Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Gira discos Dual CS505-3

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
smrosa




Mensagens : 9
Data de inscrição : 17/07/2024
Idade : 52
Localização : Seixal

Gira discos Dual CS505-3 Empty
MensagemAssunto: Gira discos Dual CS505-3   Gira discos Dual CS505-3 EmptySex Set 13 2024, 11:00

Olá bom dia,

obrigado, desde já, pela atenção.

Estou a dar, novmaente, os primeiros passos no incrível mundo do audio.

Adquiri um Dual CS505-3, 28 anitos, e está em excelente estado, pelo menos visualmente.
Quem me vendeu referiu que está completamente original e nunca foi intervencioando.

Tenho pesquisado e já percebi que é uma boa ideia realizar alguma manutenção, nomeadamente ao nível da correia do prato e da correia do "fine pitch" (acho que é assim que se chama).

Para acompanhar o Dual tenho uma colunas monitoras Dali Spektor 2, são recentes e ainda não "queimaram" horas suficientes para libertar o seu melhor som. Mas estão a caminhar para lá.

Tenho um amplificador classe D (uma heresia neste fórum mas foi o que arranjei quando comprei as colunas) que quero trocar por um classe A/B.

Feito esta descrição, preciso do vosso conhecimento no sentido de :
a) onde arranjar as correias para fazer uma mantenção ao Dual?
b) além das correias, que outros pontos deverei ter em consideração para que a sua duração seja longa?
c) tendo por base que a agulha é a original, já deve ter alguns km longos de voltas em vinil, que agulha/cabeça deverei ter em consideração?
d) Tinha como objectivo comprar um Onkyo A-9010, mas o negócio fugiu-me e fiquei apeado. Que amplificador sugerem numa gama de preços baixos (< 300€)? Usado ou novo.
e) para o amplificador, tendo em conta que passo muitas horas em casa e a ouvir música, o bluetooth é um "mal necessário".

Uma vez mais, agradeço o seu tempo, e se me puderem meter no caminho de ter um setup com condições minimas de qualidade, fico grato.

Obrigado,
Sérgio Rosa
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 14124
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Gira discos Dual CS505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos Dual CS505-3   Gira discos Dual CS505-3 EmptySex Set 13 2024, 13:32

smrosa escreveu:
(...) tenho uma colunas monitoras Dali Spektor 2, são recentes e ainda não "queimaram" horas suficientes para libertar o seu melhor som. Mas estão a caminhar para lá.

Tenho um amplificador classe D (uma heresia neste fórum mas foi o que arranjei quando comprei as colunas) que quero trocar (...)

Prezado smrosa,

Para abreviar a queima das suas Meninas Falantes, recomendo que as coloque expostas ao Sol, usando um bronzeador. Laughing  Quanto ao amplificador de Classe D, desconheço se nesta praça é assunto herege; por cá, no sistema instalado na sala, reside um, que substituiu um exemplar dedicado a A/V.

Cumprimentos fantasmagóricos,
What a Face

masa e applesnowleo gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1419
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Gira discos Dual CS505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos Dual CS505-3   Gira discos Dual CS505-3 EmptySex Set 13 2024, 13:43

Bom dia, "smrosa"

Benvindo ao clube dos que nutrem respeito pela série CS505 da Dual. Uma máquina muito humilde mas muito competente para responder ao que lhe é pedido.

Quanto às correias, verifique primeiro se efectivamente precisa de as mudar. Muito provavelmente sim mas faça um teste primeiro. Existem excelentes aplicações para telemóvel que permitem testar a velocidade de rotação do prato. Em ambiente iOS "Turntabulator", gratuíta e "RPM", que custa alguns euros mas com funções bem mais avançadas. Em ambiente Android a "RPM" e "Turntable speed", esta última gratuíta. Mas haverão mais. Coloque uma tampa de uma embalagem de spay qualquer bem no centro do prato, o telemóvel bem equilibrado em cima desta, e verifique se a velocidade é correta e estabilizada. Se movimentar o botão de "fine pitch" vai poder verificar se este está a funcionar correctamente, alterando a velocidade para mais ou para menos. Será este o primeiro teste antes de decidir uma mudança de correias. Por curioso que pareça não é a idade que determina a substituição das correias, é a velocidade estabilizada que elas conseguem transmitir ao prato. As correias de borracha antigas tinham uma excepcional qualidade, as de hoje nem tanto. Tenho um gira-discos a funcionar com uma correia com 50 anos de idade. Num Dual 505-5, um pouco por capricho, comprei uma nova e acabei por regressar à antiga que me dava, apesar da idade, resultados bem mais consistentes.

Quanto à célula e respectiva agulha, posso presumir que o seu Dual vem, de origem, equipado com uma AT3600 (uma AudioTechnica que, eventualmente, apresenta como referência ou marca Dual). Neste capítulo pode optar por manter (e se a minha asserção estiver certa) a qualidade (uma agulha nova para a célula existente) ou dar um salto em frente, melhorando exponencialmente a qualidade de reprodução do vinil. Se tem um amplificador classe D (neste forum não há heresias, apenas opções diferentes) e se este tiver boa qualidade este melhoramento será muito audível. Uma célula AT-VM95E da Audio Technica poderá ser uma boa solução. Eu, para essa série de gira-discos prefiro uma Ortofon OM10. Nada abaixo disto e se possível acima (uma  AT-VM95ML ou OM20, por exemplo).

É óbvio que esse gira-disco também merece uma lubrificação mas isto depende da sua habilidade para abrir a máquina e lidar com mecânica complexa.

Resumindo o meu conselho: teste o Dual e chegue a conclusões sobre se precisa de grande intervenção. Diga-nos os resultados que obteve e tentaremos ajudar na melhoria destes.
Ir para o topo Ir para baixo
smrosa




Mensagens : 9
Data de inscrição : 17/07/2024
Idade : 52
Localização : Seixal

Gira discos Dual CS505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos Dual CS505-3   Gira discos Dual CS505-3 EmptySex Set 13 2024, 14:18

Ghost4u escreveu:
smrosa escreveu:
(...) tenho uma colunas monitoras Dali Spektor 2, são recentes e ainda não "queimaram" horas suficientes para libertar o seu melhor som. Mas estão a caminhar para lá.

Tenho um amplificador classe D (uma heresia neste fórum mas foi o que arranjei quando comprei as colunas) que quero trocar (...)

Prezado smrosa,

Para abreviar a queima das suas Meninas Falantes, recomendo que as coloque expostas ao Sol, usando um bronzeador. Laughing  Quanto ao amplificador de Classe D, desconheço se nesta praça é assunto herege; por cá, no sistema instalado na sala, reside um, que substituiu um exemplar dedicado a A/V.

Cumprimentos fantasmagóricos,
What a Face
Gira discos Dual CS505-3 1f606

O protector ainda não me tinha ocorrido, apesar de já ter tentado, elas teimam em não ir à água! Gira discos Dual CS505-3 1f602

É bom perceber que no AAP há espaço para tudo o que ao áudio respeita.
Ir para o topo Ir para baixo
smrosa




Mensagens : 9
Data de inscrição : 17/07/2024
Idade : 52
Localização : Seixal

Gira discos Dual CS505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos Dual CS505-3   Gira discos Dual CS505-3 EmptySex Set 13 2024, 14:26

agorgal escreveu:
Bom dia, "smrosa"

Benvindo ao clube dos que nutrem respeito pela série CS505 da Dual. Uma máquina muito humilde mas muito competente para responder ao que lhe é pedido.

Quanto às correias, verifique primeiro se efectivamente precisa de as mudar. Muito provavelmente sim mas faça um teste primeiro. Existem excelentes aplicações para telemóvel que permitem testar a velocidade de rotação do prato. Em ambiente iOS "Turntabulator", gratuíta e "RPM", que custa alguns euros mas com funções bem mais avançadas. Em ambiente Android a "RPM" e "Turntable speed", esta última gratuíta. Mas haverão mais. Coloque uma tampa de uma embalagem de spay qualquer bem no centro do prato, o telemóvel bem equilibrado em cima desta, e verifique se a velocidade é correta e estabilizada. Se movimentar o botão de "fine pitch" vai poder verificar se este está a funcionar correctamente, alterando a velocidade para mais ou para menos. Será este o primeiro teste antes de decidir uma mudança de correias. Por curioso que pareça não é a idade que determina a substituição das correias, é a velocidade estabilizada que elas conseguem transmitir ao prato. As correias de borracha antigas tinham uma excepcional qualidade, as de hoje nem tanto. Tenho um gira-discos a funcionar com uma correia com 50 anos de idade. Num Dual 505-5, um pouco por capricho, comprei uma nova e acabei por regressar à antiga que me dava, apesar da idade, resultados bem mais consistentes.

Quanto à célula e respectiva agulha, posso presumir que o seu Dual vem, de origem, equipado com uma AT3600 (uma AudioTechnica que, eventualmente, apresenta como referência ou marca Dual). Neste capítulo pode optar por manter (e se a minha asserção estiver certa) a qualidade (uma agulha nova para a célula existente) ou dar um salto em frente, melhorando exponencialmente a qualidade de reprodução do vinil. Se tem um amplificador classe D (neste forum não há heresias, apenas opções diferentes) e se este tiver boa qualidade este melhoramento será muito audível. Uma célula AT-VM95E da Audio Technica poderá ser uma boa solução. Eu, para essa série de gira-discos prefiro uma Ortofon OM10. Nada abaixo disto e se possível acima (uma  AT-VM95ML ou OM20, por exemplo).

É óbvio que esse gira-disco também merece uma lubrificação mas isto depende da sua habilidade para abrir a máquina e lidar com mecânica complexa.

Resumindo o meu conselho: teste o Dual e chegue a conclusões sobre se precisa de grande intervenção. Diga-nos os resultados que obteve e tentaremos ajudar na melhoria destes.

Obrigado agorgal.
Não conhecia essas apps. Já me vou entreter hoje quando ligar o Dual.

Quanto às correias, recomendam alguma loja?
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 14124
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Gira discos Dual CS505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos Dual CS505-3   Gira discos Dual CS505-3 EmptySex Set 13 2024, 18:32

smrosa escreveu:
É bom perceber que no AAP há espaço para tudo o que ao áudio respeita.

Se a existência de espaço fosse inexistente, certamente que nunca um fantasma seria aceite nesta praça.
Ir para o topo Ir para baixo
Manuel Almeida
Membro AAP



Mensagens : 139
Data de inscrição : 29/06/2017

Gira discos Dual CS505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos Dual CS505-3   Gira discos Dual CS505-3 EmptySex Set 13 2024, 21:34

smrosa escreveu:

e) para o amplificador, tendo em conta que passo muitas horas em casa e a ouvir música, o bluetooth é um "mal necessário".


Viva

Não fique "preso" a um amplificador com bluetooth, tem opções que resolvem isso como por exemplo esta;

https://www.aquario.pt/pt/product/logitech-adaptador-bluetooth-audio-logitech-bluebox-980-000912

smrosa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 14124
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Gira discos Dual CS505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos Dual CS505-3   Gira discos Dual CS505-3 EmptySex Set 13 2024, 22:05

Manuel Almeida escreveu:
Não fique "preso" a um amplificador com bluetooth (...)

Neste contexto, ficar preso é sinónimo de escravatura.

masa e smrosa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1419
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Gira discos Dual CS505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos Dual CS505-3   Gira discos Dual CS505-3 EmptySex Set 13 2024, 23:07

Onde encontrar correias:

Castelo Branco, Portugal:
https://webspareparts.pt/

Itália:
https://www.ebay.com/sch/i.html?_dkr=1&iconV2Request=true&_blrs=recall_filtering&_ssn=bangolufsen9000&store_cat=0&store_name=specialhificomponents&_oac=1&_nkw=dual%20cs%20505-3

Alemanha:
https://www.thakker.eu/en/belts/turntables/dual-cs-505-3-original-thakker-belt/a-2675/

Mas, e insisto, primeiro teste o funcionamento. Uma rotação do prato estável, silêncio com o prato a rodar mas sem que a agulha esteja a correr o disco, o braço a descer sobre o disco com suavidade e não abruptamente...
Re-afinar o peso do braço e o "anti-skating"...
Um gira-discos (e o disco que está a ser "lido") é uma proeza da mecânica associada à técnica da reprodução de um suporte áudio e que merece todos os cuidados!

masa e smrosa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
smrosa




Mensagens : 9
Data de inscrição : 17/07/2024
Idade : 52
Localização : Seixal

Gira discos Dual CS505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos Dual CS505-3   Gira discos Dual CS505-3 EmptySeg Set 16 2024, 10:40

Viva,

obrigado pelas sugestões.

ainda não medi as rotações para verificar se vale a pena trocar as correias ou não.

Vou procurar uma das agulhas/cabeças que foram sugeridas, obrigado agorgal.

Já tenho olhado para esses receptores de bluetooth, obrigado Manuel Almeida, e agora vou olhar anda mais porque encontrei um Onkyo TX-DS494 por, creio eu, um bom preço (€60) e a funcionar, pelo menos a entrada Phono.

Apesar de estar de olho num Onkyo A-9010, que quem sabe com sorte ainda vem cá parar também.


Citação :
Aproveito para fazer uma pergunta, já que o mundo digital tem espaço no AAP, obrigado Ghost4u, tendo um amplificador Fosi uma saída pre-out, em jack de 3.5mm, essa saída pode ser ligada a algum lado no amplificador, ou destina-se exclusivamente a ligar colunas amplificadas e subwoofers?
A saída é só para subwoffer amplificado. :-)

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
smrosa




Mensagens : 9
Data de inscrição : 17/07/2024
Idade : 52
Localização : Seixal

Gira discos Dual CS505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos Dual CS505-3   Gira discos Dual CS505-3 EmptySeg Set 16 2024, 18:10

Usei uma APP para medir as rotações, e os resultados foram os seguintes


Gira discos Dual CS505-3 Img_1710
Gira discos Dual CS505-3 Img_1711


Que interpretação destes valores pode ser feita? Algum problema cardiaco em vista? :-)
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1419
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Gira discos Dual CS505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos Dual CS505-3   Gira discos Dual CS505-3 EmptySeg Set 16 2024, 20:48

Resultados que comprovam a fiabilidade desse Dual. De fábrica Wow RMS: 0,05, o seu: 0,08/0,09 e RPM + 0,20%/ + 0,17%, isto atendendo a que não deve ter sido lubrificado em todo o seu tempo de vida (uns 40 anos) e a correia ser, muito provavelmente, a original.

Por agora pode tentar, com o "fine pitch", reduzir o excesso nas RPM. É muito provável que funcione.
Depois, e se tiver pachorra para estas minuências, lubrificar todas as partes mecânicas que disso necessitam.

Neste site (https://www.vinylengine.com/library/dual/cs-505.shtml) encontra os manuais de serviço e de lubrificação. É gratuito mas obriga a inscrição - o que vale a pena.

Perante os resultados apresentados talvez mereça a substituição da correia mas, e sendo sincero, adiaria isso por algum tempo. Entretanto pode verificar se, no percurso da correia, existem resíduos de borracha. Se existirem isso implica a limpeza destes e uma nova correia. O manual de serviço facilita este tipo de verificação e intervenção.

Se puder, identifique a célula, apenas fiz suposições mas será importante saber qual a célula para decidir o que, se possível, melhorar neste aspecto. Alguns CS 505 3 foram vendidos com uma Ortofon OM 10 (com marca Dual). Será o caso?
Ir para o topo Ir para baixo
smrosa




Mensagens : 9
Data de inscrição : 17/07/2024
Idade : 52
Localização : Seixal

Gira discos Dual CS505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos Dual CS505-3   Gira discos Dual CS505-3 EmptyTer Set 17 2024, 09:59

agorgal escreveu:
Resultados que comprovam a fiabilidade desse Dual. De fábrica Wow RMS: 0,05, o seu: 0,08/0,09 e RPM + 0,20%/ + 0,17%, isto atendendo a que não deve ter sido lubrificado em todo o seu tempo de vida (uns 40 anos) e a correia ser, muito provavelmente, a original.

Por agora pode tentar, com o "fine pitch", reduzir o excesso nas RPM. É muito provável que funcione.
Depois, e se tiver pachorra para estas minuências, lubrificar todas as partes mecânicas que disso necessitam.

Neste site (https://www.vinylengine.com/library/dual/cs-505.shtml) encontra os manuais de serviço e de lubrificação. É gratuito mas obriga a inscrição - o que vale a pena.

Perante os resultados apresentados talvez mereça a substituição da correia mas, e sendo sincero, adiaria isso por algum tempo. Entretanto pode verificar se, no percurso da correia, existem resíduos de borracha. Se existirem isso implica a limpeza destes e uma nova correia. O manual de serviço facilita este tipo de verificação e intervenção.

Se puder, identifique a célula, apenas fiz suposições mas será importante saber qual a célula para decidir o que, se possível, melhorar neste aspecto. Alguns CS 505 3 foram vendidos com uma Ortofon OM 10 (com marca Dual). Será o caso?

Obrigado mais uma vez!

relativamente ao site, onde ia obter a informação necessária para dar seguimento aos trabalhos de manutenção do meu Dual...
Citação :
Account Registration
Sorry, but due to abuse of our free service, the registration system has been permanently disabled.

While we work on a solution to this issue, the service remains open for existing members only.


Não querendo abusar, mas conseguem-me arranjar os manuais todos? Desde o de lubrificação, Service Info, Service Manual e User instructions.

Posso enviar o meu e-mail por mensagem privada.

Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1419
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Gira discos Dual CS505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos Dual CS505-3   Gira discos Dual CS505-3 EmptyTer Set 17 2024, 13:40

Por mensagem privada, por favor.

smrosa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1419
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Gira discos Dual CS505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos Dual CS505-3   Gira discos Dual CS505-3 EmptyQua Set 18 2024, 09:39

Lamento que o "VinylEngine" não esteja a admitir novos membros. Quer o fórum quer a biblioteca de ficheiros são um manancial precioso de informações sobre gira-discos e seus acessórios. Não sei se com o seu irmão "HifiEngine" (neste, para todo restante equipamento de reprodução áudio) se passa a mesma coisa.

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
seven
Membro AAP



Mensagens : 812
Data de inscrição : 08/08/2011

Gira discos Dual CS505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos Dual CS505-3   Gira discos Dual CS505-3 EmptyDom Out 13 2024, 09:00

Bom dia,

Apenas para acrescentar que, no caso de um igual de um amigo meu, apenas foi necessário substituir a correia do motor.
Também nesse caso, a cabeça não era AT era ortofon com marcação Dual, substituiu-se a agulha (pelo facto de ele achar as da série OM Ortofon muito caras - e eu achar que valia a pena gastar um pouco mais) por esta https://mrstylus.com/en/product/dn-165/

Abraço,

Seven
Ir para o topo Ir para baixo
seven
Membro AAP



Mensagens : 812
Data de inscrição : 08/08/2011

Gira discos Dual CS505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos Dual CS505-3   Gira discos Dual CS505-3 EmptyDom Out 13 2024, 09:00

Bom dia,

Apenas para acrescentar que, no caso de um igual de um amigo meu, apenas foi necessário substituir a correia do motor.
Também nesse caso, a cabeça não era AT era ortofon com marcação Dual, substituiu-se  a agulha (pelo facto de ele achar as da série OM Ortofon muito caras - e eu achar que valia a pena gastar um pouco mais) por esta https://mrstylus.com/en/product/dn-165/

Abraço,

Seven
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1419
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Gira discos Dual CS505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos Dual CS505-3   Gira discos Dual CS505-3 EmptyDom Out 13 2024, 10:44

seven escreveu:
Bom dia,

Apenas para acrescentar que, no caso de um igual de um amigo meu, apenas foi necessário substituir a correia do motor.
Também nesse caso, a cabeça não era AT era ortofon com marcação Dual, substituiu-se  a agulha (pelo facto de ele achar as da série OM Ortofon muito caras - e eu achar que valia a pena gastar um pouco mais) por esta https://mrstylus.com/en/product/dn-165/

Abraço,

Seven

A DN-165 vendida por MrStylus é uma versão genérica da original DN-165. Não quer isto dizer que seja de pior qualidade mas:

A DN-165 é uma OM5 versão OEM (fabricada pela Ortofon mas com a referência Dual), esférica. Têm ambas uma vantagem: lêem menos ruído em discos sujos ou danificados. E uma enorme desvantagem: lêem muito menos música...

Penso que o Dual 505, nas suas versões 2/3/4 e 5, merece um pouco mais do que a OM5 ou a sua equivalente DN-165 e que talvez não mereça melhor do que a OM10 (elíptica). A realidade é que com esta última a qualidade de reprodução é muito superior. A versão 1 do Dual 505 tem um problema com a concha de suporte da célula, rectificado na versão 2 motivo pelo qual a desaconselho vivamente.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Gira discos Dual CS505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos Dual CS505-3   Gira discos Dual CS505-3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Gira discos Dual CS505-3
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Gira discos Dual cs 430
» Opinião sobre gira-discos Dual 1225
» Dúvida entre Gira-Discos Pionner PL-514 vs Dual CS 505-3
» Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens
» Gira-Discos para idiotas ou... Gira-Discos idiota

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: