- PedroH escreveu:
Não sei porque é mau principio, repare.
As colunas marantz LS-15 funcionaram lindamente durante anos com um amplificador marantz PM30 de 30w... som com qualidade e potencia, mesmo em pouco volume...
Porque razão trocar de amplificador para dar mais watts se os que tenho já chegam e sobram para uma salinha de apartamento.?
percebe a minha logica?
(...)
Pedro, eu compreendo a sua lógica, mas eu não disse que você deveria trocar.
Eu disse que você não deve "achar" que não ganhará nada, pois o controlo das colunas não se mede pelo volume ou botão do volume, nem pelos watts - uma mensagem acima foi chamado e bem o conceito de corrente, algo que não se deve confundir com watts.
Assim sendo, você só saberá se as suas colunas precisam ou não de mais amplificador depois de experimentar.
(eu já ouvi um amplificador igual ao seu e outros dessa linha, acho-os bastante capazes)
Aqui em casa actualmente temos um amplificador com 75 watts por canal, o nosso anterior era um Pioneer SX 880, com 60 watts por canal. Nós vivemos em apartamentos, já mudamos algumas vezes, ouvimos Música a volume moderado, mas o Pioneer não servia para as colunas... ele fazia-as tocar alto, o botão de volume pouco precisava de rodar, mas o som saia pastelento e os graves pouco controlados (demasiado soltos e arrastados).
Não foram os 15 watts que fizeram diferença, foi o conjunto que representa toda a construção do amplificador. Continuamos a ouvir Música em volume moderado, normalmente a baixo dos 70db, mas o pormenor aparece como gostamos - espero que compreenda o exemplo.
O amplificador a válvulas e o mito dos watts valerem mais: voltamos ao mesmo, esqueça lá os números de watts e concentre-se em comprar bons transformadores e afins, pois deles dependerá a capacidade de conduzir as colunas que tem ou quer.
A simplicidade de alguns circuitos a válvulas pode levar ao engano, não se esqueça que no simples é onde é necessário escolher melhor as partes, pois cada uma delas ficará muito exposta ao trabalho.