Mensagens : 730 Data de inscrição : 20/03/2012 Localização : Quinta do Conde
Assunto: Pré passivo - volume control Ter Nov 24 2020, 00:01
Meus caros, estou a ponderar experimentar ligar ao meu power amp um seletor e um controlo de volume fazendo assim um pré passivo, em substituição aos tradicionais prés ativos. Alguém já experimentou? Quais os conselhos?
Mensagens : 111 Data de inscrição : 01/03/2016 Idade : 66 Localização : Quiaios
Assunto: Re: Pré passivo - volume control Ter Nov 24 2020, 00:58
A primeira aparelhagem hifi, digna desse nome, que tive nos longínquos 80's do século passado, tinha como amplificador um power P150 da Musical Fidelity e um pré passivo PAS-01 Ben Duncan. Penso que com fontes de saída de linha não é fácil um pré activo fazer muito melhor. Cumprimentos
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: Pré passivo - volume control Ter Nov 24 2020, 08:43
rednef escreveu:
... estou a ponderar experimentar ligar ao meu power amp um seletor e um controlo de volume fazendo assim um pré passivo, em substituição aos tradicionais prés ativos. Alguém já experimentou? Quais os conselhos? ...
Sim, jà tive vàrios e quando as condições são boas é uma escolha elegante e barata. Muitos dos integrados na realidade não são nada mais do que um préamplificador passivo com um power na mesma caixa...
Os conselhos para a escolha de um préamplificador passivo são sempre os mesmos:
A fonte deve ter uma impedância de saida dez vezes menor do que a de entrada do pré passivo...
O power deve ter uma impedância de entrada dez vezes superior do que a do pré passivo...
A fonte deve ter um nivel de saida que possa modular o power complétamente...
Dou um exemplo: Se o pré passivo estiver equipado com um potenciometro de 10Kohms então, a fonte deve ter uma impedância de saida inferior a 1Kohm e o power deve ter uma impedância de entrada superior a 100Kohms...
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14321 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Pré passivo - volume control Ter Nov 24 2020, 15:00
Prezado rednef,
O segundo exemplar que indica, é vendável em Portugal: https://www.olx.pt/anuncio/unity-volume-control-IDFCTIg.html#a84ec42c00. Quanto a pré-passivo, tive um com óptimos resultados, dispensando, por preferir ligar as fontes directamente ao amplificador de potência.
Com melhores cumprimentos,
rednef Membro AAP
Mensagens : 730 Data de inscrição : 20/03/2012 Localização : Quinta do Conde
Assunto: Re: Pré passivo - volume control Ter Nov 24 2020, 22:29
Obrigado pelos comentários. Tenho lido bastante ultimamente sobre este assunto e aqueles que realmente percebem da "poda" indicam como principal problema a falta de "punch" na música, isto verifica-se ainda mais quando existem duas circunstâncias associadas, o power não ter muita corrente na saída e as colunas serem pouco sensíveis. No meu caso será para ligar ao Adcom GFA-555 1ª versão e as colunas que tenho são sensíveis, o que me faz crer que o resultado seja positivo. Existem ainda alguns utilizadores que À falta do dito punch colocam um buffer antes da entrada potenciómetro... mais uma vez, se resulta... não sei.
Alexandre Vieira gosta desta mensagem
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: Pré passivo - volume control Qua Nov 25 2020, 12:01
rednef escreveu:
... aqueles que realmente percebem da "poda" indicam como principal problema a falta de "punch" na música...
Quando as impedâncias de entrada e de saida não são adequadas existe sempre uma compressão dinamica e tonal, umas pessoas sentem isso e outras menos ou nada. A impedância de entrada do Adcom é de 22K então é demasiado baixa para um passivo e é provàvel que esse fenomeno seja audivel. È possivel de juntar um buffer (depois do potenciometro e não antes) mas deixa de ser passivo e torna-se num "mau" activo...