Herdei um conjunto de colunas + Subwoofer da Bose, mais precisamente um Bose Acoustimass 5 Series III, de 1986. Tudo em bom estado. Onde ele estava, o som era impecável, limpo e preenchia bem a sala de +/- 20m². O Gostaria de saber, como sou bastante leigo nesta coisa do som, se poderei substituir o subwoofer pour um outro ou se, como tudo esta em conjunto, tenho de ficar cxom o mesmo que veio com as colunas, que é o do conjunto.
Estas são as caracteristicas do systema, e o que esta marcado no Subwoofer.
É um sub passivo e adequado aos satélites. Eu não mudava nada. Os passivos são mais fáceis de colocar na sala, mas a atenção deverá ser dada ao amplificador, pois é aí que está a chave do som. Eu já ouvi um sistema desses a tocar muito bem, embora há muitos anos.
Desde já, muito obrigado, Galvaorod. Sim, a tocar desde 1986, já vão uns aninhos largos que estes meninos estão a tocar. Não sei se serão dessa data, mas elas tiveram bom uso. e tocam muito bem, pois ouvi muito boa musica delas. agora é que vão estar num sitio diferente. A minha questão é mais estética. o Subwoofer é simplesmente um cubo rectangular em contraplacado pintado de preto (ahahaha - muito pouco design). e gostaria de saber se o poderei trocar por um outro sub.um pouco mais recente. O amplificador é o que estava com o sistema de som, um Yamaha (não sei qual a série) e fará o serviço.
e gostaria de saber se o poderei trocar por um outro sub.um pouco mais recente.
É uma pergunta complicada, a resposta é: "sim, mas..."
-Já não há muitos subs passivos à venda e o mercado de segunda mão seria o sítio certo para procurar um candidato.
-Os subs da bose são muito dificeis de ultrapassar pela concorrência, goste-se da marca, ou não, eles sempre fizeram bons subs, incluindo aqueles canhoes tubulares para som ao vivo, que mais nenhuma marca faz.
Esse sub foi desenhado para ser o parceiro desses satélites, se fosse eu, dava uma limpeza aos componentes e não mexia mais.
Boa. Obrigado Galvaorod. Agora a pergunta par o milhao.... para o limpar, vou ter de o abrir, certo? ja encotrei qq coisas no youtube. Se a resposta for correcta, vou tentar fazê-lo Vou experimentar por algum tempo o sistema de som, com os variados estilos de musica que tenho. à partida não vou precisar de mudar nada. como tu dizes, Bose é Bom! hehehe Obrigado por tudo.
Pode-se abrir nas calmas e ver se está tudo OK, principalmente as suspenções dos altifalantes, limpar os mesmos e passar um pouco de óleo de cera de abelha, ter cuidado para não exagerar na quantidade caso os cones sejam de papel. Limpar os terminais com limpa contactos e está pronto.