Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Nocões de electricidade | |
|
+6M Figueiredo ricardo onga-ku Milton jpamplifiers Fran mango 10 participantes | Autor | Mensagem |
---|
mango Membro AAP
| Assunto: Nocões de electricidade Ter Jan 31 2012, 09:43 | |
| acham útil criar-se um tópico que tente explicar algumas noções de electricidade tais como:
resistencia em circuitos AC o que é a impedância e a reactancia porque é que a reactância indutiva aumenta com a frequência porque é que a reactância capacitiva diminui com a frequência condensadores e carga o que são indutores e a força electromotriz de Faraday como é que se calcula uma impedancia para um componente ou circuito puramente resistivo, reactivo ou um misto dos dois o que é um circuito RLC o que é a potencia e que significado tem um valor RMS analise das formulas de Maxwell (fica para ultimo)
no fim podíamos ter algumas noções para perceber:
porque é que um altifalante é considerado um motor linear porque é que uma escova de dentes electrica vibra porque é que algumas medições de alguns fabricantes amplificadores não querem dizer ponta de um corno porque é que um amplificador tem uma impedância de saída porque é um cabo de coluna deve ter um efeito capacitivo o mais baixo possivel porque é que quando a resistência do cabo é menor, ou igual, a um décimo da impedância de saída do amplificador, pode-se considerar desprezível. Variar a frequência de entrada de um amplificador faz variar ou não a corrente
PS: O tópico seria interdito a cowboys. | |
| | | Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Nocões de electricidade Ter Jan 31 2012, 10:23 | |
| - mango escreveu:
- acham útil criar-se um tópico que tente explicar algumas noções de electricidade tais como:
resistencia em circuitos AC o que é a impedância e a reactancia porque é que a reactância indutiva aumenta com a frequência porque é que a reactância capacitiva diminui com a frequência condensadores e carga o que são indutores e a força electromotriz de Faraday como é que se calcula uma impedancia para um componente ou circuito puramente resistivo, reactivo ou um misto dos dois o que é um circuito RLC o que é a potencia e que significado tem um valor RMS analise das formulas de Maxwell (fica para ultimo)
porque é que um altifalante é considerado um motor linear porque é que uma escova de dentes electrica vibra porque é que algumas medições de alguns fabricantes amplificadores não querem dizer ponta de um corno porque é que um amplificador tem uma impedância de saída porque é um cabo de coluna deve ter um efeito capacitivo o mais baixo possivel porque é que quando a resistência do cabo é menor, ou igual, a um décimo da impedância de saída do amplificador, pode-se considerar desprezível. Variar a frequência de entrada de um amplificador faz variar ou não a corrente
PS: O tópico seria interdito a cowboys. Provavelmente irá ter muita "freguesia", da qual eu não me incluo, mas talvez os senhores Administradores, possam ter alguma decisão preponderante no sentido da abertura deste tópico, uma vez que se têm visto em outros tópicos, algumas "conversas" mais acesas. Por mim, dá-lhe, pois voltarei a recordar e a aprender algumas noções de fisica, concretamente Electrónica/Electromagnetismo (e não só), que com o tempo, "já eram", mas nada mais do que isso (para mim, como é óbvio). Cpts PS : o que é que, ou quem são, os "cowboys"?! | |
| | | jpamplifiers Membro AAP
Mensagens : 608 Data de inscrição : 16/09/2011 Localização : Sintra
| Assunto: Re: Nocões de electricidade Ter Jan 31 2012, 10:39 | |
| - mango escreveu:
- acham útil criar-se um tópico que tente explicar algumas noções de electricidade tais como:
PS: O tópico seria interdito a cowboys. creio que seria espectacular, é claro que eu limitarme-ei a ler com muita atenção. não quero correr o risco de dizer alguma asneira, acho que já tive a minha conta. força com isso | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Nocões de electricidade Ter Jan 31 2012, 10:43 | |
| - Fran escreveu:
- [
PS : o que é que, ou quem são, os "cowboys"?! São aqueles que nos consideram indigenas.... Agora a sério, acho que deve ser um tópico deveras interessante. Mas não posso garantir que não haja umas cowboiadas. Penso que basta haver alguma elevação e decoro no "modus escrivendi" para que as coisas corram bem. Os adjectivos com que os foristas se batizarem , só a eles diz respeito. Nós não educamos adultos, era só o que faltava. Os foristas devem realizar que isto não é uma sala de chat, e está aberto á leitura de qualquer pessoa. Por isso tudo aquilo que dizem pode servir para construir uma imagem da outra pessoa que está por detrás do teclado. Cabe por isso a cada um tentar adequar essa escrita à imagem que pretendem transmitir. Mango, por mim estás convidado a abrir esse tópico | |
| | | Fran Membro AAP
| Assunto: Re: Nocões de electricidade Ter Jan 31 2012, 10:54 | |
| - Milton escreveu:
- Fran escreveu:
PS : o que é que, ou quem são, os "cowboys"?! São aqueles que nos consideram indigenas.... Então tu também és "cowboy"? Vejo então que "há uns mais cowboys que os outros" (não soa lá muito bem, mas serve) - Milton escreveu:
- Agora a sério, acho que deve ser um tópico deveras interessante.
Mas não posso garantir que não haja umas cowboiadas. Penso que basta haver alguma elevação e decoro no "modus escrivendi" para que as coisas corram bem. Os adjectivos com que os foristas se batizarem , só a eles diz respeito. Nós não educamos adultos, era só o que faltava. Os foristas devem realizar que isto não é uma sala de chat, e está aberto á leitura de qualquer pessoa. Por isso tudo aquilo que dizem pode servir para construir uma imagem da outra pessoa que está por detrás do teclado. Cabe por isso a cada um tentar adequar essa escrita à imagem que pretendem transmitir.
Mango, por mim estás convidado a abrir esse tópico Resumindo e baralhando, tento na lingua, ooopps, na escrita Abçs | |
| | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Nocões de electricidade Ter Jan 31 2012, 11:01 | |
| - mango escreveu:
porque é que um altifalante é considerado um motor linear porque é que uma escova de dentes electrica vibra porque é que algumas medições de alguns fabricantes amplificadores não querem dizer ponta de um corno porque é que um amplificador tem uma impedância de saída porque é um cabo de coluna deve ter um efeito capacitivo o mais baixo possivel porque é que quando a resistência do cabo é menor, ou igual, a um décimo da impedância de saída do amplificador, pode-se considerar desprezível. Variar a frequência de entrada de um amplificador faz variar ou não a corrente Eu acho imprescindível! Ou não fossemos nós audiófilos... | |
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Nocões de electricidade Ter Jan 31 2012, 11:23 | |
| P.S.: se quiseres tirar ideias de como ir desenrolando o fio à meada espreita o artigo A de Ampere: conceitos básicos de audio do J. Gordon Holt.
O parágrafo de entrada deste artigo define claramente porque razão todos os audiófilos deviam saber "os básicos":
In the real world, "knowledge is power" means that if I know more about something than you do, I am better able than you to control it or use it to my own advantage. This is no less true in high-end audio, where a gut-level understanding of how a component works can free its owner from the constraints and frequent inaccuracies of instruction manuals, folklore, advertisements, and the nugatory, nullifidian nonsense in the mainstream audio press assuring you that most of what you know damn well you are hearing is really only a figment of your imagination
No dia-a-dia, "conhecimento é poder" (scientia potentia est) significa que se eu sei mais sobre alguma coisa do que tu, mais facilmente a poderei controlar ou usá-la para o meu próprio benefício. Isto não é menos verdadeiro em audio, onde uma compreensão visceral de como funciona um componente pode liberar seu proprietário das limitações e imprecisões frequentes dos manuais de instrução, dos mitos, do folclore e da propaganda, e das absurdidade sem valor de que a imprensa audio é terreno fértil, assegurando-te que uma parte daquilo que estás a escutar não passa de um fruto da tua imaginação. | |
| | | M Figueiredo
Mensagens : 19 Data de inscrição : 22/01/2012 Localização : Viseu
| Assunto: Re: Nocões de electricidade Ter Jan 31 2012, 11:32 | |
|
Para quem tiver tempo, disponibilidade e vontade de aprofundar alguns conhecimentos, este livro é acessível, claro e eficiente, a meu ver.
http://www.amazon.com/Teach-Yourself-Electricity-Electronics-Gibilisco/dp/0071377301
| |
| | | mango Membro AAP
| Assunto: Re: Nocões de electricidade Ter Jan 31 2012, 11:55 | |
| - Fran escreveu:
- recordar e a aprender algumas noções de fisica, concretamente Electrónica/Electromagnetismo (e não só), que com o tempo, "já eram", mas nada mais do que isso (para mim, como é óbvio).
