Rede Eléctrica - Purificação do Lixo na Electricidade
+6
galvaorod
João Henrique
Mário Franco
Fernando Salvado
Ghost4u
Alexandre Vieira
10 participantes
Autor
Mensagem
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Rede Eléctrica - Purificação do Lixo na Electricidade Sex Jan 29 2021, 10:44
Estimados Amigos
Os nossos sistemas para funcionarem devidamente alimentam-se essencialmente de duas coisas, música e electricidade.
A fonte musical pode ter vários suportes desde a fita, cd, discos e até dizem que no estrangeiro já se consegue alimentar sistemas com recurso à internet (por acaso tenho um primo que tem um amigo que está lá fora e contou-lhe isso, porque não é coisa que seja do conhecimento comum ).
Mas a electricidade é a outra fonte do sistema, dá-lhe a energia, porque por muita música que tenhamos, é condição essencial . Hoje sabemos que a electricidade e sua rede eléctrica podem transportar sinais de internet, mas também que são indutoras de ruído e muitas vezes sofrem variações que provocam ruído e alteram o melhor desempenho dos nossos belos, queridos e fofinhos sistemas.
Este fenómeno é tecnicamente denominado de LIXO NA ELECTRICIDADE
A pergunta é: O que têm feito, uma nível da rede de vossa casa, (truques, acessórios e afins) para ultrapassar estas variáveis de modo a obter o melhor desempenho e segurança dos sistemas?
masa gosta desta mensagem
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14344 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Rede Eléctrica - Purificação do Lixo na Electricidade Sex Jan 29 2021, 11:23
Na instalação eléctrica que serve a aparelhagem de alta-fidelidade, é importante ter bom aterramento eléctrico. Ora, no Auditório Fantasma, o truque consiste num vaso onde habita uma planta, com terra oriunda da zona de regadio do Alqueva, do qual sai um fio com 2,5 mm de secção, conhecido por fio de terra, conectado à tomada.
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Rede Eléctrica - Purificação do Lixo na Electricidade Sáb Jan 30 2021, 14:57
Ninguém se chega à frente!!
Querem ver que sou eu que vou ter que fazer o disparate sozinho. Sem conselhos de ninguém...
Fernando Salvado Membro AAP
Mensagens : 466 Data de inscrição : 02/03/2018 Localização : Parede
Assunto: Rede Electrica Sáb Jan 30 2021, 15:21
Pouco posso adiantar...
No meu caso, limitei-me a fazer uma ligação directa e exclusiva do quadro eléctrico para o meu "refúgio" no sótão e assim me vi livre da influência perniciosa dos motores e dos frigorificos... ...mas nunca fiz uma verificação/medição técnica para saber qual o real benefício da obra ,... mas não tenho problemas...
Boas obras e boas audições...
Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem
Assunto: Re: Rede Eléctrica - Purificação do Lixo na Electricidade Sáb Jan 30 2021, 15:23
Fernando Salvado escreveu:
Pouco posso adiantar...
No meu caso, limitei-me a fazer uma ligação directa e exclusiva do quadro eléctrico para o meu "refúgio" no sótão e assim me vi livre da influência perniciosa dos motores e dos frigorificos... ...mas nunca fiz uma verificação/medição técnica para saber qual o real benefício da obra ,... mas não tenho problemas...
Boas obras e boas audições...
Eu estou a pensar em colocar um dos novos disjuntores que toda a gente diz que vale a pena.
Mário Franco Membro AAP
Assunto: Re: Rede Eléctrica - Purificação do Lixo na Electricidade Sáb Jan 30 2021, 16:08
Não sei que dizer mas daqui vai um abraço e saudações
Alexandre Vieira gosta desta mensagem
Ghost4u Membro AAP
Assunto: Re: Rede Eléctrica - Purificação do Lixo na Electricidade Sáb Jan 30 2021, 16:28
Prezado Alexandre Vieira, elemento verde,
Talvez ande distraído e, por conseguinte, não se apercebeu que assumi a liderança do pelotão.
Com melhores cumprimentos,
Assunto: Re: Rede Eléctrica - Purificação do Lixo na Electricidade Sáb Jan 30 2021, 16:59
Ghost4u escreveu:
Prezado Alexandre Vieira, elemento verde,
Talvez ande distraído e, por conseguinte, não se apercebeu que assumi a liderança do pelotão.
Com melhores cumprimentos,
Estimado Fantasma não tinha visto não, a versão simplificada não deixa ver os anteriores comentários tão bem.
Essa é uma solução bastante singular.
E ecologica, e funciona?
Ghost4u Membro AAP
Assunto: Re: Rede Eléctrica - Purificação do Lixo na Electricidade Sáb Jan 30 2021, 18:40
É amiga do ambiente e funciona. Todavia, é imprescindível não permitir que a água entre em contacto com o fio, porquanto, arrisca dar lugar a ferrugem.
João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Rede Eléctrica - Purificação do Lixo na Electricidade Sáb Jan 30 2021, 19:03
Alexandre Vieira escreveu:
Eu estou a pensar em colocar um dos novos disjuntores que toda a gente diz que vale a pena.
Que disjuntores?
galvaorod Membro AAP
Assunto: Re: Rede Eléctrica - Purificação do Lixo na Electricidade Sáb Jan 30 2021, 23:20
Eu tenho uma ficha ligada apenas na terra com dois cabos finos para para escoar a estática do sistema, como arrasto os pés no chão tipo macambúzio, apanhava belas pataniscas electroestáticas.
