Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Quando trocar de Agulha e / ou Célula do Gira discos?

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
domingos
Membro AAP



Mensagens : 38
Data de inscrição : 27/04/2013

Quando trocar de Agulha e / ou Célula do Gira discos? Empty
MensagemAssunto: Quando trocar de Agulha e / ou Célula do Gira discos?   Quando trocar de Agulha e / ou Célula do Gira discos? EmptySeg Jul 08 2024, 19:10

Boa tarde,

Eu utilizo muito o meu gira discos (Micro Seiki DD-40) diria que praticamente todos os dias toca, talvez , em média 2 a 3 Lps. A célula e respetiva agulha é uma Goldring 1042.

A minha questão é a de procurar saber qual a vida útil da agulha e / ou respetiva célula.

Como disse utilizo bastante o gira discos e não noto que o som produzido esteja degradado mas tenho receio que mesmo sem notar nada de errado no som a utilização para lá do tempo normal de vida útil da agulha possa estar a degradar a minha coleção de discos de vinil.

Será que me podem ajudar? Será que existe um numero de horas padrão de utilização? Um numero máximo recomendável? Alguns sinais percetíveis ao ouvido ou à visão?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 14146
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Quando trocar de Agulha e / ou Célula do Gira discos? Empty
MensagemAssunto: Re: Quando trocar de Agulha e / ou Célula do Gira discos?   Quando trocar de Agulha e / ou Célula do Gira discos? EmptyQua Jul 10 2024, 14:49

Prezado domingos,

Felicito por possuir um bom exemplar de tipologia direct-drive.

Quanto ao prazo de validade da célula, se for cuidadoso no manuseamento e na higiene das bolachas antes de colocar no gira-bolachas, assegura durabilidade na "bailarina". Assim, se nada nota de diferente na escuta, a sua preocupação perde valor. A propósito, à quinze anos reside uma "bailarina" no meu Quatro Centenas e Uma Unidade, sem lesões e sem causar dano nos discos giratórios de 33 r.p.m.

Cumprimentos fantasmagóricos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
domingos
Membro AAP



Mensagens : 38
Data de inscrição : 27/04/2013

Quando trocar de Agulha e / ou Célula do Gira discos? Empty
MensagemAssunto: Re: Quando trocar de Agulha e / ou Célula do Gira discos?   Quando trocar de Agulha e / ou Célula do Gira discos? EmptyQua Jul 10 2024, 17:28

Ok, Obrigado pela resposta. assim fico mais descansado pois a minha agulha está com 6 anos e bastante musica por ela já passou. Sim as bolachas estão limpas quando chegam a casa tomam banho numa VPI e antes de irem para o ringue são passados a escova.
cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1025
Data de inscrição : 31/03/2015

Quando trocar de Agulha e / ou Célula do Gira discos? Empty
MensagemAssunto: Re: Quando trocar de Agulha e / ou Célula do Gira discos?   Quando trocar de Agulha e / ou Célula do Gira discos? EmptyQua Jul 10 2024, 18:22

domingos escreveu:
Ok, Obrigado pela resposta. assim fico mais descansado pois a minha agulha está com 6 anos e bastante musica por ela já passou.
Talvez com uma lupa consiga vêr o desgaste, não tenho a certeza.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1420
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Quando trocar de Agulha e / ou Célula do Gira discos? Empty
MensagemAssunto: Re: Quando trocar de Agulha e / ou Célula do Gira discos?   Quando trocar de Agulha e / ou Célula do Gira discos? EmptyQua Jul 10 2024, 19:44

Ghost4u escreveu:
Prezado domingos,

Felicito por possuir um bom exemplar de tipologia direct-drive.

Quanto ao prazo de validade da célula, se for cuidadoso no manuseamento e na higiene das bolachas antes de colocar no gira-bolachas, assegura durabilidade na "bailarina". Assim, se nada nota de diferente na escuta, a sua preocupação perde valor. A propósito, à quinze anos reside uma "bailarina" no meu Quatro Centenas e Uma Unidade, sem lesões e sem causar dano nos discos giratórios de 33 r.p.m.

Cumprimentos fantasmagóricos,
What a Face


Caro "domingos"

Em complemento ao que foi escrito pelo companheiro "Ghost4u": poucos fabricantes de agulhas apontam o tempo óptimo de utilização destas talvez porque há variáveis a ponderar: o peso (VTF - vertical tracking force) usado, o tipo de agulha, o alinhamento da célula, o estado dos discos e a sua limpeza, o cuidado na colocação da agulha no disco, etc...

Os diamantes são eternos, diria James Bond. Sintéticos, é certo, a grande maioria das agulhas são feitas neste material. Em termos teóricos a durabilidade das agulhas também deveria ser "eterna"... mas eu tenho, de há muitos anos, um princípio: 800h a 1000h de uso e é tempo de uma agulha nova.

As células, essas sim, são eternas... tenho-as com 50 anos e "tocam" como se tivessem saído da fábrica anteontem!

Dito isto remeto para o negrito na resposta de "Ghost4u"...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Quando trocar de Agulha e / ou Célula do Gira discos? Empty
MensagemAssunto: Re: Quando trocar de Agulha e / ou Célula do Gira discos?   Quando trocar de Agulha e / ou Célula do Gira discos? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Quando trocar de Agulha e / ou Célula do Gira discos?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como mudar a agulha/célula do gira discos
» Agulha gira discos
» Onde montam e afinam a célula do vosso gira-discos?
» Como mudar agulha do gira discos Sony HP-211
» Gira-Discos para idiotas ou... Gira-Discos idiota

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: