Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Ajuda com Dual Cs 505-3

Ir para baixo 
+3
JCF
António José da Silva
APortela
7 participantes
AutorMensagem
APortela




Mensagens : 15
Data de inscrição : 02/09/2011
Idade : 37
Localização : Castanheira do Ribatejo

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptySáb Set 03 2011, 13:19

Boas sou possuidor de uma antigo Gira (mas novo Razz ) vou meter umas imagens que vale mais que palavras.

Primeiras impressões quando chegou:

Ajuda com Dual Cs 505-3 Dscf0523bq



Ajuda com Dual Cs 505-3 Dscf0524f



Ajuda com Dual Cs 505-3 Dscf0528ex



Esse foi o aspecto com que ele chegou a minha mão ainda nem limpei o pó como podem ver parece estar impecável o senhor que mo vendeu disse que só o tocava muito esporadicamente e antigamente agora já não é ligado a algum tempo.

este é o braço e a sua falta de agulha Razz

Ajuda com Dual Cs 505-3 Dscf0527p



Ajuda com Dual Cs 505-3 Dscf0526sv



Ajuda com Dual Cs 505-3 Dscf0525k



E estes são os extras que vieram com o GD

Ajuda com Dual Cs 505-3 Dscf0530fs


Esta escova é para os vinis certo?e em relação a esta agulha será alguma coisa de jeito?

Ajuda com Dual Cs 505-3 Dscf0531k




E prontos já acabou as fotos Wink

Agora vem as duvidas uma das principais é o que pode ser um problema, liguei o GD a corrente e pus a rodar e passados uns segundos veio aquele cheiro de componente electrónico quente(quase cheirava a queimado) em principio será por não ser ligado a muito tempo certo?

O que pretendia e acho o mais correcto e ir com o gira a um sitio onde pudessem dar uma revisão e afinar. há e instalar a agulha claro, em relação a isso a agulha que tenho valerá de alguma coisa?

Hum é difícil abrir o Gira?gostava de ver o interior e seu funcionamento, se alguém tiver uns links para recomendar agradecia Wink

hum por enquanto fico por aqui nas perguntas

Obrigado a quem tiver paciência para ler e responder espero aprender muito com vocês

Abraço






Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptySáb Set 03 2011, 14:11

Muitos parabéns pela aquisição. Um belo exemplar e muito parecido com aquele com que me iniciei quando ainda era bem puto em 1979/80.

Esse gira já dá para se ter uma ideia das potencialidades do som analógico. Só tens que ter um pré que seja digno do gira.
Quanto ao cheiro, é normal num aparelho que não trabalhe há muitos anos e com alguma sorte, não passará disso.
Quanto à célula, é claro que há melhor, mas para já (e se estiver boa) serve na perfeição com a vantagem de não ser necessário uma preocupação com o casamento entre braço e célula, visto que eram vendidas em conjunto com o gira.

O melhor é ires relatando as tuas experiências e as tuas duvidas para que a malta vá ajudando. Há por aqui alguns utilizadores de Dual's que podem ajudar.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda com Dual Cs 505-3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptySáb Set 03 2011, 14:11

Olá Portela, benvindo ao Forum. Ajuda com Dual Cs 505-3 843159

Antes de mais devo dizer-te que o teu "novo" GD até está com muito bom aspecto. É a versão com plinth em madeira que é mais raro e na minha opinião mais bonito.

Quanto ao cheiro, pode ser normal se o GD esteve muito tempo parado, vai precisar de alguma rodagem. O prato gira? se sim pode não ser nada de especial. Convem tirar o mat (borracha onde se colocam os discos) e no centro desapertar a fixação (aplicar força nas ranhuras e rodar no sentido contrario aos ponteiros do relogio. Depois de desapertado podes retirar o prato e ver como está a correia principal e a do pich. Dar uma limpeza ao pó se for caso disso. Poderá ser necessario comprar uma correia nova.

Quanto à agulha lamento informar-te que essa não é a indicada para essa cabeça não sendo possível sequer monta-la. Essa cabeça é uma Ortogon série OM e tens de comprar uma agulha desa série. A mais baratinha é a OM5E mas por pouco mais compras uma OM 10 que sempre é melhor. Na ALRICA tinham agulhas para essa cabeça a preços interessantes, não sei se ainda haverá alguma coisa, creio que se estavam a desfazer desse material.

