Mensagens : 392 Data de inscrição : 06/04/2021 Idade : 54 Localização : Margem Sul
Assunto: Construção de colunas de 3 vias Seg Set 27 2021, 22:57
Olá
Está decidido vou iniciar um novo projeto, a construção de uma colunas de som... na verdade este projeto tem 40anos, no meu tenho de adolescente eu gostava já gostava de aparelhos de audio de "inventar" coisas em madeira, como o dinheiro nesse tempo não abundava com restos de madeira de aglomerado deitados fora por uma serração a caminha da escola fiz a minha primeira coluna com altifalantes retirados de radios velhos, depois fiz outras o outro radio, todo projetos toscos mas nessa altura disse que um dia faria uma colunas a sério... esse dia está prestes a chegar.
De inicio pensei em fazer umas colunas grandes, mas mudei de ideias, o objetivo é uma colunas pequenas de 3 vias, é algo arrojado porque normalmente são de 2 vias mas eu quero de 3 vias.
Irei escolher material normal, mas com boas referencias , o crossover feito e aconselhado, tenho duvidas apenas nos terminais a escolher, se de banana se normais de encaixe, de rosca ou mola.
A caixa das colunas será de madeira maçiça de alta qualidade e bem seca, será uma caixa que servirá para um possivel upgrade de equipamento, portanto o valor das colunas está centrado na caixa.
O projeto que tenho em mente é umas colunas de cerca de 45cm de altura por 30 de largura. com cerca de 2,5 de espessura de madeira.
Mais ou menos este projeto este tamanho cotado, mas a forma da caixa ainda não decidi mas será um desenho sóbrio, clássico e retro dentro do charme da madeira maçiça.
Acredito que as minhas tenham varias tonalidades tambem, tipo estas
São apenas alguns exemplos. a madeira será um misto de carvalho e mogno, e o projeto vai ser lento mas ainda para finalizar este ano, na verdade lento mas não parado até porque são apenas 2 "caixotes" mas irei mostrar o processo, para quem já viu outras construções minhas já sabe que o lento devagar na verdade anda.
Para já aceito dicas e que terminais escolher e porquê?
De resto irei em breve preparar as madeiras, e a frente terá um woofer de 8" um médio de 5" e um tweeter de agudos, terão potências entre os 100-120W RMS as entradas de ar serão por trás. Na parte da frente terá uma rede de proteção em preto ao estilo classico.
Irei determinar a arrumação na frente quando tiver os equipamentos, até lá irei preparar uma frente de 45x30
Abraço a todos
nuno cesar, ruife e neo_2018 gostam desta mensagem
PedroH Membro AAP
Mensagens : 392 Data de inscrição : 06/04/2021 Idade : 54 Localização : Margem Sul
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Seg Out 04 2021, 00:09
Boas
Depois de muito pensar sobre alguns pormenores das minhas colunas e ver que madeiras tenho disponíveis , já tenho ideia e já iniciei.
Reuni restos de madeira, inclusivo partes de uma cama antiga que tinha guardada, mais um restos de uma porta... .
E toca a reunir, pelos menos as partes laterais já tenho preparadas.
Agora terei de reunir madeiras para fazer a parte de cima e de baixo.
Com madeiras maçiças desisti da ideia de fazer uniões a 45º, e já tenho as medidas elaboradas, 43cm de altura por 30cm de largura
Espero no próximo fds já ter as partes laterais, superior e inferior, para montar os aros das 2 caixas. Depois ficaria a faltar só a frente e traseira.
Mas irei fazer por partes, e a parte 1 ainda está longe de a finalizar.
Fernando Salvado e neo_2018 gostam desta mensagem
PedroH Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Dom Out 10 2021, 22:34
Adientei um pouco..
Como já calculava , tive de usar uma salganhada de restos de madeira, nada de especial , tudo dentro do previsto. Fiz todas as colagens da "moldura" de ambas as colunas
"moldura é isto, 4 lados, falta a frente e as costas. Isto foi só para ter uma ideia nada colado nem retificado ainda. As fotos estão tremidas mas terá 43cm altura e 28cm largura
Esta dá para ver que está longe de estar colado....
Entretanto já cortei , assim como outro projeto que estou a fazer, e fica tudo á espera que monte, agora o próximo passo é para montar a "moldura" já a sério de forma definitiva.
A 1º fase do projeto estará concluída quando tiver as 2 molduras prontas.
Com madeiras maciças optei por não fazer as uniões a 45º como se costuma fazer em mdf ou contraplacado, isto porque estou limitado de ferramenta de corte. Mas já me inspirei em alguns modelos assim e fica bem na mesma. E vai perfeitamente ao encontro do que pretendo.
EuricoB e Hiluson gostam desta mensagem
PedroH Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Dom Out 24 2021, 21:59
Mais um pequeno avanço
a moldura montada, com isto ficou feita a 1º parte do trabalho
Algumas limitações de ferramenta que se notam, mas embora não pareça acho que vai ficar bom.
2ª parte, trabalhar as restantes faces do "caixote", neste caso optei pela parte traseira, usei resto de uma gaveta de pinho , que dão para as 2 colunas, esta fase do trabalho ainda não está concluída.
Apesar de não serem grandes vão ser bem pesadas e imponentes.
Alexandre Vieira e Hiluson gostam desta mensagem
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Qua Out 27 2021, 10:30
Excelente!!!
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14282 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Qua Out 27 2021, 19:05
Trabalho com bom aspecto!
as7122487
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Qui Out 28 2021, 09:12
Força nisso
Ruben Pinto Membro AAP
Mensagens : 1155 Data de inscrição : 21/11/2014 Idade : 53 Localização : Paço de Arcos
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Qui Out 28 2021, 16:24
Muito bom. Com esse trabalho todo, a escolha dos altifalantes e crossover deve merecer escolha criteriosa.
PedroH Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Qui Out 28 2021, 23:25
Bem obrigado pelos comentários.
Ainda estão atrasadas, e de aspecto longe daquilo que quero, acredito que alguns comentários sejam mais com base no que tenho feito que neste projeto ainda nesta fase.
Sobre o critério do equipamento a colocar, houve sim um critério de equilíbrio mas a gama do equipamento será digamos "normal" a nivel de preço, e não investir em algo caro, na verdade sou curioso, quero colocar o normal e avaliar o som, estas são as minhas primeiras colunas digamos a sério, já tinha feita umas com 11 ou 12 anos. Sempre defendi que devemos começar por baixo, ou seja usar algo que não seja um topo para iniciar sem nunca termos feito nada antes, no entanto a caixa das colunas será intemporal, a qualquer altura poderei trocar o equipamento por outro melhor se o som não me agradar.
Não sou um purista mas tenho alguma exigência, portanto a curiosidade faz parte do meu projeto em ver o que vai sair daqui a nivel de som.
Já tenho o equipamento todo, na verdade será até arrojado, pois a caixa das colunas seria o ideal para uma 2 vias e na verdade terá 3 vias, o woofer era para ser de 8" mas afinal será de 10" o que já é quase do tamanho da caixa, terei de criar uma caixa de som que consiga minimamente servir esse woofer. O equipamento será na casa dos 120w RMS a 8ohms com baixas, médias e altas frequências visto ter 3 vias.
