Mensagens : 14337 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Dom Out 01 2023, 23:40
Táxi
Que quinta-feira de doidos! Depois de oito horas de labor, passei pela escola para chegar ao meu habitat com a princesa, planeando escutar um disco após o jantar e antes de adormecer. Inesperadamente, fui convocado para reportar a actuação dos Táxi, na Culturgest. Naquela sexta noite outonal de têmpera da estação anterior, esperava-me uma surpresa...
Oriundos da cidade Invicta, os Táxi souberam encurtar distâncias à superfície do Globo. Começaram com «Cairo», patenteando sua história que percorre gerações, num apelo probo do passado, pautado por sonoridade actualizada e electrizante. Férteis pensadores aptos a revelar em canções e com precisão o alcance dos seus pontos de vista, continuaram com «T.V.W.C.» que, relendo o texto, ganha hoje nova actualidade à luz da imensidade de canais disponibilizados por cabo, porquanto "(...) quem vê T.V. / sofre mais que no W.C. / e se falo desta maneira / é por ela ser tão foleira / não transmite nada de jeito / leva-me a taxa sem dar proveito".
"Era novo, a noite estava fria / e ninguém sabia o que fazer / ir para casa com alguns amigos / ou experimentar prazer // Tudo foi muito bem pensado / até tomarmos uma decisão / ir tentar a casa da Rosete / é o tira e mete / que boa diversão / é o melhor / para quebrar a tensão / eu vou experimentar // Eu vou à Rosete / é uma tentação / ó mas que tentação (...)", excerto da letra «A queda dos anjos», mais conhecido por "Rosete", tema preferido do público masculino no repertório dos Táxi. Dedicando «O fio da navalha» a todos os mancebos (visto que o universo do indivíduo jovem e moço nem sempre é um mar de rosas, sendo difícil fazer parte dele sem se magoar), «Meu manequim», em renovado e notável arranjo de bateria por Hugo Drums e de baixo por Rui Taborda ("um dos melhores baixistas da sua geração", segundo parecer do vocalista), foi tributado às mulheres, com enquadramento cénico de João Grande e de Rute Simone (voz) indissociável aos versos, pois "(...) ao fim da noite /deu-me a solipampa /ela é que deu cabo de mim".
Cumprindo com a promessa de "colocar o público em pé a dançar", o Auditório da Culturgest foi convertido numa discoteca em «Sing sing club». Ingressando em «Táxi», tema que dá nome ao LP de estreia da banda (1981) - primeiro álbum de oiro do rock português - foi perceptivel para a audiência o génio dos guitarristas Jorge Loura e Nelson Funky.
Neste concerto, os Táxi recriaram um momento acústico com «Última sessão», apresentando música nova que Grande, antecipadamente ensinou o refrão ensaiando o público, revelando que "entre Janeiro e Fevereiro de 2024, surgirá um novo trabalho do grupo". Por lhe ter apetecido, executou «Love me tender»a capella.
Dando-se a conhecer bom comunicador, indicando os temas de sua preferência e "a música que não acha muita piada - «É-me igual»" - João Grande, em boa forma vocal, após o primeiro tema, opinando que "um anfiteatro não será o espaço mais apropriado para a atmosfera dos Táxi", renovados com quatro novos elementos (baterista, guitarristas e voz de apoio), concederam um concerto que foi um sucesso desde as primeiras notas para o seu público, jamais a título de posse, mas em conformidade com relação prolongada ao invés de epidérmica, pintado com forte colorido de renovação e reinvenção, afirmando "absolutamente memorável e que ficavam toda a noite a tocar, mas por a Rute ter horas de chegar a casa...", o encore foi preenchido com apoteótica versão de «Song 2», dos londrinos Blur, ao qual foi bem colado o clássico «Chiclete». Surpresa foi o facto de poucos elementos do público na faixa etária dos 50 e 60, terem presenciado alguma actuação dos Táxi.
Tiro ao boneco e blá-blá-blá com a antiga grafia: Ghost4u
Fernando Salvado, paulov, funkyfize, applesnowleo e Ajsilva65 gostam desta mensagem
agorgal Membro AAP
Mensagens : 1442 Data de inscrição : 19/12/2012 Localização : Porto
Assunto: Re: Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Sex Out 06 2023, 21:09
Pois, ganda grupo de rock da "minha" cidade... tudo malta da "minha" geração... ganda ganza... porra que estou mais pró velho que pró jovem!!!
vlopes Membro AAP
Mensagens : 3034 Data de inscrição : 03/07/2010 Localização : Para onde nos pode levar uma música? Para qualquer lugar onde seja capaz de voar o pensamento.
Assunto: Re: Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Sáb Out 07 2023, 08:50
Bela reportagem!
Uma boa viagem no tempo ao lê-la
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
Assunto: Re: Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Seg Out 09 2023, 16:09
Olá
Excelente reportagem...
O audio é tramado...o que uns adoram...outros detestam...
Dredie
vlopes gosta desta mensagem
Conteúdo patrocinado
Assunto: Re: Táxi na Culturgest (reportagem, 2023)