV/Rádio Sex Out 23 2020, 20:06
Viva! Para medir um sinal de rádio não é possível com um simples multímetro é mesmo necessário um medidor próprio, o resultado é por frequência que se a memória não me falha em Portugal é entre os 87.5 - 108 MHz.
Não tenho presente quais os valores normais para uma instalação colectiva. Para além do sinal de rádio normalmente o sinal de TV e muitas vezes de satélite também estão presentes no mesmo cabo nas instalações colectivas o que, dependendo das características do receptor, pode influenciar o seu desempenho. Casos como saturação do andar de entrada ou mesmo interferências motivadas por intermodulações, modulações cruzadas etc.
Está com problemas de receção? Verifique que o seu prédio tem mesmo antena coletiva é que o meu não tem o que tem é a distribuição de alguns canais pela NOS (sem assinatura) e dúvida que estejam a enviar o sinal de FM.
paulov gosta desta mensagem
paulov Membro AAP
Assunto: Re: Medir sinal da tomada de TV/Rádio Sáb Out 24 2020, 13:40
Boas! Verifiquei e tenho mesmo antena coletiva com antena TDT e antena FM. Eu não estou com dificuldade de recepção, na tomada que tenho junto ao quarto. Mas tenho mais dúvida na tomada da sala. Porque parece que quando arranjaram o prédio mudaram as antenas e respectivas ligações e instalaram uma tomada junto ao meu quarto.Não mexeram na tomada que já existia na sala e na altura disseram que não teria uma intensidade de sinal tão boa como a que tenho junto ao quarto. Não consigo perceber porque supostamente uma tomada tem melhor sinal que outra.
Como tenho o sistema de som na sala, gostaria de usufruir da tomada com ligação FM,por isso a pergunta se havia forma de medir o sinal. É que a tomada FM que está junto ao quarto está longe da sala onde tenho o sistema. Obrigado pela ajuda
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Medir sinal da tomada de TV/Rádio Sáb Out 24 2020, 16:32
A minha tomada agora também não tem sinal FM, mas faço a ligação à mesma e ainda assim é melhor que uma antena interna, penso porque toda a instalação funciona como antena. Mas claro está que não consigo ter bom som em todas as frequências.
Uma solução é usar uma coisa destas, uma antena interior amplificada.
Assunto: Re: Medir sinal da tomada de TV/Rádio Seg Out 26 2020, 12:45
Alexandre Vieira escreveu:
A minha tomada agora também não tem sinal FM, mas faço a ligação à mesma e ainda assim é melhor que uma antena interna, penso porque toda a instalação funciona como antena. Mas claro está que não consigo ter bom som em todas as frequências.
Vou experimentar umas antena dessas. Obrigado pela ajuda!
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Medir sinal da tomada de TV/Rádio Ter Out 27 2020, 09:05
paulov escreveu:
O investimento não é muito grande pelo que vale a pena tentar, eu tenho uma Tivoli Audio com antena interna para ouvir música lá na terra. E tinha lá uma coisa destas antigas, que melhorou muito o sinal de captação.
paulov Membro AAP
Assunto: Re: Medir sinal da tomada de TV/Rádio Ter Out 27 2020, 16:13
paulov escreveu:
O investimento não é muito grande pelo que vale a pena tentar, eu tenho uma Tivoli Audio com antena interna para ouvir música lá na terra. E tinha lá uma coisa destas antigas, que melhorou muito o sinal de captação.
.
Realmente não é um investimento muito grande e se melhorar a captação vai compensar certamente. Vou experimentar