Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Dúvida sobre QUAD 33 | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Al Zheimer Membro AAP
| Assunto: Dúvida sobre QUAD 33 Dom Abr 07 2024, 17:02 | |
| Boa tarde
Mais uma dúvida derivada da minha ignorância. O pré amplificador é um QUAD 33 e a entrada do cabo do gira-discos não produz qualquer som. Carece de reparação – aí não há dúvida. Mas se eu ligar o cabo do gira-discos á entrada do “Radio 2” do QUAD tenho som com boa qualidade – embora com volume mais reduzido do que, por exemplo, o volume que obtenho do leitor de CDs.
Dúvida: a ligação do output do gira-discos á entrada do “Radio 2” pode prejudicar o pré amplificador (ou o amplificador) ?? Posso manter isto algum tempo ou é melhor não insistir nesta solução provisória ??
Agradeço desde já Cordiais cumprimentos João
| |
| | | agorgal Membro AAP
Mensagens : 1440 Data de inscrição : 19/12/2012 Localização : Porto
| Assunto: Re: Dúvida sobre QUAD 33 Dom Abr 07 2024, 17:59 | |
| O gira-discos é daqueles com pré de phono integrado? Se for o caso deve ser ligado numa entrada de linha (rádio, por exemplo). Se não tiver pré de phono integrado, e em princípio, o som não deve ser famoso dada a muito baixa voltagem e a ausência de correção RIAA (daí a necessidade de pré-amplificação phono). Uma outra hipótese é a do gira-discos estar equipado com uma célula de tipo cerâmica. Neste caso uma entrada de linha serve perfeitamente.
Poderá também acontecer que a placa de configuração da entrada gira-discos no amplificador esteja mal configurada daí esta não funcionar. Esta placa tem 4 posições (de acordo com o lado com que é inserida). Para confirmar isto verificar o manual de utilizador do Quad 33. | |
| | | Al Zheimer Membro AAP
| Assunto: Re: Dúvida sobre QUAD 33 Seg Abr 08 2024, 12:26 | |
| - agorgal escreveu:
- O gira-discos é daqueles com pré de phono integrado? Se for o caso deve ser ligado numa entrada de linha (rádio, por exemplo).
Se não tiver pré de phono integrado, e em princípio, o som não deve ser famoso dada a muito baixa voltagem e a ausência de correção RIAA (daí a necessidade de pré-amplificação phono). Uma outra hipótese é a do gira-discos estar equipado com uma célula de tipo cerâmica. Neste caso uma entrada de linha serve perfeitamente.
Poderá também acontecer que a placa de configuração da entrada gira-discos no amplificador esteja mal configurada daí esta não funcionar. Esta placa tem 4 posições (de acordo com o lado com que é inserida). Para confirmar isto verificar o manual de utilizador do Quad 33. Bom Dia Agradeço a resposta. O gira-discos é um Garrard velhíssimo de gama baixa (Synchro-Lab 75B) que aguarda substituição. Duvido que tenha pré de phono integrado. A Célula é uma Goldring Elektra ("Moving magnetic cartridge"). O som que obtenho nas condições que descrevi é de menor intensidade (tenho que rodar o botão do volume até metade do total ) mas para já chega. O meu receio é estar a danificar o QUAD... se não causo estragos, mantenho provisoriamente esta solução. Se há riscos para o equipamento, deixarei o GD em paz até resolver o problema de uma vez por todas. Mais uma vez, obrigado João | |
| | | agorgal Membro AAP
| Assunto: Re: Dúvida sobre QUAD 33 Seg Abr 08 2024, 12:42 | |
| Danificar o Quad 33 não acontece, apenas não tem a qualidade que seria de esperar. Quanto ao gira-discos, como essa idade não tem pré-amplificação . É normal que o circuito "phono" apresente um menor nível de volume do que os "line". A questão é que, com a célula Goldring, precisa de um circuito de pré-amplificação "phono" para obter bons resultados. Há algo de estranho naquilo que descreve.
Verifique a posição do circuito integrado (placa de configuração "phono") no Quad.
Tem acesso ao manual do Quad? | |
| | | Al Zheimer Membro AAP
| Assunto: Re: Dúvida sobre QUAD 33 Sáb Abr 13 2024, 16:26 | |
| - agorgal escreveu:
- Danificar o Quad 33 não acontece, apenas não tem a qualidade que seria de esperar. Quanto ao gira-discos, como essa idade não tem pré-amplificação .
É normal que o circuito "phono" apresente um menor nível de volume do que os "line". A questão é que, com a célula Goldring, precisa de um circuito de pré-amplificação "phono" para obter bons resultados. Há algo de estranho naquilo que descreve.
Verifique a posição do circuito integrado (placa de configuração "phono") no Quad.
Tem acesso ao manual do Quad? Boa tarde Tenho algures o manual do QUAD, vou tentar encontrá-lo. Presumo que o " circuito integrado" seja a placa que encaixa na ranhura da face posterior. Poderá estar mal colocada ?? Vou verificar a posição. Já fico mais sossegado por saber que esta opção transitório não causa estragos. Obrigado João | |
| | | agorgal Membro AAP
| Assunto: Re: Dúvida sobre QUAD 33 Sáb Abr 13 2024, 20:39 | |
| | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Dúvida sobre QUAD 33 | |
| |
| | | | Dúvida sobre QUAD 33 | |
|