Assunto: Qual a melhor maneira de ouvir Cds ? Ter Mar 02 2021, 00:20
Boas pessoal
Tendo em conta que a maioria dos leitores de Cds têm um mecanismo de transporte bastante banal, a não ser que se gaste vários milhares de €.
Será que se consegue melhor qualidade de som ripando os cds para o PC ? E reproduzi-los da seguinte maneira:
RIP PC > DAC > AMP > Colunas
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: Qual a melhor maneira de ouvir Cds ? Ter Mar 02 2021, 08:00
SubZero12 escreveu:
...Será que se consegue melhor qualidade de som ripando os cds para o PC ? E reproduzi-los da seguinte maneira:
Se a copia do CD for feita com EAC nas regras ... sim, o resultado "pode" ser bem melhor
Alexandre Vieira gosta desta mensagem
SubZero12 Membro AAP
Assunto: Re: Qual a melhor maneira de ouvir Cds ? Ter Mar 02 2021, 14:40
TD124 escreveu:
SubZero12 escreveu:
...Será que se consegue melhor qualidade de som ripando os cds para o PC ? E reproduzi-los da seguinte maneira:
Se a copia do CD for feita com EAC nas regras ... sim, o resultado "pode" ser bem melhor
Sim, tenho utilizado EAC, configurado desta maneira:
https://www.youtube.com/watch?v=LkLCzfBa2gI
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: Qual a melhor maneira de ouvir Cds ? Ter Mar 02 2021, 14:53
SubZero12 escreveu:
... Sim, tenho utilizado EAC, configurado desta maneira:
Nesse caso o resultado depende essencialmente do Dac
SubZero12 Membro AAP
Assunto: Re: Qual a melhor maneira de ouvir Cds ? Ter Mar 02 2021, 15:12
TD124 escreveu:
SubZero12 escreveu:
... Sim, tenho utilizado EAC, configurado desta maneira:
Nesse caso o resultado depende essencialmente do Dac
O Dac que tenho de momento é Marantz hd dac 1, e quando ligo a um Cambridge audio 640 V2, não noto grande diferença no som. De modo que, ando a ripar os Cds para o Pc e ligar Dac por usb, a ver se consigo melhor resultado.
Apesar do leitor de cds da Cambridge ser de 2004, o seu transporte(Sanyo SF-P101N) continua a ser muito utilizado em várias marcas, nos dias de hoje. Presumo que não aja muitas empresas a fabricar drives de cds.
Rui B. Membro AAP
Assunto: Re: Qual a melhor maneira de ouvir Cds ? Dom Mar 28 2021, 22:55
TD124 escreveu:
SubZero12 escreveu:
Tenho pena de não ter mais paciência para ripar CDs com o EAC. Tocam muito melhor no Auralic mini do que em leitores de CD muitos €€ acima.
masa gosta desta mensagem
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Qual a melhor maneira de ouvir Cds ? Qua Jun 02 2021, 09:36
Extraí/rippei quase todos os meus CDs com o iTunes. Mais tarde passei mitos dos rips pelo XLD para verificar se a cópia era Accurate e nunca obtive nenhuma resultado negativo
masa gosta desta mensagem
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Qual a melhor maneira de ouvir Cds ? Qua Jun 02 2021, 10:32
Na minha opinião é experiência a melhor maneira de reproduzir o conteúdo de um CD é rippar, ler com um processador de ficheiros poderoso e usar um DAC em modo No-Oversampling. Este método é também aquele que produz o melhor desempenho técnico/medições à saída do DAC. Eu uso o HQPlayer, que oferece ainda a possibilidade de efectuar alguma equalização da resposta de modo a corrigir alguns defeitos das colunas e limar as arestas à sala.
Assunto: Re: Qual a melhor maneira de ouvir Cds ? Qua Jun 02 2021, 10:40
SubZero12 escreveu:
Boas pessoal
Tendo em conta que a maioria dos leitores de Cds têm um mecanismo de transporte bastante banal, a não ser que se gaste vários milhares de €.
Será que se consegue melhor qualidade de som ripando os cds para o PC ? E reproduzi-los da seguinte maneira:
A limitação dos leitores não é o mecanismo de leitura banal mas o facto de a maior parte destes usarem conversores de frequência de amostragem (Sample-Rate Converters), filtragem, noise shaping e mesmo modulação SDM muito básicos (normalmente incluídos no chip D/A). Têm a vantagem de potencialmente produzirem menos jitter pois o conversor está ao lado do chip D/A e menos ruído/interferência pois trata-se de um equipamento integralmente pensado na sua função e por isso com os cuidados necessários no que se refer à alimentação eléctrica e grounding.
Por isso faz mais sentido comparar equipamentos específicos em vez de generalizar pois é possível que um leitor seja superior a muitos conjuntos computador/DAC ou streamer/DAC e vice-versa.
O computador como leitor é mais flexível e económico do que um streamer dedicado mas dá muito trabalho a optimizar e implica a adição de várias caixinhas. Para quem tem falta de espaço, preocupações estéticas ou não quer dedicar tempo a aprender e experimentar o melhor é optar por um streamer.