Bolas como te compreendo. Onde é que já vão as formulas de Maxwell. Eu não preciso e nunca as precisei para nada no meu trabalho. Na altura somos obrigados a "encornar" uma série de informação que não te vai ser útil no dia-a-dia. Falo por mim claro. E traduzir alguns conceitos para linguagem corrente não é para todos e provavelmente não estou à altura. Logo se vê... Ricardo, era mesmo algo nessa onda desse artigo | |
| | | gorogoro Membro AAP
Mensagens : 536 Data de inscrição : 30/08/2011 Idade : 45 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Nocões de electricidade Ter Jan 31 2012, 12:01 | |
| - mango escreveu:
PS: O tópico seria interdito a cowboys. Para mim seria muito util! Ainda por cima ando com um projectinho na area da electronica para aplicar no gira discos, mas tem andado parado!!!! | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Nocões de electricidade Ter Jan 31 2012, 12:07 | |
| Caro mango, que grande ideia. Só espero que tenhas paciência para nos aturar. Quanto a agressões verbais desnecessárias só podemos esperar que sejam mantidas afastadas deste tópico, mas como já disse o milton, não somos responsáveis pela educação dos que navegam nestas águas. Mas uma coisa é garantida e fica já clarificada. A idoneidade, honestidade e ética da equipa que está à frente deste fórum, não mais será posta em causa sem que isso acarrete as suas consequências. A partir daqui só podemos dizer, "mango, fogo à peça". _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Fran Membro AAP
| Assunto: Re: Nocões de electricidade Ter Jan 31 2012, 12:36 | |
| - mango escreveu:
- Fran escreveu:
- recordar e a aprender algumas noções de fisica, concretamente Electrónica/Electromagnetismo (e não só), que com o tempo, "já eram", mas nada mais do que isso (para mim, como é óbvio).
Bolas como te compreendo. Onde é que já vão as formulas de Maxwell. Eu não preciso e nunca as precisei para nada no meu trabalho. Na altura somos obrigados a "encornar" uma série de informação que não te vai ser útil no dia-a-dia. Falo por mim claro. E traduzir alguns conceitos para linguagem corrente não é para todos e provavelmente não estou à altura. Logo se vê... Tás como eu, aquilo é que era "marrar" e mais "marrar" Para fazer a cadeira de Electromagnetismo (3º ano da faculdade) vi-me "grego", pois era uma cadeira que só existia para lixar a cabeça ao pessoal que não era do curso de Electrotecnia, e que era dada por Eng.ºs Electrotécnicos, bem "sacanas" (para não dizer, cabr@#s) ... muita, mas mesmo muita, matemática (equações diferenciais, integrais, séries, matrizes, etc etc) tinha esse "cadeirão". Abçs | |
| | | Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: Nocões de electricidade Ter Jan 31 2012, 23:12 | |
| Viva, este tópico é essencial . Como é óbvio, não sendo a minha formação dentro da electrónica, vou ser mais espectador do que actor. Na minha opinião, e podem ver-me como uma pessoa a quem vão ensinar a ler, as noções e ensinamentos acerca dos pontos chave têm de ser colocadas a conta gotas. Cada noção tem de ser rápida e concisa. Dou o exemplo do Ricardo, obviamente que tem muitos conhecimentos e muitos links para partilhar, mas ,e falo por mim exclusivamente, na grande maioria das vezes eu não consigo lêr, porque isto é um hobby, 10 pág de informação muito técnica. No meu caso, preferia que fossem abordados exemplos concretos e visíveis do género: o que é um transístor, o que é um condensador, o que é um transformador... e depois se iniciaria uma troca de opiniões, sempre mais terra-a-terra, e cada um poderia aprofundar à sua maneira. Espero ter sido claro, com esta conversa toda acabo ser "chato" como, precisamente, não queria que fosse este grande Tópico... | |
| | | mango Membro AAP
| Assunto: Re: Nocões de electricidade Qua Fev 01 2012, 08:33 | |
| eu percebo-te...mas repara que para eu explicar o que é um condensador não é preciso muito. Se eu te disser que são duas armaduras separadas por um material isolante chamado dielétrico é fácil, mas provavelmente ficavas na mesma. Posso explicar-te o que é um material isolante e as diferenças entre tântalo, poliéster, cerâmico, electrolítico...Mas tentar explicar porque é que um condensador armazena energia num campo eléctrico já são outros 500. A ideia era mesmo começar pela base,sem querer complicar muito, e depois disso já ficaria mais fácil perceber o que são e porque leis se regem alguns componentes. Repara que algumas/a maioria das noções básicas de electricidade ou electromagnetismo remontam ao sec. XVIII ou ao sec. XIX. Contudo há termos que se empregam no dia-a-dia e às vezes as pessoas não se dão conta do que aquilo é realmente. Repara que para eu explicar o que é a corrente electrica tambem não é preciso muito. Resume-se numa frase. Nunca na vida eu iria estar aqui a tentar explicar quantos numeros quanticos definem a orbital de um electrão ou o que é principio de exclusão de Pauli. Não serve para nada. O objectivo não era formar com meia dúzia de tópicos engenheiros electrotécnicos, nem dar demasiada informação que acabasse por ser inútil. Para mim o áudio é engenharia, não é arte. Musica é arte. Acredita que saberes o que é o principio de indução de Farady não te vai tirar o prazer que tens ao ouvires o disco que mais gostas. Mas pode-te ajudar a perceber porque é que todos os cabos são filtros, etc.
Isto para ser bem feito até podíamos dividir isto numa parte mais teórica, e outra mais pratica, onde talvez, e havendo pessoas aqui que mexem na fruta todos os dias, pudessem fazer a ponte entre as duas componentes (teórico-prática) | |
| Assunto: Re: Nocões de electricidade Qua Fev 01 2012, 09:45 | |
| | |
| | | Ulrich Membro AAP
| Assunto: Re: Nocões de electricidade Qua Fev 01 2012, 13:13 | |
| Viva Mango, é precisamente esse o meu espírito e folgo saber que é o seu Não restam dúvidas de que este será , de certeza um dos tópicos de referência, deste fórum. | |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Nocões de electricidade Qua Fev 01 2012, 13:39 | |
| - Ulrich escreveu:
Não restam dúvidas de que este será , de certeza um dos tópicos de referência, deste fórum.
Espero bem que sim. Se os participantes com conhecimentos o encararem de maneira abnegada, este tópico criado pelo mango tem tudo para ser bastante instrutivo e um dos mais participados do AAP. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Ulrich Membro AAP
| Assunto: Re: Nocões de electricidade Qua Fev 01 2012, 13:53 | |
| Viva AJS , a vida não é só bonança, como tal, e este fórum não é excepção, existirão sempre alturas de tempestade. As tempestades são boas para renivelar e "abanar" um certo "status quo" que por vezes nos deixa "falsamente confortáveis". "um problema é sempre uma oportunidade disfarçada" | |
| Assunto: Re: Nocões de electricidade Qua Fev 01 2012, 14:06 | |
| - Ulrich escreveu:
- Viva AJS ,
a vida não é só bonança, como tal, e este fórum não é excepção, existirão sempre alturas de tempestade.
As tempestades são boas para renivelar e "abanar" um certo "status quo" que por vezes nos deixa "falsamente confortáveis".
"um problema é sempre uma oportunidade disfarçada"
Eu não me importo com tempestades. Muitas vezes são o fim de algo e o inicio de algo melhor. O que é pena (e acontece com ou sem tempestade) são os julgamentos de valores de pessoas que partem do seus próprios princípios e valores. É que se para alguns há o objetivo "interesse" como referes e bem, para outros há genuíno amor e paixão pelo hobby e ainda mais, pelas pessoas o que nem todos entendem. Felizmente, o mango é alguém que está genuinamente interessado na segunda vertente. Dá trabalho e não dá qualquer retorno material. Mas dá um gozo enorme poder ajudar quem está disponível a aprender. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Fran Membro AAP
| Assunto: Re: Nocões de electricidade Qua Fev 01 2012, 15:43 | |
| - Ulrich escreveu:
- As tempestades são boas para renivelar e "abanar" um certo "status quo" que por vezes nos deixa "falsamente confortáveis".
"um problema é sempre uma oportunidade disfarçada" ... WOWOWOWOWOW, Tens veia poética Ulrich ... gajos destes, só podem ser do SportingAbçs PS : benfas e derivados, nada de boquinhas e deixem-se lá estar na vossa "toca/ninho", ok?! | |
| | | mango Membro AAP
| Assunto: Re: Nocões de electricidade Qua Fev 01 2012, 16:15 | |
| eu bem que desconfiava que eles liam Florbela Espanca no balneário. É isso e as novas pinturas no corredor de acesso. )__((: | |
| | | Fran Membro AAP
| | | | António José da Silva Membro AAP
| Assunto: Re: Nocões de electricidade Qua Fev 01 2012, 19:16 | |
| - Fran escreveu:
)__((: Cinjamo-nos à Electrónica, ok!? [/quote] Para ti e para o Urich acho melhor acho.... _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
| Assunto: Re: Nocões de electricidade Qua Fev 01 2012, 19:59 | |
| E com tanta conversa, ainda não percebi "porque é que uma escova de dentes electrica vibra", só para citar um exemplo Vamos lá a começar com as lições sff. Onde estão os profs.? Já começaram a faltar? | |
| | | | Ulrich Membro AAP
| Assunto: Re: Nocões de electricidade Qua Fev 01 2012, 22:26 | |
| | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Nocões de electricidade Qua Fev 01 2012, 22:35 | |
| a continuar nesta lenga-lenga não há tecnico que resista....
Vou bloquear este topico para o Mango abrir um de novo, onde eu espero que haja contenção nos off-topic.
| |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Nocões de electricidade | |
| |
| | | | Nocões de electricidade | |
|