Iniciei há cerca de 1 mês uma experiência que há muito desejava.
Desde há já alguns anos que ambicionava ouvir o pré OTL do JP, que foi desenvolvido para também ser ao mesmo tempo um can amp.
O pré foi desenvolvido para acompanhar o power OTL do JP e resultou de uma experiência que ele fez para perceber se as válvulas EL300 seriam adequadas para o power, o que não resultou, mas o JP percebeu então que poderiam ser usadas numa topologia que permitia então o desenvolvimento de um pré e de um can amp.
Ora e se como pré em conjunto com o power OTL a coisa resulta muitíssimo bem (pelo menos na garagem do JP), já como can amp precisava de o experimentar com mais afinco. Isto porque apesar de não ser o meu meio preferido de ouvir música, os Headphones são neste momento o meu modo principal de o fazer.
O pré/can amp utiliza 2 válvulas ECF 80, que tem um tríodo e um pentodo cada uma. Já as válvulas EL 300 são 4 e são pentodos. Portanto válvulas que não são muito caras mesmo NOS NIB.
Como can amp tem a particularidade de poder atacar as várias impedancias dos diversos Headphones, é pois um espécie de canivete suíço do mundo dos can amps.
Mais informações tais como características, modos de implementação das válvulas e circuitos só perguntado ao JP. O que posso acrescentar é que ele me informou que se trata de um aparelho muito complexo e difícil de fazer, talvez o mais difícil que já fez.
A fonte que tenho utilizado para as experiências é o meu fiel TD124 quer com uma AT 90, ou com uma AKG PM24 ou ainda com uma Stanton U380. Os headphones mais utilizados foram o Beyerdinamic DT88 pro (600 Ohms) e o Philips Fidelio X2 (30 Ohms).
O que posso ir adiantando é que para já mudou a minha relação e a percepção que tinha da audição com Headphones. Deixou de ser um constrangimento e passou a ser um prazer ouvir música com os dito cujos. Tenho ouvido mais os DT880pro, pois os Philips são mais pesados e ainda não consegui uma posição confortável com eles na cabeça.
Mas antes de tudo este é um daqueles prés/can amps que necessita de um bom aquecimento se não torna-se muito desagradável a audição musical. É bastante notório que com a continuidade ele vai melhorando o processo musical em curso.
A continuar…