Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Pedido de aconselhamento - amplificador/phono.

Ir para baixo 
+4
rjbv17
agorgal
luis lopes
Pacheku
8 participantes
AutorMensagem
Pacheku




Mensagens : 9
Data de inscrição : 03/11/2023

Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. Empty
MensagemAssunto: Pedido de aconselhamento - amplificador/phono.   Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. EmptySáb Jan 13 2024, 19:49

Caros senhores,

Gostaria, por gentileza, de obter alguma orientação sobre a seguinte situação:

Deram-me um gira-discos Sony HPM-20 (1973) que liguei a um amplificador Denon PMA-480R e obtive um som que, honestamente, não estava nada à espera, atendendo à idade e características do «Music Center».
Dado que este avariou, pois a agulha soltou-se e não a consigo reencaixar, dado que o plástico encontra-se em mau estado (fadiga do material, suponho), decidi adquirir um gira-discos novo.
Porém, fiquei algo desapontado com o som.

Enquanto que o Sony ligava por uma entrada auxiliar, este novo tenho de o ligar pelo Phono, mas não tem o mesmo som (falta-lhe «corpo»: assim, tenho de aumentar o volume, tornando-se a audição algo desagradável. Em suma, há uma diferença muito grande quando ouço um CD e quando ouço, agora, um disco de vinil... E tal não acontecia, no antiquíssimo Sony.

Posto isto, por que caminho me aconselham a seguir?

Devo investir num amplificador com mais potência e com melhor SNR no que concerne à agulha MM (o meu é de 86dB (MM), 107dB (line)) ou devo investir num pré-amplificador phono. Tanto quanto percebo, os amplificadores integrados não têm um pré-amplificador, na generalidade, tão bom como um pré-amplificador «dedicado».

Será que aqueles amplificadores que têm a seleção MC/MM e com melhor SNR "resolvem" a situação? Como, por exemplo, os Denon PMA 560 (94dB (MM), 110dB (line)) e 920 (94dB (MM), 107dB (line)), que dizem ser bons amplificadores integrados.

Grato pela vossa atenção.

Cordiais cumprimentos.

SolidMusic gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento - amplificador/phono.   Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. EmptyDom Jan 14 2024, 13:44

Esse novo Gira qual é a marca?
study
Ir para o topo Ir para baixo
Pacheku




Mensagens : 9
Data de inscrição : 03/11/2023

Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento - amplificador/phono.   Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. EmptyDom Jan 14 2024, 15:30

Caro Sr. Luís,

Eu estou de volta aos discos de vinil... o que eu não queria! Pois já sei como isto vai acabar... e comecei por colocar a funcionar um Toshiba SM-3700 (mas precisa de uma agulha nova, correia, conserto do leitor de cassetes e luzes do mostrador).

Depois, deram-me o tal Sony HMP-20... ao fim de um mês, tirei a agulha e já não a consegui recolocar, pois a cabeça onde encaixa tem o plástico algo desgastado e julgo não ser fácil de arranjar uma peça (cabeça) nova.

Posto isto, fartei-me de avarias aqui e acolá.

Acabaram a oferecer-me um Rega Planar 2 (anos 90), mas tinha que fazer alguma manutenção e, segundo o proprietário, tinha de comprar ainda uma agulha nova.

Passava mais tempo à procura de soluções do que a ouvir música...

Dei por fim à «telenovela», ao conjunto de ofertas, às avarias e comprei um Rega Planar 3 novo.

Grato pela sua atenção.

Cordiais cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento - amplificador/phono.   Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. EmptyDom Jan 14 2024, 16:00

Esse Sony não vale a pena gastar dinheiro.
Agora nesse Rega 2 vale bem a pena a troca de agulha
No 3 dizes que ouves baixo... não deveria ser.
Espera opiniões de quem perceba um pouco mais...
Ir para o topo Ir para baixo
Pacheku




Mensagens : 9
Data de inscrição : 03/11/2023

Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento - amplificador/phono.   Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. EmptyDom Jan 14 2024, 16:37

Caro Luís,

Muito obrigado pela sua atenção.

Eu julgo que tem a ver com a entrada. O amplificador é razoável, mas é uma diferença muito significativa se estiver ligado pelo Phono do que pelo Auxiliar. Pode ser que o pré-amplificador Phono incorporado seja de baixa qualidade, atendendo a que o amplificador integrado é de média qualidade.

Eu penso que se investir num pré Phono (ex.: Rega MM MK5), o sinal poderá melhorar. O sinal enviado pelo Rega deve ser muitíssimo inferior e o pré Phono incorporado no amplificador não deve ter capacidade para colocar um sinal daqueles que o sistema está à espera - entenda-se.

Contudo, poderia procurar um amplificador de melhor qualidade e melhorava, também, a potência sonora para as minhas colunas.

As minhas colunas suportam 10 a 125 watts (6Ω) e o meu amplificador integrado tem 50 watts por canal (8Ω). Será que posso ligar a estas colunas um amplificador que debita 115 watts por canal (8Ω)? Ou é demasiado e corro riscos desnecessários?