A escolha de 3 vias, deve-se a não gostar muito e colunas de 2 vias, pois gosto de "baixo" de som graves na musica e as colunas de 2 vias podem ser excelentes nas altas e médias frequências mas pecam nas baixas frequências por isso as de 3vias são sempre melhores por norma para favorecer os sons graves. Isto numa explicação generalista básica .
Mas como disse a caixa das colunas será intemporal, pode hoje levar um equipamento "normal" de preço e amanha levar outro com outra qualidade.
Sobre a caixa , eu trabalho aos poucos quando tempo tempo, noutro projetos quem acompanhou já sabe que demoram um pouco.
Gosto de partilhar e tambem esclarecer duvidas técnicas de alguém o quiser mais da parte da madeira e construção que dá parte técnica de audio que como disse ainda estou em aprendizagem.
Sobre o ser "muito " trabalho, eu na verdade faço porque gosto, como hobby ao ritmo que quero, há quem monte um puzzle de 10mil peças ao faço estas e outras coisas.
Normalmente não penso no fim das colunas já, colunas ou outro trabalho mas sim divido por partes , as fases de cada projeto. Portanto isto é como numa fase final do futebol, é jogo a jogo e aqui é fase a fase.
este trabalho assim como outros tem uma dificuldade acrescida por uso madeiras reaproveitadas e restos que tinha , no entanto este tem 8 fases, e cada fase várias etapas, e podem algumas ser feitas em simultâneo.
1ª fase , a moldura da caixa , ou seja os 4 lados apenas. (CONCLUIDA) 2º face traseira (em curso) 3º face da frente (em curso) 4º trabalhar o interior 5º isolamento 6º acabamento exterior 7º montagem do equipamento 8º grelha de proteção.
Neste momento a outra coluna ainda está assim:
No entanto a parte traseira em ambas já falta pouco a parte da frente é que ainda está mais atrasada e tenho de abrir os buracos para os altifalantes, isso pode dar alguma "luta" e não pode ter margem de erro.
As colunas estão já bem pesadinhas, e ainda a procissão vai a meio, quando tiverem o equipamento devem pesar mais de 10-15 quilos cada uma.
EuricoB gosta desta mensagem
PedroH Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Seg Nov 15 2021, 00:04
Boas
Realmente com pouco tempo para me dedicar a finalizar isto, mas finalmente consegui um pequeno avanço da parte que estava com mais receio que é a parte da frente.
Como já tinha dito, usei madeira de uma cama antiga
uni com outra madeira para dar um efeito, na verdade pensei que o resultado fosse mais contrastado, mas tudo bem.
Consegui avançar com uma das frente e coloquei presa com um grampo só para a ideia já proxima do resultado final.
Já estou a trabalhar na 2ªfrente
Aqui a traseira, praticamente pronta e preparada para pré acabamento.
A frente ainda sem estar colada obviamente.
Eu acredito que depois de ter as frentes, a coisa vai sem grandes paragens, isto tem de estar pronto antes do Natal.
masa, nuno cesar, EuricoB e Hiluson gostam desta mensagem
Luis_vxd Membro AAP
Mensagens : 102 Data de inscrição : 13/11/2021 Idade : 69 Localização : Bombarral
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Qua Nov 17 2021, 12:13
Olá Pedro
Excelente trabalho de marcenaria.
Construir umas colunas de 3 vias é um desafio sério.
Em geral quando se quer construir umas colunas começa-se por definir que tipo de altifalantes vamos usar. Em função das caracteristicas fisicas do altifalantes (nomeadamente os médios e os graves) calcula-se o tamanho da caixa. A caixa deve atuar como um ressonador dos altifalantes e deverá estar adequada no seu volume interno ao SPL (Sound Pressure Level), Linear excursion, etc. dos altifalantes a usar.
Tenha em atenção que numas colunas de 3 vias, o médio tem que estar fisicamente isolado (de forma robusta) do grave. De outro modo o funcionamento do grave vai interferir com o movimento do cone do médio e o resultado é um som distorcido quer do médio quer do grave.
O crossover deve ser calculado em função da curva de resposta (SPL) de cada altifalante. Há várias ferramentas na internet para ajudar a esses calculos. A melhor foi feita em Microsoft Excel pelo falecido Jeff Bagsby e está disponível sem custo. Outra será VituixCAD, bastante detalhada e cobre uma vasta área do calculo de colunas. Também se pode usar sem custo.
Por último, as colunas devem ser forradas por dentro em todas as faces menos o painel da frente com material absorsor. Há muitas opções e tudo depende dos altifalantes usados do tamanho da caixa, etc.
Boa sorte
masa, ricardo.canelas e PedroH gostam desta mensagem
PedroH Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Qua Nov 17 2021, 13:51
Luis_vxd escreveu:
Olá Pedro
Excelente trabalho de marcenaria.
Construir umas colunas de 3 vias é um desafio sério.
Em geral quando se quer construir umas colunas começa-se por definir que tipo de altifalantes vamos usar. Em função das caracteristicas fisicas do altifalantes (nomeadamente os médios e os graves) calcula-se o tamanho da caixa. A caixa deve atuar como um ressonador dos altifalantes e deverá estar adequada no seu volume interno ao SPL (Sound Pressure Level), Linear excursion, etc. dos altifalantes a usar.
Tenha em atenção que numas colunas de 3 vias, o médio tem que estar fisicamente isolado (de forma robusta) do grave. De outro modo o funcionamento do grave vai interferir com o movimento do cone do médio e o resultado é um som distorcido quer do médio quer do grave.
O crossover deve ser calculado em função da curva de resposta (SPL) de cada altifalante. Há várias ferramentas na internet para ajudar a esses calculos. A melhor foi feita em Microsoft Excel pelo falecido Jeff Bagsby e está disponível sem custo. Outra será VituixCAD, bastante detalhada e cobre uma vasta área do calculo de colunas. Também se pode usar sem custo.
Por último, as colunas devem ser forradas por dentro em todas as faces menos o painel da frente com material absorsor. Há muitas opções e tudo depende dos altifalantes usados do tamanho da caixa, etc.
Boa sorte
Obrigado pelo seu comentário.
Sobre o excelente trabalho de marcenaria , nunca é na minha opinião excelente como gostaria, na verdade marcenaria é apenas um hoby para mim já há muitos anos e já faço com alguma exigência apesar das limitações de maquinas e tal , tento fazer de forma artesanal , e só nas horas livres o melhor dadas as circunstâncias
Neste caso das colunas o tamanho da caixa não foi calculado, na verdade a caixa daria 2 vias e sendo 3 vias foge desse calculo que para ser bem feito a caixa teria de ser maior, portanto começa com esse handicap consciente.
O segundo handicap é o material escolhido, julgo ter sido bem escolhido mas é material "normal" e não "topos" xpto nem altifalantes de "500euros cada"
Mas foram bem estudados e o crossover comprado feito enquadra-se bem no projeto e nas potências.
Portanto nesse aspecto a coisa ha-se mal ou bem funcionar no entanto será sempre possivel substituir o crossover se o resultado for mau, ou até um altifalante , espero que não.
Sobre a caixa, eu tenho uma noção básica de acústica, mais por sensibilidade, é como afinar um carro, há quem use maquinas , computadores , etc, e há quem os afine de ouvido...uns tem bons ouvidos outros nem por isso, mas eu enquadro-me nos que afinam de ouvido neste caso das colunas, se tenho bom ouvido isso é outra conversa
Sim a caixa sera isolada por dentro, e separada o woofer do resto, a zona de medio e agudos terá entradas de ar, a o woofer terá uma a zona mais isolada a fazer o grave, haverá no entanto pequena ligação entre os graves e agudos até para o ar circular mas ao mesmo tento ter essa caixa de ar independente.
As medidas são graves 10" medio 5" e um tweeter.
Abraço
Ruben Pinto Membro AAP
Mensagens : 1155 Data de inscrição : 21/11/2014 Idade : 53 Localização : Paço de Arcos
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Qua Nov 17 2021, 17:35
O preço dos componentes só por sí não é sinonimo de qualidade. A boa conjugação dos vários elementos dita o sucesso do projecto. Um projecto de colunas de um amigo, tinha num dos seus componentes um altifalante muito afamado e com excelentes criticas. Mas no seu projeto ele não funcionava bem. Foi trocado por outro com preço varias vezes inferior, e as colunas passaram a tocar muitíssimo bem.
Luis_vxd Membro AAP
Mensagens : 102 Data de inscrição : 13/11/2021 Idade : 69 Localização : Bombarral
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Qua Nov 17 2021, 18:37
Ruben Pinto escreveu:
O preço dos componentes só por sí não é sinonimo de qualidade. A boa conjugação dos vários elementos dita o sucesso do projecto. Um projecto de colunas de um amigo, tinha num dos seus componentes um altifalante muito afamado e com excelentes criticas. Mas no seu projeto ele não funcionava bem. Foi trocado por outro com preço varias vezes inferior, e as colunas passaram a tocar muitíssimo bem.
Provavelmente a caixa não estaria dimensionada para as caracteristicas físicas e elétricas do altifalante afamado. Aqui tamanho não é documento e as especificações são importantes.
masa gosta desta mensagem
PedroH Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Qua Nov 17 2021, 22:44
Ruben Pinto escreveu:
A pergunta será: foi trocado por outro mais barato devido á marca mas equivalente com as mesmas características , e o mesmo tamanho e potência ? ou por outro totalmente diferente de tamanho e potência etc.?
Ruben Pinto Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Dom Nov 21 2021, 15:05
PedroH escreveu:
Ruben Pinto escreveu:
A pergunta será: foi trocado por outro mais barato devido á marca mas equivalente com as mesmas características , e o mesmo tamanho e potência ? ou por outro totalmente diferente de tamanho e potência etc.?
Não sei responder, apenas sei que não eram as primeiras colunas feitas por ele. Não está em causa a qualidade dos componentes usados mas a conjugação de todos os elementos e a sua afinação para que o resultado final seja do agrado da pessoa.
PedroH Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Dom Dez 05 2021, 23:29
Boas
Pouco tempo tenho dedicado mas já tenho a caixa das colunas quase prontas, falta agora na caixa um acabamento e mais um toque ou outro estético.
Antes , resolvi dar tratamento anti bicho, no interior, as madeiras como se sabe são reaproveitadas e vir um bicho e comer as colunas não é o pretendido.
Depois trabalhei no interior, criei 2 camaras independentes e uma com uma especie de antecamera.
Estas coisas há quem faça sem caixa e com imensas formas de caixa, eu optei por um modelo que já há muito idealizava, médio e agudos na mesma zona totalmente independente e noutra independente os graves, com uma camara independente nas ligado a outra camara.
Acho que aqui dá para entender, usei no interior umas madeira boa que era de umas gavetas, reforcei bem e está com uma solidez muito boa mesmo.
O isolamento, usei esponja acústica colada e agravada, e dada a espessura e solides vou testar apenas com isto, depois logo se vê ... não queria retirar a volumetria da caixa de ar e encher tudo de lã.
Colei as frentes com cola e 8 cavilhas em todas as partes.
E depois um pré acabamento , ou seja uma plainada para uniformizar mas agora precisam de ser trabalhadas e lixadas para levar o acabamento final.
Estão bem pesadas e solidas. Gosto do resultado mas é curioso que as barras centrais aparecem mais contrastadas na da direita embora as madeiras sejam a mesmas, a comprovar que com madeiras maciças o resultado nunca é exatamente iguais , os veios e tonalidades podes variar ligeiramente.
Entretanto já estou a pensar reunir as madeiras para a grelha frontal, para isso usei uns barrotes de pinho de paletes.
Hiluson gosta desta mensagem
Luis_vxd Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Seg Dez 06 2021, 10:21
Ficaram um MIMO!
Uma pergunta, para que são as três saídas no painel traseiro?
PedroH gosta desta mensagem
PedroH Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Seg Dez 06 2021, 11:11
Luis_vxd escreveu:
Ficaram um MIMO!
Uma pergunta, para que são as três saídas no painel traseiro?
As três saídas, ou seja os 3 buracos no painel traseiro são :
o de baixo vai ficar tapado é para ligar a tomada dos cabos
as duas de cima são duas entradas de ar totalmente independentes uma da outra , uma é uma entrada de ar para a zona de cima onde estará o altifalante de médios e o tweeter , a outra entrada para antecamara pequena que por sua vez tem ligação á zona onde está o woofer.
A ideia é criar na zona do woofer uma caixa de ar dentro do possível dadas as dimensões da caixa serem limitadas em relação ao tamanho do woofer mas com ligação indireta com o exterior.
a ideia da entrada de ar ser indireta, existe em muitos projetos e criadores, há quem elabore interiores completos com as entradas de ar a passarem por sistemas inspirados até no ouvido humano. O interior das colunas é um mundo de ideias e criatividade por vezes infelizes por vezes geniais.
Estas serão simples quer no design exterior , incluindo a grelha será muito clássico, quer no interior, tem esse pormenor interior mas nada que fuja muito do tradicional.
No entanto resta depois testar para ver neste caso ouvir o resultado para confirmar se não existem vibrações e ruídos parasitas que obriguem a reforçar o isolamento interior, julgo que não , mas "prognósticos só no fim do jogo"
PedroH Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Ter Dez 14 2021, 14:05
Boas
As colunas já prontas começaram a ser envernizadas
Entretanto tenho de arranjar a parte eletrónica
Tenho 2 exemplos e nem sei bem qual escolher, depois terão de ser afinados se tiverem desequilíbrios mas para já como base enho estes 2 exemplos para colunas de 3 vias na ordem dos 160w-200w
Na verdade na pratica nem sei ao certo qual o melhor , teoricamente talvez o segundo por ser mais complexo.
e outro ligeiramente mais elaborado
Luis_vxd Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Ter Dez 14 2021, 15:28
Os xovers já estão feitos ou são para construir?
PedroH Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Ter Dez 14 2021, 22:54
Luis_vxd escreveu:
Os xovers já estão feitos ou são para construir?