Podes comprar tambem no Belmiro Ribeiro na Amadora mas se a ideia é mandar afinar o GD nalgum lado o melhor será comprar nesse mesmo lugar.

Para teres uma ideia dos preços fica aqui o link

http://www.supportview.pt/index.php?page=ortofon

Ir para o topo Ir para baixo
Bulldozer
Membro AAP



Mensagens : 481
Data de inscrição : 12/11/2010

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptySáb Set 03 2011, 15:31

Belíssimo exemplar, aparentemente imaculado!

Tens aí uma boa máquina para te iniciares! Há quem diga que o 505-3 foi o melhor de toda a série!

O cheiro a queimado não me parece muito normal para te ser sincero mas...pode não ser nada! Fica atento e vê se volta a acontecer.

Tal como já referiu o JCF, essa agulha não serve para essa célula. Por pouco dinheiro consegues comprar uma OM10 completa com célula (que eu recomendo, pois essa célula pode já não estar 100% depois de tanto tempo parada). Por exemplo:

Ortofon OM10
Ortofon OMB10

OM ou OMB é a mesma coisa. A diferença está na embalagem, a primeira vem com caixa e a segunda não (o B é de bulk).
Se não está habituado a compras online, a Alrica é uma óptima sugestão para comprar este material. Se puder dar já o salto para a OM20, tanto melhor! Vale bem a diferença!

Em termos de manutenção, eu seguiria os conselhos do JCF em relação à verificação das correias. Verifique se a correia principal trabalha livre sem roçar na guia de mudança de rotação, se o motor não emite ruídos excessivos, etc. Para verificar se o prato roda livre terá que retirar a correia da polie do motor, mas de qualquer forma uma relubrificação do veio principal certamente não ia fazer mal nenhum. Se necessitar de ajuda é só dizer.
Em relação à correia do pitch, veja só se ela está no sítio e se o mecanismo trabalha bem. O mais normal é essas correias partirem com o tempo, não sendo propriamente baratas ou fáceis de encontrar.

Em relação a abrir o chassis, é bastante simples (só tens que trabalhar com os parafusos de transporte para soltar o chassis) mas eu não me incomodava muito com isso caso os mecanismos estejam todos afinados e a trabalhar bem. Só em caso de problemas no som dos canais, maus contactos, etc, é que poderás ter que meter-lhe as mãos por baixo Laughing

Boa sorte!


EDIT: não descures o pequeno grande pormenor mencionado pelo AJS, o pré de phono! O gira discos não é nenhum topo de gama mas não lhe "cortes as pernas" com um mau andar de phono.
Ir para o topo Ir para baixo
APortela




Mensagens : 15
Data de inscrição : 02/09/2011
Idade : 37
Localização : Castanheira do Ribatejo

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptySáb Set 03 2011, 15:52

Boas tardes desde já agradeço as vossas respostas ao tópico já me ajudaram bastante, pelo menus a ter mais duvidas Ajuda com Dual Cs 505-3 447836 lol

pois bem consegui retirar o prato com a ajuda do JCF e vi que tinha a correia do pich partida dei uma pequena limpeza porque quase não tinha pó e depois liguei a corrente, o prato gira sem problemas e a correia deste parece-me estar boa. o cheiro hoje ao trabalhar quase não se notou de modo que deve ter sido o primeiro aquecimento que levou em algum tempo e portanto não deve haver problema Wink fiquei também com outra duvida que vou por uma foto para me ajudarem

Ajuda com Dual Cs 505-3 Dscf05391



nessa foto tem 3 parafusos, 2 deles pretos marcados a verde e um parafuso normal marcado a vermelho, a minha duvida é quanto a posição destes e o mais estranho e o parafuso que esta marcado a vermelho está apertado de modo que não deixa o "corpo" balançar(não sei se me consegui explicar bem)

hum então tenho de comprar agulha nova da serie OM (já ta na lista e o preço da om10 apesar de ser praticamente o mesmo que o GD até me parece bem a nível de euros) mas por enquanto queria saber onde consigo arranjar a correia do pitch?

e por fim só mais uma questão abrir mais o gira discos é possível?é melhor não mexer?gostava de o ver todo aberto Wink

Seguimento:
boas esta parte já estou a escrever depois de ler o post do bulldozer

A agulha ou célula vou dar mais algum tempo para me preocupar mas obrigado pela opinião desde já Wink já ta assente.
eu notei que quando esta em 45 rotações a correia é puxada para baixo mas pensei ser normal segue foto para ver se e normal,
Ajuda com Dual Cs 505-3 Dscf0536p



retirei a correia e mesmo em cima da cama onde não deve estar muito nivelado o prato parece que roda sozinho logo parece-me estar bem livre
em relação a barulho 33 nem se houve no de 45 faz algum mas é porque não ta a funcionar bem já percebi que ta algo mal tenho de ver agora vou ter de sair mas mais logo vou investigar porque ele não consegue levar a correia para o sitio correcto alguma opinião?

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptySáb Set 03 2011, 15:59

Eu se fosse a ti não me punha a abrir demasiado o gira no caso de tudo estar a funcionar bem. É um gira bem complexo por dentro e com muita pecinha em que se deve evitar mexer. Quanto ás correias, acho melhor (pelo sim pelo não) comprar novas. O amigo Bulldozer que é o membro que está mais por dentro dos Dual poderá indicar os sites mais aconselháveis.

Isso já tocou?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda com Dual Cs 505-3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Bulldozer
Membro AAP



Mensagens : 481
Data de inscrição : 12/11/2010

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptySáb Set 03 2011, 16:20

Citação :
A agulha ou célula vou dar mais algum tempo para me preocupar mas obrigado pela opinião desde já
Mas sem agulha não vais ter som nenhum scratch Convém preocupares-te Laughing

Esse parafuso não devia estar aí, sobretudo quando os outros dois não estão actualmente a fixar o chassis, estando a "torcer" a suspensão. Esse parafuso a vermelho pode ser desapertado e guardado à parte.

Quando mudas a velocidade para 45 era suposto a correia descer completamente para a zona mais larga da polie, coisa que não está a acontecer, daí ouvires o tal ruído (ela não chega a passar para 45). Isso é um sintoma perfeitamente comum que indica o fim de vida da correia (não toques na afinação deste mecanismo antes de meter uma correia nova). Neste caso aconselho a comprar original ou pelo menos a vendedores que saibam o que estão a vender. Por exemplo:

http://www.ol-technik.de/

Até te aconselhava o distribuidor oficial da Dual, mas eles são careiros nos portes. Pediram-me 10€ para enviar uma shell Shocked

Em relação à correia do pitch, tal como já tinha dito é normal partir-se com a idade. Infelizmente são correias para custar cerca de 12€ ou mais, pelo que o meu conselho é arranjares uma que simplesmente desenrasque, até porque uma vez afinada a velocidade não é coisa que vás mexer com frequência.
Eu tive o mesmo problema num 505-2 (partilha os mesmos mecanismos do 505-3) e coloquei esta correia:

http://www.sonigate.com/pt/product/show_details/25412/Correia-Video-Diametro-425mm

Mesmo não sendo dentada como a original, funciona na perfeição!

Em relação a abrir o chassis, estou com o AJS...se não tens experiência, deixa-te estar quieto. Mesmo que não mexas em nada, o simples facto de teres que levantar o chassis é suficiente para torceres ou desafinares alguma suspensão.
Ir para o topo Ir para baixo
APortela




Mensagens : 15
Data de inscrição : 02/09/2011
Idade : 37
Localização : Castanheira do Ribatejo

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptySáb Set 03 2011, 18:54

Hum se já tocou?ao pé de mim ainda não Razz lol já vinha sem agulha.

Bulldozer sim convém preocupar-me...lol

agora já sei de onde mando vir as correias já estou mais descansado podias-me só ajudar em relação a loja alemã?falo directamente cm eles né?quanto sai os portes sabes? já agora a montagem da correia do pitch tem de ser feito por uma pessoa que saiba né?(estive a ver e acho que com um bocadinho de jeito mete-se bem a correia)


em relação a agulha(já agora aproveito para por outra duvida, célula não é a agulha mas sim o conjunto da shell e da agulha sendo a shell o que agarra a agulha certo?) qual me recomendam e que devo fazer? compro online e monto eu?ou levo a alguém para montar?deixo para comprar na loja onde for afinar o GD?será que tenho mesmo de ir a uma loja para fazer o serviço de (revisão afinação)?


já agora em relação ao pré de phono que recomendam?o meu da aparelhagem não presta mesmo né?