Cordiais cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento - amplificador/phono.   Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. EmptyDom Jan 14 2024, 16:42

Os Ohms a mais são sempre para as colunas e não o contrário.
Pode correr o risco de queimar.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1304
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento - amplificador/phono.   Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. EmptyDom Jan 14 2024, 21:10

Caro "Pacheku"

Em princípio o Rega Planar 3 (um gira-discos muito competente) deveria reproduzir bem com o Denon. Também em princípio (poderá ter uma célula MC - mas não acredito) a ligação do Planar 3 ao amplificador deverá ser pela entrada "phono".

Uma vez que comprou o Planar 3 novo o ideal será levar este à loja onde o comprou de forma a verificarem se há algum problema com o conjunto agulha/célula.
Tirando eventual desafinação do braço e/ou agulha, gira-discos mal ligado (numa entrada "aux" por exemplo) ou deficiência de cabos não vejo outra razão para que o desempenho do Rega seja inferior ao velhinho Sony (pelo contrário, deveria notar uma razoável melhoria no som).

Pacheku gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento - amplificador/phono.   Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. EmptyDom Jan 14 2024, 23:47

Reforçando o que já foi apontado pelo forista "agorgal" que cabeça/agulha está montada no braço do Rega?
Tire uma fotografia se não a conseguir identificar.
Ir para o topo Ir para baixo
Pacheku




Mensagens : 9
Data de inscrição : 03/11/2023

Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento - amplificador/phono.   Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. EmptySeg Jan 15 2024, 01:38

Caros AGorgal e RJBV17,

Agradeço antecipadamente a vossa atenção e sugestões.

O gira-discos vem montado com uma Rega Exact, e como é uma edição especial, vem com tudo montado e calibrado, inclusivamente traz um certificado assinado por quem o afinou.

Ainda assim, pode ter algum problema; ainda que não me pareça.

Eu acho é que o meu amplificador integrado não deve tirar pleno partido do Rega Planar 3. O Sony, sendo fraco, tem amplificação e, por isso, julgo eu, envia um sinal mais forte do que o atual.

Ainda por cima, como eu estava muito habituado a um leitor de CD excelente, notei muito a falta de dinâmica e, sobretudo, nos graves.

Do pouco que li, parece que os amplificadores integrados têm sensibilidades diferentes inclusivamente com o mesmo tipo de célula MM.

Cordiais cumprimentos.

SolidMusic gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
miguelbarroso
Membro AAP
miguelbarroso


Mensagens : 236
Data de inscrição : 11/02/2019
Localização : Lx

Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento - amplificador/phono.   Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. EmptySeg Jan 15 2024, 09:07

Pacheku escreveu:
Caros AGorgal e RJBV17,

Agradeço antecipadamente a vossa atenção e sugestões.

O gira-discos vem montado com uma Rega Exact, e como é uma edição especial, vem com tudo montado e calibrado, inclusivamente traz um certificado assinado por quem o afinou.

Ainda assim, pode ter algum problema; ainda que não me pareça.

Eu acho é que o meu amplificador integrado não deve tirar pleno partido do Rega Planar 3. O Sony, sendo fraco, tem amplificação e, por isso, julgo eu, envia um sinal mais forte do que o atual.

Ainda por cima, como eu estava muito habituado a um leitor de CD excelente, notei muito a falta de dinâmica e, sobretudo, nos graves.

Do pouco que li, parece que os amplificadores integrados têm sensibilidades diferentes inclusivamente com o mesmo tipo de célula MM.

Cordiais cumprimentos.

Sem saber o que realmente se passa, arrisco-me a dizer que a etapa de phono que o GD da Sony tinha era melhor do que a etapa de phono do amplificador...
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1304
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento - amplificador/phono.   Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. EmptySeg Jan 15 2024, 09:21

Pacheku escreveu:
Caros AGorgal e RJBV17,

Agradeço antecipadamente a vossa atenção e sugestões.

O gira-discos vem montado com uma Rega Exact, e como é uma edição especial, vem com tudo montado e calibrado, inclusivamente traz um certificado assinado por quem o afinou.

Ainda assim, pode ter algum problema; ainda que não me pareça.

Eu acho é que o meu amplificador integrado não deve tirar pleno partido do Rega Planar 3. O Sony, sendo fraco, tem amplificação e, por isso, julgo eu, envia um sinal mais forte do que o atual.

Ainda por cima, como eu estava muito habituado a um leitor de CD excelente, notei muito a falta de dinâmica e, sobretudo, nos graves.

Do pouco que li, parece que os amplificadores integrados têm sensibilidades diferentes inclusivamente com o mesmo tipo de célula MM.

Cordiais cumprimentos.

