Caro “nbaptista”, a sua questão está colocada de forma muito incompleta, desde logo por que aqui ao lado, em outro tópico, fala em vender ou arrumar coisas que estão em excesso.
Permita-me algumas perguntas breves:
Está a pensar vender o Rega P2?
Não está satisfeito com ele e que mais ou quer diferente?
Coloco estas duas perguntas a socorro-me de uma imagem para dar algumas pistas.
Nós tivemos durante anos um Lenco em estado original, todo arrumadinho e muito bem tratado, tocava lindamente. Depois apareceu a possibilidade de termos um Rega Planar 3, esteve em estado original durante um par de meses, tocou esse tempo todo sem chatear e sem ser incomodado. No final decidimos fazer isso que se vê na parte superior da imagem.
Como tem um Rega, vou referir-me ao Planar 3 primeiro, pois todos os Rega que escutei parecem ter o mesmo tipo de “assinatura”. A forma do som do Planar 3 era esta: “n”.
A letra “n” simboliza uma curva de apresentação que dá enfase à região intermédia do espectro e deixa um pouco atrás os extremos desse mesmo espectro de som. Ou seja, o Rega Planar 3 tinha uma gama média rica, muito bem apresentada, cheia de pormenor e ligeiramente avançada. Nos extremos alto e baixo o Planar 3 perdia em extensão, até onde chegava não tenho muito a apontar, talvez alguma falta de peso nas baixas frequências e falta de fineza nas altas – creio que tudo devido ao tipo de apresentação (talvez reconheça isto no P2… ou não).
O Lenco original tem uma apresentação de som diferente, algo mais isto: “≠”.
O símbolo de diferente simboliza que o som é mesmo diferente, o Lenco chega mais longe nos extremos do espectro, nota-se nas altas e baixas frequências, mas nas baixas algum do peso que consegue apresentar é indevido – não é do álbum, é dele. Nas altas frequências chega mais longe, mas não deixa de ser um pouco opaco – pode parecer estranho dizer que apresenta mais agudos e ser opaco, mas é mesmo assim, chega lá e retira dos discos o que eles têm, contudo apresenta com alguma imprecisão. Na região média ele consegue dar algo mais texturado que o Rega, pois bem, menos preciso, mas com aquele jeito que parece “orgânico” e é, bem entendido, distorção (atenção, eu gostava). O Lenco, com todos os seus defeitos, apresenta o som de uma forma mais linear, não é que faça muito melhor ou melhor, faz diferente e em toda a largura (mais largura que o Rega).
Quando compramos o Lenco já pensávamos fazer isto que pode ver na imagem, fazê-lo evoluir. O braço é o ponto mais fraco e datado, o resto é bom para a idade. Pois bem, já que tínhamos o Rega e ela não nos tinha convencido, tiramos dele o que ele tem de melhor.
Assim que o Lenco alterado chegou a casa, mesma célula, deu logo para perceber que as coisas estavam diferentes. Havia maior precisão na apresentação, havia uma leveza extra nas baixas frequências e o controlo destas permitia que o resto do espectro respirasse melhor. A gama média ficou mais natural e a gama alta, que já chegava longe, passou a apresentar-se mais fina e leve, os detalhes eram mais facilmente compreensíveis.
O Lenco não deixou de ser o Lenco, mas fez dieta e perdeu parte do excesso de peso que tinha.
Dito tudo isto, restam as perguntas que lhe deixei e mais uma para o final:
Até onde e como quer ir com a reprodução de vinil?
A célula que se vê no Lenco/Rega é uma Ortofon 2M Bronze, substituiu a enganadora Goldring Elektra, que parecia ter a capacidade de chegar mais fundo, mas era apenas imprecisa na região das baixas frequências. Também substituiu uma Shure M75-6 (quatro agulhas diferentes para esta célula, uma delas original), que era muito agradável, mas faltava pormenor e precisão, faltava clareza (nunca experimentas e agulha SAS).
Vejo ainda que quer testar um novo pré de phono, escreveu num outro tópico. Pois bem, essa pequena peça do sistema fará uma enorme diferença e sugiro que pense bem no que vai comprar, escute sempre primeiro e pense até onde quer ir em termos de objectivos (neste fórum aprendi que por vezes é melhor investir apenas uma vez e não dar passos para o lado).
Por falar em escutar primeiro: já que o Lenco está numa loja que conhece, peça para experimentar em casa. 24 horas são mais do que suficientes para perceber como o Lenco e o Rega são diferentes, podem não ser suficientes para analisar o que muda e reconhecer se é isso que quer – caso só queira um deles. Tente escutar com calma, muita calma e pondere para lá do “melhor/pior”, pois não é nesse território que deve decidir - não estou a espalhar a conversa do "gosto", apenas digo que deverá saber que tipo de qualidades e defeitos aceita ter na reprodução.
Fica a opinião para lá do óbvio, o Lenco é uma peça carregada de história e estórias, é uma peça capaz de apaixonar e inebriar, experimente e depois decida.