Quanto aos filtros e reguladores de tensão. O melhor é experimentar, uns baixam o nível de ruído, outros causam mesmo alteração no som, mas atenção que "diferente", não quer dizer que seja necessariamente "melhor".
Assunto: Re: Rede Eléctrica - Purificação do Lixo na Electricidade Dom Jan 31 2021, 09:00
João Henrique escreveu:
Que disjuntores?
Existem várias marcas que os têm, aqueles que têm tido muitas boas referências por aí são os comercializados pelo Nuno Melo.
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: Rede Eléctrica - Purificação do Lixo na Electricidade Dom Jan 31 2021, 11:46
... Eu estou a pensar em colocar um dos novos disjuntores que toda a gente diz que vale a pena.
Não sei quém é essa toda a gente, não sou eu de certeza ném ninguém que eu conheça. Em bom audiofilo tenho uma régua com fichas Shuko para poder inverter as tomadas e encontrar a boa polaridade dos aparelhos ... fora isso mais nada
O dinheiro que poderia gastar nessas coisas gasto em vinho e discos
Este tém a reputação de "soar" bem por aqui
neo_2018 gosta desta mensagem
Assunto: Re: Rede Eléctrica - Purificação do Lixo na Electricidade Dom Jan 31 2021, 12:06
TD124 escreveu:
... Eu estou a pensar em colocar um dos novos disjuntores que toda a gente diz que vale a pena.
Não sei quém é essa toda a gente, não sou eu de certeza ném ninguém que eu conheça. Em bom audiofilo tenho uma régua com fichas Shuko para poder inverter as tomadas e encontrar a boa polaridade dos aparelhos ... fora isso mais nada
O dinheiro que poderia gastar nessas coisas gasto em vinho e discos
Este tém a reputação de "soar" bem por aqui
Já falei com alguns amigos e têm tido belas experiências. Eu penso fazer o teste, se gostar porreiro!
anibalpmm Membro AAP
Assunto: Re: Rede Eléctrica - Purificação do Lixo na Electricidade Dom Jan 31 2021, 17:33
Há mais de 15A instalei uma destas, com uma das fases só para o áudio https://www.russandrews.com/eu/upgraded-rcd-consumer-unit-metal-case/ Com ligação direta ao RCD, cablagem de 4mm, terra própria e cabo de terra da Kimber Não senti diferença, mas mantive em uso Quando mudei casa não tinha nada disso e acho que a coisa não ficou pior Uso também um rotel rcl-1050, não noto diferença no som, mas como tem muitas tomadas e óptimo para ter tudo ligado
anibalpmm Membro AAP
Assunto: Re: Rede Eléctrica - Purificação do Lixo na Electricidade Qua Fev 03 2021, 15:15
Para juntar ao tema
Alexandre Vieira e rjbv17 gostam desta mensagem
rjbv17 Membro AAP
Mensagens : 160 Data de inscrição : 17/12/2017 Idade : 68 Localização : Porto
Assunto: Re: Rede Eléctrica - Purificação do Lixo na Electricidade Qua Fev 03 2021, 17:52
Cá em casa, há muito os disjuntores foram substituídos por fusíveis nos circuitos de alimentação para o audio e para a TV.
A sensibilidade das minhas colunas - OB - anda algures entre os 96 e os 98 dB e o equipamento é todo a válvulas, portanto é fácil perceber o que é ruído.
No audio, o resultado é muito bom; o ruído de fundo baixa de forma drástica. Depois vem o resto: o som é melhor, mais rápido, mais preciso, com maior palco e, sobretudo, com maior desempenho ao nível dos graves.
Na TV nota-se a diminuição do ruído através de uma imagem muito mais nítida e com maior contraste.
Utilizei porta-fusíveis da Hager (LS501) e fusíveis gG (10x38, 16A) que custam uns cêntimos.
Em tempo
Para quem quiser saber um pouco mais sobre qualidade da energia eléctrica, recomendo a leitura deste documento técnico: https://paginas.fe.up.pt/~ee05161/ficheiros/artigos/Apontamentos%20sobre%20qualidade%20da%20energia%20electrica.pdf
Fernando Salvado gosta desta mensagem
subdias Membro AAP
Mensagens : 34 Data de inscrição : 22/03/2016 Idade : 62 Localização : LEIRIA
Assunto: Rede Eléctrica - Purificação do Lixo na Electricidade Qui Fev 04 2021, 17:44
Lá em casa mudei todas as lâmpadas para led's, tenho um Chord mojo que cada vez que era accionado um interruptor para ligar uma lâmpada fluorescente, ficava sem som durante 20 ou 30 seg. No restante das ligações à rede nada tenho de especial, só mesmo uma boa régua schuko e vinho com bom tom.
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: Rede Eléctrica - Purificação do Lixo na Electricidade Qui Fev 04 2021, 17:50
subdias escreveu:
... só mesmo uma boa régua schuko e vinho com bom tom.
È isso o principal nmho ... o resto é opcional, é pessoal
Conteúdo patrocinado
Assunto: Re: Rede Eléctrica - Purificação do Lixo na Electricidade
Rede Eléctrica - Purificação do Lixo na Electricidade