Caro "Pacheku"

Pela descrição que faz presumo que tinha o Sony ligado por "rec out" a uma entrada "aux" qualquer do Denon. É muito provável que este tipo de ligação lhe apresente uma dinâmica superior à convencional pré-amplificação e amplificação de uma célula MM. O que não significa que o som seja mais fiel mas sim que seja mais elevado e que determinadas frequências (nomeadamente as mais baixas - os graves) sobressaiam.
O mesmo se passa com as gravações em CD. Muito se tem falado da "loudness war": a gama dinâmica do CD, sendo mais elevada do que a do vinil, permite exagerar o nível de som, dando-lhe mais "punch" e tornando-o mas "atrativo" - mas isto não representa uma melhor ou maior fidelidade ao que está gravado.

O vinil, com a sua gama dinâmica um pouco mais limitada, não permite tais veleidades. A sua reprodução apresentará sempre, e à primeira audição, um nível mais baixo e com menos "punch", sobretudo nas baixas frequências. Parece-me que é este o seu sentimento quando compara os dois suportes de gravação.

Obviamente poderá melhorar a escuta de vinis usando um pré-amplificador "phono" externo ao amplificador. O Rega MM MK5 poderá ser uma boa solução (atendendo ao tipo de célula (a Elys Exact - uma boa célula) apenas necessita de um pré para MM. Mas deixo-lhe uma outra sugestão: https://www.audioanalogicodeportugal.net/t13985-ifi-zen-phono#337579

É verdade que, salvo algumas excepções (sobretudo nas gamas mais altas), os pré-amplificadores de phono integrados em amplificadores não são tão bons quanto os pré-amplificadores de phono dedicados. Portanto é de deduzir um salto qualitativo razoável. Mas não espere ter na leitura do vinil as mesmas sensações das que obtém na leitura de Cd's. Não serão melhores nem piores, serão diferentes. Disto a eterna discussão qual o melhor sistema.

Note que o Sony tem uma célula cerâmica, com uma saída equivalente às "aux"... um sistema actualmente usado apenas nas gamas muito baixas de gira-discos. A leitura dos discos, atendendo às limitações das células cerâmicas, nunca é tão perfeita quando comparadas com células MM e MC. No Sony a fidelidade não se pode comparar com a que obtém agora com o Rega Planar3. Uma diferença enorme para melhor!

SolidMusic e Pacheku gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Pacheku




Mensagens : 9
Data de inscrição : 03/11/2023

Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento - amplificador/phono.   Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. EmptySeg Jan 15 2024, 12:47

Caro AGorgal,

Tal como diz, é mesmo isso: tinha o Sony ligado tal e qual como descreve. E, como eu antedisse, fiquei muito admirado com o som obtido pelo mesmo.

Compreendo o que diz relativamente ao som via digital vs analógico. Antes da aquisição do Rega, mentalizei-me de que algo iria ser diferente e necessitaria de um período de ambientação... Porém, ao estreá-lo não tive o que estava, na verdade, à espera. Talvez tenha colocado as expectativas demasiado altas ou, como julgo, falta aqui qualquer coisa: um amplificador à altura do gira-discos ou um pré Phono dedicado.

Em suma, eu tenho uma sala só para audição: todos os gira-discos enchem a sala de som, menos o melhor, pois está ligado por uma entrada diferente.

Do que continuo a ler, um pré Phono tem diversas vantagens, salientando-se uma muito interessante: aplicar a curva de equalização RIAA ao sinal, revertendo-o para a forma que estava na gravação original. Portanto, na gravação, grosso modo, os engenheiros de som fazem compressão dos graves e amplificam os agudos para que a música caiba no disco de vinil. O pré Phono dedicado corrige essa compressão e deve ser isto que me falta: baixar os agudos e amplificar os graves.

Necessito de um pré Phono e, em vez de utilizar o do amplificador integrado, passo, tal como o Sony, a ligá-lo pela entrada auxiliar.

Concluindo, estou em crer que o meu amplificador não corrige devidamente (e deve ser por isso que me faltam as baixas frequências), apenas amplifica os microvolts do gira-discos para os tais 1,5 volts de entrada de linha.

Outra explicação que encontrei é que a saída da cápsula pode não corresponder ao nível da entrada do Phono do meu amplificador.

Agradeço-lhe a sua atenção e ainda a sugestão que me enviou que irei ler atentamente.

Mais uma vez obrigado por todas as gentis explicações, pela sua atenção e dos demais participantes.

Como se vê, estou ainda a aprender.

Cordiais cumprimentos.

SolidMusic gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1304
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento - amplificador/phono.   Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. EmptySeg Jan 15 2024, 13:41

Todos os pré-amp de phono, os integrados e os externos têm que, obrigatoriamente, usar a curva de equalização RIAA (um "standard" com origem no final dos anos 50 do século passado) para reproduzir fielmente. O circuito que a implementa é que pode ser melhor ou pior...

Pela minha experiência um gira-discos toca sempre num nível um pouco mais baixo do que um CD. E as baixas frequências nunca são tão baixas...

