Mensagens : 71 Data de inscrição : 04/02/2017 Idade : 64 Localização : Maia
Assunto: Substituição de fusiveis Sáb Jun 12 2021, 13:29
Ola a Todos,
Substituição de fusíveis num receiver Pioneer SX-700L. Qual não foi o meu espanto que há fusíveis rápidos e lentos em forma de cilíndrico de vidro.
A minha questão havendo dos 2 tipos (lento e rápido) com os mesmos valores qual o tipo mais indicado para esta situação?
Obrigado e cordiais cumprimentos para todos.
Alexandre Vieira gosta desta mensagem
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14347 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Substituição de fusiveis Sáb Jun 12 2021, 13:34
Um dos doutoramentos do companheiro Alexandre Vieira, tem correlação com a sua questão. Aguarde o seu parecer.
Alexandre Vieira e moreira gostam desta mensagem
agorgal Membro AAP
Mensagens : 1443 Data de inscrição : 19/12/2012 Localização : Porto
Assunto: Re: Substituição de fusiveis Dom Jun 13 2021, 22:46
Aqui tem uma boa explicação para a utilização de fusíveis rápidos vs. lentos: https://components101.com/articles/choosing-between-slow-blow-and-fast-blow-fuse-for-power-protection Em princípio o fusível original tem, junto à voltagem e amperagem uma letra, F para rápido, T para lento. É importante respeitar o tipo e os valores do fusível sob pena de desastre.
moreira gosta desta mensagem
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Substituição de fusiveis Seg Jun 14 2021, 09:53
agorgal escreveu:
Aqui tem uma boa explicação para a utilização de fusíveis rápidos vs. lentos: https://components101.com/articles/choosing-between-slow-blow-and-fast-blow-fuse-for-power-protection Em princípio o fusível original tem, junto à voltagem e amperagem uma letra, F para rápido, T para lento. É importante respeitar o tipo e os valores do fusível sob pena de desastre.
Excelente conselho e em caso de dúvida usar sempre um "F".
Mas pode aproveitar para melhorar o fusível, muita pessoas discutem se vale a pena eu uso-os para alterar, na minha opinião melhorando, o desempenho do amplificadores.
Existe uma enorme variedade de fusíveis que melhoram o desempenho sendo os de Ródio os grandes protagonistas. Eu melhorei o desempenho de um amplificador um modesto AMC apenas com o uso de fusíveis e fichas e o resultado foi muito simpático.