Cumps


EDIT. acho que já não precisam explicar o que é a shell e cabeça e agulha agora já percebi acho eu lol então é a shell(peça que esta agarrada ao braço) que agarra a cabeça e nesta ta acoplada a agulha certo? e o que eu procuro é uma cabeça+agulha (=célula???) compatível com a minha shell certo? ufa será isto?
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptySáb Set 03 2011, 23:50

APortela escreveu:
Hum se já tocou?ao pé de mim ainda não Razz lol já vinha sem agulha.

Bulldozer sim convém preocupar-me...lol

agora já sei de onde mando vir as correias já estou mais descansado podias-me só ajudar em relação a loja alemã?falo directamente cm eles né?quanto sai os portes sabes? já agora a montagem da correia do pitch tem de ser feito por uma pessoa que saiba né?(estive a ver e acho que com um bocadinho de jeito mete-se bem a correia)


em relação a agulha(já agora aproveito para por outra duvida, célula não é a agulha mas sim o conjunto da shell e da agulha sendo a shell o que agarra a agulha certo?) qual me recomendam e que devo fazer? compro online e monto eu?ou levo a alguém para montar?deixo para comprar na loja onde for afinar o GD?será que tenho mesmo de ir a uma loja para fazer o serviço de (revisão afinação)?


já agora em relação ao pré de phono que recomendam?o meu da aparelhagem não presta mesmo né?

Cumps


EDIT. acho que já não precisam explicar o que é a shell e cabeça e agulha agora já percebi acho eu lol então é a shell(peça que esta agarrada ao braço) que agarra a cabeça e nesta ta acoplada a agulha certo? e o que eu procuro é uma cabeça+agulha (=célula???) compatível com a minha shell certo? ufa será isto?

Viva

A correia importante é a principal. A do pitch é dispensável. A velocidade não varia assim tanto com o tempo, basta fazer um ajuste rodando o respectivo potenciometro por outros meios. Apenas se tem de parar entre cada ajuste. Na rua do Coliseu ha uma pequena loja que vende correias muito em conta embora em termos de qualidade sejam uma incognita.

Na próxima semana vou passar na ALRICA para ver se têm balanças da Ortofon e vou espreitar as cabeças e agulhas e saber preços. Depois dou novidades.

Relativamente a afinação podes recorrer a um profissional que naturalmente cobrará o seu trabalho. Se quiseres poupar esse dinheiro para outras coisas podes pedir ajuda a quem saiba. Ha aqui varios foristas habilitados a fazer. Penso que mais interessante do que mandares afinar a qualquer lado é tu proprio aprenderes a faze-lo ou pelo menos ter umas luzes do assunto.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptySáb Set 03 2011, 23:54

JCF escreveu:


Viva

A correia importante é a principal. A do pitch é dispensável. A velocidade não varia assim tanto com o tempo, basta fazer um ajuste rodando o respectivo potenciometro por outros meios. Apenas se tem de parar entre cada ajuste. Na rua do Coliseu ha uma pequena loja que vende correias muito em conta embora em termos de qualidade sejam uma incognita.

Na próxima semana vou passar na ALRICA para ver se têm balanças da Ortofon e vou espreitar as cabeças e agulhas e saber preços. Depois dou novidades.

Relativamente a afinação podes recorrer a um profissional que naturalmente cobrará o seu trabalho. Se quiseres poupar esse dinheiro para outras coisas podes pedir ajuda a quem saiba. Ha aqui varios foristas habilitados a fazer. Penso que mais interessante do que mandares afinar a qualquer lado é tu proprio aprenderes a faze-lo ou pelo menos ter umas luzes do assunto.

Isto é o que eu chamo de verdadeiro serviço comunitário e bons concelhos. Ajuda com Dual Cs 505-3 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda com Dual Cs 505-3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Bulldozer
Membro AAP



Mensagens : 481
Data de inscrição : 12/11/2010

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptyDom Set 04 2011, 00:45

A alrica tem site online com alguns preços (www.alrica.pt). Nunca façam é a encomenda pelo site porque o mais certo é não terem em stock, apesar de continuarem lá com os preços Rolling Eyes

O site alemão que indiquei permite fazer a compra online (eu não percebo nada de alemão mas com a ajuda do translator lá me safei para fazer a encomenda online). Ou então tenta contactá-los directamente para este mail: info@ol-technik.de (em princípio eles entendem inglês).
No final do ano passado levaram-me pouco menos de 8€ de portes. Não sei como está agora.

Em alternativa podes contactar o distribuidor oficial da Dual a nível internacional. O endereço de email é este: froehling@sintron.de (Christian Fröhling).

Em qualquer dos casos, se precisares de ajuda avisa.

O trocar de correias não é complicado de todo. A correia principal é muito simples de trocar. A do pitch também não é nada de especial.
No geral, e a não ser que haja outros problemas mais complicados por baixo do chassis, é possível fazer toda a manutenção básica em casa (lubrificação, troca de correias, instalação e afinação de célula, etc).

A questão do pré-phono depende do amplificador/receptor/aparelhagem em questão. Se for um equipamento vintage, há uma forte probabilidade de vir com um andar phono minimamente aceitável para começares (e assim evitavas esse custo no imediato). Se for algo mais recente, é possível que o andar phono não seja grande coisa. Mas nada como experimentar primeiro e ver como soa.
Quando comprei o 505-4 usei o andar phono do receptor AV que tenho e não me dei mal. Só mais recentemente é que investi num pré-phono dedicado e a diferença não foi da noite para o dia.
De qualquer forma, era útil sabermos qual o teu setup actual para podermos aconselhar-te melhor Smile

De resto:

Citação :
Relativamente a afinação podes recorrer a um profissional que naturalmente cobrará o seu trabalho. Se quiseres poupar esse dinheiro para outras coisas podes pedir ajuda a quem saiba. Ha aqui varios foristas habilitados a fazer. Penso que mais interessante do que mandares afinar a qualquer lado é tu proprio aprenderes a faze-lo ou pelo menos ter umas luzes do assunto.

Está tudo dito! Ajuda com Dual Cs 505-3 22692
Se fores de Lisboa, a maior parte destes carolas analógicos são daí. Se por acaso fores da zona de Leiria ou arredores, terei todo o gosto em ajudar!
Ir para o topo Ir para baixo
APortela




Mensagens : 15
Data de inscrição : 02/09/2011
Idade : 37
Localização : Castanheira do Ribatejo

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptyDom Set 04 2011, 01:43

Boas noites pessoal agradeço muito as vossas respostas e os vossos incentivos e acho que com a vossa ajuda sou capaz de por o gira em condições Wink sem recorrer a Profissionais, afinal e só trocar correias e afinar alguma coisita Razz mas vou precisar de muita ajuda vossa Wink

Ponto da situação vou fazer a encomenda das correias e para célula estava a pensar na Ortofon Super om10 será que ficará um conjunto engraçado?qual seria o passo a seguir a om 10?


em relação ao amplificador vou meter ai as specs dele

Ajuda com Dual Cs 505-3 Specsa502




Ps. sou dos arredores de Lisboa Wink
Ir para o topo Ir para baixo
APortela




Mensagens : 15
Data de inscrição : 02/09/2011
Idade : 37
Localização : Castanheira do Ribatejo

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptyDom Set 04 2011, 02:30

as correias já estão encomendadas agora é esperar que cheguem Wink Bulldozer muito obrigado pelos link's, no Alemão usei o tradutor do Google ainda não tinha pensado nisso agora até já devo conseguir pesquisar no ebay.de Wink

já só falta a agulha Wink aguarda-se sugestões e melhores sítios para comprar. (senhor JCF fico a aguardar que diga algo se sempre passar na loja Wink )


Cumprimentos e obrigado a todos pela ajuda

andava nas pesquisas de cabeças e reparei nisto e achei engraçado Ortofon Super OM 10 ebay do uk 60,99 Libras , igual mas no ebay alemão 34,90 EUR agora a parte engraçada o Vendedor é o mesmo :S o preço é o dobro, conclusão (não consigo chegar a nenhuma alguém dá uma ajuda? ou um é só a agulha? não estou a perceber bem... aguardo informações

Ir para o topo Ir para baixo
Bulldozer
Membro AAP



Mensagens : 481
Data de inscrição : 12/11/2010

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptyDom Set 04 2011, 14:07

OM10 é diferente de Super OM10, apesar de a agulha ser igual neste caso (agulha 10).
A célula da série "SuperOM" é melhorada em relação à versão "não-super", daí as diferenças de preço. No entanto, as agulhas são exactamente iguais. Ou seja, ao comprares uma Super OM10, estás basicamente a pagar o acréscimo da célula, uma vez que a agulha é exactamente igual à que vem com a célula OM10.

Se reparares bem, esse mesmo vendedor tem a Super OM10 no ebay alemão por 64.50€:

http://www.ebay.de/itm/Ortofon-OM-10-OM10-Super-Tonabnehmer-cartridge-NEU-/260301729626?pt=Plattenspielerzubeh%C3%B6r&hash=item3c9b312f5a

Para repores o gira-discos no seu estado original, podes ficar pela OM10. E na minha opinião pessoal, para já não investia mais do que isso, pelo menos até ter a certeza que queres realmente seguir o caminho do vinil.
Poderia dizer-te para dares já o salto para a OM20, mas a diferença de preço é abismal e acho que não justifica...até porque a partir de determinado valor começa a existir mais escolha.

Em relação ao amplificador, eu adiava a compra do pré-phono! A julgar pela minha própria experiência, tenho quase a certeza que o andar phono desse Pioneer estará minimamente à altura da tarefa para os primeiros tempos. Se tiveres umas colunas minimamente capazes, acho que não vais ficar desiludido Wink
Ir para o topo Ir para baixo
APortela




Mensagens : 15
Data de inscrição : 02/09/2011
Idade : 37
Localização : Castanheira do Ribatejo

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptyDom Set 04 2011, 14:26

Hum já aprendi mais qualquer coisa Wink tnkx Bulldozer já agora recomendas comprar numa loja física ou mandar vir on-line?

hum em relação as colunas fui ver e tenho um par de Quadral Rubin mkII que acho que não são nada de especial mas dão algum som até, pelo menus com o cd chega e sobra de volume... Wink

há e o pré- phono vou seguir o teu conselho Wink



Ir para o topo Ir para baixo
Bulldozer
Membro AAP



Mensagens : 481
Data de inscrição : 12/11/2010

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptyDom Set 04 2011, 23:53

No meu caso não tenho grande alternativa...não conheço lojas físicas aqui na minha zona que vendam este tipo de material. Se as houvesse, certamente que as consultava primeiro, mas o mais certo é encontrares sempre mais barato online...

Eu não percebo nada de colunas (vi-me à rasca para comprar as minhas...) nem conheço essas colunas em particular mas a julgar pelas especificações técnicas das mesmas diria que são adequadas à potência do amplificador Smile Agora se casam bem ou não...isso já é outro assunto que só poderás tirar a limpo pela audição.
Ir para o topo Ir para baixo
APortela




Mensagens : 15
Data de inscrição : 02/09/2011
Idade : 37
Localização : Castanheira do Ribatejo

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptySeg Set 05 2011, 01:39

eu também costumo acabar por optar sempre pelo on-line mais uma vez não faz mal Wink mas agora que ia encomendar fui ao tal william do ebay alemão e fui ver a om10 e a omb10 (sei que nos primeiros post's disseste que elas eram iguais só mudava o facto de uma ser com caixa e outra não, mas as especificações são diferentes nomeadamente na Frequency Range e Tracking Force Recommended).

Gostava de saber se a diferença tem alguma relevância ou não no seu funcionamento(eu acho que deve ter mas não percebo nada disto Wink )


Tanto as colunas como a aparelhagem foram compradas e escolhidas pelo meu pai a uns largos anos na Alemanha na altura devia ser material mais ou menus mas também não devia ser topo de gama mas prontos com diz o outro é o káká (que há cá) Razz



Cumps até amanha
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptySeg Set 05 2011, 05:28

As colunas custavam antigamente 2500 DM, pelo que não eram batatas. Com um pouco de sorte, até são bem boas. Ajuda com Dual Cs 505-3 491368


_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda com Dual Cs 505-3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Bulldozer
Membro AAP



Mensagens : 481
Data de inscrição : 12/11/2010

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptySeg Set 05 2011, 09:54

APortela escreveu:
eu também costumo acabar por optar sempre pelo on-line mais uma vez não faz mal Wink mas agora que ia encomendar fui ao tal william do ebay alemão e fui ver a om10 e a omb10 (sei que nos primeiros post's disseste que elas eram iguais só mudava o facto de uma ser com caixa e outra não, mas as especificações são diferentes nomeadamente na Frequency Range e Tracking Force Recommended).

Gostava de saber se a diferença tem alguma relevância ou não no seu funcionamento(eu acho que deve ter mas não percebo nada disto Wink )

Bem visto, mas é erro do vendedor. As especificações de ambas são iguais, mas as correctas são as da OMB10.

Tens aqui as especificações da Ortofon:
http://www.ortofon.com/index.php?option=com_content&view=article&id=215&Itemid=188
Ir para o topo Ir para baixo
APortela




Mensagens : 15
Data de inscrição : 02/09/2011
Idade : 37
Localização : Castanheira do Ribatejo

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptySeg Set 05 2011, 13:55

o meu pai ainda ontem me disse que lhe tinham custado 2 mil e tal marcos e eu não acreditei, mas fiz mal porque afinal é verdade Wink depois quando tiver a tocar tento dizer algo delas também Wink


Vou encomendar hoje a OMB10 do ebay Wink quanto tempo costuma demorar alguém sabe?

já falta pouco para ouvir o meu primeiro LP Ajuda com Dual Cs 505-3 3832313845 lolol

Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptySeg Set 05 2011, 15:04

Bem, estive na ALRICA e tinham la ainda algum material:

Agulha 10 da série OM não chega a 30 euros (ainda tinham uma mas a embalagem esta um pouco velha)
Agulha 20 da série OM fica em 70 euros (Comprei uma nova para o meu 505-4 e ainda ficou mais 1 ou 2)
Cabeça Super OM 30 Fica já em perto dos 200 euros

Considerando que esse GD já é um pouco velho não se sabendo ainda bem o que vai sair daí eu apostava numa agulha OM 10 nova com essa cabeça. Se quiseres ficar com uma ideia se essa cabeça está boa ou não o maximo que posso fazer é emprestar a 168E que veio no meu GD. Se estiver boa talvez valha a pena avançar para uma agulha 20 por 70 euros.

Ir para o topo Ir para baixo
APortela




Mensagens : 15
Data de inscrição : 02/09/2011
Idade : 37
Localização : Castanheira do Ribatejo

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptyTer Set 06 2011, 15:02

JCF muito obrigado por ter dado uma olhadela Wink em relação a agulha eu já mandei vir a om 10 do ebay :S agora é esperar e para já não penso ainda em upgrades a esse nível.

Mas agradeço-lhe bastante.


Agora estou a espera do material Wink

entretanto já tenho perto de 50 vinis Razz lol tenho de começar a pensar numa knosti, e possível comprar através do aap?já agora tambem precisava de sleeves tanto para os vinis como para as capas alguma sugestão?



Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
APortela




Mensagens : 15
Data de inscrição : 02/09/2011
Idade : 37
Localização : Castanheira do Ribatejo

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptyQua Set 07 2011, 20:39

Boas noites pessoal as correias chegaram hoje e já estão montadas não foi muito difícil Wink Obrigado pelos link's Bulldozer. Agora só falta a cabeça estou ansioso por ouvir musica no GD...
Ir para o topo Ir para baixo
Bulldozer
Membro AAP



Mensagens : 481
Data de inscrição : 12/11/2010

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptyQua Set 07 2011, 21:43

Ora essa, é um prazer ajudar Wink

Em relação à célula, convém começar a ler umas coisas porque a instalação da mesma não é nem perto tão simples como as correias.

Saliento os seguintes tópicos para poderes pesquisar e compreender um pouco a teoria subjacente:

- alinhamento da célula com um escantilhão (protractor); deixo-te aqui o que eu utilizo para o Dual 505:
http://dl.dropbox.com/u/4444239/protractor_dual505.pdf
- equilíbrio de massa do braço (é efectuado através do contrapeso);
- VTF (vertical tracking force) e anti-skating;

Um artigo em português muito completo sobre a afinação de gira-discos:
http://www.audiorama.com.br/howto_capsula.htm

O essencial da afinação vem no manual do gira-discos que podes encontrar aqui (requer registo prévio, mas vale a pena):
http://www.vinylengine.com/library/dual/cs-505.shtml

Para o 505-3 só têm o manual de utilizador em alemão, mas podes usar o do 505-2 ou -4 que vai parar ao mesmo.

Quando ajustares a VTF, tens que ter em conta o valor recomendado para a OM10 (1,5g).

Boa sorte

EDIT: enquanto esperas, podes começar a lavar os discos Laughing
Para começar, é suficiente o paninho de microfibra + solução de água destilada e alcool isopropílico (razão 80/20).
Mais leitura aqui: https://www.audioanalogicodeportugal.net/f4-limpeza-de-discos-e-agulhas


Última edição por Bulldozer em Qui Set 08 2011, 11:46, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptyQui Set 08 2011, 00:57

Bulldozer escreveu:
...enquanto esperas, podes começar a lavar os discos Laughing

Eis uma sugestão sábia. Ajuda com Dual Cs 505-3 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda com Dual Cs 505-3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 52
Localização : Albufeira

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptyQui Set 15 2011, 12:40

Bem Vindo ao AAP e ao DUAL 505 Ajuda com Dual Cs 505-3 754215

Eu tambem tenho um GD igual embora modifiquei o plint do mesmo que está na foto.

Não vou dar conselhos porque o amigo Bulldozer é o mestre Dual aqui no Forum, mas posso comfirmar que com um bom pré esse GD toca a um nivel muito bom e equilibrado, de momento tenho uma celula Ortofon 2M red e é surprendente.
Tambem tirei a borracha e mandei fazer um prato de acrilico preto com 3 mm e noto uma sonoridade mais firme.

Boas audições Ajuda com Dual Cs 505-3 22692
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptySeg Set 19 2011, 09:04

Então esse 505 ? Já está a tocar ?
Ir para o topo Ir para baixo
APortela




Mensagens : 15
Data de inscrição : 02/09/2011
Idade : 37
Localização : Castanheira do Ribatejo

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptyQui Set 22 2011, 18:57

Boas pessoal desde já peço desculpa por ter desaparecido. Comecei a estagiar e arranjei namorada por isso tenho tido pouco tempo mas já tenho a agulha agora tenho de reler os posts sobre as montagens e afinações da mesma Wink mas só o vou conseguir no Fim de semana.
Obrigado a todos pelas respostas e desculpem a ausência.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptyQui Set 22 2011, 21:28

APortela escreveu:
Boas pessoal desde já peço desculpa por ter desaparecido. Comecei a estagiar e arranjei namorada ...

São dois excelentes motivos para o teu desaparecimento...
Ajuda com Dual Cs 505-3 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 69
Localização : Assado - Perú

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptyQui Set 22 2011, 22:44

APortela escreveu:
... Comecei a estagiar e arranjei namorada ...

E a namorada não gosta de música? Troca-a rápidamente no sítio onde compraste. Se não o fizeres vais ter muitos dissabores ao longo do tempo. Ouve os mais velhos!

Agora a sério... Muitos parabéns pelos dois eventos Orquestra

_________________
Ajuda com Dual Cs 505-3 Signat10
Ajuda com Dual Cs 505-3 Vu-1_z10 Ajuda com Dual Cs 505-3 Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Bulldozer
Membro AAP



Mensagens : 481
Data de inscrição : 12/11/2010

Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 EmptySex Set 23 2011, 09:46

Ferpina escreveu:
E a namorada não gosta de música? Troca-a rápidamente no sítio onde compraste. Se não o fizeres vais ter muitos dissabores ao longo do tempo. Ouve os mais velhos!

Smile)__((: Já estava a estranhar que ninguém dissesse nada!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Dual Cs 505-3   Ajuda com Dual Cs 505-3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda com Dual Cs 505-3
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda para um DUAL 503-1
» Ajuda na escolha de um Dual
» Dual CS 505-3
» Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens
» Vendo Dual 604 e Dual 1225 para peças

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: