Mensagens : 14347 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Mau Génio 25 Seg Nov 04 2024, 21:27
Mau Génio 25
A actividade mental não dirigida, que se manifesta durante o sono nas suas fases menos profundas, denominada sonho, e de que se pode conservar, ao acordar, alguma lembrança, possibilita e faculta a criação de boa história. Todavia, a situação sine qua non de estar acordado é indispensável para fazer acontecer as coisas que cada indivíduo considera importante. Compreendendo essa realidade, um homem comum, confiante, de peculiar e refinado génio, reflectindo sobre as modificações ocasionadas com o decorrer do tempo na vida urbana, estruturou e estabeleceu um plano para a edificação do seu sonho plasmado em maqueta. Quiçá, os ensinamentos sobre teoria militar e estratégia inspiraram Pedro Marques no percurso do competitivo universo dos negócios, resultando numa loja física de inegável importância para quem, no mercado de usados, procura registos discográficos em formato físico.
Pertíssimo da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica, zona Norte de Lisboa, o Shopping Center Nevada honra acolher a Mau Génio desde o ano de encerramento do século XX. No seu interior - a entrada está adornada com capas de históricos discos de vinil - a "música e cinema para o sentimento de posse" está disponibilizada em categorias distintas, correspondentes a géneros e por ordem alfabética. Às 19h00 de sexta-feira, por correio electrónico é endereçada a mailing list com os destaques da semana em CD para subscritores do sítio www.maugenio.com. Com actividade bem consolidada, reconhecida pelo público, "a vida passa num flash" e... vinte e cinco anos depois, a Mau Génio, junto de amigos e clientes, no primeiro Sábado de Novembro, celebrou o facto de fazer parte do comércio de proximidade no raro ramo de loja de discos, valia referida por Ricardo Marques, Presidente da Junta de Freguesia de Benfica.
A festa foi animada. O anfitrião decidira convidar o vocalista e mentor do grupo À Flor da Pele, cujo nome mudou para UHF no decorrer de 1978. António Manuel Ribeiro, deu um concerto acústico que para ele foi singular, desvendando que nunca tocou sem amplificação nem cantou sem microfone. "Finalmente, vejo uma loja com mais discos do que a minha casa", elogia antes de iniciar a actuação com «A Última Prova». Seguiu-se «Na Tua Cama» e, reflectindo sobre os 50 anos de liberdade vivenciados desde 25 de Abril de 1974, entoou «Os Vampiros», tema de abertura do LP «Baladas e Fados de Coimbra», de José Afonso, prestando tributo "ao homem mal entendido". Por enamorar a arte literária expressa em poema, afirmou que "em relação ao antigamente, a censura também ajudou a produzir as melhores poesias; as edições do Festival da Canção até 76 foram as melhores a nível literário", declamando «Tourada», sátira de José Carlos Ary dos Santos.
No bar Snob, situado no Bairro Alto, frequentado por actores, cantores e jornalistas, começou a escrever «Noites Lisboetas». Além desse tema, na festa que também retrata a amizade, teve lugar «Um Copo Contigo», «Hey! Hey! (´Bora Lá)», culminando a actuação com «A Música (De Boca Em Boca)», dedicada ao Pedro, timoneiro da Mau Génio, que trouxe para "palco" a sua sobrinha violinista para a unissonante felicitação «Parabéns!»
Blá-blá-blá com a antiga grafia e tiro ao boneco: Ghost4u