Esse 2 modelos são vendidos montados mas podem ser alterados, pois não sei se ficará equilibrado a distribuição, se não ficará alguns dos 3 drivers mais forte
O que tenho é :
tweeter
2000-25000 hz (pico é nos 20000 hz)
96dB 8ohm
Midrange 5"
92dB
200w RMS 100w 8ohms
450-7000 hz
woofer 10"
93dB
RMS 150w 8ohms
60-6000 hz
Entretanto as colunas já estão praticamente prontas para levarem o acabamento final de verniz.
E já comecei a fazer a grelha frontal que o objetivo é que seja em formato clássico, usei madeira de pinho de barrotes para palletes.
No entanto a grelha e a sua fixação ainda tem de ser testada para ver se resulta como o inicialmente previsto.
nuno cesar gosta desta mensagem
Luis_vxd Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Qua Dez 15 2021, 14:22
A informação de que dispomos sobre os drives agora não é muita e faltam os valores de 'Fs', 'Re' e 'Le' (nomeadamente Frequencia de Ressonancia, Resistência e Indutância) de cada drive para podermos olhar para as curvas de impedância. Portanto vamos deixar a correção de Impedância de fora.
Vejamos os dados que temos: Tweeter: Impedancia nominal: 8 Ohms SPL: 96 dB Range: 2000 a 25000 Hz
Médio: Impedancia Nominal: 8 Ohms SPL: 92 dB Range: 450 a 7000 Hz
Woofer: Impedancia Nominal: 8 Ohms SPL: 93 dB Range 60 a 6000 Hz
Escolher as frequencias de crossover:
Olhando para as frequencias do woofer e do médio podemos definir a frequência do crossover nos 800Hz. Esta frequencia vai permitir que o médio não comece a trabalhar na zona de esforço do princípio do range, e que o woofer seja dedicado maioritáriamente à gama baixa, permitindo um baixo mais solto. A frequencia de topo do crossover pode ser definida nos 5000 Hz. O médio ainda está na sua zona de trabalho e o tweeter já está longe da sua frequência mais baixa. Assim vamos calcular um crossover para 800 e 5000 Hz.
À medida que vamos calculando eu vou introduzindo os valores no simulador VituixCAD e vamos vendo os resultados. No fim saberemos o comportamento do crossover.
Vamos começar pelo woofer, depois o tweeter e finalmente o médio.
Calcular filtro do woofer: O filtro é constituído apenas por um indutor. Este indutor é calculado dividindo a Impedância nominal do drive por 6,3 vezes a frequência de crossover. Assim teremos 8 / (6,3 x 800) que é igual a 1,5 mH. O que nos vai dar uma curva de graves semelhante a: Isto é um filtro passa-baixos.
Calcular o filtro do tweeter: Este filtro é constituído por um condensador e um indutor. O condensador é calculado dividindo 1 pelo multiplicação da impedância do tweeter por 12,6 e pela frequencia do crossover. Assim é 1 / (8 x 12,6 x 5000) o que dá 1,9 uF. O valor standard mais perto é 2uF. O indutor é calculado dividindo a impedância pelo resultado da multiplicação da frequencia de crossover por 3,15. Assim é 8 / (5000 x 3,15) que dá 0, 5 mH. O valor standard mais perto é 0,51 mH. A curva do filtro de agudos vai ficar semelhante a: Isto é um filtro passa-altos.
As duas curvas juntas:
Calcular o filtro do médio: O filtro do médio é a junção de um filtro passa-altos com um filtro passa-baixos. Nós queremos que o filtro passa-alto comece nos 800 Hz, que é a frequencia mais baixa do crossover e que o filtro passa-baixo comece nos 5000 Hz que é a frequencia mais alta do crossover. Este tipo de filtro chama-se filtro passa-banda, porque permite só a passagem de uma banda definida. Estes filtros podem ser complexos dependendo do 'slope' (declive) que se quer obter e outros elementos que não serão tratados aqui. Neste crossover vamos usar a versão mais simple: um condensador e um indutor em série. O condensador é calculado como acima para o tweeter: 1 / (Impedancia x 12,6 x frequencia) o que dá 1 / (8 x 12,6 x 800). É importante notar que a frequência aqui é a de início da banda que pretendemos deixar passar por isso é 800 Hz. O valor do condensador é 12,5 uF e o valor standard mais próximo é 13 uF. O indutor é calculado como no woofer: impedância / (6,3 x frequência) o que dá 8 / (6,3 x 5000). Tal como no cálculo do condensador a frequência aqui é a do fim da banda que queremos que passe, portanto é 5000 Hz. O valor do indutor é 0,25 mH. O valor standard próximo é 0,24 mH. A curva resulta será semelhante:
E tudo junto é:
Até aqui não tivemos em linha de conta o SPL, isto é, o quão alto os drives tocam. Por issso as linhas estão todas no mesmo nível. Mas na realidade as linhas estão assim:
As linhas azuis, verdes e vermelhas representam os drives tal como no gráfico anterior. A linha cinzenta mais larga é a resposta conjunta dos drives e a cinzenta mais fina é a fase da resposta, também conjunta de todos os drives. Numa primeira análise os nossos cálculos resultaram muito bem. Temos uma resposta conjunta muito linear. Vamos agora equilibrar o SPL. Vamos usar 91 dB como objectivo e vamos adicionar uma resistencia em série com todos os drivers.
Calcular resistências de atenuação:
Tweeter Com um SPL de 96 dB temos que ter uma atenuação de 5 dB o que dá, e de acordo com o tópico, uma resistência de 6,4 Ohms. O valor standard será 6,2 Ohms
Médio Aqui requer uma atenuação de 1 dB, portanto será uma resitência de 1 Ohm.
Woofer Atenuação de 2 db, portanto uma resitência de 2 Ohms.
Como as suas colunas não têm muito espaço entre drives podemos não considerar o efeito de difração na frente da coluna (baffle step diffraction) por ter valores muito baixos.
Assim o resultado final é este: O que me parece muito bom! O grande objectivo de qualquer crossover é dar uma resposta conjunta o mais plana possível em todas as frequências (a linha cinzenta mais escura). De notar que no gráfico as frequencias de crossover não estão exatamente onde foram planeadas. Isto deve-se ao 'slope' (declive) de cada drive. Em crossovers mais complexos onde o slope é controlado o resultado final é mais preciso. No entanto, como em tudo, aqui também há vantagens e inconvenientes. Nos crossovers com 'slope' mais controlado e um roll-off (descida) acentuado (mais do que 3 dB por oitava) o som final da coluna é mais preciso, mais 'seco'. Neste crossover calculado, e porque não tentámos controlar o 'slope', o som resultante é mais rico, mais 'cheio', isto porque as zonas comuns junto às frequencias do crossover são mais alargadas e ambos os drives estão a tocar fazendo a transição mais harmónica.
Este é o esquema final do crossover:
Os drives estão todos em fase e a fase total resultante é perfeitamente linear. Eu diria que este crossover terá um bom resultado.
Por mera curiosidade introduzi os seus crossovers no simulador VituixCAD e o resultado foi este: Primeiro simulador (o mais simples): O gráfico que está em destaque é o mesmo que acima, portanto podemos comparar.
E o mais complexo:
Conclusão: Parece-me pelos gráficos de simulação acima, que o crossover aqui calculado terá uma melhor resposta que os outros. No entanto, como tudo em audio, só ouvindo é que se tem a certeza...
neo_2018, Hiluson e PedroH gostam desta mensagem
PedroH Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Qua Dez 15 2021, 16:33
Luis_vxd escreveu:
Este é o esquema final do crossover:
):
Boas Luis
Excelente
Dentro das minhas limitações faço umas perguntas:
1- esse simbolo de corrente alternada a 2.83v é a corrente que vem do amplificador, no negativo tem o sinal de terra, como se liga no caso de uma colunas á terra, ainda para mais numa caixa de madeira?
2- esse componentes incluindo esse indutores são faceis de comprar por exemplo numa mauser ou noutra loja de eletrónica?
3 e a placa? qual será a melhor solução? será que dada a simplicidade uma placa de eletronica daquelas só de furos para colocar os componentes e depois por baixo através de fios soldados fazer a ligação ou seja o circuito?
Sobre as colunas a qualidade da caixa e a capacidade dos driveres e a qualidade apesar de não serem dos mais caros , permitem fazer fazer umas colunas com uma qualidade boa, mas como se disse tem de ser testado peça a peça, até a caixa que apesar de bem solida e imponente tem de se certificar se não vai ter ruídos parasitas e interferências que levam a uma alteração do isolamento interior, mas isso só experimentando. Seja como for a caixa comparativa a várias colunas "boas" que vi abertas esta está muito acima da média, portanto isto bem testado desde a caixa, a parte eletronica, o isolamento, até o funcionamento da grelha que o tinha preparado para um woofer de 8" e como passou a ser de 10" tenho de verificar se a grelha que tinha em mente não interfere o encaixe com o aumento do woofer. Mas pronto tudo se resolve,.
Luis_vxd gosta desta mensagem
Luis_vxd Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Qua Dez 15 2021, 16:51
PedroH escreveu:
... 1- esse simbolo de corrente alternada a 2.83v é a corrente que vem do amplificador, no negativo tem o sinal de terra, como se liga no caso de uma colunas á terra, ainda para mais numa caixa de madeira?
É o simbolo do amplificador. a terra é só simbolica. São os dois fios normais que ligam do amplificador às colunas.
PedroH escreveu:
... 2- esse componentes incluindo esse indutores são faceis de comprar por exemplo numa mauser ou noutra loja de eletrónica?
Honestamente não sei. Eu tenho comprado os meus componentes online, na RumoH.eu ou na Soundimports.eu por exemplo. São sites onde já compro componentes há muito tempo. Talvez alguém aqui no forum saiba onde se comprar aqui em Portugal.
PedroH escreveu:
... 3 e a placa? qual será a melhor solução? será que dada a simplicidade uma placa de eletronica daquelas só de furos para colocar os componentes e depois por baixo através de fios soldados fazer a ligação ou seja o circuito?
Sim, isso é uma boa solução. Depois é aparfusar a placa no interior da coluna.
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Qua Dez 15 2021, 18:18
Que bela troca aqui vai, até dá vontade de meter as mãos na massa.
Seguirei a acompanhar os desenvolvimentos deste projecto.
PedroH e Luis_vxd gostam desta mensagem
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Qua Dez 15 2021, 21:51
Amigo Luis, permita-me de o tratar assim... no meu fundo naturalmente cinico sempre vi o audio como um negocio obscuro e uma paixão egoista, voçê vém em algumas linhas de me provar o contrario pois nessa sua demonstração e atitude tudo é luz e generosidade
Jà é a segunda vez que lhe tiro o meu chapéu e voçê anda a mal me (nos) habituar... por favor continue
neo_2018, PedroH e Luis_vxd gostam desta mensagem
PedroH Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Qua Dez 15 2021, 22:31
Luis_vxd escreveu:
Honestamente não sei. Eu tenho comprado os meus componentes online, na RumoH.eu ou na Soundimports.eu por exemplo. São sites onde já compro componentes há muito tempo. Talvez alguém aqui no forum saiba onde se comprar aqui em Portugal.
Luis, estive a ver esses 2 sites e são bem interessantes.
Mas a questão é nem tenho conhecimento para escolher o que lá vi.
por exemplo:
resistencias, varios tipos..qual a mais adequada?, ceramica, as metalicas e mais tipos...
depois alem dos ohms aparece um valor em watt , 5 , 10 ou 20w
ou seja identifico em ohms como está no esquema mas o tipo e os watts já não sei...
Condensadores igual, o de 13 nem encontro mas sim de 12 ou 15... e a voltagem, ha uns de 160v 200v e 400v pelo menos
os indutores entre tantos que lá estão nem consigo escolher nenhum
Quanto á placa isso vende-se em qualquer loja, e sao baratas, será a parte mais facil, e aparafusar e fazer a estrutura isso é facil para mim, ainda ha a hipotese de eu desenhar e fazer fazer a placa mesmo, em puto fiz uma placa para um modelador de luzes, usei uma placa em bruto, usei verniz das unhas e acido para comer as partes sem verniz e ficou bom, já nem me lembro dos pormenores que usei mas se fiz isso aos 16anos com escassa informação farei agora certamente que sou mais "inteligente" só aparentemente não sei é escolher os componentes entre tantas opções
Mas a ideia de fazer isto agrada-me
outra duvida é porque este crossover tem tão poucas peças, quando comparado aos 2 esquemas que tinha apresentado? já pareço aquelas pessoas que acham que medico "bom" é aqueles que receita muitos medicamentos.
PedroH Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Qua Dez 15 2021, 22:48
TD124 escreveu:
Amigo Luis, permita-me de o tratar assim... no meu fundo naturalmente cinico sempre vi o audio como um negocio obscuro e uma paixão egoista, voçê vém em algumas linhas de me provar o contrario pois nessa sua demonstração e atitude tudo é luz e generosidade
:
Eu tiro o chapeu sem duvida por tanta informação.
Mas "divagando " nessa teoria que concordo em parte quando "sempre vi o audio como um negocio obscuro e uma paixão egoista" é uma realidade não só no audio mas em muitas outras paixões. Mas tenho outras teorias a alimentar essa, na verdade e principalmente na realidade portuguesa há sempre a aquela frase "segredo é a alma do negócio" portanto em paixões com profissionais á mistura, nada se partilha nada se ensina pois cada um tem medo que o outro aprenda e lhe roube o negócio. Depois há o orgulho pessoal, todos acham que ensinar está sujeito a criticas e poucos se sentem á vontade, neste aspeto lidera a frese, "não sabes aprendesses" por ultimo e mesmo em paixões não lucrativas ha a vaidade e e a exclusividade que faz muitos não partilharem nada.
Isto em Portugal é assim... já por exemplo no Brasil tudo se ensina o que se sabe e o que não se sabe... é oposto e até profissionais partilham segredos... o facto de um pais ser muito grande tambem favorece isto, não há a competividade que há aqui, há sim a ideia que tudo é ilimitado para todos.
No entanto em Portugal, tambem há boas partilhas quando o assunto é paixão pura(sem viverem disso propriamente) e na verdade são hobys de pessoas que gostam e tem prazer em partilhar esse conhecimento.Obvio que tiro o chapeu a pessoas que partilham conhecimento, eu proprio partilhei a parte das madeiras e estou disponivel para o fazer nas madeiras , mas pena que o meu conhecimento a nivel de eletronica para partilhar ou ensinar o que quer que seja.
Mas tiro o chapeu porque estas partilhas são poços de conhecimento, e alimentam em muito as nossas paixões.
Luis_vxd Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Qui Dez 16 2021, 09:19
TD124 escreveu:
Jà é a segunda vez que lhe tiro o meu chapéu e voçê anda a mal me (nos) habituar... por favor continue
Amigo Paulo, obrigado pelo cumprimento.
Para mim os foruns são locais de partilha, de ajuda. Há muito que aprendi que partilhar é aprender e é isso que faço.
Luis_vxd Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Qui Dez 16 2021, 10:15
PedroH escreveu:
resistencias, varios tipos..qual a mais adequada?, ceramica, as metalicas e mais tipos...
depois alem dos ohms aparece um valor em watt , 5 , 10 ou 20w
As resistencia de crossovers são sempre, regra geral, 10 ou 20 W.
PedroH escreveu:
Condensadores igual, o de 13 nem encontro mas sim de 12 ou 15... e a voltagem, ha uns de 160v 200v e 400v pelo menos
As minhas desculpas mas eu usei uma tabela errada para os valores standard (só por curiosidade, eu usei a tabela E24 quando devia ter usado a E12). Aqui vai o esquema re-ajustado para os valores standard corretos.
Quanto à voltagem, tem a ver com a potência dos drives, mas sugiro que use no mínimo 400 volts.
Os preços variam muito em função da qualidade. Normalmente com altifalantes qualidade usa-se também condensadores adequados. Nesta sua primeira aventura, e sem saber qual a marca dos altifalantes, talvez comprar condensadores da marca Audyn ou ClarityCap que andam mais ou menos pelo mesmo preço.
PedroH escreveu:
os indutores entre tantos que lá estão nem consigo escolher nenhum
Os indutores, tal como a voltagem dos condensadores, também dependem da potencia dos altifalantes. Eu sugiro que compre com o fio no mínimo com 1,0 mm que dá potência até 300W. Os indutores são do tipo 'Air Core'. Tem aqui um exemplo para o indutor do woofer: https://www.rumoh.eu/crossover-parts/coils/aircoil-1.00mm/377/1.50mh-1.00mm-air-core-wire-coil-rdc-0-640-ohm
PedroH escreveu:
Quanto á placa isso vende-se em qualquer loja, e sao baratas, será a parte mais facil, e aparafusar e fazer a estrutura isso é facil para mim, ainda ha a hipotese de eu desenhar e fazer fazer a placa mesmo, em puto fiz uma placa para um modelador de luzes, usei uma placa em bruto, usei verniz das unhas e acido para comer as partes sem verniz e ficou bom, já nem me lembro dos pormenores que usei mas se fiz isso aos 16anos com escassa informação farei agora certamente que sou mais "inteligente" só aparentemente não sei é escolher os componentes entre tantas opções
Hoje em dia há outras opções para fazer circuito impresso. Usa-se o ferro de engomar. Pesquise...
PedroH escreveu:
outra duvida é porque este crossover tem tão poucas peças, quando comparado aos 2 esquemas que tinha apresentado? já pareço aquelas pessoas que acham que medico "bom" é aqueles que receita muitos medicamentos.
Repare que a informação que deu é muito pouca. Nem sequer se tem em consideração o achatamento da curva de impedância porque não há informação suficiente. Também não se sabe se os seus drives são bem comportados, isto é, não têm picos nem vales na sua curva de resposta. O crossover foi desenhado com a informação disponível.
Seventies
Mensagens : 12 Data de inscrição : 18/04/2021 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Qui Dez 16 2021, 18:10
Viva!
Belíssimo trabalho - muito completo!
Quais os speakers que recomenda para este tipo de construção?
Obrigado, SMR
PedroH Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Qui Dez 16 2021, 23:29
Seventies escreveu:
Viva!
Belíssimo trabalho - muito completo!
Obrigado, SMR
Obrigado
Sobre os speakers eu não sou a pessoa indicada para falar de equipamento, fiz as colunas em madeira tem tem um modelo standart podem levar todo o tipo de altifalantes dentro das dimensões.
Optei por 3 vias porque prefiro, pois gosto de umas frequências e baixo, um dia hei-de fazer umas colunas grandes de 4 vias, sub-woofer, woofer e medio e graves com woofer de 15" , para já optei por umas mais pequenas e "esmifradas" a terem 3 vias...
Sobre os altifalantes como disse as colunas permitem tudo, mas eu já tinha altifalantes que era destinados a um carro que entretanto foi vendido, outro era de um colega mas na caixa, fiz um apanhado e escolhi coisas dentro das mesmas potencias e de modo a preencher boa amplitude frequências e a ter potência.
Quanto á qualidade...é discutível, é material que novo é barato, usado por malta dos carros e não propriamente por puristas de som ou audiofilos, há altifalantes de milhares de euros, estes custam novos se calhar os 3 menos de 100euros por coluna.
No entanto quem tem isto nos carro acha bom... vamos ver, tudo depende de pormenores.
Pelo menos para a "batida" dizem que é bom material
o tweeter tenho um bem conhecido no meio automóvel por ter qualidade e som potente e "cristalino"
Alias há por aí cromos com estas perolas assim montadas...
Enfim é algum material que tenho, tambem tenho uns sony, outro fullrange, estes mesmo assim ainda eram o melhorzito e o mais adequado mas depois de montado e testado se não gostar de alguma coisa trocarei por algo melhor.
No entanto ha quem use estes equipamentos em casa em cima de colunas marantz e amplificador de valvulas portanto pode nem ser assim tão mau...
Vamos ver o que sai daqui. a surpresa e o mistério faz parte do projeto
Luis_vxd Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Sex Dez 17 2021, 09:08
Seventies escreveu:
Normalmente não se escolhe os altifalantes para uma caixa. Regra geral o que se faz é selecionar primeiro os altifalantes (resultado que se pretende, qualidade, preço, etc.) e depois em função das especifícações físicas e acústicas (do grave e do médio se houver) se define a caixa (volume interno, alinhamento, bass reflex, etc.) e crossover.
ricardo.canelas gosta desta mensagem
PedroH Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Sex Dez 17 2021, 12:51
[quote="Luis_vxd"]
PedroH escreveu:
Hoje em dia há outras opções para fazer circuito impresso. Usa-se o ferro de engomar. Pesquise...
Luis
Obrigado pela informação
Na verdade pretendo encomendar o material na próxima semana nesse site rumoh , no entanto tenho 2 duvidas
entre as resistências da gama "superes de 10w e as ceramic de 20w " quais devo optar?
a outra duvida é com os indutores, não consigo encontrar nada com a especificação do projeto... o do woofer ja me indicou um mais os outros 2 não consigo encontrar nenhum que se encaixe naquilo, ou será que há uma nomenclatura equivalente?
De resto já não tenho grandes duvidas acho eu.
Quanto á placa sim há quem use com um ferro de engomar e fazer copia de impressora laser, tambem ha para se fazer com caneta de acetato, e de outras formas Eu essa parte no passado cheguei a fazer e hoje com a informação não terei problema certamente, as placas são baratas e eu sei usar programas de desenho, tenho uma certa aptidão para trabalhos manuais, madeiras é o que faço melhor mas sei trabalhar um pouco com metais , colas , tintas, produtos quimicos, construção, mecanica, jardinagem etc. Sou daquele fulanos que todas as áreas para mim me despertam interesse e um desafio.
PedroH Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Sex Dez 17 2021, 13:40
Luis_vxd escreveu:
Seventies escreveu:
Normalmente não se escolhe os altifalantes para uma caixa. Regra geral o que se faz é selecionar primeiro os altifalantes (resultado que se pretende, qualidade, preço, etc.) e depois em função das especifícações físicas e acústicas (do grave e do médio se houver) se define a caixa (volume interno, alinhamento, bass reflex, etc.) e crossover.
Numa versão ideal sim... mas na pratica as coisas podem ser diferentes. Em muitos casos a caixa já existe, até uma caixa antiga e tem de comprar e escolher altifalantes para ela, outras vezes o espaço e as condições limitam o tamanho da caixa, caixa e altifalantes tem de casar o melhor possivel e dentro do possivel.
No meu caso nada disto era o que inicialmente pensei, o objetivo inicial umas colunas grandes para casa para substituir outras que se estragaram... e outro objetivo que até o iniciei era umas colunas para a garagem e gastar estes altifalantes que vou usar agora. Na verdade estes altifalantes são mais usados em carro e tem diferenças, usam materiais mais resistentes, mais plastificados para resistirem a humidade, e mudanças radicais de temperatura, pó etc, são otimas para ambientes agrestes, e numa garagem se enquadravam bem, numas colunas mais "industriais" com grelha metálica a proteger os altifalantes, Este projeto não está de todo arrumado.
Entretanto surgiu varias situações e a necessidade de umas colunas para a sala num espaço limitado, e dai surgiu este projeto, mas de acordo com o resultado do som e se fizer as da garagem, estas colunas podem ser reequipadas de novo com altifalantes de melhor qualidade mais destinados a casa e estes irem para as colunas da garagem e aí ficariam ideais.
Aí teria de comprar uns de igual tamanho, potencias equivalente apenas de melhor qualidade para estarem dentro de casa.
Entretanto o projeto de uma colunas grandes para já está de lado, pois vou restaurar as que tenho grandes agora muito em breve, e sendo assim não ha necessidade de ter mais colunas...
Luis_vxd Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Sex Dez 17 2021, 14:25
PedroH escreveu:
... entre as resistências da gama "superes de 10w e as ceramic de 20w " quais devo optar?
a outra duvida é com os indutores, não consigo encontrar nada com a especificação do projeto... o do woofer ja me indicou um mais os outros 2 não consigo encontrar nenhum que se encaixe naquilo, ou será que há uma nomenclatura equivalente?
A RumoH não tem indutores de 0,51mH.
A Sound imports tem tudo o que precisa: Indutores: https://www.soundimports.eu/en/jantzen-audio-000-1679.html https://www.soundimports.eu/en/jantzen-audio-000-1401.html. Têm de 0,51 mas o fio é muito grosso e portanto mais caro. O,50uH dá perfeitamente. https://www.soundimports.eu/en/jantzen-audio-000-1283.html Condensadores: https://www.soundimports.eu/en/jantzen-audio-001-0266.html https://www.soundimports.eu/en/jantzen-audio-001-0238.html Resistências: https://www.soundimports.eu/en/mundorf-mr10-680.html https://www.soundimports.eu/en/dayton-audio-dpr10-2.html. Não há Mundorf. https://www.soundimports.eu/en/mundorf-mr10-180.html e por fim o circuito impresso para o crossover. Como vê têm várias opções. Pode escolher uma e evitar a trabalheira... https://www.soundimports.eu/en/crossover-components/printed-circuit-boards-pcb
É importante não esquecer que são duas peças de cada, uma para cada coluna...
PedroH e Seventies gostam desta mensagem
PedroH Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Sáb Dez 18 2021, 21:40
Muito Obrigado Luis
Realmente esse é melhor pois tem isso tudo até tem a placa já feita, a placa nunca foi o problema mas tando já feita poupa tempo.
Os indutores sim tem essa equivalência era isso que me estava a escapar... obrigado
Vou-me registar no site e fazer o carrinho para encomendar
Seventies
Mensagens : 12 Data de inscrição : 18/04/2021 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Sáb Dez 18 2021, 21:43
Excelente informação. Muito obrigado!!!
Luis_vxd escreveu:
PedroH escreveu:
... entre as resistências da gama "superes de 10w e as ceramic de 20w " quais devo optar?
A RumoH não tem indutores de 0,51mH.
A Sound imports tem tudo o que precisa: Indutores: https://www.soundimports.eu/en/jantzen-audio-000-1679.html https://www.soundimports.eu/en/jantzen-audio-000-1401.html. Têm de 0,51 mas o fio é muito grosso e portanto mais caro. O,50uH dá perfeitamente. https://www.soundimports.eu/en/jantzen-audio-000-1283.html Condensadores: https://www.soundimports.eu/en/jantzen-audio-001-0266.html https://www.soundimports.eu/en/jantzen-audio-001-0238.html Resistências: https://www.soundimports.eu/en/mundorf-mr10-680.html https://www.soundimports.eu/en/dayton-audio-dpr10-2.html. Não há Mundorf. https://www.soundimports.eu/en/mundorf-mr10-180.html e por fim o circuito impresso para o crossover. Como vê têm várias opções. Pode escolher uma e evitar a trabalheira... https://www.soundimports.eu/en/crossover-components/printed-circuit-boards-pcb
É importante não esquecer que são duas peças de cada, uma para cada coluna...
nuno cesar e Luis_vxd gostam desta mensagem
PedroH Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Ter Jan 11 2022, 01:52
BOM ANO
Encomendei as peças, mas fui informado que 2 estão esgotadas e só enviam em Março... mas pronto é esperar...
Portanto o projeto está neste momento parado.... entretanto tenho de acabar as redes de proteção que estão começadas, deixar tudo pronto para em março pelos visto montar os crossover
Luis_vxd Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Ter Jan 11 2022, 10:42
UM 2020 CHEIO DE COISAS BOAS.
Acontece, há crise de componentes. agora é só esperar sem ansiedade. O tempo passa depressa.
PedroH Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Qua Fev 16 2022, 23:44
Boas pessoal
As peças chegaram fui avisado que era só em março mas chegaram hoje.
Sendo assim vou poder finalizar as colunas, que neste momento se encontram concluídas a nivel de madeira e guardadas desde dezembro.
A placa do crossover é grande mais um pouco e não cabia dentro das colunas vou ter de fazer um suporte para a fixar, montar os componentes na placa, ligar tudo e e tal e montar os altifalantes, e acabar a grelha da frente que já tem a estrutura feita falta finalizar e forrar.
Portanto vou iniciar a ultima parte do projeto
Vou mostrar as fotos atuais de como se encontra o projeto, ou seja as colunas finalizadas de acabamento, gosto como estão, imponentes, pesadas e robustas e bonitas na minha opinião para quem gosta de madeira apesar do aspecto muito clássico e muito simples e "quadradão" mas era essa a ideia desde o inicio a intenção.
Aqui a ensaiar a grelha.
Luis_vxd Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Sex Fev 18 2022, 17:40
Boa, Têm bom aspeto!
A grelha prece-me um pouco larga e a ficar na frente dos altifalantes. Talve um recorte redondo para deixar os drives mais à vontade?
Estão fenomenais. Bom trabalho
PedroH Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Sex Fev 18 2022, 21:29
Luis_vxd escreveu:
Boa, Têm bom aspeto!
A grelha prece-me um pouco larga e a ficar na frente dos altifalantes. Talve um recorte redondo para deixar os drives mais à vontade?
Estão fenomenais. Bom trabalho
Boas Luis
Na verdade ainda estou a estudar como fazer as grelhas, eu já tinha a ideia de as fazer e a forma como pretendia era algo assim:
Só que logo no inicio alterei o projeto, a caixa das colunas acabou ficando 1 ou 2 cm mais pequena e acabei por aumentar o tamanho do woofer, de inicio era para ser de 8" e acabou sendo de 10" ou seja fiquei com tudo muito á justa, essa grelha redonda deixou de ser possivel pois se reparar o woofer ocupa a frente toda de lado a lado e em baixo, ou seja não é a grelha que está larga propriamente, o woofer é que é largo e se encurtar a grelha ele fica de fora.
Outra hipotese era ficar sem grelha, as colunas estão bonitas e muita gente detesta grelhas que na verdade retiram a estética da coluna mas eu gosto de grelhas pois ela tem uma função real .
A hipótese é uma grelha a tapar a frente toda , algo que pode ser uma coisa deste estilo
ou talvez em redondo já que as colunas são arredondadas
A outra questão que pano vou usar, eu tenho pano de coluna em preto mas é um pouco transparente, não sei se ficará bem ou se devia optar por um pano mesmo preto opaco, ou outra cor.
PedroH Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Dom Mar 13 2022, 22:03
Boas a todos.
Finalmente finalizei as colunas.
Com as peças e com a placa fiz o crossover, a placa era destinada a outro então tive de adaptar, as resistências enormes ficaram um pouco encavalitadas na placa mas ficaram boas, teve de ser assim, a placa tambem é grande mais um pouco não cabia nas colunas , tive fazer uma base e uma estrutura para ficar as placas, enfim mas tudo deu alguma luta mas correu bem.
Antes de montar cá fora experimentei os crossover e fiquei impressionado com o resultado. Então montei e experimentei um a um.
Aqui ainda em fase de experimentar e testar
Incrível como ficou , a madeira e o isolamento que fiz assim como a divisão dos driver que fiz nas colunas tudo funcionou em beleza, sem vibrações nem ruídos parasitas, bem pesadas as colunas e robustas.
A grelha tambem fiz uns testes e melhorou, pintei-a de preto mate e forrei com tecido de coluna.
E por fim a montagem
Fantástica a forma como funcionou a divisão acústica que idealizei.
As grelhas tambem funcionam na perfeição
Os drives são pesados e apesar de não serem digamos dos mais caros tem qualidade e muita potência, o crossover que foi o Luís que gentilmente me forneceu o esquema e orientou na compra é excelente também e só tenho de lhe agradecer.
O som do conjunto é brutal, limpo fluído, sem interferências , muito acima da média, digno de umas colunas de grande qualidade, experimentei no meu receiver pioneer SX550 que tem 20w por canal , e depois no amplificador marantz e no meu melhor tuner que é o rotel 620 e é qualquer coisa de fantástico. Basta o volume no 1 ou 2 e já é um som brutal limpo, cristalino, fantástico!!!
Fiquei fan de fazer colunas, acho que colunas mesmo de qualidade devem ser feitas como um fato feito por um alfaite e não uma coisa comprada.
Abraço a todos
neo_2018 gosta desta mensagem
neo_2018 Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Ter Mar 15 2022, 20:33
Belíssimo trabalho, muitos parabéns!
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Qua Mar 16 2022, 08:22
PedroH escreveu:
...
Fiquei fan de fazer colunas...
Bravo pelo trabalho... muito bonitas e com aspecto robusto
PedroH Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Dom Mar 20 2022, 22:29
Obrigado pelos comentários.
Na verdade correu bem, confesso que nem esperava.
Ainda não perdi a esperança de um dia fazer umas colunas, "as colunas" não que não goste destas , que gosto bastante ,mas estas são "pequenas" de driver de 10" a ideia de fazer umas grandes com uma formato original e uma grelha original , metálica em estilo meio industrial com 3 vias incluindo um driver de 18" ... a ideia ainda não morreu, é só deixarem-me...
Falou-se em robustez e já por varias vezes me referi ao peso ao dizer que eram bem pesadas, mas pesadas é relativo e abstrato, resolvi ver mesmo que peso afinal tem.
Coloquei uma coluna na balança e deu quase 15quilos , apenas uma coluna, portanto quase 30 quilos de colunas .
Abraço
Luis_vxd Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Qua Mar 23 2022, 12:54
Parabéns, excelente trabalho.
Ficaram com um aspeto fenomenal, lindas. imagino que agora passas o tempo livre a ouvir as colunas. Não vale levá-las para a cama. A cara metade não iria gostar.
Tenho andado afastado, noutras andanças, mas estou de volta e desta vez com um amplificador classe A.
Um abraço
PedroH Membro AAP
Assunto: Re: Construção de colunas de 3 vias Qua Mar 23 2022, 22:44
Luis_vxd escreveu:
Parabéns, excelente trabalho.
Ficaram com um aspeto fenomenal, lindas. imagino que agora passas o tempo livre a ouvir as colunas. Não vale levá-las para a cama. A cara metade não iria gostar.
Tenho andado afastado, noutras andanças, mas estou de volta e desta vez com um amplificador classe A.
Um abraço
Grande Luis, obrigado
Realmente ficaram e bastante bonitas e boas, o projeto foi meu, a construção, a montagem e o projecto acústico e a escolha dos altifalantes, mas a eletrónica interior o projeto é seu, ao qual mais uma vez agradeço .
realmente ouço muito nelas , mas não nos tempos livres, porque a musica na minha vida não é uma actividade nem hoby , é sim um complemento a atividades e hobys , tenho estas colunas na sala que é um open space com cozinha, um total de quase 50m2 e as colunas enchem o espaço facilmente, não tem a caixa de ar de uma colunas grandes mas tem potência fluidez , arrasaram logo comparadas a colunas de 2 vias da JBL que tambem tenho e já são boas, 3 vias é outro campeonato . Portanto neste espaço estas colunas servem para as atividades da cozinha, como cozinhar, comer, , limpar, conviver , etc, é musica ambiente com muito boa qualidade sonora , estas só podem ser superadas por outras equivalentes em qualidade mas maiores. Mas pronto a ideia era ser um projeto com este tamanho, até porque estou "proibido" por motivos de força maior de ter colunas maiores na sala
Mas hei-de fazer umas maiores um dia... e tambem ainda não desisti da ideia de fazer o amplificador, mas queria com botão de volume, tambem poderei num a valvulas..enfim tenho de debruçar melhor no assunto.
Sobre esse Classe A noutro tópico fale dele, agora fiquei curioso...