O meu amplificador Audion Silver Night Mk II foi fornecido com umas JJ 300B.
Um belo dia, dá-se um estouro no dito, uma resistência de cátodo deu a alma ao criador com pompa e muita circunstância.
Culpei as JJ e, votei-as ao ostracismo. Ficaram mais de 10 anos na caixa de rejeitos (mas, por qualquer razão, que não consigo explicar, não foram para reciclagem).
O tempo passou e, venho a descobrir as fragilidades de concepção do meu adorado 300B, que não tocava bem apesar da fama.
Corrigido o problema (no amplificador) resolvi pegar nas JJ que estavam à beira do cadafalso e, naturalmente, uma delas estava fora de serviço, não obstante atestar continuidade nos filamentos. A válvula estava boa e o problema estava nas terminações soldadas.
Não tinha nada a perder e resolvi desmontar o casquilho. Deparei-me com silicone a colar o casquilho à ampola.
Procurei na net e fiquei admirado por saber que é o que se utiliza hoje (silicone transparente alta temperatura para parabrisas e vidro). Ainda tentei a
old school da RCA mas já nem existem drogarias que vendam aqueles produtos (e se vendessem teria de provar que não era para fabricar bombas).
Recipe for RCA's basing cement, yielding about 200 pounds of material, "standard for all bases":
Coarse marble flour 170 lb.
Orange flake shellac 19-1/2 lb.
Durite phenolic resin LR275-2 7-1/2 lb.
Medium-color (grade G) rosin 3-1/4 lb.
Denatured alcohol 9 liters
Malachite Green aniline dye 10 g.Entrei em contacto com a fábrica da JJ e recebi a confirmação que devia utilizar silicone. Encontrei num dos hipermercados.
Feita a reparação e dado o tempo de espera, o resultado foi conclusivo.
Recuperei o meu par de JJ 300B.
Embalado na experiência, um companheiro destas lides pediu-me que executasse igual intervenção nas suas Emission Labs 300B que estavam "intermitentes". O problema era semelhante e a intervenção começou pela separação do casquilho e ampola.
O condutor do ânodo (o primeiro da imagem, do lado esquerdo) estava solto e nos outros pinos, estavam soldados apenas pela ponta.
Mas aqui não existia silicone mas, sim uma cola semelhante à receita original da RCA.
A loja Jac Music fornece diluente para cola antiga, pelo que pude utilizar a cola que existia no casquilho.
Válvulas recuperadas.