No entanto esta asserção pode variar dado os muitos factores envolvidos na reprodução de suportes áudio (bem como na sua gravação, tipo de suporte e etc.)
A qualidade da amplificação, dos cabos, das colunas, do espaço... tudo conta e sobretudo conta o maior factor: a qualidade da reprodução está, sempre, dependente do elo mais fraco desta cadeia! É esta a beleza da "alta fidelidade doméstica": a procura de um nirvana que parece inatingível.

O gira-discos é o exemplo mais acabado do que acabo de escrever: há a base (o plinto, o prato, toda a mecânica) há o braço (os seus materiais, qualidade de construção, afinação), há a célula (o rigor com que interpreta as vibrações produzidas pela agulha e respectiva afinação) e há a agulha (com os seus desenhos mais ou menos esotéricos: esférica ou cónica, elíptica, fine line, micro line).

Já tem uma boa base (Rega Planar 3), uma célula de qualidade (nesta não pode mudar a agulha, note-se). Ao contrário das células MC (nas quais a carga pode variar - um razoável amplificador para MC apresenta várias configurações possíveis) as células MM apresentam uma variação mínima e, normalmente, não ajustável. Portanto não é por aí o caminho.

Experimente um bom pré-phono e, se o resultado ainda o não satisfizer, resta-lhe melhorar o amplificador e as colunas, processo que pode ser feito gradualmente. Mas não espere grandes "massagens cardíacas" com a reprodução de vinil se as comparar com a reprodução dos CD's. É toda uma filosofia que é diferente.




masa, SolidMusic, paulov e Pacheku gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Pacheku




Mensagens : 9
Data de inscrição : 03/11/2023

Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento - amplificador/phono.   Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. EmptyTer Jan 16 2024, 12:33

luis lopes escreveu:
Os Ohms a mais são sempre para as colunas e não o contrário.
Pode correr o risco de queimar.

Caro Luís Lopes,

Peço-lhe novamente a sua opinião no seguinte:

Do que tenho lido, um amplificador deve ter entre 1,5 a 2 vezes mais potência do que as colunas. Tomemos, então, como exemplo o mínimo 1,5 vezes.

Se as minhas colunas são 10 a 125 watts de potência (6 ohm), posso emparelhar com segurança um amplificador com 187,5 watts de potência (6 ohm), sem problemas, certo?

A minha dúvida é a seguinte: o amplificador, tendo estas características (potência nominal 180 w a 4 ohm / 105 w a 8 ohm), significa que pode operar entre 4 e 8 ohms, ou seja, pode ser usado nas minhas colunas ou tem de obrigatoriamente especificar a potência para 6 ohms?

Se pode ser usado, o amplificador a 6 ohm nunca debitará 180, mas cerca de 140/150 w a 6 ohms. Será então este valor demasiado para as minhas colunas, ou estará dentro da tal faixa de segurança de que o amplificador poderá ser 1,5 a 2 x mais potência que as colunas?

Cordiais cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento - amplificador/phono.   Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. EmptyTer Jan 16 2024, 12:50

Vamos dar uma olhada no que acontece com os amplificadores quando variamos a impedância do sistema de caixas acústicas/falantes. Por exemplo, vejamos um amplificador com saída em 80 Volts sobre uma impedância de 8 Ohms:

Potência = (80V) ² / 8 (Ohms) = 6400 / 8 = 800 Watts

Mantendo a voltagem constante, só que agora com 4 Ohms:

Potência = (80V) ² / 4 (Ohms) = 6400 / 4 = 1.600 Watts

Agora com 2 Ohms:

Potência = (80V) ² / 2 (Ohms) = 6400 / 2 = 3.200 Watts

Agora com 1 Ohm:

Potência = (80V) ² / 1 (Ohm) = 6400 / 1 = 6400 Watts

Então, podemos concluir que quanto menor o valor da impedância encontrada no sistema de caixas acústicas,
maior será a potência obtida do amplificador.

Vamos aumentar a impedância do sistema de caixas para ver o que acontece. A mesma voltagem, só que agora com 16 Ohms:

Potência = (80V) ² / 16 (Ohms) = 6400 / 16 = 400 Watts

Agora com 32 Ohms:

Potência = (80V) ² / 32 (Ohms) = 6400 / 32 = 200 Watts

Agora com 64 Ohms:

Potência = (80V) ² / 64 (Ohms) = 6400 / 64 = 100 Watts

Com 128 Ohms:

Potência = (80V) ² / 128 (Ohms) = 6400 / 128 = 50 Watts

Disso podemos concluir que quanto maior o valor da impedância encontrada no sistema de caixas acústicas,
menor será a potência obtida do amplificador.

Ou seja, Impedância e Potência são grandezas inversamente proporcionais. Quando uma aumenta, a outra diminui, e vice-versa. Se você está atento à explicação, concluiu facilmente que a melhor situação é utilizar a impedância sempre a mais baixa possível, através de associações em paralelo. Certo? Não é bem assim…

Amplificadores de áudio são projetados de forma a ter o máximo rendimento em uma determinada impedância mínima, em geral 8 Ohms, 4 Ohms ou 2 Ohms (alguns, inclusive, têm uma chave para mudar a impedância de saída). Se diminuirmos a impedância para valores abaixo desse mínimo (por exemplo, 2 Ohms em um amplificador projetado para 4 Ohms), o amplificador continuará realizando seu trabalho, mas agora fora das condições normais de uso, o que irá provocar danos ao equipamento. Essa é a situação mais comum onde caixas acústicas são danificadas e os alto-falantes acabam queimados. A corrente circulando pelo alto-falante é maior do que ele pode suportar e, em geral, a bobina se abre, inutilizando o alto-falante. Por outro lado, não há limites para o aumento da impedância, mas é importante salientar que a potência fornecida pelo amplificador será cada vez menor, muitas vezes inadequada para uma sonorização eficiente.

Lembre-se: a ligação ideal onde amplificador e caixa rendem o máximo possível é quando a impedância de saída do amplificador é igual à impedância da caixa, resultando num casamento perfeito, não só de impedância, mas de todo o sistema de áudio!


FONTE: https://tectronica.wordpress.com/2011/12/07/tudo-que-voce-sempre-quis-saber-sobre-impedancia/

masa, SolidMusic e Pacheku gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento - amplificador/phono.   Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. EmptyTer Jan 16 2024, 13:06

https://www.academiamusical.com.pt/tutoriais/potencia-das-colunas-vs-potencia-do-amplificador/
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1304
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento - amplificador/phono.   Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. EmptyTer Jan 16 2024, 18:07

Pacheku escreveu:
luis lopes escreveu:
Os Ohms a mais são sempre para as colunas e não o contrário.
Pode correr o risco de queimar.

Caro Luís Lopes,

Peço-lhe novamente a sua opinião no seguinte:

Do que tenho lido, um amplificador deve ter entre 1,5 a 2 vezes mais potência do que as colunas. Tomemos, então, como exemplo o mínimo 1,5 vezes.

Se as minhas colunas são 10 a 125 watts de potência (6 ohm), posso emparelhar com segurança um amplificador com 187,5 watts de potência (6 ohm), sem problemas, certo?

A minha dúvida é a seguinte: o amplificador, tendo estas características (potência nominal 180 w a 4 ohm / 105 w a 8 ohm), significa que pode operar entre 4 e 8 ohms, ou seja, pode ser usado nas minhas colunas ou tem de obrigatoriamente especificar a potência para 6 ohms?

Se pode ser usado, o amplificador a 6 ohm nunca debitará 180, mas cerca de 140/150 w a 6 ohms. Será então este valor demasiado para as minhas colunas, ou estará dentro da tal faixa de segurança de que o amplificador poderá ser 1,5 a 2 x mais potência que as colunas?

Cordiais cumprimentos.

Eu diria o contrário, o amplificador deve ser menos potente do que a potência máxima admitida pelas colunas. O que escrevo a seguir é apenas a minha opinião:

Não sendo engenheiro da electrónica desconheço fórmulas (respeito muito quem as usa - elas são a solução para os problemas desta área) mas aplico um princípio da física mais básica.
Uma torneira (o amplificador) e um balde (as colunas) - se a torneira debitar muita água depressa o balde fica cheio, transbordando. Se debitar pouca corro pouco risco de inundação. Se um amplificador for muito potente e as colunas não tiverem capacidade de aceitar essa potência depressa se saturam e distorcem (acabam por queimar). Esta a minha opinião quanto à questão potência do amplificador versus potência admitida pelas colunas (em watts).

Outra questão, a impedância das colunas que, neste caso, equiparo a resistência - valores medidos em ohms. Os circuitos electrónicos dos
amplificadores são construídos de forma a funcionarem corretamente dentro de determinados limites da impedância das colunas que por ele são alimentadas.
Se a impedância for demasiado baixa para esta construção o amplificador acaba por ter dificuldades na entrega da potência - sobreaquecimento e... possível colapso). Devemos respeitar a informação do fabricante: se apenas 8 ohms, se 6 ou 8 ohms, se 4 e 6 e 8 ohms...

Uma outra questão (ainda não abordada), a sensibilidade das colunas (medida normalmente em xx dB a 1m/1w): quanto mais alto este valor for mais sensíveis as colunas são (mais alto tocam).

