Assunto: Pré-phono a válvulas Zero Sone Qui Out 06 2022, 16:37
Olá a todos,
Já não escrevo posts à algum tempo e para situar o pessoal aqui vai.
Até à uns anos atrás eu tive um giradiscos Denon DP-37F. Um excelente aparelho direct drive com quartz lock, totalmente automático e que tocava tudo muito bem e sem quaisquer problemas de tracking. No entanto optei por vender enquanto o aparelho estava em perfeitas condições de funcionamento porque tinha várias boards com um montão de componentes electrónicos que eventualmente algum dia deixarão de funcionar, e irão parar a alguma oficina hifi. Portanto, com receio de alguma avaria sem reparação, visto ser um equipamento tão complexo, optei na altura por comprar um Systemdeck IIx900.
O Systemdek é um giradiscos de correia de construção muito simples na qual o prato e braço estão montados numa plataforma suspensa por molas em tração (é inverso do sistema Linn LP12 na qual as molas funcionam em compressão). O braço é um Rega RB250, o tapete é um disco rígido de acrílico e a célula é uma AT VM-540ML. Até à pouco tempo o sinal era lançado no andar de phono do amplificador (integrado) Denon PMA 1500 iiR.
Com a troca de giradiscos notei uma alteração em termos de qualidade de som mas mais lateral, isto é, o som mudou um pouco mas não posso dizer que tenha melhorado ou piorado. Recentemente tomei a iniciativa de comprar um pré de phono chinês a válvulas fabricado pela Zero Zone de dois componentes: fonte de alimentação + unidade de equalização: Hifisplit MM Phono (eBay) A ideia era perceber se um andar de phono dedicado (e a válvulas) iria resultar numa melhoria de som, e qual não é o meu espanto, houve uma mudança tão grande que me faz lembrar a primeira vez que ouvi discos de vinil e o seu som analógico. Nas minhas palavras o som é espetacular. Musical, vivo. Resta explicar que instalei 3 válvulas NOS, duas são Philips Miniwatt e a outra é GE.
Há apenas uma particularidade que julgo poderia ser melhorada. Os graves são mais proeminentes do que nunca mas sem exagero, no entanto sinto que com a intensidade/energia adicional se perdeu um pouco de definição/detalhe/timbre no espectro de graves médios e subgraves. Gostaria de perguntar a quem souber se faz sentido substituir algum dos condensadores ou outro componente neste pré-amplificador de phono com vista a melhorar o som nessa faixa de frequências. Uma nota, o meu conhecimento de electrónica é limitado e e qualquer alteração será provavelmente feita por técnico da especialidade.
Já agora e para terminar, acho que este aparelho vale o preço sem qualquer dúvida e recomendo a quem quiser entar no mundo das válvulas sem fazer um buraco na carteira.
Obrigado,
Ready!
reirato e paulov gostam desta mensagem
rjbv17 Membro AAP
Mensagens : 160 Data de inscrição : 17/12/2017 Idade : 68 Localização : Porto
Assunto: Re: Pré-phono a válvulas Zero Sone Qui Out 06 2022, 22:33
A Zero-Zone não sendo uma referência do dito hi-end (seja lá o que isso for) tem produtos bem concebidos, com componentes de boa especificação e, com desempenho muito bom (tenho alguns equipamentos fabricados por eles).
Se o seu andar fono é novo, precisa de dar umas 50-100 horas até o mesmo estabilizar para ter uma opinião sobre os resultados que está a obter e, assim, poder conceber alterações. Para isso precisa de perceber minimamente de electrónica.
Antes de modificar o aparelho, pode mudar as válvulas e assim alterar a sonoridade/desempenho do mesmo. Optou por válvulas "vintage" e aquilo que refere permite percepcionar que está a obter um "som vintage".
Se pretende um som mais recortado, opte por válvulas de fabricação moderna, chinesas, russas ou as JJ europeias, por exemplo. Mas antes, deixe o aparelho estabilizar.
É disto que está a falar?
reirato gosta desta mensagem
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
Assunto: Re: Pré-phono a válvulas Zero Sone Sex Out 07 2022, 14:58
Também aprecio positivamente os produtos "colaterais" da ZeroZone, Porque não experimentar as cópias da TungSol made in Russia
Russian made reissue of the original Tung-Sol. The Ultimate 12AX7. Big, warm, and musical. High Gain, ultra-low microphonics, and superb linearity with a dynamic 3-D sound.
Improved reissue of the Vintage NOS Tung-Sol 12AX7 Superb linearity with a dynamic 3-D sound Preferred by guitar technicians for re-tubing and upgrading, but equally well suited for HiFi applications 7025/ECC83 equivalent
Andarão por uns 35€/unidade.
ReadySetSlow Membro AAP
Assunto: Re: Pré-phono a válvulas Zero Sone Sex Out 07 2022, 20:49
De facto o som parece vintage e digo honestamente, é fantástico. Vou atender à recomendação e deixar aquelas válvulas tocar essas horas todas para que o som efetivamente estabilize. A malha, após uma rude observação, parece ser exatamente o que está nesse diagrama.
@reirato já li avaliações positivas sobre essas válvulas e cheguei a equacionar comprar um conjunto. Mas como consegui as Philips acabei por pôr as tung-sol em espera.
Já agora, no dia em que me decidir a comprar umas válvulas de produção moderna, vale a pena optar por um trio *balanceado", se é que estou a dizer bem, e também se vale a pena a versão com pins dourados
Obrigado,
Ready!
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: Pré-phono a válvulas Zero Sone Sáb Out 08 2022, 11:42
ReadySetSlow escreveu:
...Os graves são mais proeminentes do que nunca mas sem exagero, no entanto sinto que com a intensidade/energia adicional se perdeu um pouco de definição/detalhe/timbre no espectro de graves médios e subgraves. Gostaria de perguntar a quem souber se faz sentido substituir algum dos condensadores ou outro componente neste pré-amplificador de phono com vista a melhorar o som nessa faixa de frequências...
È preciso ver que o som de um aparelho està essencialmente ligado à sua topologia técnica, os componentes vão sublinhar a coisa mas não transformam o fundo. No seu caso pareçe-me haver duas coisas que pode tentar:
1) O seu potenciometro não serve a grande coisa fora aumentar a impedância de saida... meta-o no maximo e ajuste o volume no amplificador, o ideal seria de remover (ou ultrapassar) essa peça!...
2) Esse phono pelo que vejo não pareçe possuir condensadores em paralelo da resistência de carga e pelo que me lembro o cabo do RB250 anda à volta dos 100pF ora que a sua célula pede entre 100 e 200pF... experimente de espetar um condensador styroflex de 50 ou 100pF em cada entrada do phono para ver se o amortecimento é melhor e se o som se equilibra...
Assim de repente é o que eu vejo no imediato
PS: Meter um pequeno disco de haltère da Decathlon (ou outro) sobre a caixa do phono que tém as vàlvulas e meter umas anilhas de borracha em silicone à volta das vàlvulas também pode ajudar...
ReadySetSlow Membro AAP
Assunto: Re: Pré-phono a válvulas Zero Sone Qua Out 19 2022, 17:05
Vou experimentar os anéis de silicone. Pode ser que encontre à venda em alguma loja com este tipo de material e depois testo para perceber se será o efeito microfónico que poderá ter efeito no som.
Entretanto como já referiram deixei o aparelho trabalhar mais umas horas e de facto o som parece estar a estabilizar (ou o meu ouvido?) e os graves parecem menos pronunciados do que inicialmente.