Uma última opinião: a ligação entre o amplificador e as colunas deverá ser constituída por um cabo de cobre o mais puro possível e de 4mm de diâmetro. Nada de alumínio revestido a cobre, nada inferior a 4mm. Excessivo poderão dizer... até concordo mas 4mm garante que a resistência do cabo não altera a resistência das colunas... e os graves passam melhor!
Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. 707387

Não me perguntem o porquê destas opiniões - apenas dedução lógica, alguma experiência e leitura.

luis lopes, masa e Pacheku gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
SolidMusic




Mensagens : 17
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 65
Localização : Lisboa

Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento - amplificador/phono.   Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. EmptySeg Jan 29 2024, 07:33

Eu lembro-me que há uns anos atrás (talvez 2012/13) de ter tido um problema parecido, mas com 2 gira-discos (ainda hoje os tenho) e um amplificador o 630ESD, eu tinha um dos gira-discos numa das entradas que julgo que tenha sido a do tuner? (Já não me lembro) e o outro na entrada de phono, o 630ESD tinha na frente o switch para escolher MM/MC,(tinha sempre para MM), e o som que eu tinha no gira-discos ligado ao tuner era + alto e a qualidade não era pior do que a que estava no phono, Nunca consegui perceber porquê.
Mais tarde vendi o 630ESD e adquiri em 2ª mão o Power (TA-N55ES) e o Pré (TA-E1000ESD).
É o que eu tenho actualmente, mas comprei a Black Cube Se da Lehmann, e aqui notei a qualidade de som brutal.
Na minha humilde opinião, as entradas de phono estão sempre em desvantagem quando queremos subir uns degraus na qualidade do som.

Pacheku gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
pjorgenunes

pjorgenunes


Mensagens : 9
Data de inscrição : 29/12/2015
Idade : 56
Localização : Lisboa

Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento - amplificador/phono.   Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. EmptySeg Jan 29 2024, 09:00

Pacheku escreveu:
Caros senhores,

Gostaria, por gentileza, de obter alguma orientação sobre a seguinte situação:

Deram-me um gira-discos Sony HPM-20 (1973) que liguei a um amplificador Denon PMA-480R e obtive um som que, honestamente, não estava nada à espera, atendendo à idade e características do «Music Center».
Dado que este avariou, pois a agulha soltou-se e não a consigo reencaixar, dado que o plástico encontra-se em mau estado (fadiga do material, suponho), decidi adquirir um gira-discos novo.
Porém, fiquei algo desapontado com o som.

Enquanto que o Sony ligava por uma entrada auxiliar, este novo tenho de o ligar pelo Phono, mas não tem o mesmo som (falta-lhe «corpo»: assim, tenho de aumentar o volume, tornando-se a audição algo desagradável. Em suma, há uma diferença muito grande quando ouço um CD e quando ouço, agora, um disco de vinil... E tal não acontecia, no antiquíssimo Sony.

Posto isto, por que caminho me aconselham a seguir?

Devo investir num amplificador com mais potência e com melhor SNR no que concerne à agulha MM (o meu é de 86dB (MM), 107dB (line)) ou devo investir num pré-amplificador phono. Tanto quanto percebo, os amplificadores integrados não têm um pré-amplificador, na generalidade, tão bom como um pré-amplificador «dedicado».

Será que aqueles amplificadores que têm a seleção MC/MM e com melhor SNR "resolvem" a situação? Como, por exemplo, os Denon PMA 560 (94dB (MM), 110dB (line)) e 920 (94dB (MM), 107dB (line)), que dizem ser bons amplificadores integrados.

Grato pela vossa atenção.

Cordiais cumprimentos.

Eu tenho um Schiit Mani 2 e estou super satisfeito. Tendo em conta a possibilidade de opções que ele tem para configurar o ganho e a capacitância de entrada, creio que permite uma boa compatibilidade com a maioria das células.

Pacheku gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Pacheku




Mensagens : 9
Data de inscrição : 03/11/2023

Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento - amplificador/phono.   Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. EmptySáb Fev 03 2024, 19:29

SolidMusic escreveu:
Eu lembro-me que há uns anos atrás (talvez 2012/13) de ter tido um problema parecido, mas com 2 gira-discos (ainda hoje os tenho) e um amplificador o 630ESD, eu tinha um dos gira-discos numa das entradas que julgo que tenha sido a do tuner? (Já não me lembro) e o outro na entrada de phono, o 630ESD tinha na frente o switch para escolher MM/MC,(tinha sempre para MM), e o som que eu tinha no gira-discos ligado ao tuner era + alto e a qualidade não era pior do que a que estava no phono, Nunca consegui perceber porquê.
Mais tarde vendi o 630ESD e adquiri em 2ª mão o Power (TA-N55ES) e o Pré (TA-E1000ESD).
É o que eu tenho actualmente, mas comprei a Black Cube Se da Lehmann, e aqui notei a qualidade de som brutal.
Na minha humilde opinião, as entradas de phono estão sempre em desvantagem quando queremos subir uns degraus na qualidade do som.

Caro SolidMusic,

Partilho da mesma opinião: quando estamos habituados a um determinado som/dinâmica e entrada, sentimos logo a diferença e, talvez tenha mesmo razão de existir alguma desvantagem na entrada phono.

Ainda assim, a gravação deverá ter muita influência. A título de exemplo, estou a ouvir um álbum da Lene Lovich e, neste preciso caso, não sinto uma diferença significativa. Ainda assim, vou adquirir um pré-phono dedicado, pois este gira-discos merece.

O outro «truque» que estou a usar para contornar a situação é ligar o botão mágico «Loudness» e a sonoridade fica mais equilibrada, ou melhor, ao meu gosto.

Cordiais cumprimentos.


Última edição por Pacheku em Sáb Fev 03 2024, 19:50, editado 2 vez(es)

SolidMusic gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Pacheku




Mensagens : 9
Data de inscrição : 03/11/2023

Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento - amplificador/phono.   Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. EmptySáb Fev 03 2024, 19:38

agorgal escreveu:
Pacheku escreveu:
luis lopes escreveu:
Os Ohms a mais são sempre para as colunas e não o contrário.
Pode correr o risco de queimar.

Caro Luís Lopes,

Peço-lhe novamente a sua opinião no seguinte:

Do que tenho lido, um amplificador deve ter entre 1,5 a 2 vezes mais potência do que as colunas. Tomemos, então, como exemplo o mínimo 1,5 vezes.

Se as minhas colunas são 10 a 125 watts de potência (6 ohm), posso emparelhar com segurança um amplificador com 187,5 watts de potência (6 ohm), sem problemas, certo?

A minha dúvida é a seguinte: o amplificador, tendo estas características (potência nominal 180 w a 4 ohm / 105 w a 8 ohm), significa que pode operar entre 4 e 8 ohms, ou seja, pode ser usado nas minhas colunas ou tem de obrigatoriamente especificar a potência para 6 ohms?

Se pode ser usado, o amplificador a 6 ohm nunca debitará 180, mas cerca de 140/150 w a 6 ohms. Será então este valor demasiado para as minhas colunas, ou estará dentro da tal faixa de segurança de que o amplificador poderá ser 1,5 a 2 x mais potência que as colunas?

Cordiais cumprimentos.

Eu diria o contrário, o amplificador deve ser menos potente do que a potência máxima admitida pelas colunas. O que escrevo a seguir é apenas a minha opinião:

Não sendo engenheiro da electrónica desconheço fórmulas (respeito muito quem as usa - elas são a solução para os problemas desta área) mas aplico um princípio da física mais básica.
Uma torneira (o amplificador) e um balde (as colunas) - se a torneira debitar muita água depressa o balde fica cheio, transbordando. Se debitar pouca corro pouco risco de inundação. Se um amplificador for muito potente e as colunas não tiverem capacidade de aceitar essa potência depressa se saturam e distorcem (acabam por queimar). Esta a minha opinião quanto à questão potência do amplificador versus potência admitida pelas colunas (em watts).

Outra questão, a impedância das colunas que, neste caso, equiparo a resistência - valores medidos em ohms. Os circuitos electrónicos dos
amplificadores são construídos de forma a funcionarem corretamente dentro de determinados limites da impedância das colunas que por ele são alimentadas.
Se a impedância for demasiado baixa para esta construção o amplificador acaba por ter dificuldades na entrega da potência - sobreaquecimento e... possível colapso). Devemos respeitar a informação do fabricante: se apenas 8 ohms, se 6 ou 8 ohms, se 4 e 6 e 8 ohms...

Uma outra questão (ainda não abordada), a sensibilidade das colunas (medida normalmente em xx dB a 1m/1w): quanto mais alto este valor for mais sensíveis as colunas são (mais alto tocam).

Uma última opinião: a ligação entre o amplificador e as colunas deverá ser constituída por um cabo de cobre o mais puro possível e de 4mm de diâmetro. Nada de alumínio revestido a cobre, nada inferior a 4mm. Excessivo poderão dizer... até concordo mas 4mm garante que a resistência do cabo não altera a resistência das colunas... e os graves passam melhor!
Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. 707387

Não me perguntem o porquê destas opiniões - apenas dedução lógica, alguma experiência e leitura.

Caro Luís Lopes,

Agradeço, uma vez mais, os seus contributos.

Entretanto, fiquei a pensar nesta situação e fiz uma exposição simples à KEF, enviando as especificações das colunas e do amplificador em causa. Curiosamente, a resposta foi a seguinte: que apenas deverei ter cuidado com um volume de som excessivamente alto, caso contrário não haverá, segundo eles, "nenhum problema".

Cordiais cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1304
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento - amplificador/phono.   Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. EmptyDom Fev 04 2024, 11:06

Pacheku escreveu:


Entretanto, fiquei a pensar nesta situação e fiz uma exposição simples à KEF, enviando as especificações das colunas e do amplificador em causa. Curiosamente, a resposta foi a seguinte: que apenas deverei ter cuidado com um volume de som excessivamente alto, caso contrário não haverá, segundo eles, "nenhum problema".

Cordiais cumprimentos.

Obviamente não terá problema se tiver cuidado e mantiver o volume baixo. Voltando ao exemplo da torneira de alto débito: se a mantiver, enquanto torneira, a debitar pouca água...
Só que um dia pode ter uma distração, ou pretender ouvir um pouco mais alto. Penso que os limites devem ser estabelecidos por cima e não por baixo. É um princípio a que sou fiel.
A resposta que recebeu é a mesma que eu daria a alguém que tivesse um amplificador muito potente e colunas fraquinhas... só que acrescentaria: mas o ideal, se tiveres disponibilidade financeira, será equilibrares o sistema de forma a não teres desgostos e melhorares a qualidade do que ouves.

Um exemplo: o Bolero de  Maurice Ravel: um crescendo sinfónico que só é compreensível se ouvido sempre no mesmo nível, nível esse o suficiente para entender a suavidade do início e o quase ensurdecedor final! E não é caso único, quase todos os géneros musicais apresentam obras com esta característica... mesmo que não por esta ordem (níveis sonoros que passam de muito altos a muito baixos e vice-versa).
Ir para o topo Ir para baixo
subdias
Membro AAP



Mensagens : 34
Data de inscrição : 22/03/2016
Idade : 61
Localização : LEIRIA

Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento - amplificador/phono.   Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. EmptySáb Abr 13 2024, 01:14

luis lopes escreveu:
Vamos dar uma olhada no que acontece com os amplificadores quando variamos a impedância do sistema de caixas acústicas/falantes. Por exemplo, vejamos um amplificador com saída em 80 Volts sobre uma impedância de 8 Ohms:

Potência = (80V) ² / 8  (Ohms)  = 6400 / 8 = 800 Watts

Mantendo a voltagem constante, só que agora com 4 Ohms:

Potência = (80V) ² / 4  (Ohms) = 6400 / 4 = 1.600 Watts

Agora com 2 Ohms:

Potência = (80V) ² / 2  (Ohms)  = 6400 / 2 = 3.200 Watts

Agora com 1 Ohm:

Potência = (80V) ² / 1  (Ohm)  = 6400 / 1 = 6400 Watts

Então, podemos concluir que quanto menor o valor da impedância encontrada no sistema de caixas acústicas,
maior será a potência obtida do amplificador.

Vamos aumentar a impedância do sistema de caixas para ver o que acontece. A mesma voltagem, só que agora com 16 Ohms:

Potência = (80V) ² / 16  (Ohms)  = 6400 / 16 = 400 Watts

Agora com 32 Ohms:

Potência = (80V) ² / 32  (Ohms)  = 6400 / 32 = 200 Watts

Agora com 64 Ohms:

Potência = (80V) ² / 64  (Ohms)  = 6400 / 64 = 100 Watts

Com 128 Ohms:

Potência = (80V) ² / 128  (Ohms)  = 6400 / 128 = 50 Watts

Disso podemos concluir que quanto maior o valor da impedância encontrada no sistema de caixas acústicas,
menor será a potência obtida do amplificador.

Ou seja, Impedância e Potência são grandezas inversamente proporcionais. Quando uma aumenta, a outra diminui, e vice-versa. Se você está atento à explicação, concluiu facilmente que a melhor situação é utilizar a impedância sempre a mais baixa possível, através de associações em paralelo. Certo? Não é bem assim…

Amplificadores de áudio são projetados de forma a ter o máximo rendimento em uma determinada impedância mínima, em geral 8 Ohms, 4 Ohms ou 2 Ohms (alguns, inclusive, têm uma chave para mudar a impedância de saída). Se diminuirmos a impedância para valores abaixo desse mínimo (por exemplo, 2 Ohms em um amplificador projetado para 4 Ohms), o amplificador continuará realizando seu trabalho, mas agora fora das condições normais de uso, o que irá provocar danos ao equipamento. Essa é a situação mais comum onde caixas acústicas são danificadas e os alto-falantes acabam queimados. A corrente circulando pelo alto-falante é maior do que ele pode suportar e, em geral, a bobina se abre, inutilizando o alto-falante. Por outro lado, não há limites para o aumento da impedância, mas é importante salientar que a potência fornecida pelo amplificador será cada vez menor, muitas vezes inadequada para uma sonorização eficiente.

Lembre-se: a ligação ideal onde amplificador e caixa rendem o máximo possível é quando a impedância de saída do amplificador é igual à impedância da caixa, resultando num casamento perfeito, não só de impedância, mas de todo o sistema de áudio!


FONTE: https://tectronica.wordpress.com/2011/12/07/tudo-que-voce-sempre-quis-saber-sobre-impedancia/



Chego atrasado a esta corrida, mas também quero dar a minha colherada.
Falta aí o dado mais importante nas colunas de som. São os decibéis debitados pelas mesmas que vão definir a necessidade de mais ou menos potência.
Os amplificadores por norma não gostam de baixas impedâncias, salvo algumas exceções.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento - amplificador/phono.   Pedido de aconselhamento - amplificador/phono. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pedido de aconselhamento - amplificador/phono.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Pré-amplificador Phono e mais...
» Pedido de aconselhamento sobre limpeza de discos
» [pedido de ajuda] Gira discos + pre phono até 300€
» Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono
» Pré Amplificador de Phono

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: